• Nenhum resultado encontrado

A Culinária e a Creative Commons

No documento Propriedade Intelectual e a Alta Cozinha (páginas 79-83)

Capítulo 4 – Propriedade Intelectual e as Relações com a Alta Cozinha

4.3. A Culinária e os demais modos de proteção legal

4.3.6. A Culinária e a Creative Commons

Vamos agora referir uma inovadora forma de proteção intelectual, as chamadas licenças creative commons, avaliando se elas podem ser usadas na culinária. A creative

commons36 é uma organização global sem fins lucrativos que permite compartilhar e reutilizar a criatividade e o conhecimento por meio do fornecimento de ferramentas legais gratuitas. Essas ferramentas legais têm como objetivo ajudar aqueles que desejam incentivar a reutilização dos seus trabalhos, oferecendo-os para uso sob termos generosos e padronizados aos indivíduos que querem fazer usos criativos das obras; e ainda àqueles que querem beneficiar dessa simbiose.

A CC é mais conhecida pelas suas licenças, mas além de fornecer licenças de direitos de autor, a CC também oferece outras ferramentas legais técnicas que facilitam a partilha e a descoberta de trabalhos criativos, como o CC0, uma consagração de domínio público para detentores de direitos que desejam colocar o seu trabalho no domínio público antes da expiração dos direitos de autor. As licenças e ferramentas da CC foram, no entanto, projetadas especificamente para trabalhar na world wide web, o que torna o conteúdo oferecido sob os seus termos fácil de pesquisar, descobrir e utilizar.

Mais concretamente, as licenças CC são licenças que dependem da existência de direitos de autor para o trabalho. São ferramentas legais que os criadores e outros detentores de direitos podem usar para oferecer certos direitos de uso ao público, reservando outros direitos. Ou seja, aqueles que querem disponibilizar o seu trabalho ao público para usos limitados, preservando os seus direitos, podem querer considerar o uso de licenças CC. Por outro lado, os que desejam reservar todos os direitos de acordo com a lei do copyright não devem usar as licenças CC.

Aqui poderia estar uma solução interessante para chefs que quisessem ver-se

reconhecidos como o autor de determinado prato, mas que por outro lado não queriam ver tão restrito o uso desse prato, ou parte desse prato, ou informações sobre o mesmo, tão restritas como acontece com normal lei do direito de autor.

Referindo mais em detalhe, a CC dispõe de 6 licenças:

a) CC BY Atribuição. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

b) CC BY- SA Atribuição- Com Partilha Igual. Esta licença permite que outros remisturem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações ao abrigo de termos idênticos. Esta licença costuma ser comparada com as licenças de software livre e de código aberto «copyleft». Todos os trabalhos novos baseados no seu terão a mesma licença, portanto quaisquer trabalhos derivados também permitirão o uso comercial. Esta é a licença usada pela Wikipédia e é recomendada para materiais que seriam beneficiados com a incorporação de conteúdos da Wikipédia e de outros projetos com licenciamento semelhante.

c) CC BY-ND Atribuição sem Derivações. Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, mesmo para fins comerciais; no entanto, ele não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada, e o crédito deve ser fornecido a si.

d) CC BY-NC Atribuição- Não Comercial. Esta licença permite que outros remisturem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, eles não têm de licenciar esses trabalhos derivados ao abrigo dos mesmos termos.

e) CC BY-NC-SA Atribuição- Não Comercial- Com Partilha Igual. Esta licença permite que outros remisturem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que lhe atribuam a si o devido crédito e que licenciem as novas criações ao abrigo de termos idênticos.

f) CC BY NC-ND Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações. Esta é a mais restritiva das seis licenças principais, só permitindo que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que lhe sejam atribuídos a si os devidos créditos, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

No caso concreto que estamos a debater, que seria a aplicação de uma destas licenças às criações culinárias, parece que talvez a mais pertinente seria a licença de atribuição com partilha igual (b), pois dessa forma seria possível que todos pudessem retirar as “ideias” que assim desejassem contando que sempre seria dado ao autor um certo direito de atribuição, enquanto o próximo a beneficiar da sua criação teria obrigatoriamente que adotar a mesma licença na sua criação derivada. Isto permitiria que as criações permanecessem num certo grau de “domínio público”. Isto seria o que muito provavelmente a maioria dos chefs iria preferir. Seria uma espécie de cozinha de partilha com direitos de atribuição.

Estas licenças CC têm, contudo, uma limitação (pelo menos atualmente): elas só se aplicam quando o material em questão já é alvo de proteção pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, funcionando assim como atenuantes, ou variantes, dessa proteção. Uma vez que a criação culinária não é protegida pelo direito de autor, essa proteção não podia também ser uma opção. Poderá sim vir a ser, se no futuro a CC alargar a forma como atuam as suas licenças.

Capítulo 5 – A Opinião dos chefs sobre a Aplicação do Direito

No documento Propriedade Intelectual e a Alta Cozinha (páginas 79-83)