• Nenhum resultado encontrado

2. REVISÃO DA LITERATURA

3.2 Desenho da Pesquisa

3.2.2 Critério de Seleção dos Casos

A escolha das empresas para a realização deste estudo de multicasos seguiu as orientações de Yin (2001) e Stake (2006), que sugerem como critério principal de seleção o potencial de contribuição que o caso oferece para o alcance dos objetivos do estudo global.

Para definir as empresas que fariam parte deste estudo de multicasos foi utilizada a seleção intencional ou proposital. Segundo Maxwell (2005, p. 8), a seleção intencional ou “ ” em estudos de multicasos permite que o pesquisador examine casos que são críticos para o objetivo da pesquisa e para a compreensão do fenômeno. Outros autores fazem a mesma recomendação, mas sob a denominação de amostragem teórica (MILES e HUBERMAN, 1994; MASON, 1996; SILVERMAN, 2004). Para Mason (1996), a amostragem teórica visa construir uma amostra de casos com certas características que permitam que o pesquisador qualifique seus achados e especifique as variações ou contingências sob as quais o fenômeno se manifesta.

Como a pergunta da pesquisa investiga o fenômeno em diferentes configurações organizacionais, utilizou+se o modelo das quatro configurações básicas das organizações, proposto por Mintzberg (2007), para construir a amostragem teórica com empresas cuja configuração se aproximasse dos quatro tipos ideais de organização: Empreendedora, Máquina, Profissional e ", apresentados no capítulo da fundamentação teórica.

Outros quatro critérios também foram utilizados para a seleção dos casos, a saber: a origem da organização, priorizando organizações fora dos Estados Unidos ++ solicitação essa presente em quase todas as grandes revisões do tema gestão estratégica de pessoas, publicados em revistas acadêmicas (

internacionais, como, por exemplo, a realizada por Becker e Huselid (2006); a presença em setores que passaram por grandes transformações para capturar

mudanças organizacionais onde o fenômeno em estudo se torna mais evidente; organizações que se destacam nos setores ou mercados que atuam; e, por fim, a seleção de organizações que permitissem o livre acesso do pesquisador ao campo.

A tabela 3.1 apresenta os critérios utilizados para selecionar as empresas que participaram deste estudo de multicasos.

Tabela 3.1 Critérios e Justificativas para a Seleção dos Casos

Critério de Seleção Justificativa

Configuração Organizacional (Empreendedora, Maquina, Profissional e ")

Uma das contingências da pergunta da pesquisa sob os quais o fenômeno em estudo se manifesta

Organizações com origem fora dos Estados Unidos,

preferencialmente oriundas de diferentes continentes.

Além da solicitação de Milton (1970), pesquisador da filosofia de pessoal, pesquisadores da área de gestão estratégica de pessoas recomendam que futuras pesquisas empíricas sejam realizadas fora dos Estados Unidos, berço do tema em estudo, para ampliar o conhecimento da prática em outros contextos e culturas (MILTON, 1970; BOXALL e PURCELL, 2003; BECKER e HUSELID, 2006).

Organizações de diferentes setores, expostas a eventos críticos e ou que passaram por transformações

Estudar casos com variações de estratégia e com riqueza de conteúdo e contexto para que o fenômeno em estudo possa ser facilmente caracterizado.

Organizações líderes nos setores ou mercados em que atuam

A liderança do setor é considerada neste trabalho como evidência da performance e desempenho empresarial, tratada como uma das variáveis independentes da pesquisa.

Acesso ao campo Este critério é essencial para a execução de projetos de pesquisa que exigem entrevistas em profundidade para entender o fenômeno (YIN, 1994; STAKE, 1995; HUSSEY e HUSSEY, 1997; MYERS, 2008)

Fonte: Autor.

A seleção das potenciais empresas e suas respectivas configurações organizacionais para compor a amostragem teórica deste estudo de casos foi realizada por meio de uma pré+avaliação com base em pesquisa e análise de dados secundários, encontrados nos 7 ) e relatórios anuais das empresas, publicações da imprensa, e também com base em duas pesquisas de campo

conduzidas na Novozymes e na Semco durante a realização das disciplinas do curso doutorado.

Uma dessas pesquisas de campo foi publicada em forma de trabalho técnico sobre gestão de pessoas em ambiente de redes de inovação, ilustrado com o estudo de caso Novozymes, apresentado no XXIV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica da ANPAD em co+autoria com a colega de doutorado Sonia Parolin, o Professor Lindolfo Albuquerque e a Diretora de Pessoas & Organização da Novozymes, Marta Regia dos Santos (BOSQUETTI, PAROLIN, ALBUQUERQUE e SANTOS, 2006). A outra pesquisa de campo refere+se ao processo de sucessão do Diretor de Gestão de Pessoas, Clóvis Boijikian, tendo sido realizada na Semco, em conjunto com a colega Alba Estela Sanchez Souza, como trabalho para a disciplina sobre gestão de carreira e sucessão do PPGA da FEA/USP.

A pesquisa de campo se iniciou com apenas três empresas definidas: ! "

__ com características de empresa tipo empreendedora, &" '( ) __ com

características do tipo máquina e % __ com características de empresa tipo

. A empresa que deveria representar o tipo ‘profissional’ só foi definida depois da conclusão da coleta de dados das outras três empresas. A empresa selecionada para o quarto estudo de caso foi a # " * , na Austrália.

Vale ressaltar que este estudo de multicasos não tem a intenção de ser um estudo comparativo, uma vez que os casos são bastante distintos em termos de setor e mercado de atuação, configuração organizacional, estratégia e natureza do capital. De fato, a única característica comum entre os casos é a posição de destaque nos setores em que atuam, evidenciando sucesso na performance empresarial.

A tabela 3.2 apresenta características dos casos estudados, evidenciando a aplicação dos critérios de seleção.

Tabela 3.2 Casos e Critérios de Seleção Critérios de Seleção Caso 1 Novozymes Caso 2 Hydro+ Quebec Caso 3 Lonely Planet Caso 4 Semco Configuração Organizacional (Mintzberg, 2007) Tipo Empreendedora Tipo Máquina Tipo Profissional Tipo Adhocracy

Origem (fora dos Estados Unidos)

Dinamarca (Celta) Canada (Latina e Anglo+Saxão) Austrália (Anglo+ Saxão) Brasil (Latina) Diferentes setores: Exposição a eventos críticos e transformações + Questões bioéticas Bioinovações Estratégia agres+ siva Internacionali+ zação Reestruturação do setor elétrico Questões socioambientais 6 O Onda de Terrorismo e epidemias amea+ çam o setor Revolução digital % CJ Declínio do Setor Sucessão de pai para filho Turnaround Diversificação Liderança no setor ou mercado Líder mundial em bioinovações, enzimas e micro+ organismos Maior empresa do setor elétrico da America do Norte Líder mundial na criação e edição de guias de viagens Líder nacional em soluções industriais customizadas Propriedade de capital Capital privado aberto Capital público (estatal) Capital privado fechado Capital privado fechado Fonte: Autor.