• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – A voz do que clama na mídia: a história da Igreja Mundial do Poder de Deus

6. Usuário: “a marca sugere o tipo de consumidor que compra ou usa o produto” (KOTLER, 2000, p.426) De acordo com visitas e testemunhos

2.4 O desafio da fidelidade

Infelizmente, é impossível saber a trajetória de todos os fiéis da Mundial. Mas, devido ao pouco tempo da igreja, é seguro dizer que toda a sua membresia teve contato prévio com outras opções religiosas:

Estudos sugerem que a maior parte dos seguidores da Mundial veio de outras neopentecostais, principalmente da Universal. Poucos eram do meio católico, tradicional fornecedor de fiéis para denominações evangélicas. “Calculo que mais de 50% dos membros da Mundial saíram da Universal, uns 30% da Internacional da Graça e o resto das demais evangélicas ou outras religiões”, diz Paulo Romeiro, professor de teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e autor de um livro sobre a igreja (SANCHES, MENDONÇA, 2010, p.58).

Também segundo Bitun (2007, p.113), as denominações de Edir Macedo e R. R. Soares são as principais fornecedoras de fiéis para Valdemiro Santiago:

Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça, e Igreja Mundial do Poder de Deus, são as igrejas onde o trânsito [religioso] mais acontece, segundo pudemos constatar em nossa pesquisa. O rodízio de fiéis entre essas igrejas é bastante intenso, muito provavelmente porque nestas igrejas a produção e a comercialização dos bens simbólicos são muito semelhantes, assim como sua rede de significações. Campanhas de sete dias, Rosa ungida ou Rosa de Saron, água orada e distribuída, permeiam o imaginário do fiel que participa de uma destas três igrejas.

Da mesma forma, a Mundial cede membros descontentes com suas promessas a outras igrejas e, assim, o trânsito religioso se consolida dentro da igreja. É extremamente difícil, senão totalmente inviável, quantificar essa perda de fiéis. Aos obstáculos logísticos, como entrevistar uma verdadeira multidão de pessoas, soma-se o caráter efêmero do empreendimento, uma vez que este trânsito é constante e os dados rapidamente mudariam. Entretanto, é certo que a Mundial apresenta uma relação positiva entre entrada e saída de fiéis, o que é revelado pela sua expansão.

E talvez seja este sucesso o responsável pelos primeiros cismas dentro da Mundial. Em 2010, dois importantes bispos saíram da denominação para fundar suas próprias igrejas. O primeiro caso foi o mais traumático para a Mundial, por ter o terceiro homem da denominação envolvido.

Roberto Damásio estava atrás somente de Valdemiro Santiago e Josivaldo Batista na administração da Mundial. O bispo estava constantemente no Grande Templo dos Milagres, comandando os cultos em que Valdemiro estava ausente. Assim como o apóstolo, Damásio tinha fama de curar as pessoas e seguia o mesmo estilo de seu líder: informal, acessível e emotivo.

No dia 20 de abril de 2010, Damásio oficializou em seu blog78 a saída da Mundial:

Bispo Roberto Damasio se despede da IMPD

A Paz do Senhor Jesus,

Em primeiro lugar quero agradeçer muito pelo apoio que foi me dado pelo Apostólo Valdemiro Santiago, a Igreja Mundial do Poder de Deus e a todos os membros das igrejas que eu passei nesse ministério, que me ajudaram a ganhar muitas almas para o nosso Deus atraves da palavra do Senhor.

Porém venho a vós oficialmente comunicar a minha saída do Ministério da Igreja do Poder de Deus, onde apreendi (sic) muito com a liderança e com carinhoso amor em Cristo que cada membro teve comigo e com a minha família.

Em outra mensagem, de 29 de abril de 2010 e não mais disponível em seu blog, Damásio rebateu algumas críticas que recebeu após a veiculação de uma reunião de pastores com Valdemiro no Canal 21. Na ocasião, o apóstolo afirmou que havia um enganador entre eles (não foram feitas correções ortográficas na mensagem):

Olá Irmãos, Eu gostaria de Responder a todos sobre os supostos comentários de Roubo e Adultério

1. O Apostólo em momento algum mensionou meu nome 2. Nesta mesma semana além de mim saiu mais 2 bispos o Bispo Brayner e o Bispo Luciano. e também o Bispo Juliano e a Pastora Raquel Genro e Filha do Apostólo foram afastados do comando do Estado de Minas Gerais não sei o motivo do desligamento deles mas sobre o meu desligamento não tem nada a ver com Roubo e Adultéro Existem motivos de ordem pessoal que não gostaria de Expor mas em momento algum atribuo tais motivos ao Apostólo que vejo como meu lider, meu pai e meu exemplo. Agora ainda que fosse por tais motivos eu créio no Que diz a palavra que o cair é do homem e o

