• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III O CURSO FIC INGLÊS PARA INFORMÁTICA

3.1 O Desenho do Curso FIC

Numa pesquisa-ação, como já explicado no capítulo anterior, existe a etapa da intervenção, que tem como objetivo promover algum tipo de mudança para a melhoria da comunidade alvo (TRIPP, 2005; NUNAN, 2007). No nosso caso, a comunidade alvo são os alunos do terceiro e quarto anos do curso técnico integrado de informática. Para desenhar o curso a partir de uma perspectiva de gêneros discursivos, que são intrínsecos a uma abordagem de IFE, é essencial a escolha do material e estabelecer quais gêneros utilizar.

Embora priorizemos o uso de textos autênticos em gêneros que pertencem ao universo de Tecnologia de Informação (TI), retomamos a afirmação de que o papel principal de um curso com anordagem de IFE é expor os alunos a uma linguagem de uma disciplina particular (BOCANEGRA VALLE 2010, p. 153) e, diante disto, deve-se desenvolver materiais baseado nas necessidades de aprendizagem, no conteúdo da linguagem e no conteúdo da matéria a ser vista (BOCANEGRA VALLE 2010, p. 153). Esta visão de elaboração de um curso com abordagem de IFE se adequa com a perspectiva de se obter informações – através do triângulo formado por necessidades, desejos e lacunas (Hutchinson; Waters, 1991) – obtidas por meio dos três agentes: instituição de ensino, alunos e professores da área técnica.

Em face do suporte teórico acima explanado, escolhemos utilizar, como base, dois livros didáticos voltados à área de TI38 de forma a atender a

necessidade dos alunos conforme critérios apontados por Bocanegra-Valle (2010). Além dos livros-bases, desenhamos atividades utilizando gêneros e material autêntico de TI tais como tutoriais para programação em JAVA, a linguagem de computação que predomina no curso, e atividades escritas para revisar conteúdos e avaliar aprendizagem. Ademais, levamos em consideração, tendo como referência esta seleção de materiais e atividades, as necessidades da instituição onde esta pesquisa foi realizada no sentido de oferecer um desenho de Curso FIC que possa servir de modelo para contextos acadêmicos semelhantes, uma vez que este modelo pretende ser um instrumento de intervenção pedagógica adaptável em sua elaboração e, nesta perspectiva, possa ser útil a professores que talvez pensem em desenvolver seu próprio material nesta área de TI ou em outras áreas técnicas. Por fim, para montar o programa do Curso (conteúdos e atividades), estabelecemos alguns critérios:

• os textos teriam de estar de acordo com o conteúdo já visto nos dois primeiros anos do curso técnico integrado de informática;

• teria de haver tutoriais que pudessem ser lidos e realizados de forma prática dentro das aulas do Curso FIC para que se pudesse verificar se houve uma bem-sucedida compreensão escrita;

38 Os livros-bases foram Inglês.Com.Textos Para Informática (CRUZ, VALÈRIA; ROSAS, 2006) e Inglês Instrumental Para Informática (CRUZ, 2013)

• um dos textos escolhidos também teria de servir para realizar o protocolo verbal39;

• dois textos da área de informática teriam de ser selecionados para realizar um experimento cujo objetivo foi medir se houve ou não ganho na capacidade de compreensão escrita em língua inglesa na área de informática.

Após estabelecer os critérios acima para elaborar o Curso, alguns textos iniciais foram selecionados, bem como tutorais, que foram sugeridos pelos professores de informática. Basicamente, foram extraídos textos e tutoriais que estavam relacionados com Informática Básica, Programação – pelo fato de ser o gênero discursivo mais citado como o de mais interesse pelos participantes na análise de necessidades – e Internet. Os conteúdos relacionados a Manutenção de Computadores, outra área específica do curso técnico integrado de informática, por serem vistos apenas a partir do terceiro ano de curso, tiveram de ficar de fora do programa.

O coordenador e três professores do curso técnico de informática foram consultados no período de escolher quais textos deveriam ser incluídos e quais atividades poderiam ser desenvolvidas, uma vez que eles contribuíram analisando os tópicos dos livros-bases adotados para o Curso FIC, colocando o posicionamento deles sobre quais tópicos eram mais vistos no curso técnico e o que eles faziam em termos práticos nos laboratórios de informática. Além disso, também contribuíram passando tutoriais em inglês e sítios que poderiam servir de referência para consulta de determinados assuntos.

