• Nenhum resultado encontrado

O Ecoporto Santos investe na criação

de diferenciais de

mercado, como o

desenvolvimento

de novos serviços

e novas formas

de integração

Ecoporto Santos 40

Esses temas também abrangem alguns dos principais desafios da EcoRodovias em relação à sustentabilidade e propõem uma abordagem comum a todas as empresas do Grupo. Um dos aspectos mais desafiadores nesse aspecto é atingir o mesmo nível de gestão nas diferentes áreas de negócios, especialmente nas unidades recém-adquiridas (Elog e Ecoporto Santos), que apresentam culturas e expertises distintas.

A padronização dos sistemas de gerenciamen- to de indicadores facilitará esse trabalho e permitirá a identificação de pontos de melhoria e a definição de planos de ação. Em 2013, um passo importante foi a incorporação das diretri- zes no planejamento estratégico do Grupo; em curto e médio prazos, o objetivo é adotar metas para todas as áreas de negócio e monitorar os indicadores de acordo com o diagnóstico do ISE e o inventário de emissões.

atiVoS intangíVeiS

Os principais ativos intangíveis do Grupo Eco- Rodovias são marca, imagem, cultura e capital intelectual, que agregam valores imensuráveis à Companhia, sendo de extrema importância tam- bém para assegurar a longevidade dos negócios.

A marca EcoRodovias constitui um dos maiores patrimônios do Grupo, que indica no prefixo “Eco” a importância do desenvolvimento sus- tentável para seus negócios. De fato, trata-se de uma preocupação estratégica, refletida tam- bém na conduta das lideranças e do conjunto de colaboradores, orientada pela ética, além de iniciativas de responsabilidade social, conscien- tização e preservação dos recursos naturais. O conjunto de ações conduzido pela Companhia tem sido alvo de uma gestão específica, com o objetivo de garantir idoneidade e reputação da marca e de sua imagem.

feRRaMentaS de geStão eStRatÉgica

O Comitê de Estratégia e Gestão projeta e monitora o desempenho e os estudos sobre as atividades que direcionam as competências or- ganizacionais, as ações e as tomadas de deci- são. As reuniões acontecem a cada dois meses, com o objetivo de avaliar o alcance das metas, o desempenho e a evolução dos projetos.

ValoR agRegado

O Valor Econômico Agregado (ou Economic Va- lue Added – EVA) consiste em uma ferramenta de gestão utilizada para mensurar a criação de

10 mil m²

é o espaço disponível de um novo armazém contratado no Ecopátio Imigrantes Ecosul 41

valor da Companhia. O objetivo é avaliar alter- nativas de estrutura de capital e de recursos aplicados e contribuir para o alinhamento da visão dos gestores nas tomadas de decisões.

eStRatÉgia coRpoRatiVa

A gestão da estratégia corporativa na EcoRo- dovias é feita por meio de um sistema integrado e cíclico, composto de seis estágios:

No primeiro estágio, os conselheiros e executi- vos desenvolvem a estratégia corporativa, es- clarecendo qual a razão de ser da Companhia, sua missão, visão de futuro desejada, que ser- virá de inspiração na execução da estratégia, e quais são os valores-chave que nortearão a todos e dos quais a Organização não abre mão. Para a formulação da estratégia, a Companhia se vale de um conjunto de ferramentas para fazer a análise dos ambientes externo (eco- nômico, político, legal, regulatório, ambiental, social e tecnológico) e interno (capitais humano e tecnológico, sistemas organizacionais e de gestão, cultura, governança, riscos e sustenta- bilidade) e da análise da estratégia existente. Os resultados são consolidados em um quadro

de ameaças, oportunidades, fraquezas e forças (matriz SWOT). Complementando esse estágio, são feitas análises do ambiente con- correncial e é elaborada a proposta de valor para os diferentes clientes dos segmentos nos quais a Companhia pretende atuar.

