• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV A PRESENTAÇÃO , ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

C. Cognitiva 'Julgamento/A

4.3 Análise e discussão dos dados

4.3.5 Dimensão Metacognitiva

Pela análise dos dados obtidos nesta dimensão (tabela 4.21), podemos inferir que houve uma actividade metacognitiva com enfoque, sobretudo, no conhecimento relativo à “Tarefa”. Com efeito, 8,1% das unidades codificadas correspondem a interacções que revelam a informação que os alunos foram adquirindo sobre a tarefa ou que traduzem as apreciações realizadas pelos mesmos acerca da qualidade da informação disponível. