• Nenhum resultado encontrado

foram registrados em 2013; em 2012, foram 731 dias

2013, a Sipat teve a participação de 78,2% dos colaboradores de todas as unidades.

Outros programas corporativos relacionados ao tema são Saúde Ativa (que atua na pre- venção de doenças e é destinado a todos os colaboradores), Probem (veja mais na página 68), cursos pré-natal, ginástica laboral e Saúde do Caminhoneiro.

foRnecedoReS RelacionadoS EC6, HR2, HR6 E HR 7

A relação com os fornecedores é orientada pelo Código de Conduta Empresarial, e os acor- dos celebrados com os parceiros comerciais incluem cláusulas sobre a utilização de mão de obra infantil, trabalho escravo ou análogo ou qualquer outra forma de violação dos direitos humanos, sob pena de rescisão imediata de contrato, conforme Anexo Condições Gerais de Contratação de Serviços.

Desde 2012, o Grupo utiliza uma ferramenta para cadastro e avaliação de fornecedores que funciona como um grande banco de dados. Isso permite adoção de critérios de seleção, avalia- ções constantes para qualificar o desempenho 76

mEmBROS DA cIpA

POR ANO E CONCESSIONáRIA

2011 2012 2013 Representantes da Cipa Ecovias 12 12 12 Ecopistas 8 8 8 Ecovia 8 8 8 Ecocataratas 17 17 16 Ecosul 2 2 2  ECS  0  2  2

Técnicos de segurança do trabalho

Ecovias 3 3 3 Ecopistas 2 2 2 Ecovia 1 1 1 Ecocataratas 2 2 2 Ecosul 2 2 2 ECS 1 1 1 OcORRêNcIAS RELAcIONADAS

A SAúDE E SEgURANçA NO TRABALhO NA EcORODOVIAS LA7

2011 2012 2013

Número de lesões 60 70 88 Casos de doenças ocupacionais 1 0 23 Número de dias perdidos 859 498 511 Total de dias com faltas 749 731 433 Número de óbitos 0 0 0

acidente

zero

Nos últimos três anos, o Grupo não registrou nenhum óbito

Viveiro de Mudas – Ecovias

dos prestadores de serviço, automatização e acompanhamento da validade de documentos e certidões, homologações relacionadas às leis trabalhista, tributária, ambiental e de direitos humanos e bloqueio de fornecedores irregula- res ou com histórico de avaliações negativas.

Além disso, todas as empresas contratadas participam do treinamento do Sistema de Ges- tão Integrado (SGI), como forma de se alinha- rem aos princípios e às normas de governança da EcoRodovias. Um treinamento específico é direcionado aos profissionais terceirizados que prestam serviços variados, como os de guincho, segurança e vigilância, socorro pré-hospitalar e operação de tráfego.

A Companhia não adota uma política formal que dê preferência à contratação de fornecedores locais, mas sempre busca empresas localizadas próximo às unidades de negócio para facilitar o desenvolvimento do projeto, considerando, além do custo, a qualidade técnica do servi- ço prestado. Dessa forma, a maior parte das necessidades das empresas controladas acaba sendo suprida localmente.

A EcoRodovias participa do projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV), que visa promover a inovação para a sustenta- bilidade a partir de pequenos e médios empreendimentos no contexto da cadeia de valor das grandes empresas. O foco em negó- cios de pequeno porte que operam na cadeia de grandes corporações se justifica diante da sua representatividade na economia brasilei- ra e do seu potencial de contribuição para a inovação e sustentabilidade nas cadeias das quais fazem parte.

coMunidadeS lindeiRaS EC7, EC9 E SO1

O relacionamento com as comunidades lindei- ras envolve diversos projetos voltados para o desenvolvimento local, com foco na geração de empregos, nas campanhas sobre saúde, segurança e educação no trânsito e nos proje- tos de conservação do meio ambiente. Essa relação também se apoia nos canais de comunicação que cada unidade de negócio mantém com as pessoas que moram nos arre- dores das rodovias e/ou são impactadas pelas atividades da EcoRodovias.

A EcoRodovias tem como meta realizar pelo menos um projeto social em cada unidade de negócio, como exemplificam os programas citados abaixo.

35 mil

pessoas foram beneficiadas pelo programa De Bem com a Via desde 2008

ORçAmENTO TOTAL

DO pROcESSO DE cOmpRAS cOm FORNEcEDORES LOcAIS EC6

EM % Concessionária % Ecovias 93% Ecopistas 92% Ecovia 56% Ecocataratas 36% Ecosul 70%

As ações com as

comunidades

lindeiras têm foco na

geração de emprego,

nas campanhas de

educação no trânsito

e nos projetos de

conservação do

meio ambiente

78

ecoViaS doS iMigRanteS

De Bem com a Via Propõe ações voltadas à educação para o trânsito. Uma equipe multidis- ciplinar atua em três eixos principais: Minipista (localizada nas dependências da Ecovias dos Imigrantes), Comunidade e Escolas. Desde 2008, foram atendidas mais de 35 mil pessoas, incluindo crianças, jovens e adultos. Em 2013, o projeto ampliou sua atuação e passou a promover a educação para o trânsito dentro das escolas localizadas no entorno do SAI. O público-alvo, que até então era composto de crianças, agora inclui adolescentes e adultos.

Viveiro de Mudas Projeto de compensação am- biental que promove a inclusão de colaboradores com deficiência intelectual. Foi criado em 2008 para viabilizar a produção de espécies nativas da Mata Atlântica, que são utilizadas na recuperação e no replantio de áreas desmatadas e em projetos paisagísticos das rodovias do Sistema Anchieta- -Imigrantes. Mais de 2 milhões de metros qua- drados de áreas verdes foram recuperados, com a produção de mais de 500 mil mudas. Com isso, reduziu-se em 50% o custo de reflorestamento.

ecoVia

Centro de Cidadania – Pista Educativa Estrutura de 1,5 mil metros quadrados volta- da para o aprendizado de crianças de escolas situadas em cidades no entorno da conces- sionária. O ambiente simula grande parte das condições encontradas em uma via pública, como cruzamentos, faixa de pedestres, placas de sinalização e ciclovias. No Brasil, acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte de crianças e adolescentes.

Saúde do Caminhoneiro Tem como meta a redução de acidentes ao focar a saúde e conscientização dos motoristas de caminhão. O programa oferece exames de saúde, orienta- ções sobre DST/aids e diagnóstico precoce de câncer, entre outros.

ecocataRataS

Reinventar Há quatro anos, a concessionária apoia esse projeto voltado para a capacitação de pessoal por meio da preservação do meio ambiente. Lonas de publicidade, antes descar- tadas em lixo comum, tornaram-se matéria-

Ecovia 79

-prima para a confecção de peças, como bolsas, nécessaires etc. Em 2013, foram confeccio- nadas 350 unidades. O sucesso do projeto motivou outras unidades do Grupo a planejar a implantação de programa semelhante.

Jogue Limpo Desde 2014, os baldes de tinta utilizados para a pintura de sinalização nas ro- dovias passaram a ser revertidos como lixeiras ecológicas, depois de devido tratamento, e des- tinados às escolas municipais de Cascavel (PR). Ao longo de quatro anos, 1.323 baldes foram reutilizados em 32 escolas que implantaram a coleta seletiva em suas dependências.

Ecoviver amplia o foco