• Nenhum resultado encontrado

CUSTO DE CAPITAL PRÓPRIO

No documento Análise de Investimentos (páginas 117-121)

TÓPICO 2 – CUSTOS DE TRANSAÇÃO

3.1 CUSTO DE CAPITAL PRÓPRIO

Custo de capital próprio é o retorno exigido pelos proprietários da empresa em relação ao investimento por eles efetuados. A estimação do custo de capital próprio das empresas utilizada como componente do custo médio de capital (WACC) possui pelo menos duas aplicações práticas frequentes e bastante importantes:

• como taxa de desconto em processos de avaliação;

• como taxa justa regulatória de retorno em esquemas de concessão de serviços de utilidade pública.

Nas duas aplicações utiliza-se como prática generalizada a inclusão de um prêmio por risco-país, representando basicamente o retorno adicional que um investidor exigiria, em acréscimo à taxa de retorno livre de risco no mercado internacional, em um investimento que ocorre em algum setor da economia brasileira (SANVICENTE, 2015).

DICAS

O prêmio de risco é um dos fatores mais importantes e é considerado por todos os grandes investidores que aplicam no mercado de capitais. O prêmio de risco é quanto um investimento com risco rende mais do que um investimento considerado sem risco. Esse prêmio está diretamente ligado ao risco país. Saiba mais sobre risco país acessando o link

<https://www.youtube.com/watch?v=9j6VSMnJmmw>. Acesso em: 14 jun. 2019.

O custo de capital próprio é utilizado como medida de avaliação da atratividade econômica de um investimento, de referência para análise de desempenho e viabilidade operacional e de definição de uma estrutura ótima de capital (ASSAF NETO; LIMA; ARAÚJO, 2008). A estimação do custo de capital próprio pode ser obtida por meio de diversos modelos e sua verificação é feita por meio dos custos de transação classificados em: ex-post ou ex-ante.

Como estudamos anteriormente, os custos ex-post estão relacionados ao monitoramento, adaptação e renegociação às novas realidades ocorridas durante

a execução do contrato. Dentro desse custo, o capital asset pricing model (CAPM) é um dos mais aplicados no mercado.

O CAPM (capital asset pricing model) é um modelo de apreçamento de ativos, no entanto, o que isso significa? Significa que o CAPM pode ser utilizado para estimar o custo do capital próprio de uma empresa. Ele ainda se utiliza de dados históricos para calcular o prêmio pelo risco, que é a diferença entre os retornos médios sobre ações e os retornos médios sobre títulos livres de risco por um período histórico (SANVICENTE, 2015). A equação do CAPM pode ser descrita da seguinte forma:

â ( ' ) (2)

e f m f p

K =R + RR +R Onde:

𝐾𝑒 = retorno esperado da ação (custo de capital próprio).

𝑅𝑓 = retorno do ativo livre de risco.

𝑅′𝑓= retorno histórico do ativo livre de risco.

β = sensibilidade da ação em relação ao mercado de ações.

𝑅𝑚= retorno esperado para a carteira de mercado.

𝑅𝑝 = risco país.

A seguir apresenta-se uma descrição conceitual das variáveis que integram o cálculo do custo de capital próprio pelo método do CAPM (MINISTÉRIO DA FAZENDA, 2018).

• Taxa livre de risco: na escolha da taxa livre de risco, deve-se considerar um ativo que atenda aos seguintes requisitos:

o seja virtualmente livre de risco;

o tenha liquidez;

o seja livremente negociado no mercado.

• Taxa de inflação norte americana: a taxa de inflação americana é utilizada no modelo para deflacionar o custo de capital próprio obtido através do CAPM. A exemplo da taxa livre de risco busca-se também a melhor forma de aferição da expectativa futura para o comportamento desse parâmetro.

• Prêmio pelo risco de mercado: tem como metodologia de cálculo mais utilizada a que se utiliza do comportamento histórico do prêmio pelo risco.

