• Nenhum resultado encontrado

Análise e Discussão dos Resultados

8.1 ESTUDO DE CASO: A EMPRESA BR EXPRESS 8.1.1 Um Breve Histórico

II. Licitare Voltado ao nível tático-estratégico de decisões, através de um ambiente fechado de compra de serviços logísticos, que, rodando via Internet, ajuda no fechamento de

8.1.2.2. Mercado de atuação

O foco da BR express é o mercado definido como middle market, composto por grande número de empresas, que apresenta investimento em TI crescente, e que tem uma demanda ainda reprimida por soluções de gestão operacional da cadeia de abastecimento (ao contrário dos grandes players, cuja maioria já está equipada com uma ou mais destas soluções).

A empresa atua em todo o território nacional, tendo como principais focos de atuação as regiões Sudeste e Sul. O mercado potencial pode ser dividido basicamente em quatro grupos distintos: transportadores de carga cheia, transportadores de carga fracionada e distribuidores, segmentos industriais diversos, e outros prestadores de serviços e varejistas.

Além dos grupos citados, existe uma classe de empresas que participa diretamente do processo logístico, atuando ora como transportador de carga cheia, ora como transportador de carga fracionada, ora terceirizando serviços, ou ainda realizando serviços expressos: são os operadores logísticos.

8.1.2.2.1. Clientes

A empresa possui cadastradas 5129 empresas, contemplando empresas-cliente ativas e inativas. São consideradas empresa ativas, empresas que tenham contrato de prestação de serviços com a Br express e empresas que estejam testando o uso dos serviços mediante o uso de senha temporária. O quadro 8.6 apresenta a distribuição estratificada dessas empresas.

Segmento No. Empresas Segmento No. Empresas

Uso pessoal (turismo) 3365 Empresa de Turismo 26

Transportador 699 Instituição de ensino 22

Indústria / Produtor 313 Locadora de automóveis 20

Distribuidor / Atacado 132 Software-house 20

Serviços de campo 129 Atendimento de emergência 16

Peças e serviços para transportadores 105 Empresa com frota própria 14

Varejo 83 Uso de equipamento de rastreamento 12

Parceiro 44 Empresa de segurança 12

Operador logístico 39 Agente de carga 6

Consultoria / Acessória 38 Governo / Órgão público 5

Viação de ônibus 29

Quadro 8. 6: Segmentação e quantificação dos clientes Fonte: BR express

Desse total de empresas cadastradas, em maio de 2005, 321 eram consideradas empresas ativas e havia 172 contratos vigentes, sendo que 13 contratos não seguem o modelo ASP. A Br Express atende empresas de diversos segmentos e porte e destaca-se a prestação de serviços através de contrato para empresas de renome como a Coopercarga, a Real Cargas, a Viação Santa Cruz, ALL, Expresso Mirassol, Exxon Mobil, Mira OTM Transportes, FedEx, Kwikasair, Gerdau, Localiza Rent a Car, Ouro Verde Transporte e Locação, Pernambucanas, Supergasbras, dentre outras.

8.1.2.2.2. Concorrentes

Os principais concorrentes da empresa podem ser divididos em dois grupos: (1) empresas multinacionais, como Descartes Group, Manugistics e UPS Logistics, que têm atuação quase mundial, amplo leque de produtos e reconhecida qualidade, mas que são representados no Brasil apenas com escritórios comerciais; e (2) empresas de tecnologia nacionais especializadas em uma ou outra das soluções que a BR express oferece, seja roteirização,

marketplace de transporte, rastreamento ou visibilidade.

A BR express compete também com produtos substitutos, geralmente desenvolvidos por equipes internas de tecnologia (da própria empresa usuária) ou como extensões de outros sistemas de pequenas software-houses, que de alguma forma, mesmo sem ter a tecnologia ou as funcionalidades dos produtos especializados, conseguem passar a imagem de que o problema será plenamente atendido.

Tendo uma competição difusa, já que nem todos atuam no mercado com os mesmos produtos, não é possível comparar os concorrentes transversalmente. A comparação só pode ser realizada, conseqüentemente, por tipo de produto.

Concorrentes - Ambientes de Negociação de Fretes

Apesar da proposta inicial da BR express ter migrado de marketplace para a oferta de sistemas logísticos específicos, a empresa ainda oferece o ambiente de negociação de fretes. Os principais concorrentes identificados nesse segmento foram: 1) E-Delliver; 2) WebTrans/ eComm; 3) Bolsa 1; 4) FretNet; 5) Ponto Cargo; e 6) Banco do Brasil.

