• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA OPERACIONAL

1.1 ESTRUTURA E CONTROLE:

1.1.1. Dimensionamento da equipe de trabalho (funções, quantidades, alocação nas áreas ou atividades): (a) Existe estudo formal (edital do cliente, proposta comercial ou levantamento técnico de necessidades de recursos humanos)? (b) A equipe real está de acordo com o dimensionamento previsto no estudo formal? (c) As remunerações e benefícios da equipe estão de acordo com o previsto no estudo formal?

1.1.2. Documentação da equipe de trabalho: (a) Existe organograma definindo a posição de cada função na estrutura organizacional do contrato? (b) Existe documentação abrangente de descrição de cargos com funções, suas responsabilidades e autoridades? 1.1.3. Existem situações que possam ser caracterizadas como problemas legais em relação a: (a) Salários em desacordo com convenções coletivas; (b) Paradigmas salariais e (c) Situações especiais tais como não reconhecimento de periculosidade e insalubridade? 1.1.4. As jornadas de trabalho, a realização de horas extras ou uso de banco de horas e os

intervalos para refeição, descanso ou entre jornadas de trabalho estão em conformidade com: (a) Normas da empresa? (b) Acordos específicos com o sindicato da categoria? (c) Acordos coletivos de trabalho? (d) A legislação trabalhista?

1.1.5. Quanto à contratação, promoção ou substituição de pessoas: (a) Existem procedimentos formais para estes processos? (b) São de conhecimento dos responsáveis? (c) Estão sendo seguidos? (d) As contratações, promoções ou substituições estão aprovadas pelo nível hierárquico previsto nos procedimentos da empresa?

1.1.6. A documentação de pessoal na Unidade de Trabalho está: (a) Disponível?; (b) Atualizada (sendo usada a versão correta)? (c) Organizada e arquivada corretamente? (d) Seguindo o fluxo de acordo com os procedimentos da empresa?

1.1.7. As interfaces entre a equipe e o cliente incluindo a figura do preposto: (a) Estão formalmente documentadas? (b) São claramente definidas (descritas)? (c) São de conhecimento de todos os envolvidos (funcionários da empresa e do cliente)? (d) São realmente seguidas?

1.1.8. Quanto ao controle do absenteísmo: (a) Existe indicador para isto com meta claramente definida? (b) Os dados coletados e as fórmulas de cálculo do indicador estão corretos? (c) Existe efetivo monitoramento (verificação periódica) do mesmo por parte da coordenação e gerência da unidade de trabalho? (d) Existem evidências de aplicação de ações corretivas caso o indicador esteja fora das metas previstas? 1.1.9. Quanto ao monitoramento do turn-over: (a) Existe indicador para isto com meta

claramente definida? (b) Os dados coletados e as fórmulas de cálculo do indicador estão corretos? (c) Existe efetivo monitoramento (verificação periódica) do mesmo por parte da coordenação e gerência da unidade de trabalho? (d) Existem evidências de aplicação de ações corretivas caso o indicador esteja fora das metas previstas?

1.1.10. Quanto ao plano de carreira levando em conta as funções existentes na Unidade de Trabalho, visando o crescimento profissional dos funcionários e a retenção dos mesmos (diminuição do turn-over): (a) Existe um plano de carreira formalizado (escrito)? (b) O plano é amplo, podendo envolver mudanças de funções dentro da empresa, de/para funções do cliente e de/para funções de outras empresas prestadoras de serviço ao cliente? (c) Existem evidências de que o plano é divulgado nos eventos de integração de novos funcionários na empresa? (d) O plano é de conhecimento de toda a equipe? (e) Existem evidências de que o plano é realmente seguindo?

1.1.11. Quanto ao plano de ações para melhoria continua da gestão de pessoas: (a) Existe um plano de ações formalizado (escrito)? (b) O plano está consistente com: eventuais problemas referentes aos tópicos acima detectados em auditorias anteriores; eventuais reclamações oficiais do cliente através da pesquisa de satisfação do cliente (interna ou externa) ou de comunicações formais; e problemas detectados pela própria empresa LSI (coordenadores, gerentes, diretores ou departamentos de apoio)? (c) Existe acompanhamento periódico do plano tanto formal (através da revisão escrita do mesmo) quanto informal (através de telefonemas, anotações correspondências e e- mail)? (d) O plano tem se demonstrado eficiente (os responsáveis são atuantes e as ações são cumpridas no prazo)? (e) O plano tem se demonstrado eficaz (as ações resolvem efetivamente os problemas)?

