• Nenhum resultado encontrado

Definição de Logística

No documento Livro de Operações e Logística - EAD_UFMS (páginas 147-153)

Prezado Estudante,

Nesta Unidade serão apresentados conceitos para que você possa ter a base necessária para entender o que é a Logística. Primeiro definiremos Logística e suas partes com- ponentes, posteriormente, falaremos sobre o negócio, pois a Logística só tem sentido se houver retorno positivo do negócio para a empresa. Um ponto importante a ser abor- dado e que agrega valor à empresa é a questão de marketing como Nível de Serviço e Itens de Controle e Qualidade do Serviço. Outras questões de logístuca como o ciclo do pedido do produto, o equilíbrio de custos e o impacto da demanda no planejamento logístico também serão trata- das. Alguns tópicos envolvendo uma proposta de gestão baseada em Logística também serão apresentados.

Perguntamos a você amigo estudante: será que uma em- presa que não tem como entregar seus produtos aos seus clientes pode existir? Se ela não pode existir, não precisa existir você, o Administrador! Pois a área que se preocupa com o fornecimento de matéria-prima, a produção, o esto- que, a distribuição dos produtos entre outras coisas é a Logística. Assim, você perceberá que distribuir com efici- ência e eficácia tudo o que é produzido por uma empresa passa antes pela área de Logística! Vamos, então, estudar esta área tão importante para a sua profissão, acredite, você se encantará por esta área, nós somos apaixonados por Logística!

O caminho será longo, mas muito interessante, pois se você entendeu bem esta Unidade, todas as outras ficarão bem simples, o estudo aqui apresentado é a base para qual- quer assunto a ser trabalhado em Logística.

Caro Administrador, você já pensou em como a Logística é algo que faz parte do seu dia a dia?

Pode acreditar nesta colocação, pois vamos mostrar a você que isso é a realidade.

Para tal, vamos começar com um exemplo ao qual iremos, ao longo do curso, acrescentando mais detalhes: a preparação de meren- da em uma escola pública.

Para fazer a merenda escolar deveremos comprar os produtos: pão, manteiga, arroz, feijão, carne etc.; e para prepará-la e estocá-la, ter áreas de produção e armazenagem para a guarda segura dos produ- tos comprados.

Estes produtos devem ser comprados respeitando a qualidade que se pretende dar a comida a ser oferecida aos alunos.

Para comprarmos estes produtos para uma escola particular, será necessário apenas irmos até ao supermercado; se for uma escola públi- ca, teremos antes que passar pelo processo de licitação, o que nós servi- dores públicos sabemos que, usualmente, é um processo demorado.

Uma vez comprados, eles devem ser transportados até escola. Depois do transporte, todos os produtos comprados devem ser armazenados em local adequado respeitando o prazo de validade e as condições de armazenagem, por exemplo, se precisam ser refrigera- dos ou não etc.

Com base nestes produtos, deveremos produzir os lanches e al- moços em função do número de alunos atendidos.

Todas as atividades listadas anteriormente devem respeitar um prazo, que é o período letivo escolar e os dias úteis.

Isto tudo que listamos nada mais é do que o conceito geral de Logística. Claro que o conceito a seguir é mais amplo que o simples exemplo anterior, mas assim como no exemplo da merenda escolar, ele atenderá perfeitamente a organização da sua festa.

resultados positivos aos acionistas e clientes. Tudo isso, respeitando a integridade humana de empregados, fornecedores, clientes, e a pre- servação do meio ambiente.

Uma vez que já se sabe o que é Logística, podemos definir o

Gerenciamento da Logística como a coordenação das diferentes ati-

vidades componentes da Logística, tornando-a uma atividade única e operacional.

Mas tudo o que falamos até agora só tem razão de existir se a Logística gerar valor positivo para os clientes, para os fornecedores e para os acionistas da empresa.

Algumas pessoas confundem o uso do conceito de Logística como sendo restritamente o transporte ou o estoque e a armazenagem de um produto. A Logística engloba em sua área tanto o transporte quanto o estoque e armazenagem de um produto de forma gerenciável, portanto, Logística é simplesmente Logística.