Possíveis entrantes nesse mercado são as software-houses especializadas em ambientes B2B (Business-to-Business) – sejam ambientes genéricos ou especializados em outros segmentos que não transportes. Como exemplos, se pode citar a “Webb”, e o “Mercado Eletrônico”.

Concorrentes – Sistemas de Roteirização

Os sistemas de roteirização que visam o planejamento operacional de entregas, coletas ou serviços de campo, apesar do que diz o nome, não realizam apenas roteirização. Seu objetivo principal, na verdade, é efetuar o correto planejamento das operações, e para isto a formação da carga – separação das visitas por veículos – é ainda mais importante que o roteiro a ser realizado – que não passa de conseqüência da primeira.

Esse conceito é chave para entender os competidores neste mercado. Isto porque algumas ferramentas computacionais estão focadas exclusivamente no primeiro trabalho: separar e sequenciar as visitas. Para simplificar o problema – e conseqüentemente a ferramenta – estas soluções não possuem mapas viários georeferenciados: todo planejamento é feito com base no conceito de distritos (regiões ou zonas de atendimento), e a separação de cargas é feita com base em critérios como CEP, bairro, rota previamente montada, entre outros. Estas soluções não conseguem, naturalmente, o mesmo nível de otimização que as ferramentas topo de linha. Outro tipo de software que também é considerado um roteirizador é aquele que cumpre estritamente o que diz o nome: calcula roteiros, que podem ser ponto-a-ponto ou multi-ponto, mas nunca multi-veículos. Estas ferramentas popularizaram-se na Internet, mas estão distantes de ser uma solução de roteirização para problemas de distribuição. Como exemplos, pode-se citar os sites “apontador.com.br” e “maplink.com.br”.

No caso das ferramentas de roteirização com formação de carga – sistemas altamente especializados e sofisticados para o planejamento de entregas, coletas e serviços de campo – a divisão entre empresas multinacionais reconhecidas e empresas nacionais com pouca penetração e recursos limitados fica evidente. A BR express busca ser uma exceção a esta regra, dotando sua solução de funcionalidades sofisticadas e ao mesmo tempo simples de usar, com tecnologia que se reflita diretamente em capacidade de otimização e ganho de produtividade.

Os principais concorrentes identificados nesse segmento foram: 1) GFMI; 2) Logit Sistemas; 3) Manugistics; 4) Descartes; 5) UPS Logistics Technologies; 6) ESRI; 7) MicroAnalytics; 8) Graphys; 9) Maplink; 10) Apontador; 11) Logiplan; e 12) MapRED.

Concorrentes – Visibilidade e Rastreamento de Veículos

O Brasil ainda não é um mercado maduro para as ferramentas de visibilidade e rastreamento de veículos. O próprio conceito de visibilidade ainda não é difundido no país, e freqüentemente confundido com o simples acompanhamento dos veículos na Internet – desprovido de qualquer informação logística como rota sendo executada, horários previstos, alertas automáticos sobre exceções etc. – através da informação provinda de equipamentos de rastreamento. Estes, por sua vez, evoluíram tendo como foco exclusivo a manutenção da segurança das cargas e veículos.

Assim, visibilidade e rastreamento são confundidos, no Brasil, com capacidade técnica de acompanhar veículos num mapa. O que obriga a necessidade de acompanhar todos os embarques e veículos, e tem como conseqüência direta sua inutilização como sistema de informação sobre status de encomendas e ganho de confiabilidade das operações.

Dessa forma, algumas software-houses nacionais, assim como equipes próprias de TI dos provedores de serviços logísticos, têm disponibilizado sistemas de “tracking” ou de “acompanhamento de pedidos”, que funcionam como produtos substitutos aos sistemas de visibilidade.

Com relação a sistemas de visibilidade propriamente ditos, são poucas as soluções disponíveis no Brasil, a maior parte delas provida por multinacionais de capital norte-americano. E mesmo estes ainda têm pouca integração com sistemas de rastreamento de veículos via GPS – Capazes de trazer a informação em tempo real mesmo com as cargas em trânsito.

Os principais sistemas de visibilidade disponíveis no Brasil, que concorrem com a Br express são: 1) E-Deliver; 2) Signa/Kretta-GeoCargo; 3) Manugistics; 4) Descartes; e 5) UPS Logistics Technologies.