• Nenhum resultado encontrado

1. Você acredita que um namoro virtual possa se tornar real? Por quê? Respostas pessoais.

2. Em sua opinião, por que muitas pessoas mantêm relacionamentos virtuais?

ANTES DE LER

Alto A

stral

POR DENTRO DO TEXTO

Sente-se com um colega para conversar sobre as próximas atividades. Depois, escrevam as respos- tas em seus cadernos. De acordo com as orientações do professor, compartilhem as ideias com a turma. 1. Qual dos depoimentos você achou mais convincente?

2. Para você, quando um relacionamento virtual pode se tornar real? 3. Quais são suas maiores dúvidas sobre relacionamentos virtuais? 4. Você conhece alguma história de namoro que começou pela internet?

5. Pode haver algum perigo nesse tipo de contato? Discuta com seus colegas e professor.

TEXTO E CONSTRUÇÃO

1. Observe a maneira como o texto foi organizado e responda: a) Como o texto está dividido?

b) O que indica o símbolo @ no início dos parágrafos?

c) Por que há nomes de pessoas em destaque após o símbolo @?

Resposta pessoal. Resposta pessoal. Resposta pessoal. Resposta pessoal.

Resposta pessoal. Professor, discuta com os alunos sobre o perigo de contato com pessoas desconhecidas.

Em parágrafos, cada um com um comentário de um rapaz diferente. O símbolo da arroba (@) indica que as respostas foram dadas na internet.

Você não consegue desgrudar do computador só para não perder a oportunidade de passar horas conversando com ele? A gente entende! Mas, quando será que eles sentem vontade de transformar o virtual em real?

@NateRodrigues – 17 anos, Imbituba (SC) “Dá para saber que está na hora de conhecer a garota quando tudo o que você quer é conversar com ela! Isso sem falar que, na real, a coisa precisa acon- tecer naturalmente. Primeiro internet, depois SMS, telefone...”

@fellipegoulartt – 18 anos, Porto Alegre (RS) “Se torna real para o cara quando checar as redes sociais da menina é a primeira coisa que ele faz quando acorda, só para ver se ela postou algo novo.” @mateusmcosta – 16 anos, Campina Grande (PB) “Sabe quando você passa o tempo todo pen- sando naquela pessoa e sente que conversar com ela só pela internet não é mais o bastante? Eu

já passei por isso. Durante 6 meses fiquei teclando com uma menina e acabei me apaixonando por ela.”

@lluuqq – 17 anos, São Paulo (SP) “É simples: suge- rimos a saída a partir do momento em que ela é a única coisa que vem na cabeça quando deitamos!”

@FeCostaScoolta – 16 anos, São Paulo (SP) “Mesmo que o lance role através de uma tela de computador, os sentimentos são reais. Acho que o ciúme é um grande sinal: quando ele aparecer, é hora de dar um bom abraço na menina!”

PoLo, rafaela. Garotos contam: quando o virtual se torna real? Capricho, São Paulo, ed. Abril, 13 jan. 2012. Disponível em: <http://capricho.abril.com.br/garotos/garotos-contam-quando-

-virtual-se-torna-real-665987.shtml>. Acesso em: 8 jan. 2015.

Garotos contam: quando o virtual se torna real?

Get

ty Images/Comstoc

k

“Sabe quando você passa o tempo todo pensando naquela pessoa [...]?”.

2. Qual é a intenção do texto?

3. A linguagem usada nesse texto é mais formal ou mais informal, espontânea, coloquial? Por que você acha que foi usado esse tipo de linguagem?

4. Como você pôde perceber, o texto apresenta a opinião de diferentes garotos sobre o momento de conhecer pessoalmente uma garota.

a) Em que situações de fala ou escrita podemos observar opiniões diferentes sobre um mesmo assunto? b) Você acha importante ler textos em que são expressas opiniões diferentes?

A intenção do texto é verificar as opiniões de adolescentes do sexo masculino sobre determinado assunto.

A linguagem é mais informal. Resposta pessoal. Professor, aponte para os alunos que o tipo de publicação permite essa informalidade, que é característica tanto do leitor quanto dos próprios autores dos trechos. Esse uso informal aproxima e cria familiaridade, portanto, entre leitor e revista.

Em debates, discussões, conversas em grupo, reportagens, entrevistas, artigos de opinião, relatos etc.

Resposta pessoal. Professor, aproveite a oportunidade para incentivar a leitura entre os alunos. Ler diferentes opiniões sobre um mesmo tema nos torna mais aptos a julgar uma situação, permitindo que nos posicionemos de modo mais crítico perante os acontecimentos do mundo.

Reflexão sobre o uso da língua

Pontuação

1. Leia a história em quadrinhos:

LAErtE. Suriá, a garota do circo. São Paulo: Devir/Jacarandá, 2000.

a) As personagens dessa história em quadrinhos sabem, de fato, o que significa namorar? Por quê? b) As perguntas que aparecem nas falas das personagens confirmam sua resposta anterior?

Não sabem. Isso se confirma pelo fato de elas precisarem observar os adultos para entenderem o significado de um namoro.

Damos o nome de depoimento às declarações feitas pelas pessoas com base nas experiências que

viveram. Os textos de depoimento podem conter narrações de fatos, opiniões, aconselhamentos,

explicações. Os depoimentos são textos individuais, mas, ao mesmo tempo, revelam um retrato so-

cial e cultural. Por esse motivo, alguns depoimentos servem, muitas vezes, para documentar fatos

históricos, além de revelarem o momento presente vivido por quem os produziu.

Professor, no decorrer desta obra apresentaremos outras espécies de depoimentos, para ampliar as informações sobre esse gênero de texto. Converse com os alunos sobre a im- portância de depoimentos como fontes históricas, por meio dos quais são registradas muitas informações importantes e significativas para a compreensão da sociedade. É importante lembrar que depoimentos partem da linguagem oral. Assim, o entrevistado demonstra com maior clareza suas representações sociais, deixando registradas as marcas de uma época.

IMPORTANTE SABER

c) No terceiro quadrinho, as personagens observam um casal de namorados em um carro. Ao optar por essa ilustração, em sua opinião, o autor do texto expressa o verdadeiro sentido de um namoro? Explique.

d) Quantas perguntas há no texto? Quantas respostas?

2. Observe a pontuação das frases da história em quadrinhos e responda:

a) Quando o autor deseja expressar uma grande emoção, qual sinal de pontuação costuma usar? b) Quando se tem dúvida e se deseja fazer uma pergunta, que tipo de pontuação é usada?

c) Se no segundo quadrinho as falas das personagens expressassem uma certeza sobre o fato que comentam, que pontuação deveria ter sido usada?

d) Justifique a pontuação usada nos dois últimos quadrinhos da história.

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que o namoro vai muito além do contato físico. A convivência sadia e o crescimento pessoal também são importantes para os relacionamentos.

Duas perguntas e duas respostas.

O ponto de exclamação.

O ponto-final. Pode-se usar o ponto de interrogação (às vezes, as reticências).

No penúltimo quadrinho, a personagem mostra que encontrou o que procurava e, por isso, aparece o ponto-final no final da fala. No último quadrinho, a menina faz uma pergunta, portanto aparece o ponto de interrogação; e o menino faz uma constatação, o que justifica o ponto de exclamação.

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que se trata de “estar apaixonado”.

Depoimento pessoal

Você e sua turma vão colher depoimentos de adolescentes a respeito do tema “Qual é a hora certa para deixar de ser BV?”, para montar um painel que apresente aos alunos da escola diferen- tes opiniões sobre o assunto.

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO

• Escreva um depoimento pessoal a respeito do tema proposto. O objetivo do depoimento é expor a sua opinião sobre esse assunto.

• Combine com o professor e a turma se os alunos se identificarão no depoimento. Em caso afirmativo, não se esqueça de colocar nome e idade no final do texto.

• Orientado por seu professor, forme um grupo com, mais ou menos, cinco colegas. Em grupo, selecione os depoimentos mais interessantes. Procure eliminar as opiniões que se repetem. Depois da seleção de todos os grupos da turma, organize, com o professor, um mural com os depoimentos.

• Eles podem ser escritos em uma folha colorida criada por vocês. Essa página deverá ser atraente ao público jovem. Não se esqueça de colocar um título bem criativo para esse mural.

• O mural deve ser exposto em um lugar em que outros alunos da escola possam ler. Mãos à obra!

Atividade de criação

Professor, incentive os alunos a incluírem, em seus depoimentos, argumentos que justifiquem sua própria opinião. Os depoimentos podem ser selecionados para exposição, tendo como critério a boa argumentação. Se achar interessante, proponha um debate sobre o assunto. Esse gênero oral será abordado de forma sistematizada na Unidade 3.

Prática de leitura