• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.3 Coleta e geração de dados: a construção do corpus

3.3.1 Dados coletados: Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo

Tendo em vista a intenção de fazer uma análise político-discursiva institucional do turismo regional, optou-se pelo Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Litoral Leste (PDITS) como corpus de análise. A escolha deu-se em função da importância desse documento no contexto do planejamento e desenvolvimento do turismo regional, o que respalda a escolha do documento como uma referência para a análise das políticas públicas do turismo no Ceará; também por representar um documento orgânico que expressa sentidos e revela marcas de sistemas que se ambientam no turismo: uma organicidade construída na qual o pesquisador focou suas reflexões.

Ressalta-se que a leitura do documento não foi vista apenas pelo conjunto de diretrizes que norteiam a atividade, mas como síntese das intenções, estruturas e ideologias projetadas para o fenômeno no âmbito das políticas públicas regionais. Nesse raciocício, destaca-se o interesse de uma análise que integre “estrutura” e “contexto de produção”.

Nesse contexto, Van Dijk (2005, p. 27) explica que “[...] os discursos políticos e suas estruturas só serão capazes de exercer as funções políticas que têm quando os mesmos representam atos políticos ou de processos”, como o documento analisado, considerando seu papel no planejamento turístico. De acordo com essa reflexão, centraliza-se o Estado e seu aparato administrativo, incluindo os documentos que norteiam a gestão, elementos de avaliação importantes no

processo de desenvolvimento regional, o que justifica a análise da capacidade de desempenho do mesmo.

Dessa forma, para além da representação formal do documento analisado, teve-se como base a leitura reflexiva dos “[...] fatos e processos que estão além de suas fronteiras” (PRIOR, 2003, p. 2), entendendo a natureza do documento não como um artefato “estável, estático e predefinido”, mas como uma conjuntura da sua representação por meio de “campos, quadros e redes de ação” (PRIOR, 2003, p. 2).

Em relação à pesquisa documental, Prior (2003) destaca que uma das formas de pesquisar é refletir sobre a utilidade ou funcionalidade dos documentos em circunstâncias específicas, o que corrobora para sustentar as intenções investigativas das hipóteses lançadas na tese de que os discursos institucionais do turismo no Ceará cumprem papéis ideológicos e funcionais. Assim, o autor defende que perguntar como as coisas funcionam aproxima-se eficazmente do que seja a pesquisa social.

Scott (1990, p. 6) estabelece quatro critérios de controle de qualidade para a seleção de fontes documentais, as quais serão a seguir expostas e relacionadas com a escolha do PDITS como material de análise:

1) Autenticidade – O documento é genuíno, de origem confiável, consistente? Quanto a esta pesquisa, a escolha do documento foi feita estrategicamente, haja vista que o mesmo propõe objetivos, metas e diretrizes para o turismo regional e incorpora elementos do planejamento e ideologias constituídas na esfera da organização do turismo nacional – (Ministério do Turismo – MTur). A escolha ainda se deu pelo reconhecimento do documento pelo trade turístico local e pelas instituições que se relacionam com a organização do turismo, estando atualizado pela sua última versão, sendo documento balizador administrativo adotado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), ter especificidades relevantes para a análise proposta na tese e sendo genuíno no que concerne à síntese das diretrizes administrativas setoriais para a região de abrangência. 2) Credibilidade – O documento é confiável, livre de erros e distorções? A

última versão do documento (PDITS – 2013), versão revisada, fornece atualizações e adequações exigidas pelos órgãos de fomento e

agências financiadoras, assim acredita-se que o mesmo sirva de parâmetro para esta análise. Nesta questão, durante a leitura se buscou apreender possíveis distorções, incongruências e construções ideológicas contidas no documento. Assim, paralelamente à leitura do documento, foi feita uma leitura relacional e contextual das diretrizes expostas com as práticas observadas no desenvolvimento do turismo local, considerando a experiência do autor como profissional de turismo.

3) Representatividade – O documento é típico (representativo) no campo que será analisado? Como medida estratégica que norteia o desenvolvimento turístico no país, a política de descentralização, através de políticas de regionalização do turismo desde 2003, tem sido utilizada como ferramenta de interlocução entre o MTur e os estados (PNT, 2013). O Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) baseia suas ações em áreas prioritárias denominadas “polos”. O documento analisado constitui-se de diretrizes que norteiam o planejamento para um dos polos escolhidos no Ceará: o do Litoral Leste. Dessa forma, o documento selecionado é representativo para uma análise da estrutura do turismo regional, como também coerente com os objetivos propostos nesta tese.

