• Nenhum resultado encontrado

o cAmPo De PesQUisA: As escolAs investiGADAs

2.3 Análise das bibliotecas

2.3.1 Dados da biblioteca: escola

A estrutura física da biblioteca da Escola 1 é composta por algu- mas divisões com destinações diversas: Educação Infantil, com móveis (conjunto de mesas, cadeiras, estantes com livros) adequados aos alunos dessa faixa etária; mesas com cadeiras para pesquisa e computadores disponíveis para consulta; sala de estar com estofados para utilização dos estudantes em momentos de lazer. Em visita à biblioteca, havia mo- vimentação de alunos fazendo pesquisas, uma professora realizando ati- vidade de leitura com seus alunos da Educação Infantil e, no horário do recreio, havia um número significativo de estudantes no espaço desti- nado ao lazer. A bibliotecária informou que os alunos gostam bastante desse espaço, aproveitando-o para conversar com seus colegas e checar seus aparelhos celulares.

Em relação ao perfil da bibliotecária da Escola 1, conforme os dados, ela tem 64 anos, é divorciada e tem dois filhos, declarou-se de cor branca, formada em Biblioteconomia em instituição de ensino pública, trabalha nessa escola há dois anos. Destaca-se em sua entrevista a experiência de

ter morado no exterior, em Angola, quando trabalhou em uma escola para filhos de funcionários brasileiros.

Inquirida sobre como é o tratamento conferido à questão étnico-ra- cial na Escola 1, ela informa que isso ocorre no sentido de construir a alteridade e o respeito à multiculturalidade brasileira. Adverte que nun- ca participou de cursos ou discussões sobre o tema, somente teve acesso a essa discussão por meio do professor de História da escola que fez pós-graduação (especialização) em História e Cultura Afro-Brasileira. A oferta desse curso foi realizada por uma universidade privada, após a promulgação da Lei nº 10.639/03, no sentido de oferecer formação con- tinuada aos professores para que atendessem aos requisitos da referida lei. Algumas disciplinas ofertadas foram: Aspectos da Cultura África/ Brasil, Desafios da África Contemporânea, Ensino de África, Luta dos Negros no Brasil e outras. Para o ano de 2013, não houve a oferta desse curso na pós-graduação dessa universidade.

Os livros do acervo da Escola 1, referentes à questão racial, são no total de 42 títulos. Em parte são doações feitas por editoras e por com- pras feitas pela própria escola. As atividades realizadas no interior da biblioteca restringem-se a projetos de séries ou são relativas a algum conteúdo que esteja sendo desenvolvido pelo professor. Nessa direção, as bibliotecárias procedem à seleção do material específico.

No sentido de verificar a localização dos livros relativos à temática, solicitou-se à bibliotecária que acompanhasse e explicasse quais são os critérios para suas disposições nas estantes. Esclareceu que estão dis- tribuídos por assunto, não há um espaço reservado no qual concentre todos esses livros, sendo assim, podem ser encontrados em pontos dife- rentes nas estantes.

A bibliotecária apresentou a estante na qual os livros estavam separados por assunto, e trouxe alguns outros localizados em partes diferentes entre as prateleiras – livros didáticos e paradidáticos, que tratavam da formação do povo brasileiro, introdução à questão étnico-racial, dentre outros.

A lista dos livros do acervo sobre o tema foi solicitada e uma prévia foi entregue. A bibliotecária ficou responsável por fazer levantamento posterior mais completo e enviar. No total foram relacionados 42 títu- los, buscou-se identificar suas respectivas datas de publicação e temas

correlatos. A distribuição dos livros da biblioteca da Escola 1 por data de publicação é a seguinte:

tABelA 2

Distribuição dos livros por década/ano e quantidade

Década/ano Quantidade 1950 1 1980 7 1990 10 2000 24 Total 42

FONTE: Elaborada pela autora com base nos dados obtidos.

Verificou-se que a década de 2000 concentrou o maior número de obras relacionadas à questão racial, no total de 24, sendo que dezoi- to foram publicadas a partir de 2003, ano de promulgação da Lei nº 10.639/03.

Na relação geral, identificou-se que os livros paradidáticos sobre a questão racial, concentram-se em temas como:

a) Racismo: O que é racismo; O racismo na história do Brasil; Ra- cismo e antirracismo; O silêncio e o ódio; Cidadania em preto e branco: discutindo as relações raciais; Cidadania em preto e branco: cidadania e relações raciais, teorias do racismo, resistência e luta do povo negro, preconceitos e estereótipos;

b) África: Contador de histórias de bolso: África; África e Brasil: uma ponte sobre o Atlântico; África explicada aos meus filhos; Meu avô africano; África horizontes e desafios no século XXI e Ances- trais: uma introdução à história da África Atlântica;

c) História e cultura afro-brasileira e africana;

d) Uma dissertação de mestrado Os sons do Rosário; Congado Minei- ro dos Arturos e Jatobá.