O programa do Curso FIC, executado entre outubro e dezembro de 2015, após seleção de material e discussão com pessoal especializado na área de informática, ficou então montado conforme o Quadro 13. Dito isto, passaremos a descrever as atividades do Curso FIC no subitem a seguir.

39Os resultados do protocolo verbal foram descartados como informado no capítulo do Método,

Aula Atividades Objetivos de ensino-aprendizagem e/ou de pesquisa

1

Compreensão Escrita Texto Como Está Seu Inglês?

(CRUZ; VALERIA; ROSAS, 2006, p. 12)

Autoavaliar compreensão escrita.

Compreensão Escrita

Texto Simon: The Precursor To Smartphone

Technology. (CRUZ, 2013, p. 33)

Autoavaliar compreensão escrita.

Compreensão Escrita - Pré-Teste40 Texto The First Computer Programmer.

Gerar um escore para medir compreensão escrita.

2

Compreensão Escrita Texto What Is A Computer?

(CRUZ; VALERIA; ROSAS, 2006, p. 25)

Compreender o texto pelas estratégias skimming, recursos tipográficos e referências contextuais; revisar componentes de

hardware e software.

Compreensão Escrita

Texto Defining What A Computer Is. (CRUZ, 2013, p. 62)

Compreender o texto pelas estratégias palavras emprestadas e derivação das palavras; revisar hardware e software.

3

Compreensão Escrita

Texto On Log, Logon, Blog And Other Logs. (CRUZ, 2013, p. 69)

Compreender pelas estratégias scanning, recursos tipográficos e formação de palavras por sufixação; revisar termos de acessibilidade e de internet.

Atividade Escrita de Múltipla Escolha

Quizzes 1 e 241.

Revisar conteúdos de informática básica e internet.

4 Compreensão Escrita

Tutoriais sobre o programa Ms. Excel42

Revisar Funções do programa Ms. Excel; 5 Tutorial Jogo Da Velha.43

Tutorial Jogo Do Rato.44

Programar através da linguagem JAVA; 6 Compreensão Escrita

Texto Types Of Viruses. (CRUZ, 2013, p. 212)

Revisar sobre tipos de vírus; analisar prefixos de tempo, ordem e localização na formação de palavras.

7

Compreensão Escrita

Texto Representing Algorithms in Flowcharts. (CRUZ, 2013, p. 259/260)

Usar o método protocolo verbal para avaliar como os alunos, individualmente, compreendem o texto.

8

Compreensão Escrita Texto Computer Platforms. (CRUZ, 2013, p. 135)

Usar dicionários e tradutores online; revisar recursos tipográficos.

Atividade Escrita de Múltipla Escolha

Quizzes 3 e 4.

Revisar conteúdos de informática básica e internet.

9

Compreensão Escrita

Texto At The Heart Of Computers. (CRUZ, 2013, p. 147)

Reconhecer cognatos e falsos cognatos, inferência e previsão de conteúdos; revisar recursos tipográficos.

Atividade Escrita de Múltipla Escolha

Quizzes 5 e 6.

Revisar conteúdos de informática básica e internet.

10

Compreensão Escrita

Texto Internet, Computer-Related Acronyms

And Terminology. (CRUZ, 2013, p. 241)

Reconhecer e definir palavras através de acrônimos.

Compreensão Escrita - Pós-Teste

Texto The Digital Divide.

Gerar um escore para medir compreensão escrita.

Questionário

Avaliação do Curso FIC.

Gerar dados para esta pesquisa.

40 O Pré-Teste e o Pós-Teste foram retirados do sítio https://www.usingenglish.com

41 Todos os quizzes adaptados dos sítios: http://www.proprofs.com/quiz-school/topic/computer e http://www.indiabix.com/computer-science/computer-fundamentals/025001

42 Extraídos do sítio http://www.excel-easy.com/

43 Extraído do sítio https://github.com/WebDevCourseMaterial/CssFlexibleLayouts

44 Extraído do sítio http://java-demos.blogspot.com.br/2012/11/catch-the-rat-easy-game.html Quadro 13. Programa do Curso FIC implementado no IFRN campus João Câmara.