• Nenhum resultado encontrado

Modelo de Negócio em Desenvolvimento

5.1 – O MODELO DE NEGÓCIO APPLICATION SERVICE PROVIDER

5.1.1. Definindo o Modelo de Negócios ASP

Segundo Brian (2001), a lógica e a forma utilizada pelo modelo de negócios ASP na internet já têm sido usadas no mercado há vários anos e em vários tipos de negócio. O mercado do transporte aéreo é um clássico exemplo de ASP que não utiliza a base da internet, mas que mantém a mesma base conceitual de análise e adoção desse modelo. Portanto, torna-se útil ponderar alguns aspectos, que podem ser utilizados de forma correlacionada, facilitando o entendimento do modelo em estudo.

Muitas pessoas e empresas utilizam o transporte aéreo como meio de deslocamento, com alguma freqüência. Entretanto, o número de pessoas e empresas que possuem seu próprio avião é muito pequeno. Na maioria das vezes opta-se por utilizar os serviços oferecidos por empresas aéreas pagando-se uma taxa (tarifa) pelo uso de serviços de transporte.

A principal razão de tal opção é que a posse de um avião próprio leva a um custo de entrada extremamente alto, ou seja a aquisição do avião. Além disso, na operação e manutenção estão envolvidos outros custos bastante significativos, como manutenção da aeronave (peças, mão de obra, etc.), mão de obra de operação (piloto), local para guarda do avião, controle das rotas (garantia que o avião vá estar no lugar certo, na hora certa, para as pessoas certas).

Na maioria das vezes esses custos são tão altos, comparados com o custo de uma passagem aérea, ou com um frete de embarque, que economicamente eles não fazem sentido. Logicamente deve-se considerar que, em algumas circunstâncias, faz sentido ter-se um avião próprio, assim como o faz para algumas empresas gerirem internamente suas funções de TI. Pode-se considerar o mercado de transporte aéreo como um modelo de ASP clássico, pois ele dá a opção de escolha: ter o próprio avião, alugar o avião de uma empresa aérea quando necessário, ou pagar por uma taxa reduzida pelo serviço de vôo (custo incremental), cada vez que for necessário realizar uma viagem (nesse caso os custos são rateados com todos os outros passageiros). Nesse sentido as opções de “pagar uma pequena taxa cada vez que for usar os serviços” versus “comprar o serviço completo” também é um fato comum no modelo ASP na Internet. Portanto, a opção pelo uso do modelo é principalmente baseado em fatores econômicos, que são fortemente ligados à freqüência de uso, ao custo de entrada e à manutenção da operação.

Embora o transporte aéreo apresente o modelo de um ASP, geralmente não se refere às empresas aéreas como ASPs. O termo é aplicado especificamente para empresas que fornecem serviços via internet. Portanto, o termo ASP é utilizado para denotar empresas que oferecem softwares aplicativos e/ou serviços relacionados aos softwares através da internet. Por tratar-se de um assunto relativamente novo, com um modelo de negócio que muitos autores caracterizam como em construção, não se encontrou na literatura uma padronização no entendimento do que é especificamente uma empresa ASP, e pode-se dizer que existe uma certa confusão para se chegar a uma definição específica. Portanto, a seguir apresentam-se algumas definições levantadas e consideradas adequadas ao foco dado neste estudo.

De acordo com O ASP Industry Consortium19 “ An ASP manages and delivers application

capabilities to multiple entities from a data center across a wide area network”20 (citado em Cherry Tree & Co, 1999).

Booz Allen & Hamilton apud Jaruzelki, Ribeiro e Lake (2000) definem “ASP as an

organization that provides a contractual service to deploy, host and manage applications for customers remotely from a centralized location.” 21

19

O ASP Industry Consortium , segundo Cherry Tree & Co (1999) foi fundado em maio de 1999, por empresas ASP, com o objetivo de promover e educar a industria em relação ao potencial desse novo modelo de negócio. 20

Um ASP gerencia e oferece capacidades em aplicativos para múltiplas atividades de um data center através de uma ampla rede de comunicação (livre tradução da autora).

Donahue apud Desai e Currie (2003) caracteriza que “um ASP oferece software como um serviço, fornecendo aplicativos e infra-estrutura de TI e serviços de suporte para clientes através de locação, e com a responsabilidade do fornecimento eficiente desses serviços”. O Information Technology Association of America (ITAA) caracteriza a empresa ASP como sendo:

any for profit company which provides aggregated information technology resources to subscribers/clients remotely via the internet or other networked arrangement....from remote facilities, ASPs host and mange applications and other IT resources including hardware, networking, and operating software. ASPs are able to coordinate ongoing support, maintenance and upgrades of any applications provided to their customers. Through the use if ASPs companies achieve increased security, reliability and manageability.22 (ITAA, 2002)

Portanto, de uma forma geral, uma empresa ASP proporciona aos clientes o acesso a aplicativos através de serviços de locação e gerenciamento através de um ponto central e distante. A ênfase é dada ao uso e não à posse do aplicativo. O cliente final não possui o aplicativo nem a responsabilidade associada com a instalação e manutenção. Ele, através de um browser na internet ou de outra tecnologia estabelecida, acessa a distancia um servidor central que hospeda os aplicativos. Somente os resultados do uso dos aplicativos são gerenciados localmente pelo cliente.

Tratando-se de uma nova forma das empresas em terceirizarem suas funções de negócio, utilizando a Internet como meio de fornecimento de serviços, a partir do pagamento de uma taxa mensal, o modelo de negócio ASP tem o potencial de elevar o campo de utilização para as empresas contratantes, especialmente as pequenas e médias empresas, com restrito aporte tecnológico e financeiro para investir no desenvolvimento de soluções de negócio compatíveis internamente.

O potencial do impacto do modelo de negócios ASP gerou uma indústria emergente que inclui empresas ASP, empresas de hardware e software, provedores de infraestrutura, associações, organizações de disseminação de informações e muitos outros elementos (Fortune e Aldrich, 2002).

21

ASP como uma organização que oferece um contrato de serviço para implementar, hospedar e gerenciar aplicativos para clientes distantes a partir de uma localização central.

22

Qualquer empresa com fins lucrativos que oferece recursos agregados de tecnologia de informação para clientes remotamente através da internet ou de outra estrutura de rede.... através de uma instalação distante, o ASP hospeda e gerencia aplicativos e outros recursos de TI incluindo hardware, redes e softwares operacionais. ASPs são capazes de coordenar suporte contínuo, manutenção e upgrades de qualquer aplicativo oferecido para seus clientes. Através do uso do ASP, as empresas aumentam a segurança, confiabilidade e capacidade de gestão.

Uma característica relevante da industria ASP é o fato de muitas das empresas que formam a população que oferece serviços ASP serem novas. Uma pesquisa realizada junto a ISVs (Independent Software Vendors) apresentou que 60% das empresas que forneciam serviços ASP tinham menos que 5 anos, comparado a 27% das que não ofereciam (Griffith e Hoch,

apud Fortune e Aldrich, 2002).