A relação dos livros na biblioteca da Escola 1 traz alguns títulos que são referência no que tange à abordagem introdutória da discussão racial e que são indicados para serem trabalhados nas escolas, como os livros da autora Maria Aparecida Bento Cidadania em preto e branco que trata da problemática do racismo no Brasil. Seguem essa linha outros livros que discutem sobre o racismo. Ao mesmo tempo, há títulos que trazem a di- mensão da cultura africana e da história afro-brasileira. Os livros infantis são em menor número, destacam-se aqueles utilizados para a formação de alunos e professores, voltados para a promoção da conscientização sobre a realidade das relações étnico-raciais no cenário nacional.

2.3.2 Dados da biblioteca: escola 2

O contato com a bibliotecária foi mediado pelo funcionário/colabo- rador citado anteriormente, que facilitou o diálogo com a coordenadora pedagógica. A entrevista foi realizada na semana dos jogos internos es- tudantis, o que, de alguma forma, terminou por favorecer o processo da pesquisa, já que a bibliotecária teve disponibilidade para me atender sem interrupções. Por outro lado, não pude acompanhar a rotina de movi- mentação de alunos, professores e funcionários na biblioteca.

A biblioteca está localizada em prédio anexo à Escola 2 e ocupa dois andares. No primeiro andar, há armários com escaninhos, conjuntos de mesas, computadores e livros destinados à Educação Infantil até as sé- ries iniciais do Ensino Fundamental. No segundo andar, encontram-se estantes com livros voltados para as séries do Ensino Fundamental e Médio. As informações a seguir tratam de dados obtidos por meio do questionário e da entrevista com a bibliotecária da Escola 2. A funcioná- ria tem 31 anos, é casada e sem filhos. Em sua autodeclaração acerca de sua raça/cor, ela optou pela alternativa “não sabe”. Trabalha nessa escola há quatro anos. Em sua entrevista, mostrou-se bastante interessada e disponível para tratar da temática e disponibilizou prontamente a rela- ção de livros do acervo da escola referente à questão racial.

A Escola 2 trata a questão étnico-racial por meio de disciplinas le- cionadas e atividades de pastoral. A entrevistada nunca participou de

cursos ou discussões sobre o tema, e a escola até o momento não ofe- receu capacitação aos funcionários da biblioteca relativa à temática. Os cursos que frequenta em sua área de trabalho também não trazem essa discussão.

Os livros do acervo na Escola 2 referentes à questão racial são em parte resultado de doações das editoras e aquisição por meio de compra, sendo que as atividades realizadas no interior da biblioteca restringem- se à exposição dos livros.

No sentido de verificar a localização dos livros relativos à temática, solicitou-se à bibliotecária que acompanhasse e explicasse quais são os critérios para suas disposições nas estantes. Observou-se que os livros são separados por assunto e estão na mesma estante, porém em prate- leiras diferentes, não havendo espaço reservado, no qual estejam con- centrados. Os livros de contos infantis relacionados à África ficam na área reservada a esse nível de ensino. No segundo andar, encontrei os demais livros, há alguns referentes ao folclore, em sua maior parte são publicações antigas e dirigidas à formação de professores. Não se iden- tificaram publicações específicas sobre a cultura negra entre os livros sobre folclore.

A fim de obter informações sobre a frequência de empréstimos dos livros sobre a temática étnico-racial, foi constatado que alguns livros ti- veram como última data de empréstimo o ano de 2004. Outros estavam com suas respectivas fichas de empréstimo sem qualquer registro de en- trada ou saída, os motivos podem ser pelo fato de a ficha ser nova ou por nunca terem sido solicitados por professores ou alunos.

A relação dos livros sobre a temática foi solicitada e a bibliotecária prontamente fez o levantamento. No total foram relacionados 23 títu- los, buscou-se então, identificar suas respectivas datas de publicação e temas correlatos.

tABelA 3

Distribuição dos livros por ano e quantidade

Década/ano Quantidade 1960 1 1970 4 1980 3 1990 2 2000 13

FONTE: Elaborada pela autora com base nos dados obtidos.

Verificou-se que a década de 2000 concentrou o maior número de obras relacionadas à questão racial, sendo que, exceto um livro-guia so- bre religiões populares no Brasil, as publicações foram realizadas depois de 2003, quando da promulgação da Lei nº 10.639/03.

Na relação geral, identificou-se somente um livro didático: África

e Brasil africano, de Marina de Mello e Souza, sendo que os livros pa-

radidáticos sobre a questão racial concentraram-se nas seguintes áreas/ assuntos:

a) Literatura infanto-juvenil: Coleção Olhar a África e ver o Brasil; A mosca trapalhona; A tartaruga e o leopardo; Fábulas africanas; b) Religiões: As grandes religiões; Guia de religiões populares no Brasil.