Neste caso, podemos no máximo dizer que quando nos referir- mos à Logística de um produto qualquer, estamos referenciando a Logística com ênfase em transporte ou com ênfase em estoque ou ar- mazenagem. Vejamos a Figura 44 com exemplos da utilização correta do termo Logística, e a Figura 45 para a utilização errônea do termo Logística.

Figura 44: Utilização correta do termo Logística.

Podemos ainda dividir a Logística conforme as suas aplicações, dentre estas divisões, destacam-se:

Logística Reversa Logística de Serviços

A Logística Reversa é a Logística que trata de fluxos inversos de itens para reparos e devoluções de material de embalagens (pallets, pilhas, recipientes de refrigerante e de agrotóxicos etc.).

A Logística de Serviços aplica todos os conceitos tradicionais de Logística na área de serviço. No entanto, ela se aplica mais aos insumos para o serviço do que propriamente ao serviço em si.

Como exemplos de Logística de Serviços temos: escritórios de advocacia, de consultoria, de contabilidade; médicos; igrejas; oficinas automotivas; empresas de projeto de engenharia etc.

No serviço público, podemos perceber que a Logística de Servi- ço é muito importante, pois a função citada ocorre em praticamente todas as repartições. Os setores devem ser abastecidos de papel, for- mulários, lápis, caneta, material de aula, etc.

Adiante retomaremos um dos processos da Logística, a Admi- nistração de Materiais, já vista anteriormente, que em essência é a Logística de Serviço.

Figura 45: Utilização errônea do conceito de Logística.

Valores da Logística em um negócio

A Logística existe porque ela gera valor para os clientes, para os fornecedores e para os acionistas da empresa. Um negócio, de manei- ra geral, gera quatro tipos de valor:

Forma Tempo Lugar Posse.

O valor Forma é gerado pela produção, pela fábrica; os valores Tempo e Lugar são controlados pela Logística, respectivamente, pelo Estoque e pelo Transporte, ver Figura 46. O valor Posse é gerado pelo marketing e finanças que facilitam a transferência da Posse para o consumidor.

Como vimos, a Logística controla metade das oportunidades de se agregar valor a um produto. Então, o valor gerado pela Logística pode ser expresso de duas formas:

Tempo Lugar.

Todos os produtos só possuem valor caso estejam com o cliente quando (tempo) e onde (lugar) ele os necessitar.

Para deslocar o produto da indústria até o local que o cliente deseja, a Logística utiliza os diversos modais de transporte, que serão

Figura 46: Valores de um produto.

estudados em Unidades posteriores neste livro, para agregar o valor Lugar.

Para atender no prazo contratado pelo cliente, a Logística se vale de estoques bem distribuídos na sua região de atuação para melhorar todo o processo de entrega. Assim, a manutenção de estoques é res- ponde pelo valor Tempo.

Para a grande parte das pessoas, o jornal da semana anterior não tem valor, pois não mais as interessam aquelas informações. Já para um servidor público, um jornal específico, como o Diário Oficial da União ou do Estado, de dias, meses e até anos atrás, muitas das vezes, tem um valor enorme

Assim, um diferencial de um prestador de serviço logístico é conseguir atender o cliente no tempo e lugar desejado, nada mais e nada menos do que aquilo que por ele fora solicitado.

Existe, ainda, outro conceito que não é adequado de ser usado, o conceito de Logística Integrada. O princípio da Logística é integrar fornecedores, empresa e clientes; assim, utilizar o termo integrado como conceito pode ser visto como uma redundância, pois se a Logística não for integrada, ela não é Logística.

No caso do nosso exemplo de preparação de merenda, de nada adiantariam os esforços para comprar e preparar os produtos se eles não conseguissem estar disponíveis na escola e, também, no horário do intervalo das aulas ou antes do horário da aula.

Portanto, o servidor público diligente responsável pela meren- da, deve ter uma Logística muito bem planejada para que no horário dos intervalos da aula tudo esteja disponível na qualidade desejada para atender aos alunos.

Não queremos que nossos filhos sintam fome em ambiente es- colar ou que estudem sem se alimentar, certo? Então, veja a importân- cia da aplicação da Logística no seu dia a dia como servidor público e imagine a partir deste pequeno exemplo o quanto a Logística pode ser

No documento Livro de Operações e Logística - EAD_UFMS (páginas 147-153)