• Nenhum resultado encontrado

Planejamento, Programação e Controle da Produção

No documento Livro de Operações e Logística - EAD_UFMS (páginas 115-121)

O Planejamento e o Controle da Produção determinam quando, quanto, como, onde, quem, e o que vai ser produzido. É um conjunto de funções inter–relacionadas e coordenadas entre os vários departa- mentos de uma fábrica. Objetivam comandar o processo produtivo para que a produção seja atendida no prazo e nas quantidades exigidas. Também objetivam satisfazer as datas de entrega aos clientes com o mínimo custo total.

O Planejamento da Produção é responsável pela previsão da demanda de produtos e a transferência destas previsões para a deman- da equivalente dos fatores de produção. Já o Controle da Produção é

Tabela 18: Programa-mestre de Produção dos itens X e Y.

responsável pelas medidas de utilização eficientes destes recursos, como a programação do trabalho solicitado, as instruções aos departa- mentos, o acompanhamento da evolução da produção e a correção do que se fizer necessário para o cumprimento dos prazos previstos.

A Programação da Produção está relacionada à definição da se- qüência na qual as diferentes tarefas devem ser executadas nos cen- tros produtivos e as respectivas datas de início e término. A Programa- ção pode se dar nos seguintes níveis:

Escalonamento da produção: datas nas quais os produtos de- vem ser vendidos ou terminados.

Emissão de ordens: quando as ordens devem ser iniciadas ou terminadas.

Liberação de ordens: sequenciamento das operações na fá- brica.

Sendo definida a forma de administração dos estoques, são ge- radas as necessidades de compras, fabricação e montagem para aten- der ao PMP. As ordens de compras, em geral, vão para o setor encar- regado das compras e saem da esfera do Planejamento e Controle da Produção. Já as ordens de fabricação e montagem precisam passar por um sistema produtivo com limitações de capacidade. Estas ordens de- vem conter informações suficientes para que os respectivos setores responsáveis possam executar suas atividades com eficiência. De acordo com Tubino (1997), estas ordens devem conter a especificação do item, o tamanho do lote, a data de início e conclusão das atividades, a sequência, e o local onde serão executadas. Normalmente, as ordens são emitidas através de aplicativos computacionais e levadas aos seto- res operacionais através de mensagens eletrônicas, redes internas, ou ainda, de forma automatizada através das máquinas.

Os Componentes do Planejamento e Controle da Produção (PCP) são melhores visualizados no Quadro 22.

Além das áreas do PCP apresentadas no Quadro 22, é importan- te conhecer alguns outros projetos:

Projeto do produto: define exatamente o que vai ser produzi- do detalhando o produto através de desenhos, da especificação de dimensões e tolerâncias, das características de acabamen- to, da resistência, do desempenho, do consumo, do cheiro, da cor etc.

Projeto do processo: descreve como o produto será elabora- do; trata-se de uma descrição de passos e respectivos recursos necessários, inclusive de tempos de preparação e operação. Definição de quantidades a produzir: depende de dois fato- res básicos: a demanda e a capacidade produtiva do sistema.

Etapas da Programação e Controle

As etapas da Programação e Controle são as seguintes:

Definição da necessidade de produtos finais: quantificação de cada tipo a ser produzido e quando deverão estar disponíveis. Cálculo das necessidades de material: quantificação dos cor- respondentes componentes, peças e matérias-primas.

Quadro 22: Áreas do PCP e seus grupos de funções.

Definição de prazos, capacidades e ajustes: data da entrega dos produtos finais e das etapas intermediárias.

Liberação da produção: ordenamento das tarefas.

Controle: acompanhamento em que se verifica e se compara com o programado.

A realização das atividades sugeridas direciona, com eficácia e eficiência, a empresa para as necessidades dos seus clientes.

Podemos consolidar as informações no PCP, conforme a Figura 30 apresentada.

Figura 30: Consolidação das informações no PCP.

Fonte: adaptado de Monks (1995).

Como você pôde verificar nesta Unidade, o Planejamento e o Controle da Produção busca responder uma série de questões, princi- palmente quantitativas, para a correta execução de uma atividade de produção. Estes mesmos conceitos são também utilizados na área de serviços. Quando falamos em serviços, a diferença básica está na subs- tituição das atividades de fabricação por atividades de serviço, como o

Atividades de aprendizagem

1. Na organização de sua festa, ficou decidido que haveria um DJ para animá-la. Foram consultados três DJs que apresentaram suas propostas conforme a Tabela 19. As propostas constam de um valor fechado para 4 horas e mais um valor adicional para cada hora ex- tra. Considere que a qualidade dos DJs é a mesma e que está pre- vista uma festa de 6 horas. Qual DJ você irá escolher para animar a sua festa?

Fonte: elaborada pelos autores. Custo Fixo

Por 4 horas (CF)

Custo variável Por hora extra (CV) DJ X $200 2 DJ Y $400 1 DJ Z $600 1

2. Calcule os valores encontrados na Tabela 10, apresentada no Exemplo 22, em uma planilha eletrônica ou à mão.

3. Utilizando o exemplo 26, faça os histogramas apresentados nos Quadros 19 e 20 em uma planilha eletrônica, ou à mão.

4. Faça o cálculo apresentado no Quadro 21 em uma planilha ele- trônica, ou à mão.

5.Com base no layout da festa produzido na Atividade de aprendi- zagem da Unidade anterior, faça a previsão da demanda de bebi- das, salgados, mesas e cadeiras. Pense em como você irá planejar a encomenda dos insumos para que eles estejam disponíveis na hora de início da festa. Utilize o Quadro apresentado na Figura 30 para responder esta questão.

Administração de MateriaisAdministração de Materiais

No documento Livro de Operações e Logística - EAD_UFMS (páginas 115-121)