• Nenhum resultado encontrado

3 O PERCURSO METODOLÓGICO

3.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA

O trabalho realizado caracterizou-se como um estudo descritivo, a partir de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa. A abordagem qualitativa foi selecionada, com o objetivo de ampliar a interpretação dos dados, já que ela é caracterizada pela forma não estatística de se analisar e interpretar os resultados. Esse tipo de abordagem visa a ampliar a compreensão de que o pesquisador tem acerca do fenômeno observado e, é muito comum sua utilização nos estudos que envolvem pessoas, tentando descobrir o que estas pensam e como elas entendem o tema proposto em uma pesquisa. Buscou-se com essa abordagem, uma análise que identificasse, de forma clara e fidedigna, as respostas dos sujeitos participantes da pesquisa.

Dessa forma, houve a preocupação de não apenas mensurar resultados, mas também de entendê-los, numa perspectiva situacional. Para a coleta de dados, adotou-se a técnica da aplicação de questionários junto a estudantes e bibliotecários, que atuam no ambiente universitário.

3.1.1 População e amostra

Para desenvolver a investigação, optou-se por trabalhar com a população de estudantes de graduação e de bibliotecários da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entretanto, frente a extensão desse universo e ao próprio entendimento de vários especialistas em metodologia da pesquisa como Gil (1999, p. 99) defende que “[...] as pesquisas sociais abrangem um

universo de elementos tão grande que se torna impossível considerá-los em sua totalidade. Por essa razão, nas pesquisas sociais é muito importante trabalhar com uma amostra.”, decidiu-se por trabalhar com uma amostra, para delimitação desta foram selecionados os estudantes matriculados/concluintes da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no semestre de 2008.1, nas cinco áreas do conhecimento em que estão distribuídas as Unidades de Ensino da UFBA. Assim, a amostra foi composta de 105 estudantes e 13 bibliotecários das unidades de ensino selecionadas.

Inicialmente, o levantamento das informações acerca dos cursos de graduação oferecidos pela UFBA foi realizado, através de consulta ao site oficial da Universidade (Anexo 1), quando foram identificadas, dentro de cada uma das cinco áreas, os cursos nos quais em 2008.1, os estudantes estavam elaborando seus TCC. Entretanto, ao iniciar o processo desse levantamento e cruzar os dados obtidos com algumas informações adquiridas, por telefone, junto aos responsáveis pelos cursos, observou-se que havia imprecisões e informações que são descritas no site. Diante de tal situação, resolveu-se fazer visitas nas próprias unidades/cursos da UFBA, com o objetivo de obter informações mais seguras. Com isso, chegou-se às informações descritas no Quadro 3.

Áreas do Conhecimento da UFBA

Unidades de Ensino da UFBA Cursos de Graduação da UFBA

com elaboração de TCC em 2008.1 Àrea 1 - Ciências Físicas,

Matemáticas e Tecnologias Escola Politécnica Instituto de Geociências Instituto de Matemática Engenharia Elétrica – 16 Engenharia Mecânica - 17 Geofísica – 04 Geologia – 20 Geografia – 13 Oceanografia – S/P Ciência da Computação – 44 Matemática – 03 Área 2 - Ciências Biológicas

e Profissões da Saúde Instituto de Biologia Escola de Enfermagem Escola de Farmácia Fonoaudiologia Escola de Medicina Veterinária Zoologia – 05

Ecologia Recursos Ambientais - 21

Enfermagem - 30

Farmácia – 43

Fonoaudiologia - 21

Medicina Veterinária - 45

Área 3 - Filosofia e Ciências

Humanas Escola de Administração Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Escola de Biblioteconomia e Arquivologia Escola de Comunicação Faculdade de Economia Faculdade de Direito Ciências Naturais Administração – 49 Ciências Sociais - 68 Filosofia – 08 Biblioteconomia - 18 Arquivologia - 11 Comunicação - 25 Jornalismo - 25 Ciências Econômicas – 53 Direito – 115 Pedagogia – 54

Área 4 - Letras Instituto de Letras Letras Vernáculas – 02

Área 5 – Artes Escola de Belas Artes Desenho Industrial – 10

Quadro 3 - Unidades/cursos da UFBA com elaboração de TCC em 2008.1

Fonte: Informações prestadas pelos coordenadores e/ou servidores administrativos dos colegiados da UFBA

Depois de identificadas as unidades de ensino e os respectivos cursos que realizavam a atividade da monografia, o próximo passo foi o de levantar as unidades de ensino, que tinham o maior número de cursos com a realização do TCC e, entre estes, aqueles cursos os quais tinham o maior número de estudantes matriculados em 2008.1, nessa disciplina, chegando-se ao cenário apresentado no Quadro 4.