No segundo estágio, a Companhia faz o planejamento da estratégia, traduzindo-a em um conjunto de objetivos específicos, claros, mensuráveis e organizados por temas. São feitos, então, os mapas estratégicos, com os objetivos inter-relacionados por ações de causa e efeito, cada qual tendo um executivo responsável pela sua coordenação e execu- ção, com indicadores que ajudam na mensura- ção da sua evolução, com foco na realização da missão e no alcance da visão de futuro. Aqui também são elencados as iniciativas e os planos de ação, com seus respectivos orçamentos estratégicos, para sua realização.

No estágio seguinte, toda a Organização é alinhada e orientada para a execução da estratégia formulada. É feito o desdobra- mento para todas as unidades de negócios A gestão

da estratégia

corporativa do

Grupo é feita por um sistema integrado de seis estágios DESENhO DA ESTRATégIA pLANEjAmENTO DA ESTRATégIA ALINhAmENTO DA ORgANIzAçãO TESTE E ADApTAçãO mONITORAmENTO E ApRENDIzAgEm OpERAçõES E ORçAmENTOS 42

e unidades de apoio, até atingir todos os colaboradores da EcoRodovias, formulando- -se os planos de metas individuais, garantin- do, assim, que a estratégia permeie todas as empresas e faça parte do acompanhamento de desempenho de todos. Os planos de metas são, aliás, vinculados ao plano de remuneração variável de cada colaborador. Resulta desse estágio um conjunto de Planos Estratégicos, tanto o corporativo quanto o de cada segmento de atuação: concessão de rodovias, portos e logística, cada qual com um conjunto balan- ceado de indicadores para acompanhamento do desempenho de curto, médio e longo prazos (Balanced Scorecard – BSC).

No quarto estágio, parte-se para a

elaboração dos planos operacionais, por meio dos quais são feitos os levantamentos de demandas de tráfego e dos serviços nos seg- mentos de portos e logística – são realizados os planos de vendas e o dimensionamento das ca- pacidades e das diversas equipes de operação, de engenharia e de atendimento. São revisados e/ou concebidos os processos-chave e/ou pro- jetos para implementação da estratégia. Todos os processos e projetos são detalhados em orçamentos para correta execução e acompa- nhamento. Têm-se, então, formulados os Planos Operacionais/Orçamentários de cada empresa do Grupo, que servirão de referência para o acompanhamento de desempenho operacional nos estágios seguintes.

O quinto estágio de gestão da estratégia se caracteriza pelos processos de monitora- mento e aprendizagem. Com base em planos estratégicos e operacionais, iniciativas em processos-chave e de projetos e painéis de indicadores e metas construídos nos estágios anteriores, são realizados, periodicamente, fóruns de discussões (reuniões do Conselho de Administração corporativo e dos negócios e reu- niões de comitês de apoio e das diretorias) para avaliar o progresso na execução da estratégia e das operações, bem como entender as relações de causa e efeito entre as ações empreendidas e os resultados alcançados. São, também, mais bem compreendidos os desafios e as barreiras a serem transpostas. Decisões são tomadas para orientar as operações para a correção de rota na direção da realização dos compromissos assumi- dos para atingir a estratégia desejada.

Por fim, no sexto estágio são realizadas discus- sões para testar e adaptar a estratégia à luz de alterações nos ambientes externos e internos; nas correlações de forças dos concorren- tes, clientes, parceiros e fornecedores; e no surgimento (e/ou desaparecimento) de oportu- nidades estratégicas e análise dos resultados atingidos e da sustentabilidade que estabelece as novas bases para a adaptação e o reposi- cionamento estratégico. Têm-se, então, todas as referências para se iniciar um novo ciclo de formulação da estratégia.

Portanto, a gestão da estratégia corporativa se caracteriza por ser um ciclo fechado e contínuo, que tem a participação de todos os colabora- dores das empresas do Grupo, norteados por uma clareza de propósito, uma missão comum, valores que orientam as ações de todos e uma visão futura inspiradora para a realização de negócios sinérgicos e sustentáveis.

Ecovia 43

Desempenho