78 Disponível em: http://bisporobertodamasio.blogspot.com/2010/04/bispo-roberto-damasio-se- despede-da.html. Acesso em 26 jan. 2011.

levantar é de Deus Acredito que o Apostólo Ficou Triste com a minha saida mas nao creio que ele cairia no mesmo erro dos lideres do ministério que um dia ele se desligou para fundar a IMPD Póis até hoje os senhores sabem que falam que ele Roubou Adulterou e outras coisas...

Em 29 de maio de 2010, Damásio inaugurou a Igreja Mundial Renovada, com cultos às 15h e às 19h30. Além do nome em sintonia com sua antiga denominação, o bispo escolheu o bairro do Brás para fundar a sua sede, conhecida também como Templo dos Milagres. A estreia contou com a distribuição de trigo abençoado, além da cura de paralíticos com o uso de um paletó e de dores diversas com um assopro do bispo. No templo lotado, o painel do púlpito trazia imagens de Israel e os dizeres de Ageu 2, 9 (a glória desta segunda casa será maior do que a da primeira).

Assim como na denominação de Valdemiro, a Mundial Renovada trabalha cada dia da semana com um culto específico. Aos domingos, o culto é o do Avivamento com o Espírito Santo. Como na Mundial original, a segunda- feira é dedicada às questões financeiras e a terça-feira, ao milagre urgente. Quarta-feira é o dia do fortalecimento espiritual, enquanto na quinta-feira há a terapia sentimental. Finalmente, na sexta-feira acontece a quebra de maldição e no sábado são abordadas as causas impossíveis.

Outro traço oriundo da igreja-mãe é a tentativa de inserção na mídia. Além da internet, a Mundial Renovada ocupa o horário das 22h às 0h (segunda a sexta) da Musical FM. Na Mix TV, o programa Em Busca do Milagre, com Damásio, é veiculado aos sábados das 9h às 9h30. Contudo, a expansão da Mundial Renovada é lenta. Em junho de 2010, foi aberta a filial em Conchal, interior de São Paulo. Em agosto, foi a vez de Guarulhos. E, por enquanto, não foram abertos novos templos.

A mesma dificuldade de expansão é vista no Templo Mundial do Resgate da Fé. A denominação é liderada pelo bispo Sebastian de Almeida, que anteriormente tinha certo destaque na Mundial e era responsável por vários horários no Canal 21. O nome desta nova igreja deve-se ao livro de autoria de Sebastian, o Resgate da Fé. O mesmo era sempre promocionado no site da Mundial, mas saiu do catálogo juntamente com o bispo. Sebastian prontamente garantiu uma nova edição.

Sebastian abriu seu primeiro templo em Cuiabá, no dia 11 de setembro de 2010. Entretanto, este endereço não constava mais em seu site no final de 2010. A sede foi inaugurada em 26 de setembro de 2010, no bairro do Brás. O último templo está localizado na cidade de Colombo, no Paraná. Em pesquisa feita em maio de 2011, o site do Templo Mundial do Resgate da Fé não estava mais disponível, o que dificulta o acesso às informações desta denominação.

Assim como seu predecessor, Sebastian aposta nas curas. Em seu antigo site, os testemunhos desatualizados versavam sobre cegueira, surdez, câncer, dor no estômago, enxaqueca, tendinite e inflamação na garganta. Um dos relatos, com data de 12 de janeiro de 201079, revela a concorrência com a igreja-mãe:

Há quatro anos Teresinha frequenta a “Igreja Mundial do Poder de Deus", mas devido à tendinite, nesses últimos dias tem procurado uma oração mais forte para ficar livre desse mal. Então, hoje Teresinha procurou pelo Bispo e após a oração ela disse que já não sentia mais dor alguma e que agora pode movimentar os braços normalmente. “Senti alivio e paz, estou curada em nome de Jesus”, conclui

Outro testemunho80, de mesma data, demonstra que Sebastian continua com as mesmas práticas de Valdemiro (grifo meu):

Durante os últimos três meses, a Dona-de-casa Maria José Segal, 58 anos, a cada dia que passava perdia sua visão “Minha visão estava ficando cada vez pior, via só vultos, estava com medo de perder a visão por completo”, conta. [...]