Vejamos um exemplo para entender melhor o CAPM: Considere as seguintes informações:

Taxa Selic (livre de risco) = 6,5%

Taxa de remuneração do mercado = 12%

Beta = 1,2

E(R) = 0,065 + 1,2 x (0,12 - 0,065) = 0,131

Nesse exemplo, o retorno esperado para o investimento deve ser de 13,1%.

DICAS

Este livro didático não tem a intenção de aprofundar-se no cálculo do CAPM e sim trazer a compreensão dele e aplicabilidade na análise de investimentos.

Como calcular o custo médio de capital (WACC)? O que indica?

Inicialmente é importante destacar que o cálculo do custo médio de capital não é simples nem direto, mas precisa ser feito. Para determinar o WACC em situações reais, a única variável difícil de ser mensurada é o custo do capital próprio. O custo de capital de terceiros é uma informação fácil de ser extraída, visto que o setor financeiro da empresa sabe o quanto paga de juros em cima das suas linhas de crédito.

O WACC indica o nível de atratividade mínimo de um investimento, ou seja, ele é o retorno que você esperaria ter em outros investimentos mais seguros que o atual. Vejamos a fórmula do WACC depois dos impostos, ou seja, considera o custo efetivo da dívida descontado do benefício tributário:

(1 )

E: corresponde ao valor do capital próprio.

D: corresponde ao valor do capital de terceiros.

rE: é a taxa de custo do capital próprio.

rD: é a taxa de custo do capital de terceiros.

T: é a taxa de imposto.

O cálculo resume-se a:

1 – Encontrar a proporção de capitais próprios e alheios no total do ativo, cálculo que facilmente se efetua a partir da análise do Balanço.

2 – Encontrar a taxa de custo do capital alheio, que só obtém igualmente a partir das demonstrações financeiras ou então, se disponível, a partir dos dados de cada financiamento e respetiva taxa, calcular o custo médio dos capitais alheios.

3 – Encontrar a taxa de custo do capital próprio.

4 – Encontrar a taxa efetiva de imposto, também disponível a partir das demonstrações financeiras.

Na internet, você já encontra sites que realizam o cálculo do WACC de forma on-line e rápida. Basta você inserir as informações necessárias e obterá o resultado de forma prática. Veja um exemplo na figura a seguir.

FIGURA 3 – CÁLCULO DO WACC ON-LINE

FONTE: <https://www.calkoo.com/pt/custo-de-capital-medio-ponderado>. Acesso em:

28 mar. 2019.

Interpretando o resultado: o custo médio ponderado do capital é uma média, ou seja, a média do custo de capitais alheios (terceiros) e o custo de capitais próprios, permitindo concluir as fontes de financiamento da empresa.

Considerando que no cálculo feito anteriormente, a empresa apresente retornos de 18% e tenha um WACC de 10.8%, significa que a empresa está gerando 7,2%

de retorno sobre cada real que a empresa investe.

Por isso, o que realmente importa no WACC são suas interpretações contextuais, por exemplo, se a tomada de crédito em uma certa proporção de fontes é onerosa demais para a empresa, ela poderá modificá-la utilizando as informações do WACC, que nesse caso servem como um comparativo, indicando quais são as fontes de crédito mais vantajosas. Observação: o custo de capital próprio deve incorporar incertezas relativas ao risco-país em que o investimento está sendo feito, risco esse inerente à economia daquele país. Nos casos em que o prêmio de risco é medido em um mercado (país) diferente daquele que o investimento é realizado, faz-se necessário um ajuste a fim de que o custo de capital reflita adequadamente os riscos da jurisdição em que ocorre o investimento (MINISTÉRIO DA FAZENDA, 2018).

DICAS

Entenda mais sobre o custo médio ponderado de capital WACC acessando o link: <https://www.youtube.com/watch?v=60WB_sBxsgM>.

No documento Análise de Investimentos (páginas 117-121)