• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO

SUPERMERCADO COZINHA MODULAR

8- Benefícios mútuos nas Relações com os Fornecedores:

3.3. Diretrizes para auditorias de sistema de gestão

3.3.5. Competência e avaliação de auditores

3.3.5.1. Determinação da competência do auditor

De acordo com a referida norma, quanto ao comportamento pessoal do auditor convêm que seja: (a) ético, ou seja, justo, verdadeiro, sincero, honesto e discreto; (b) mente aberta, ou seja, que considere idéias ou pontos de vista alternativos; (c) diplomático, ou seja, tenha tato para lidar com as pessoas; (d) observador, ou seja, atento ativamente à circunvizinhança e às atividades físicas; (e) perceptivo, ou seja, instintivamente atento e capaz de entender situações; (f) versátil, ou seja, ser capaz de se ajustar rapidamente a diferentes circunstâncias; (g) tenaz, ou seja, persistente na busca de objetivos; (h) decisivo, ou seja, alcance conclusões oportunas de forma racional, lógica e analítica; (i) autoconfiante, ou seja, atue independentemente, enquanto interage de forma eficaz com os outros; (j) aja com firmeza, sendo capaz de atuar de forma ética e responsável, mesmo quando isto sejam impopulares ou resultem em desacordo ou confronto; (k) aberto a melhorias, isto é, aprenda a partir das situações; (l) tenha sensibilidade cultural, isto é, observe e respeite a cultura do auditado; (m) seja colaborativo, isto é, interaja de forma eficaz com outras pessoas da equipe de auditoria e do auditado.

Para O’Hanlon (2005) a lista de atributos desejáveis para um bom auditor é longa e de difícil alcance, pois prescreve que um bom auditor deve ser: bem apessoado, inquisitivo, orientado por sistemas, objetivo, bom planejador, direcionado para problemas (não para soluções), bom pesquisador, bom comunicador (oral e escrita), capaz de lidar com pessoas, capaz de fazer perguntas, construtivo, bom ouvinte, capaz de determinar prioridades, flexível, diplomático, auto-disciplinado,

honesto, paciente, articulado, diligente, profissional, interessado, analítico, destemido em relação à impopularidade e humano. Por outro lado, a lista do referido autor com as características de um mau auditor também é longa e inclui ser ou ter: inclinado a discussões, indisciplinado, desonesto, pedante, mau ouvinte, impaciente, mau comunicador, sem disposição, fraco na construção de bons relacionamentos, pouco profissional, aparência de desinteresse, capaz de aceitar propina e alguém que deseja ser amado.

De acordo com a norma ABNT NBR ISO 19011 (2012), convém que todos os auditores possuam conhecimento e habilidades genéricas e também de disciplinas e setores específicos, principalmente os líderes de equipes de auditoria.

O conhecimento e habilidades genéricas de auditores de sistemas de gestão, de acordo com a citada norma, se referem às seguintes áreas:

a. Princípios de auditoria, procedimentos e métodos:

Permite que o auditor os aplique de forma apropriada para diferentes auditorias, assegurando que as mesmas se realizem de maneira consistente e sistemática. Para tanto é conveniente que o auditor seja capaz de: aplicar princípios, procedimentos e métodos de auditoria; planejar e realizar o trabalho com eficácia; cumprir a programa de auditoria acordado; priorizar e enfocar os assuntos de importância; coletar informações através de entrevistas eficazes, escuta, observação e análise crítica de documentos, registros e dados; entender e considerar opinião de especialistas; entender a conveniência e consequências de usar técnicas de amostragem para auditar; verificar a relevância e a precisão das informações coletadas; confirmar a suficiência e conveniência da evidência de auditoria para apoiar as constatações e conclusões da auditoria, avaliando os fatores que possam afetar a confiabilidade das mesmas; usar documentos de trabalho para registrar atividades de auditoria; documentar as constatações de auditoria e preparar os relatórios de auditoria apropriados; manter a confidencialidade e a segurança das informações, dados, documentos e registros; ter uma comunicação oral e escrita eficazes; entender os tipos de riscos associados com auditoria.

b. Sistemas de gestão e documentos de referência:

Conhecimento e habilidades nessa área permitem que o auditor compreenda o escopo e aplique os critérios de auditoria, sendo conveniente que abranjam: normas do sistema de gestão ou outros documentos usados como critério de auditoria; a aplicação de normas do sistema de gestão pelo auditado e outras organizações, conforme apropriado; interação entre os componentes do sistema

de gestão; reconhecimento da hierarquia dos documentos de referência; aplicação de documentos de referência a diferentes situações de auditoria.

c. Contexto organizacional:

Conhecimento e habilidades nessa área permitem que o auditor compreenda a estrutura do auditado, práticas de gestão e do negócio, sendo conveniente que abranjam: tipos organizacionais, governança, tamanho, estrutura, funções e relacionamentos; conceitos de gestão e negócios em geral, processos e terminologia relacionada, incluindo planejamento, orçamento e gestão de pessoal; aspectos culturais e sociais do auditado.

d. Requisitos legais, contratuais e outros aplicáveis ao auditado:

Conhecimento e habilidades nessa área permitem que o auditor esteja consciente e trabalhe de acordo com os requisitos legais e contratuais da organização, sendo conveniente que abranjam: leis e regulamentações; terminologia legal básica; reponsabilidade civil pelo produto ou atividade do auditado.