“Não fui à nenhuma clinica porque sabia que Jesus iria me curar eu estava com essa fé, eu vim hoje no propósito de ganhar essa cura. Então, coloquei a toalhinha, orei e quando abri os olhos, estava enxergando nitidamente, Jesus me devolveu a visão”, finaliza.

Em setembro de 2010, uma reportagem da revista Época abordou outro dissidente da Mundial. Desta vez tratava-se de um pastor, Givanildo de Souza, que fundou a Igreja Missionária do Amor, em Araçatuba. Entre diversas acusações, Givanildo falou sobre o motivo de sua saída:

79 Disponível em: http://www.bisposebastian.com.br/testemunhos_det.php?id=81. Acesso em 10 set. 2010. A última versão do texto não inclui o nome da Mundial: “Há quatro anos Teresinha frequenta a Igreja mas devido à tendinite...”. Em partes do site, Sebastian tirou o “Mundial” do nome de sua denominação, deixando apenas Templo do Resgate da Fé.

80 Disponível em: http://www.bisposebastian.com.br/testemunhos_det.php?id=82. Acesso em 27 jan. 2011.

“Eu fazia meu melhor no altar, só que quando chegava nesse momento de pedir oferta não me sentia bem. Ficava enojado”, afirma. “Se a igreja está passando necessidade, não pode ter fazenda, clube.” Givanildo conta que era considerado “rebelde” por não colocar em prática as campanhas de ofertas acima de R$ 100. E, quando o faturamento caía, era acusado de roubo, diz. “Um dia, na reunião, o bispo Josivaldo, querendo me humilhar, gritou assim: ‘Pastor Souza, vem aqui na frente’. Ele disse que tinha uma acusação, que eu estava pegando propina de outros pastores” (FERREIRA, 2010, versão online81).

A discordância da liderança é um motivo comum para os cismas, que podem ocorrer em qualquer instituição eclesiástica. Entretanto, as igrejas empresarias têm enfrentado estas crises com frequência. Basta relembrar a própria carreira de Valdemiro: ele saiu da Universal, fundou sua igreja, reuniu bispos, pastores e obreiros e, finalmente, enfrentou a saída de membros de sua confiança. Stark e Bainbridge (2008, p.173) oferecem uma explicação para este fato através da proposição 132: “quanto maior o grau de desigualdade de poder em uma organização religiosa, maior será o potencial de ocorrência de conflitos de grupo acerca da distribuição de recompensas e da ênfase sobre os compensadores”. As igrejas empresariais não são controladas pelos princípios democráticos. Pelo contrário, seus fundadores detêm o poder absoluto para controlar a arrecadação, traçar estratégias, nomear bispos e expulsar os rebeldes.

Outro ponto que Stark e Bainbridge abordam é a adesão a estes cismas. Segundo a proposição 128: “Os consumidores participarão de um cisma somente se, ao fazerem-no, puderem manter relações de troca com seus distribuidores mais valiosos ou se puderem, a um preço muito baixo, mudar para um distribuidor novo, porém semelhante” (STARK, BAINBRIDGE, 2008, p.170). Não por acaso, Roberto Damásio e Sebastian de Almeida eram bispos proeminentes na Mundial. Manter a similaridade ao estilo de Valdemiro Santiago foi uma estratégia adotada por ambos. Contudo, estes dois fatores não foram suficientes para que a Igreja Mundial Renovada e o Templo Mundial do Resgate da Fé conseguissem ameaçar a sua igreja-mãe. Obviamente, o tempo está a favor de Valdemiro, com mais de uma década à frente de sua

81 Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI170455-15223,00.html. Acesso em 27 jan. 2010

denominação. Mas, mesmo assim, as suas duas principais dissidências parecem não progredir. A razão pode estar no preço: os dois bispos rebeldes não conseguiram oferecer suas recompensas a um custo muito menor do que o apóstolo. Ao mesmo tempo, eles necessitam de recursos volumosos para comprar espaço midiático e abrir novos templos, a fim de sustentarem uma rápida expansão. É quase um beco sem saída, superado somente com muita criatividade e paciência.