1.2- TREINAMENTO:

1.2.1. Plano de Treinamento para a equipe: (a) Existe um plano formal e abrangente para todas as funções? (b) O mesmo está coerente com as diretrizes estratégicas da empresa e com as necessidades existentes na Unidade de Trabalho? (c) A planilha de acompanhamento de treinamentos necessários versus realizados por funcionário (treinograma) é utilizada e atualizada? (d) O Plano de Treinamento prevê as necessidades levantadas no plano de carreira dos funcionários (item 1.1.11, acima)? (e) O programa de treinamento é divulgado aos funcionários?

1.2.2. Quanto à participação dos funcionários nos treinamentos: (a) Existe definição clara das quantidades de funcionários que deverão participar de cada evento de treinamento? (b) Existe “lista de presença” completa e atualizada para todos os treinamentos considerando colaboradores em todos os turnos e folguistas (c) Existe

indicador de participação dos treinandos nos treinamentos com meta claramente

definida? (d) Os dados coletados e as fórmulas de cálculo do indicador estão corretos? (e) Existe efetivo monitoramento (verificação periódica) do mesmo por parte da coordenação e gerência da unidade de trabalho? (f) Existem evidências de aplicação de ações corretivas caso o indicador esteja fora das metas previstas?

1.2.3. Quanto ao controle da execução do Plano de Treinamento: (a) Existe indicador de cumprimento do plano de treinamento, como por exemplo, índice de realização de

treinamentos (quantidade de treinamentos previstos x realizados) com meta

claramente definida? (b) Os dados coletados e as fórmulas de cálculo do indicador estão corretos? (c) Existe efetivo monitoramento (verificação periódica) do mesmo por parte da coordenação e gerência da unidade de trabalho? (d) Existem evidências de aplicação de ações corretivas caso o indicador esteja fora das metas previstas? (e) Do ponto de vista qualitativo (tipo de treinamento) os treinamentos previstos são realizados?

1.2.4. Quanto à intensidade dos treinamentos na Unidade de Trabalho: (a) Existe indicador

de “percentual de tempo destinado ao treinamento” com meta claramente

definida? (b) Os dados coletados e as fórmulas de cálculo do indicador estão corretos? (c) Existe efetivo monitoramento (verificação periódica) do mesmo por parte da coordenação e gerência da unidade de trabalho? (d) Existem evidências de aplicação de ações corretivas caso o indicador esteja fora das metas previstas?

1.2.5. Quanto ao conteúdo dos treinamentos: (a) Existe arquivo físico ou eletrônico com os conteúdos dos treinamentos? (b) O arquivo é atualizado? (c) No caso de treinamentos gerais da empresa é seguido o padrão definido pela empresa? (d) Existe acesso da Unidade de Trabalho ao banco de dados central de treinamentos da empresa?

1.2.6. Quanto aos recursos físicos para se dar treinamentos (da LSI ou do cliente): (a) Existe sala de aula com mobiliário básico adequado (cadeiras, mesa e quadro)? (b) A sala é dotada de recursos de conforto tais como cortinas, ventilador e condicionador de ar? (c) São utilizados recursos didáticos como apostilas, retro-projetor e flip chart? (d) São utilizados recursos tecnológicos como datashow, televisor e reprodutor de DVD? 1.2.7. Quanto à eficiência dos treinamentos: (a) Existe avaliação formal de aproveitamento

dos treinamentos pelos treinandos, feita pelo treinador? (b) Existe definição de nota

mínima de aprovação nos treinamentos? (c) Existem ações de recuperação dos

treinandos caso não sejam atingidas as notas mínimas exigidas? (d) Estas ações têm se mostrado efetivas?

1.2.8. Quanto ao controle de eficiência dos treinamentos: (a) São aplicados testes de verificação de aprendizado? (b) Existe indicador de aproveitamento dos

treinamentos (índice de aprovação, em primeira realização do treinamento)? (c) Os

dados coletados e as fórmulas de cálculo do indicador estão corretos? (d) Existe efetivo monitoramento (verificação periódica) do mesmo por parte da coordenação e gerência da unidade de trabalho? (e) Existem evidências de aplicação de ações corretivas caso o indicador esteja fora das metas previstas?

1.2.9. Quanto à satisfação dos treinandos com os treinamentos: (a) Existe avaliação formal sobre o treinamento e treinadores, feita pelos treinandos? (b) Existe indicadores de

avaliação do treinamento e do treinador (notas médias de cada evento)? (c) Os

dados coletados e as fórmulas de cálculo do indicador estão corretos? (d) Existe efetivo monitoramento (verificação periódica) do mesmo por parte da coordenação e gerência da unidade de trabalho? (e) Existem evidências de aplicação de ações corretivas caso o indicador esteja fora das metas previstas?

