• Nenhum resultado encontrado

A Logística na administração da empresa

No documento Livro de Operações e Logística - EAD_UFMS (páginas 193-196)

As empresas devem sempre buscar o equilíbrio de custos das diversas atividades logísticas. No entanto, as empresas ainda são estruturadas em departamentos e, normalmente, existem os departa- mentos de transporte, de armazenagem, de produção, de vendas e marketing etc.

As empresas também estabelecem metas para cada um destes departamentos visando à melhoria contínua do desempenho de cada um deles. Acontece que como vimos, é incoerente estabelecermos metas específicas para a melhoria de cada departamento, pois isto não nos levará, com certeza, a melhoria global da empresa, ou seja, o Cus- to Global não será mínimo.

Propomos a seguir uma estruturação de empresa que colabore para alcançar uma meta global e propicie a sua integração e a criação de metas logísticas globais.

Para tal proposta, sugerimos a introdução de um departamento específico de Logística que faça a interface com as outras áreas, inte- grando-as e gerando sinergia na empresa, Figura 58.

Figura 57: Proposta de gestão centrada na Logística.

O Departamento de Logística proposto, além de servir como elo entre os outros departamentos da empresa, tem, também, suas próprias funções específicas, dentre elas, citam-se:

Manutenção de estoques Processamento de Pedidos Armazenagem

Manuseio Transporte.

Portanto, todas as áreas inerentes à Logística estão sob o contro- le do Departamento de Logística. Além disso, o Departamento de Logística também faz interface com o de Marketing atuando nas se- guintes atividades:

Nível de Serviço Formação de Preço

Localização dos Depósitos.

Cabe ao Departamento de Logística definir em conjunto com o Departamento de Marketing qual o Nível de Serviço que pode ser oferecido ao cliente. Isto se deve ao fato de que pode acontecer a situ- ação de o Departamento de Marketing querer vender um Nível de Serviço que é inviável a sua realização pela empresa (Logística/pro- dução), ou, que seja tão caro que em ao invés de gerar lucro para em- presa, acabará se revertendo em prejuízo.

Obviamente, o estabelecimento do Nível de Serviço propicia a formação de preço a partir das metas estabelecidas.

Por fim, o Nível de Serviço deve ser estabelecido pelo Departa- mento de Marketing, que conhece os pontos da demanda e, portanto, tem a noção de qual localização é a melhor para atender mais eficien- temente os clientes da empresa. Isto não quer dizer que obrigatoria-

O Departamento de Logística faz interface, também, com o De- partamento de Produção. Nesta interface, ambos os departamentos exercem as seguintes funções:

Programação da Produção Localização Industrial Compras.

Como o Departamento de Logística faz interface com o Depar- tamento de Marketing, ele conhece a demanda atual e projetada e, com isso, ele pode colaborar para que a produção não gere estoque desnecessário e, bem pior, não gere a Perda de Venda por falta de produto acabado disponível para entrega.

Na definição da Localização Industrial o Departamento de Logística atua em conjunto com o Departamento de Produção visando agregar ao projeto de Localização informações dos custos de abaste- cimento com insumos para a fábrica, e dos custos de Distribuição Físi- ca dos produtos acabados. Ele pode colaborar, ainda, informando das eventuais necessidades de construção de ferrovias, rodovias, portos, armazéns entre outras facilidades.

No quesito compras, o Departamento de Logística atua junto à produção na escolha dos fornecedores em função do custo de compra e, sobretudo, do custo logístico. Além disso, o Departamento de Logística procura integrar o subsistema logístico de Suprimento Físi- co e o subsistema logístico de Distribuição, buscando otimizar o uso do veículo que está sendo usado.

Por exemplo, uma empresa que exporta soja pelo TPD – Tuba- rão via ferrovia, pode tentar reduzir o frete e as instalações de carrega- mento e descarga importando fertilizante pelo mesmo porto, e usando as mesmas instalações de carregamento e descarga.

Compreendendo a interface é fácil entender a dinâmica propos- ta pela empresa. O Departamento de Logística atua junto com o De- partamento de Marketing na definição de Níveis de Serviço factíveis que gerem lucro para a empresa.

Com esta informação, o Departamento de Logística atua junto com o Departamento de Produção visando à produção em função da

demanda atual e projetada que ele recebeu do Departamento de Marketing. Com isso, a programação da produção não gerará esto- ques desnecessários e, também, não deixará acontecer à falta de pro- duto acabado para atender a demanda.

Por fim, o Departamento de Logística executa de fato o Supri- mento Físico da empresa, bem como, a Distribuição Física dos produ- tos acabados.

Como vimos, com as metas logísticas globais da empresa, geridas pelo Departamento de Logística, pode-se buscar o Custo Global míni- mo da empresa sem a otimização local de nenhum dos departamentos. No entanto, estas interfaces podem gerar pontos de debate e di- fícil gerenciamento, para pontuar estes itens, na próxima seção desta- caremos os possíveis conflitos funcionais dentro da empresa.

Por mais eficiente em gestão que seja uma empresa, ela quase sempre enfrentará a realidade de empregados defendendo ao máximo o seu setor e, com isso, aparecem diversos conflitos funcionais que geram bons resultados em cada departamento e, no entanto, podem não gerar boas metas globais.

Cabe ao Departamento de Logística, então, ser o fiel da balança para equilibrar todos estes conflitos.

No documento Livro de Operações e Logística - EAD_UFMS (páginas 193-196)