• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

4.8 TREINAMENTO PARA USO DAS FONTES E SERVIÇOS DA BIBLIOTECA

As informações sobre esse tipo de treinamento foram respondidas por 104 estudantes, dentre esses respondentes, 24 (23,1%) disseram que já participaram de algum tipo de treinamento para o uso da biblioteca e das fontes de acesso à informação. Porém, observa-se que uma parte significativa dessas indicações 81 (77,1%) registrou a não participação desses estudantes, em qualquer tipo de treinamento, voltado à utilização dos serviços e das fontes informacionais da biblioteca, conforme indica a Tabela 27.

Tabela 27 – Participação dos estudantes em treinamentos sobre o uso da biblioteca/fontes de informação

Participação

Casos

% Responsável pelo Treinamento Nº Casos %

Professor da disciplina de Metodologia de Pesquisa

7 29,2

Professora da disciplina Documentação Científica (ICI 114)

15 62,5

Funcionário da Biblioteca da USP1 1 4,2

participaram

de treinamento

24 23,1

Biblioteca Central da UFBA - BIC 1 4,2

Não participaram de treinamento 81 77,1 Totais 105 (100,0) (24) (100,0)

Dentre os estudantes que responderam afirmativamente essa questão, 08 deles (33,3%) são do Curso de Medicina Veterinária, enquanto os demais estudantes (16 - 66,6%) são do Curso de Ciências Sociais. Nesse quesito, houve somente um estudante que não registrou uma resposta. As informações acerca de quem realizou o treinamento podem ser acompanhadas na própria Tabela 27, na qual pode se observar que 07 (29,2%) dos respondentes afirmaram que o responsável pelo treinamento que receberam foi o professor da disciplina de Metodologia da Pesquisa, já 15 deles (62,5%) informaram que a responsabilidade de tal treinamento foi da professora da disciplina Documentação Científica (ICI 114), oferecida pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI) da UFBA a todos os cursos de graduação. Somente dois destacaram o treinamento realizado pela biblioteca, sendo que 01 (4,2%) foi treinado por um funcionário da USP e outro (01 – 4,2%) pela Biblioteca Central da UFBA.

1

Com o objetivo de conhecer qual o aprendizado dos estudantes nos treinamentos recebidos, fez-se tal questão a eles, sendo que dos 24 que participaram de treinamentos, 21 deles responderam a tal pergunta. Dos 21 respondentes, 11 (52,4%) informaram que aprenderam a consultar os catálogos, realizar pesquisas no acervo e nas bases de dados, seguidos de 05 deles (23,8%) dos casos que disseram apenas ter aprendido a localizar os materiais no acervo, adquirindo conhecimento sobre a organização do acervo na biblioteca, conforme destaca a Tabela 28.

Tabela 28 – Conhecimentos adquiridos pelos estudantes nos treinamentos

Aprendizado Nº Casos %

Informações básicas sobre a realização de pesquisas 2 9,5 Consultar os catálogos, pesquisas no acervo e nas bases

de dados

11 52,4

Referências utilizando as normas da ABNT e o código 3 14,3 Localizar os materiais no acervo, conhecimento sobre a

organização do acervo na biblioteca

5 23,8

Total de respondentes (21) 100,0

Quanto à avaliação desses treinamentos, do total de 24 respondentes, 11 (45,8%) avaliaram como sendo bom o treinamento recebido e 09 deles (37,5%) consideram ótimo o treinamento do qual participaram, sendo que somente 04 (16,7%) desses estudantes avaliaram esse treinamento regular, de acordo com os dados da Tabela 29.