Ainda assim, é inegável que os cismas ocasionam prejuízos à Mundial, como uma certa confusão em alguns fiéis. Em um testemunho gravado no Rio de Janeiro e reprisado na madrugada de 25 de outubro de 2010, uma mulher, que alegou estar curada do vírus da AIDS, trocou a denominação. Disse que ali era a Igreja Mundial da Fé. Valdemiro perguntou o nome da igreja e ela deu a mesma resposta. Então, ele questionou à acompanhante que respondeu Igreja Mundial do Poder de Deus. O apóstolo complementou “Confunde não, que tem Mundial para todo o lado [...] Tem que ser o original, não o genérico”.

Também na inauguração do templo de Santo Amaro, transmitida ao vivo a partir das 6h do dia 05 de junho de 2011, uma mulher que abandonou o alcoolismo afirmou duas vezes, durante seu agradecimento, que estava na Igreja Mundial de Deus. Valdemiro pediu que ela repetisse o nome da igreja e desta vez a fiel acertou. Novamente, o apóstolo deu o recado aos seus concorrentes: “tem agora os que são os oportunistas, que querem pegar carona. Que quando abrem uma igreja, dizem: ‘vou colocar Mundial’”.

Não mencionar diretamente os dissidentes é a principal estratégia da Mundial. Mas Valdemiro também tomou algumas medidas administrativas. Com a crise envolvendo Roberto Damásio, o apóstolo deu espaço para o bispo Antonio Pereira na sede. Em maio de 2010, Pereira assumiu as reuniões de segundas-feiras e quintas-feiras, além de estar ao lado de Valdemiro nos cultos ministrados por ele no Grande Templo dos Milagres. Porém, em julho de 2010, houve um rodízio. Pereira trocou de lugar com Josivaldo Batista, o segundo homem da denominação, e foi para o Rio de Janeiro. Desde então, Josivaldo comanda as reuniões de segunda-feira e quinta-feira, auxilia Valdemiro nos cultos de terça-feira e domingo, além de realizar sozinho diversas Concentrações de Fé pelo Brasil. Josivaldo ainda assessora Valdemiro em

questões administrativas e jurídicas, chegando a representar o apóstolo em reuniões com o poder público.

Após a saída de Roberto Damásio, percebe-se que Valdemiro valorizou Josivaldo Batista. Talvez por receio de que também o seu principal colaborador pudesse sair da Mundial. Com relação aos pastores, não há muito que Valdemiro possa fazer para evitar a migração. Segundo o relato do pastor Givanildo de Souza, a pressão pela arrecadação é a principal razão de desligamento dos pastores. Mas, como a Mundial precisa de altos recursos para se manter na televisão, essa cobrança deve continuar.

Entretanto, o desafio da fidelidade no âmbito interno não é exclusividade da denominação de Valdemiro: “na cúpula da Mundial, a presença de ex- membros da Universal é expressiva. Estima-se que 90% dos bispos e até 80% dos pastores tenham sido formados por Edir Macedo” (SANCHES, MENDONÇA, 2010, p.58). Sobre as táticas de recrutamento de seus concorrentes, Macedo se pronunciou através de um arquivo de áudio (2010):

Pessoal que trabalha com o pastor fulano da outra igreja, ele trabalha sozinho, ele trabalha pra ele. Toda a oferta fica com ele e ele dá apenas uma parte para a igreja do pastor e a pessoa fica sozinha, independente. Quer dizer, toda a oferta que é da minha igreja vai ficar comigo e eu vou dar apenas uma parte daquilo... É isso o que acontece e eu já tô falando pra você que é assim que tá acontecendo agora com o Soares, o Valdomiro (sic) faz isso. O pastor que sai da Igreja Universal vai bater na porta deles e diz o seguinte: tudo bem, te dou uma igreja, eu abro uma igreja. A igreja é minha, a oferta é sua, mas você vai ter que me dar 20%, 30%... eu não sei quanto que é, 40%. Então o pastor que tá na Igreja Universal e que pensa assim: ah, olha eu não cresci, sabe de uma coisa, eu vou trabalhar lá com ele porque aí eu vou trabalhar para mim.

O objetivo deste capítulo foi traçar o histórico da Igreja Mundial do Poder de Deus e de seu fundador, o apóstolo Valdemiro Santiago. Em meio às dificuldades, que envolvem os ataques de outros concorrentes religiosos, reportagens negativas, fechamentos sucessivos da sede e a saída de bispos e pastores da denominação, a Mundial consegue manter sua expansão.

O próximo capítulo trata das principais estratégias mercadológicas da Mundial, responsáveis pelo crescimento da igreja. São abordadas as ações de produto, preço, praça e promoção, que constituem o mix de marketing de qualquer empresa.

Capítulo III – Maiores coisas do que estas assistirás: o