1.2.10. Quanto ao comprometimento do coordenador da Unidade de Trabalho com o assunto treinamento: (a) Existem evidências de que o coordenador/supervisor do contrato atua como instrutor nos treinamentos, de modo a dar importância, exemplo e credibilidade ao mesmo? (b) No caso de treinamentos proferidos por treinadores diferentes do coordenador da Unidade de Trabalho, existem evidências da participação (presença) deste nos treinamentos? (c) O coordenador possui capacitação como treinador (técnicas de apresentação)? (d) O coordenador participa dos treinamentos a ele designados pela empresa?

1.2.11. Quanto ao plano de ações para melhoria continua da gestão de treinamento? (a) Existe um plano de ações formalizado (escrito)? (b) O plano está consistente com: eventuais problemas referentes aos tópicos acima detectados em auditorias anteriores; eventuais reclamações oficiais do cliente através da pesquisa de satisfação do cliente (interna ou externa) ou de comunicações formais; e problemas detectados pela própria empresa

LSI (coordenadores, gerentes, diretores ou departamentos de apoio)? (c) Existe acompanhamento periódico do plano tanto formal (através da revisão escrita do mesmo) quanto informal (através de telefonemas, anotações correspondências e e- mail)? (d) O plano tem se demonstrado eficiente (os responsáveis são atuantes e as ações são cumpridas no prazo)? (e) O plano tem se demonstrado eficaz (as ações resolvem efetivamente os problemas)?

2. EQUIPAMENTOS:

2.1- Dimensionamento dos equipamentos de trabalho (tipos, quantidades, alocação nas áreas ou atividades): (a) Existe estudo formal (edital do cliente, proposta comercial ou levantamento técnico) sobre a quantidade e especificação dos equipamentos necessários à Unidade de Trabalho? (b) O quadro real de equipamentos está de acordo com o dimensionamento previsto no estudo formal? (c) Os custos de aquisição dos equipamentos estão de acordo com o previsto no estudo formal? (d) As aquisições, transferências ou substituições de equipamentos estão aprovadas pelo nível hierárquico previsto nos procedimentos da empresa?

2.2- Quanto ao controle dos equipamentos existentes na Unidade de Trabalho: (a) Existe meio formal (planilha, lista ou arquivo) de controle dos equipamentos com definição clara de responsabilidade quanto a atualização de dados? (b) Este meio formal de controle está atualizado? (c) Este meio formal de controle é conhecido e tem acesso para consulta ao coordenador da Unidade de Trabalho? (d) Eventuais valores de depreciação (ou figura contábil equivalente) são registrados corretamente nos sistemas contábeis da empresa? (e) Estes eventuais lançamentos contábeis são de conhecimento do coordenador da Unidade de Trabalho?

2.3- Quanto à manutenção preventiva destes equipamentos: (a) Existe Plano Formal de periodicidade e tarefas a serem realizadas em cada manutenção preventiva, baseado nas recomendações do fabricante, nas boas práticas de manutenção e na experiência dos técnicos do setor de manutenção? (b) Existe programação (cronograma) de realização das manutenções preventivas? (c) É utilizado indicador de cumprimento do programa

de manutenções preventivas? (d) Os dados coletados e as fórmulas de cálculo do

indicador estão corretos? (e) Existe efetivo monitoramento (verificação periódica) do mesmo por parte da coordenação e gerência da unidade de trabalho? (f) Existem evidências de aplicação de ações corretivas caso o indicador esteja fora das metas previstas?

2.4- Quanto ao check list dos equipamentos: (a) Existe processo organizado de check list com as verificações a serem feitas em cada evento? (b) Existe periodicidade definida (semanal, diária ou nas trocas de turno) para sua realização? (c) As regras para o check list (documentos, tarefas e periodicidades) são seguidas? (d) O procedimento de check list se mostra eficaz?

2.5- Quanto à limpeza dos equipamentos: (a) Existe processo organizado de limpeza dos equipamentos? (b) Existe periodicidade definida (semanal, diária ou nas trocas de turno) para sua realização? (c) As regras para a limpeza dos equipamentos (documentos tarefas e periodicidades) são seguidas? (d) O procedimento de limpeza se mostra eficaz?

2.6- Quanto às manutenções corretivas dos equipamentos: (a) Existe procedimento formal com fluxo de tarefas a serem realizadas e documentos a serem utilizados, tais como Ordens de Serviço? (b) É utilizado o indicador índice de quebras para monitoramento