• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III O CURSO FIC INGLÊS PARA INFORMÁTICA

3.2 As Atividades Do Curso

3.2.1 Texto On Log, Logon, Blog And Other Logs

Esta seção pretende exemplificar como foram realizadas as atividades do texto On Log, Logon, Blog And Other Logs. O texto em questão serve de modelo para visualizar como funcionam as conexões entre temas da área de informática e estratégias de compreensão escrita. Apresentaremos as etapas das atividades do livro referentes a esse texto.

1ª Atividade: Warm-up. Serve para introduzir o tópico a ser estudado e

para se ter uma ideia das expectativas do que pode ser encontrado no texto. O artigo The Importance of Warming Up Students, encontrado no sítio Heads Up English, menciona que, por ser a primeira atividade de uma lição, o Warm-Up estabelece o tom do que vem a seguir e, se esse início for difícil ou confuso, resultará numa aula de zumbis desinteressados45.

O primeiro exercício de warm-up é formado por três questões para discussão conforme mostrado na Figura 13.

45 An activity that students find too difficult, or even confusing, results in a class of disinterested zombies.

As perguntas têm caráter lexical e estrutural simplificados, porém proporcionam teor suficiente para iniciar o assunto da unidade. De acordo com as anotações feitas na aula em questão, abaixo expomos o que foi falado e discutido em cada pergunta:

a) Os alunos não possuem blogs. Apesar de ser uma ferramenta para postar materiais (textos, músicas, vídeos etc) de gosto pessoal, a rede social Facebook, criada por Mark Zuckerberg em 2004, conseguiu criar mecanismos para englobar as mesmas funcionalidades de um blog com a vantagem de ser mais interativo;

b) Não com tanta frequência pelo explicado no item anterior. Os alunos preferem fazer parte de redes sociais como Facebook e Instagram a acessar blogs. Alguns deles também preferem ver e postar vídeos no Youtube, sítio de compartilhamento de vídeos em formato digital, fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, em 2005;

c) Ficaram sem saber se os termos se referiam ao ato de ligar o computador ou ao ato de entrar no sistema do computador ou ainda ao ato de entrar de entrar numa conta acessada via internet.

Passaremos a relatar agora a segunda atividade do texto On Log, Logon, Blog And Other Logs.

Fonte: (CRUZ 2013, p. 68) Figura 13. Warm-Up. Exercício 1

2ª Atividade: Também fazendo parte da seção de Warm-Up, esta

atividade destina-se a relacionar palavras e expressões em inglês com suas respectivas traduções. Apesar de ser um exercício usual em materiais didáticos, tem o propósito de verificar o conhecimento lexical que estará no texto da unidade do livro. Portanto, a atividade objetiva ser um termômetro para mensurar níveis de compreensão escrita, avaliando se a capacidade desta compreensão e o nível do texto se coadunam. A atividade está ilustrada Figura 14.

A atividade levou cerca de 10 minutos para ser concluída. Os alunos, em sua maioria, conseguiram resolver o exercício fazendo uso de conhecimento prévio, visto nas aulas de informática básica. Alguns atentaram ainda para o fato de que a palavra journal era um falso cognato, não significando jornal e sim diário ou revista acadêmica.

O texto da unidade On Log, Blog, And Other Blogs (Figura 15) foi apresentado logo após o warm-up. Com o intuito de obter uma compreensão aprofundada, o texto foi explorado parágrafo por parágrafo. Apesar de haver as atividades 3 e 4 para essa finalidade, elas foram aplicadas como recalling (retomada), pois a participação coletiva no processo de compreender o texto foi priorizada em vez de, como propõe o livro, ser preenchida individualmente.

Fonte: (CRUZ 2013, p. 68) Figura 14. Warm-Up. Exercício 2

Alguns aspectos de tipologia e referências contextuais foram sinalizados no decorrer da atividade e serão abaixo reportados com base nas anotações dos diários de bordo:

a) na primeira linha do primeiro parágrafo, o pronome it faz referência a palavra Log. Desenvolver essa consciência analítica de referência permite raciocínios semelhantes em outros segmentos textuais como perceber que esse mesmo pronome, na segunda linha do segundo parágrafo, retoma a palavra blog na sentença anterior;

b) quando perguntados por que o relativo which foi utilizado na segunda linha do primeiro parágrafo e a que esse pronome se referia, os alunos,

Fonte: (CRUZ 2013, p. 69)

inicialmente, despenderam tempo fazendo traduções do segmento textual observando palavras conhecidas e tentando montar uma ordem lógica de significado, não prestando atenção aos elementos de coesão. Decorridos mais algum tempo, perceberam que estabelecer as relações entre os termos de coesão produz um efeito de assimilação do contexto mais eficiente.

As percepções sobre o texto indicaram esclarecimentos de alguns termos como, por exemplo, o fato de que a palavra usuário numa conta de acesso pode ser utilizada separadamente (user name) ou como uma palavra única (username) ou ainda tendo uma expressão variante (account name). Ademais, também foi percebido que a palavra string, geralmente conhecida pelos significados de corda (para instrumentos musicais) e fio, é usado no contexto de informática para designar uma sequência de caracteres.

O exercício da Figura 16 tem como finalidade verificar o entendimento do texto através da veracidade das assertivas propostas. Duas observações foram extraídas desta atividade:

a) alguns alunos, na letra b do exercício, acharam que a alternativa estava correta por entenderem que a expressão “ter significado restrito” colocaria a palavra log “invulnerável” à contextualização. O raciocínio, na verdade, é o oposto: a restrição no significado é justamente estabelecida pelo contexto;

b) o julgamento precipitado causado pela rapidez de querer terminar as assertivas podem levar a conclusões erradas. A letra i, por exemplo, está correta até o ponto de dizer que a string (sequência de caracteres) de um

username (usuário) ou seu sinônimo account name deve ser igual ao nome

verdadeiro do usuário. O username pode ou não ser igual ao nome verdadeiro do usuário. Esse tipo de assertiva falsa pode colaborar no aumento de compreensão escrita no sentido de fazer os alunos, em situações semelhantes, não pararem precipitadamente o processo de leitura próximo ao fim da frase por considerarem-na correta.

Passaremos, a seguir, a relatar como foi organizada a execução da atividade Tutorial Jogo da Velha.