• Nenhum resultado encontrado

12 TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO, GESTÃO E INFORMAÇÃO UTILIZADAS

3.3 Abordagem de Gestão Estratégica de Custos: critérios, métodos e

3.3.3 Custo kaizen

O custo kaizen tem como objetivo eliminar qualquer diferença entre os lucros-alvo e os lucros estimados por meio da constante busca de reduções de custos nas fases dos processos de manufatura dos produtos.

Dois tipos de atividades podem ser desenvolvidos pelo custo kaizen para a redução dos custos. A primeira se refere às atividades direcionadas à redução de custos de cada modelo e produto; a segunda, às atividades direcionadas à redução de custos por departamento, a cada período.

Custeio Orientado pelo Mercado Custo Admissível Condições de Mercado Preço de Venda Pretendido Margem de Lucro Pretendida Custo Admissível Desafio da Redução de Custo Estratégia Custo-alvo dos componentes Custo-alvo do Produto Custo-alvo das Funções Custo-alvo dos Componentes Fornecedores Objetivo da Redução do Custo-alvo Custo Anual

FIGURA 11 - PROCESSO DE CUSTEIO-ALVO

FONTE: Cooper e Slagmulder (2000)

Na primeira situação, ou seja, quando se trata de buscar a redução de custos para produtos específicos, o custo kaizen pode se destinar a:

a) compensar os resultados que não atingiram as metas do custo-alvo: é feita uma avaliação dos custos de um novo produto, após o início de sua produção plena e, caso algumas metas de custo-alvo estabelecidas não estejam sendo atingidas, são determinados planos de melhorias para compensar a diferença encontrada. Essa diferença constitui a chamada redução-alvo, a ser obtida por meio de atividades de análise de valor implementadas pela equipe de projeto (comissão de custo kaizen);

b) recuperar a lucratividade para modelos não lucrativos: no caso de algum produto deixar de ser lucrativo em função de alguma alteração no ambiente externo da empresa, tal como uma elevação inesperada nos custos de matérias-primas ou uma flutuação cambial desfavorável, uma comissão de custo kaizen executará um projeto para reduzir os custos do produto,

estabelecendo alvos de redução de custos que permitam o alcance do alvo de lucro prefixado;

c) reduzir custos de componentes específicos: são formadas comissões de custo kaizen para planejar e implementar a redução de custos para peças ou submontagens específicas que compõem o produto (um motor, por exemplo), resultando em uma redução indireta do custo do produto.

De qualquer forma, o que se pretende sempre é a clara identificação das causas que afetam a lucratividade do produto para, a seguir, realizar melhorias que eliminem a ocorrência dessas causas.

Para a implementação do custo kaizen para produtos específicos, Monden (1999, p.245-247) mostra a necessidade de analisar os produtos. Trata-se de ordenar os produtos existentes em função de sua lucratividade, buscando analisar primeiro os que trazem maior prejuízo à empresa; comparar os custos do produto com valores-alvo, para os produtos de maior prejuízo; e, por fim, elaborar gráficos de série temporal para as tendências de receitas de vendas, volume de vendas e lucro e para os elementos de custos de cada produto, comparando-os aos valores estabelecidos pelo custo-alvo. A figura 12 mostra a comparação dos custos do produto com valores-alvo.

Produto Preço de vendas

Preço de vendas Preço de vendas

Vendas Custos de Administ.

Custos de Administ. Custos de Administ.

Volume Custos de processamento Custos de processamento Custos de processamento

Lucro Custos diretos de materiais

Custos diretos de

materiais Custos diretos de materiais Custo em 1990 Custos em 1992 Custo-alvo Ano

FIGURA 12 - COMPARAÇÃO DOS CUSTOS DO PRODUTO COM VALORES-ALVO

FONTE: Monden (1999, p.246)

Na busca de identificar as verdadeiras causas e as soluções da baixa lucrati- vidade do produto, bem como no planejamento de melhorias que eliminem a ocorrência das causas selecionadas, e a fim de planejar e supervisionar os alvos de melhoria, a atividade do custo kaizen desdobra-se em três focos: estabelecer alvos de melhoria e delegar tarefas

aos departamentos responsáveis pelas melhorias pretendidas; esclarecer os departamentos responsáveis sobre os itens de melhorias e a programação estabelecida; e verificar se os alvos de melhoria estabelecidos são atingidos.

O custo kaizen para cada departamento, por período, dá-se inicialmente pela preparação do orçamento, determinação das quantidades e redução de custo-alvo, implementando, em nível de chão de fábrica, atividades de melhoria contínua destinadas a eliminar todo e qualquer tipo de perdas ou desperdícios. Assim, são focados recursos como mão-de-obra, materiais, dinheiro, espaço, tempo e informação, e identificados possíveis usos ineficientes dos mesmos.

Finalmente, elabora-se a quantificação e a análise das variações entre as reduções de custos obtidas no período (no mês ou acumulado até o mês, por exemplo) e os alvos de reduções estabelecidos para o mesmo período, para cada componente significativo de custo, como: mão-de-obra direta, mão-de-obra indireta, materiais, energia, transporte.

Uma ilustração encontrada em Monden (1999, p.23) mostra que, na verdade, os métodos de redução de custos, o custo-alvo (ou custo-meta) e o custo kaizen são complementares, úteis cada qual em um momento específico (figura 13).

pn

Preço de venda

Preços Custos-alvo incluídos no planejamento

e para o modelo geração "t"

Custos

Redução de custos devidos ao custo-alvo

Redução de custos devidos ao custo

Custos-alvo embutidos no planejamento para o modelo geração "t + 1"

Custos-alvo estabelecidos pelo custo kaizen

Ciclo de vida do modelo geração "t" Ciclo de vida do modelo geração "t + 1" Tempo

FIGURA 13 - EFEITOS DO CUSTO-ALVO E DO CUSTO KAIZEN NA CURVA DE CUSTO E TENDÊNCIAS DE PREÇOS DE VENDA

FONTE: Monden (1999, p.23)

A figura 13 mostra uma sucessão de duas gerações de um produto, com a configuração de suas respectivas curvas de custos em forma de "U". Esta forma expressa o comportamento decrescente dos custos, a partir do início de produção de um produto, em

decorrência da melhor utilização de recursos produtivos, até um certo ponto, a partir do qual qualquer redução só pode ser obtida através do lançamento de um novo produto (ou de uma nova geração do produto).

Pode-se dizer que o custo-alvo está voltado a cortes de custos durante o planejamento e desenvolvimento do produto, enquanto o custo kaizen se refere às reduções de custos conseguidas durante o período de produção do produto.