4) Significado – O documento é claro e compreensível para uma análise? O documento analisado é composto de dois volumes (Tomo I e Tomo II) e dividido em seções, tais como diagnóstico, plano de ação, matriz de investimento. A partir dessa divisão, algumas seções foram escolhidas para as análises, de acordo com os objetivos do estudo. O PDITS sistematiza um conjunto de diretrizes de planejamento e diretrizes políticas voltadas ao desenvolvimento do turismo regional, sendo, portanto, um importante elemento de avaliação das políticas setoriais do turismo no estado. Assim, a escolha documental deu-se pela relevância, constituição e reconhecimento institucional.

Consoante comentado e relacionado com o corpus documental escolhido para a análise, os quatro critérios qualitativos propostos por Scott (1990) validam a escolha do documental da pesquisa. Além das justificativas apresentadas, a análise

documental será dialeticamente relacionada com a análise dos textos das entrevistas, sendo extraídos do conjunto das análises elementos que irão embasar os comentários atinentes às hipóteses e objetivos da tese.

No que concerne aos aspectos práticos de análise do corpus, reconhecem-se as diferenças e especificidades dos textos coletados (PDITS) e gerados (entrevistas). Assim, cada corpus tem suas especificidades e alinha-se a contextos específicos de produção e objetivos, sejam eles elaborados com vistas a cumprir um papel burocrático-funcional nas instituições ou exposições da realidade social vivida, respectivamente. Contudo, na proposta dialética da análise discursiva do estudo, cada um dos corpus representa uma versão importante específica a ser analisada de uma realidade, tendo como base os seus contextos específicos (FLICK, 2009).

Ressalta-se que o objetivo das análises cruzadas dos textos coletados e gerados não é o de compará-los em si, mas, a partir dessas análises, construídas conforme as práticas sociais e contextos específicos (FAIRCLOUGH, 2003), apreender elementos discursivo-ideológicos que auxiliem as interpretações e análises dos elementos que estruturam a prática discursiva do turismo regional.

Na tese, “estrutura” refere-se aos processos político-econômico, social e ambiental; já a prática social refere-se a como esses elementos desenvolvem-se no cotidiano do turismo e na vida das pessoas nos mais variados aspectos, inclusive na manutenção do status quo. Desse modo, analisa-se o documento com especial atenção aos pontos que tratam da relação entre as políticas públicas do turismo e os aspectos do desenvolvimento sustentável, sendo esse um fim prático da investigação proposto na tese.

Explica-se que apenas alguns trechos do documento foram destacados19 para as análises, tendo como parâmetro de escolha as seções e trechos do documento que direcionassem a testagem das hipóteses e que revelassem aspectos da estrutura, planejamento e prática do turismo regional. Assim, as partes cotejadas compõem-se daquelas que se referem mais diretamente às políticas regionais do turismo, conjuntura, meio ambiente e

19

No que tange à seleção do material a ser analisado e ao nível de detalhamento dessa análise

quanto à ADC: “[...] a análise textual pode focalizar apenas alguns aspectos selecionados dos

textos, ou muitos aspectos simultaneamente” (FAIRCLOUGH, 2003, p. 6). Ressalta-se ainda que, na leitura inicial dos dados, os mesmos tinham o conteúdo mapeado em função das codificações e possíveis categorias nas quais pudessem ser analisados. Esse procedimento contribuiu para a organização e economia de tempo nas análises.

desenvolvimento sustentável, sendo elas: apresentação inicial do documento (Tomos I e II), abordagem conceitual, pressupostos para a constituição de um polo, objetivos do PDITS, estratégias para o desenvolvimento turístico do Polo Litoral Leste e planos de ação.

A escolha desses pontos configura-se como importante na perspectiva do desenvolvimento do turismo sustentável, sendo considerados, de acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), como pilares essenciais contemporâneos de gestão e organização da atividade em direção à sustentabilidade (UNWTO, 2013). A referida agenda norteou alguns questionamentos durante a leitura do PDITS, da mesma forma que aportou subsídios para a formulação de alguns elementos dos tópicos-guia das entrevistas.