Conforme a norma ABNT NBR ISO 19011 (2012), convém que os auditores tenham

conhecimento e habilidades de disciplinas e de setores específicos apropriados para auditar o tipo

particular do sistema de gestão e do setor, em cada caso, não sendo necessário que cada auditor na equipe tenha a mesma competência; entretanto a competência global da equipe de auditoria precisa ser suficiente para atender aos objetivos da auditoria. Conhecimento e habilidades nessa área incluem: requisitos e princípios do sistema de gestão da disciplina específica e suas aplicações; requisitos legais pertinentes para a disciplina e o setor, de tal modo que o auditor esteja consciente dos requisitos específicos para a jurisdição e as obrigações do auditado, suas atividades e produtos; requisitos de partes interessadas pertinentes para a disciplina específica; fundamentos da disciplina e a aplicação de negócios e métodos técnicos específicos da disciplina; conhecimento específico de disciplina relativo ao setor em particular, natureza de operação ou local de trabalho que está sendo auditado; princípios de gestão de risco, métodos e técnicas pertinentes para a disciplina e setor auditado. A norma ABNT NBR ISO 19011 (2012) apresenta um anexo com exemplos genéricos de conhecimentos e habilidades de auditores de disciplinas específicas de sistemas de gestão, para ser usado como orientação e apoio à pessoa que gerencia o programa de auditoria para selecionar ou avaliar os auditores. Dentre estes exemplos consta um tópico referente em gestão na segurança de transporte.

De acordo com a norma ABNT NBR ISO 19011 (2012), é conveniente que o conhecimento

e habilidades genéricas de um líder da equipe de auditoria sejam superiores ao dos demais

membros da equipe para que o mesmo possa gerenciar e prover liderança a eles, sendo capaz de: a. Fazer balanço das forças e fraquezas dos membros individuais da equipe de auditoria.

b. Desenvolver um trabalho harmonioso de relacionamento entre os membros da equipe.

c. Gerenciar o processo de auditoria incluindo: planejamento e uso eficaz de recursos da auditoria; gerenciamento das incertezas em atingir os objetivos da auditoria; proteção da saúde e segurança dos membros da equipe de auditoria durante a auditoria; organização e orientação aos membros da equipe de auditoria; fornecimento de diretrizes e orientação para os auditores em treinamento; prevenção e resolução de conflitos, se necessário.

d. Representar a equipe de auditoria nas comunicações com o gerente do programa de auditoria, o cliente da auditoria e o auditado.

e. Conduzir a equipe de auditoria para alcançar as conclusões da auditoria. f. Preparar e concluir o relatório da auditoria.

A citada norma, ao abordar também a questão do conhecimento e habilidades para

auditoria de sistemas de gestão considerando múltiplas disciplinas, sugere que, neste caso, os

auditores tenham a competência necessária para auditar pelo menos uma disciplina do sistema de gestão e tenham o entendimento da interação e sinergia entre os diferentes sistemas de gestão. Essa norma sugere que os líderes da equipe de auditoria entendam os requisitos de cada uma das normas do sistema de gestão e reconheçam os limites de seus conhecimentos e habilidades em cada uma das disciplinas.

Conforme a referida norma, para se atingir a competência do auditor, os conhecimentos e habilidades necessários podem ser adquiridos usando uma combinação dos seguintes itens: experiência e treinamento formal que contribua para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades no setor e na disciplina do sistema de gestão que o auditor pretende auditar; programas de treinamento que cubram habilidades e conhecimentos genéricos do auditor; experiência em posição técnica, profissional ou gerencial pertinente que envolva o exercício de julgamento, tomada de decisão, solução de problemas e comunicação com gerentes, profissionais, pares clientes e outras partes interessadas; experiência em auditoria adquirida sob a supervisão de um auditor da mesma disciplina.

Para os líderes da equipe de auditoria, a norma ABNT NBR ISO 19011 (2012) sugere que o mesmo adquira a experiência adicional, anteriormente citada, pelo trabalho sob a direção e orientação de um líder de equipe de auditoria diferente.