Tabela 29 – Avaliação do treinamento pelos estudantes

Avaliação Nº Casos %

Ótimo 9 37,5

Bom 11 45,8

Regular 4 16,7

Total de respondentes (24) (100,0)

Quando foi perguntado aos bibliotecários sobre a realização de treinamentos oferecidos pela biblioteca da sua Unidade de Ensino em apoio aos estudantes 12 dos 13 participantes responderam à questão, sendo que todos os respondentes (100,0%) afirmaram que desenvolvem algum tipo de treinamento em apoio aos estudantes, o que contraria as informações prestadas pelos alunos. Dos 12 respondentes, 08 deles (66,7%) indicaram a realização de atividades de treinamento sobre o uso dos serviços/produtos da biblioteca e sobre o uso da base de dados do Sistema de Bibliotecas da UFBA (Pergamum), seguido de 05 (41,7%) que indicaram efetuar atividades relacionadas a orientações quanto ao uso de fontes de recuperação da informação, conforme destaca a Tabela 30.

Tabela 30 – Atividades desenvolvidas em treinamentos realizadas pela biblioteca

Atividades Nº Casos %

Divulgação dos serviços/produtos da biblioteca 02 16,7 Treinamento sobre como utilizar os serviços/produtos 08 66,7 Treinamento sobre o uso base de dados do Sistema de

Bibliotecas UFBA

08 66,7

Orientações sobre o uso de fontes de recuperação de informação

05 41,7

Visita guiada à biblioteca 04 33,3 Elaboração de referências pela norma da ABNT (NBR 6023) 01 8,3

Total de respondentes (12)

Quanto à avaliação dos treinamentos, realizados em apoio aos estudantes, os 12

bbiliotecários os quais afirmaram que esse tipo de atividade é realizada, 06 deles avaliaram esse tipo de treinamento como bom (50,0%), 05 avaliaram como ótimo (41,7%) e apenas 01 considerou essas atividades de treinamento como regular (8,3%), conforme indicado na Tabela 31.

Tabela 31 – Avaliação do treinamento na percepção do bibliotecário

Avaliação Nº Casos % Ótimo 5 41,7 Bom 6 50,0 Regular 1 8,3 Péssimo - - Total de respondentes (12) (100,0)

Entretanto, quando os respondentes foram solicitados a registrar suas considerações livres, acerca desse tipo de treinamento realizado, verificou-se que um número expressivo de participantes (10 - 83,3%) preferiu não responder a questão. Entre os sujeitos que registraram suas considerações (02 -16,6%), 01 deles (8,3%) indicou que houve uma baixa frequência dos estudantes nessas atividades e o outro respondente (8,3%) recomendou a inclusão desse tipo de treinamento como disciplina obrigatória nos currículos dos cursos.

4.9 ATIVIDADES DE APOIO E ESTÍMULO À LEITURA E DE APOIO À ELABORAÇÃO DO TCC REALIZADAS PELA BIBLIOTECA

Com o objetivo de conhecer se as bibliotecas promovem atividades de apoio e estímulo à leitura entre os estudantes, no questionário aplicado junto aos bibliotecários foi introduzida uma questão a respeito e, dos 13 participantes, apenas 03 deles ((23,1%) informaram que a biblioteca desenvolve algum tipo de atividade neste sentido, enquanto 10

desses bibliotecários (76,9%) responderam que a biblioteca não desenvolve esse tipo de atividade.

Entretanto, quando os 03 bibliotecários informaram o tipo de atividade realizada constatou-se que, na realidade, representam ações indiretas de apoio e estímulo à leitura; como:

a) o desenvolvimento do empréstimo domiciliar (01 - 7,7%); b) a ampliação do prazo de empréstimo (01 - 7,7%);

c) a elaboração do alerta bibliográfico para a divulgação de novos títulos para a leitura (01 - 7,7%).

Analisando estas informações, pode-se considerar que essas bibliotecas praticamente não desenvolvem ações dirigidas diretamente ao fortalecimento das práticas de leituras entre os estudantes da graduação.

Com relação às demais atividades desenvolvidas pela biblioteca, na fase da elaboração do TCC, dos 13 bibliotecários participantes da pesquisa 08 deles (61,5%) indicaram que a biblioteca realiza algum tipo de atividade neste sentido, 05 demais (38,5%) registram que a biblioteca não desenvolve qualquer tipo de atividade para apoiar os graduandos os quais estão em processo de elaboração do TCC.

