• Nenhum resultado encontrado

125Capítulo 11 Novembro •

D ESCRIÇÃO DAS A TIVIDADES

Para a determinação da amplitude em que será realizado o treinamento dos movi- mentos de defesa de bolas baixas, o atleta posicionado ao lado de uma das traves, exe- cuta um afastamento máximo lateral dos mem- bros inferiores. A posição alcançada nos dará a distância da trave onde será colocada uma referência (a bola), que servirá de parâmetro para a execução do movimento ( Fig. 4) .

1º Passo: Determinação da amplitude de movimento para a realização da atividade, tendo como referência a posição da bola.

Figura 4: Determinação da amplitude de movimento.

2º Passo: Treinamento da defesa de bolas baixas sem queda. 3º Passo: Treinamento da defesa de bolas baixas com queda.

No treinamento do movimento de defesa de bolas baixas com queda, o goleiro se posi- cionará ao lado da trave, na postura básica e executará a defesa de bolas baixas, tentando golpear a bola simultaneamente com a perna e o braço ( Fig. 6) . Na ação defensiva, o atleta deverá evitar a flexão do joelho do membro de apoio durante a queda.

No treinamento do movimento de defesa de bolas baixas sem queda, o goleiro se posi- cionará ao lado da trave, na postura básica e exe- cutará a defesa de bolas baixas, tentando golpear a bola simultaneamente com a perna e o braço

( Fig. 5) . Após a ação defensiva, o atleta deverá

estar numa posição equilibrada, de modo que permita o retorno à posição básica inicial.

128

Capítulo 11 Novembro • 2002

Treinamento da Defesa de bolas a meia altura

O

BJETIVO

Treinamento da flexibilidade dos grupos musculares (cadeia posterior, etc.) envolvidos na realização da técnica da defesa de bolas a meia altura.

D

ESCRIÇÃO DAS

A

TIVIDADES

Para a determinação da amplitude em que será realizado o treinamento dos movi- mentos da defesa de bolas à meia altura, o atleta, posicionado no centro do gol, execu- tará uma abdução do quadril passiva estáti- ca, até o limite do movimento, tendo o cuidado de garantir que não ocorrerão com- pensações através de movimentos do quadril, do tronco e do membro inferior de apoio. A posição alcançada nos dará a altura em relação ao solo onde será colocada a bola que servirá de parâmetro para a exe- cução do movimento ( Fig. 7) .

1º Passo: Determinação da amplitude de movimento para a rea- lização da atividade, tendo como referência a posição da bola.

Figura 7: Determinação da amplitude de movimento.

2º Passo: Treinamento da defesa de bolas a meia altura.

No treinamento do movimento da defe- sa de bolas à meia altura, o goleiro se posi- cionará no centro do gol, na postura básica, e executará a defesa de bolas a meia altura, tentando golpear a bola simultaneamente com a perna e o braço ( Fig. 8) . Após a ação defensiva, o atleta deverá estar numa posição equilibrada, de modo que permita o retorno à posição básica inicial.

129

Capítulo 11 Novembro • 2002

Figura 10: Treinamento da defesa de bolas altas com ênfase na flexão de quadril. TREINAMENTO DA DEFESA DE BOLAS ALTAS

O

BJETIVO

Treinamento da flexibilidade dos gru- pos musculares (cadeia posterior, etc.) envol- vidos na realização da técnica da defesa de bolas altas.

D

ESCRIÇÃO DAS

A

TIVIDADES

Para a determinação da amplitude em que será realizado o treinamento dos movi- mentos da defesa de bolas altas, o atleta, posi- cionado no centro do gol, executará uma abdução do quadril passiva estática, até o limite do movimento, tendo o cuidado para que não ocorram compensações através de movimentos

do quadril, do tronco e do membro inferior de apoio. A posição alcançada nos dará a altura em relação ao solo, onde será colocada a bola que servirá de parâmetro para a execução do movimento ( Fig. 9) .

Esse procedimento também deverá ser realizado para a determinação da posição da bola nos exercícios com ênfase na flexão de quadril e extensão do joelho, apenas modifi- cando a relação de distância da bola e do goleiro.

1º Passo: Determinação da amplitude de movimento para a rea- lização da atividade, tendo como referência a posição da bola.

Figura 9: Determinação da amplitude de movimento.

2º Passo: Treinamento da defesa de bolas altas com ênfase na flexão de quadril.

No treinamento do movimento da defe- sa de bolas altas com ênfase na flexão de quadril, o goleiro se posicionará no centro do gol, na postura básica, e executará a flexão de quadril, tentando golpear a bola com o joe- lho. Após a ação defensiva, o atleta deverá estar numa posição equilibrada, de modo que permita o retorno à posição básica inicial.

130

Capítulo 11 Novembro • 2002

No treinamento do movimento da defe- sa de bolas altas com ênfase na flexão de quadril e extensão do joelho, o goleiro se posicionará no centro do gol, na postura bási- ca e executará a flexão de quadril, tentando também golpear com o pé, a bola posiciona- da mais lateralmente e acima da primeira

( Fig. 11) . Após a ação defensiva, o atleta de-

verá estar numa posição equilibrada, de modo que permita o retorno à posição básica inicial.

3º Passo: Treinamento da defesa de bolas altas com ênfase na flexão de quadril e extensão do joelho.

Figura 11: Treinamento da defesa de bolas altas com ênfase na flexão de quadril e extensão do joelho.

4º Passo: Treinamento da defesa de bolas altas.

No treinamento do movimento da defesa de bolas altas, o goleiro se posicionará no centro do gol, na postura básica e executará a flexão de quadril e posterior extensão do joelho, tentando também golpear a bola com o pé. A posição da bola poderá estar em diferentes níveis de exigência. Estes serão maiores quanto mais distante estiver a bola em relação ao solo ( Fig. 12-14) . Após a ação defensiva, o atleta deverá estar numa posição equilibrada, de modo que permita o retorno à posição básica inicial.

Nível 1

131

Capítulo 11 Novembro • 2002

Nível 2

Figura 13: Treinamento da defesa de bolas altas, nível 2.

Nível 3

Figura 14: Treinamento da defesa de bolas altas, nível 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os exercícios aqui propostos têm como finalidade apenas servir de referência no treina- mento da flexibilidade, através da técnica de alongamento ativa dinâmica para os goleiros de handebol. Os componentes da carga, relacionados ao treinamento da flexibilidade ativa dinâmica, foram sugeridos no capítulo 10, sobre a teoria do treinamento da flexibilidade.

Considerando que as ações realizadas pelos goleiros durante uma partida não são isoladas, mas, integradas às ações técnicas e táticas anteriores e posteriores aos movimentos de defesa, onde são exigidos altos graus de flexibilidade ativa dinâmica, o treinamento dessa capacidade também tem de levar em consideração essas questões.

Deste modo, a inclusão de ações como deslocamentos, saltos, quedas e movimentos que levem a perda de equilíbrio podem ser realizadas em conjunto com esses exercícios.

TEORIA DO