Áreas do Conhecimento da UFBA

Unidades de Ensino da UFBA

Cursos da UFBA com maior nº Atividade de Monografia Àrea 1 - Ciências Físicas,

Matemáticas e Tecnologias

Instituto de Geociências

Geologia Área 2 - Ciências Biológicas e

Profissões da Saúde

Escola de Medicina Veterinária Medicina Veterinária

Área 3 – Filosofia e Ciências

Humanas

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Ciências Sociais

Área 4 - Letras Instituto de Letras Letras Vernáculas

Área 5 – Artes Escola de Belas Artes Desenho Industrial

Quadro 4 – Unidades/cursos da UFBA com maior número de estudantes matriculados em 2008.1

Fonte: Informações dos coordenadores e/ou servidores administrativos dos colegiados da UFBA

Concluído o levantamento, a amostra ficou constituída, conforme o descrito no Quadro 5. De acordo com o demonstrado nesse Quadro, observa-se que a Área 4 - Letras teve apenas 02 (dois) alunos matriculados na disciplina em questão. Tal fato ocorreu em razão de que o desenvolvimento da atividade do TCC no Instituto de Letras iniciou-se em 2008.1, ainda assim, somente no Curso de Letras Vernáculas e, como atividade opcional, o que explica o número reduzido de alunos participantes.

Pode-se também observar que, os bibliotecários, os quais atendem a esse curso, estão lotados na Biblioteca Central (BIC) da Universidade Federal da Bahia, em razão de que o acervo do Instituto de Letras foi incorporado à BIC, tendo sido selecionados os bibliotecários dos setores de Referência e Circulante, por se entender que esses dois setores são os que promovem o apoio às práticas de pesquisa, leitura e produção textual dos estudantes, os quais estão elaborando o trabalho de conclusão de curso.

Estudantes Áreas do Conhecimento Unidades de Ensino da UFBA Selecionadas Cursos Selecionados Matriculados em 2008.1 no TCC Concluintes em 2008.1 no TCC Bibliotecários Àrea 1 - Ciências Físicas, Matemáticas e Tecnologias Instituto de Geociências Geologia 20 15 02 Área 2 - Ciências Biológicas e Profissões da Saúde Escola de Medicina Veterinária Medicina Veterinária 43 42 02 Área 3 – Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Ciências Sociais 68 40 03

Área 4 – Letras Instituto de Letras Letras Vernáculas 02 02 04*

Área 5 – Artes Escola de Belas Artes Desenho Industrial 10

06 02 Total parcial (148) Total de participantes da amostra (05) (05) (105) (13)

Quadro 5 - Composição de Amostra por Áreas, Unidades de Ensino, Cursos, estudantes em TCC e bibliotecários dos cursos selecionados da UFBA, no semestre de 2008.1.

* Bibliotecários distribuídos da seguinte forma: 02 na Seção de Referência e 02 na Seção de Circulante da Biblioteca Central

(BIC) da UFBA.

Além disso, o Quadro 5 também informa que a seleção da amostra em relação aos estudantes deu-se com base no número de matriculados em 2008.1 (148), entretanto, somente aqueles que concluíram a atividade em 2008.1 foram participantes da amostra (105).

3.1.2 Instrumentos de coleta de dados

Utilizou, nesta pesquisa, a observação direta extensiva, realizada através da aplicação de questionários, junto aos estudantes e bibliotecários das unidades de ensino selecionadas. O questionário aplicado junto aos estudantes foi estruturado, a partir de questões abertas e fechadas. Tal instrumento de coleta de dados foi composto por 07 (sete) blocos de perguntas, assim distribuídos:

a) bloco 1 - Identificação pessoal; b) bloco 2 - Uso da biblioteca;

c) bloco 3 - Conhecimentos e utilização dos serviços da biblioteca; d) bloco 4 - Conhecimentos e uso de fontes informacionais;

f) bloco 6 - Dificuldades no uso da biblioteca e; g) bloco 7 - Considerações livres

As perguntas que compõem esse questionário buscaram a coleta de informações que permitissem a identificação do nível de conhecimento e utilização da biblioteca, como também as dificuldades dos estudantes em relação aos processos de busca e uso de informações, durante a realização dos seus trabalhos acadêmicos. (ver Apêndice A).

Com relação ao instrumento de coleta de dados, aplicado junto aos bibliotecários, ele também foi constituído de questões abertas e fechadas, dividido em 07 (sete) blocos de perguntas, abordando os mesmos tópicos do questionário dos estudantes, embora se tenha incluído, neste caso, questões que buscaram levantar as atividades desenvolvidas pela biblioteca em apoio ao usuário. (ver Apêndice B).

Os dois instrumentos foram submetidos a pré-testes que permitiu a identificação de questões que demandavam ajustes. O pré-teste do questionário dos estudantes foi realizado no mês de abril de 2008 com estudantes com o mesmo perfil e integrantes de outros cursos. Já o pré-teste dos bibliotecários foi realizado na 1ª quinzena do mês de julho de 2008, também com profissionais os quais atuam em cursos que não integraram a amostra.