Entre os tipos de atividades descritas pelos respondentes, os quais afirmaram que a biblioteca oferece algum tipo de apoio a esses estudantes, 03 deles (37,5%) informaram que a biblioteca sempre realiza o serviço de normalização dos TCC; 02 informaram (25,0%) que a biblioteca desenvolve esse tipo de serviço somente algumas vezes, 03 (42,8%) registraram que sempre oferecem o serviço de referência a eles e 04 (57,1%) que disseram ofertar

algumas vezes o apoio do serviço de referência.

Essas informações obtidas junto aos bibliotecários sinalizam o fraco desenvolvimento de serviço de referência e de quaisquer outros tipos de atividade de apoio ao desenvolvimento do trabalho acadêmico entre os alunos de graduação, o que exige uma reavaliação do papel da biblioteca universitária na formação da comunidade estudantil.

Com o objetivo de identificar as necessidades e dificuldades associadas ao uso da biblioteca pelos estudantes, procurou-se ainda levantar, através de uma questão livre, as principais considerações dos alunos relacionadas às suas práticas informacionais e o uso da biblioteca. Dos 105 estudantes que participaram deste estudo, 81 deles responderam a essa questão, sendo que 40 (49,4%) informaram que o acervo da biblioteca deveria ser melhorado, somente 12 (14,8%) indicaram que o horário de funcionamento da biblioteca deveria ser

ampliado, enquanto apenas 09 deles (11,1%) indicaram que os funcionários da biblioteca necessitavam de algum tipo de treinamento ou capacitação para melhoria do atendimento.

Ao responder essa questão, muitos estudantes registraram várias observações e

sugestões para a melhoria de suas práticas informacionais no contexto da biblioteca universitária. Diante disso, decidiu-se por separar aquelas informações indicadas de modo mais recorrentes, dando a elas um tratamento quantitativo, apresentando-as na Tabela 32, indicando no próprio texto aquelas que, embora tenham sido indicadas pontualmente por um ou outro participante da amostra, indicam demandas que devem ser tratadas numa abordagem mais quantitativa, já que tornam visíveis necessidades e anseios reais dos estudantes enquanto usuário da biblioteca universitária.

Tabela 32 – Considerações livres dos estudantes relacionadas às necessidades para a ampliação do uso da biblioteca

Considerações Nº Casos %

Melhoramento do acervo 40 49,4 Capacitação de funcionários 09 11,1 Melhorias na administração e organização do

acervo e da biblioteca

07 8,6

Automação da biblioteca 06 7,4 Necessidade de melhor preparar o estudante para

identificar os assuntos de interesse e localizá-los no acervo

07 8,6

Ampliação do horário de funcionamento 12 14,8 Livre acesso ao acervo 04 4,9 Maior freqüência do bibliotecário na biblioteca 03 3,7

Nº de respondentes (81)

As demais considerações feitas pelos estudantes, embora não recorrentes entre eles, sinalizam questões importantes; como:

a) oferecer um tratamento diferenciado aos alunos que estão elaborando o TCC; b) melhoramento da acústica da biblioteca;

c) aceleração da automação do acervo; d) manutenção das assinaturas de periódicos;

e) melhorar a forma de recuperação de artigos científicos; f) maior divulgação dos serviços da biblioteca;

g) intercâmbio entre bibliotecas;

h) apoio da biblioteca para realização de pesquisas; i) colocar sistema de segurança eletrônico;

j) aquisição de computadores novos;

l) realização de treinamentos para os usuários da biblioteca;

realização de leituras.

As questões aqui apontadas pelos estudantes merecem também ser consideradas em uma avaliação sobre os serviços da biblioteca universitária e no seu dimensionamento, visando à melhoria dos seus serviços.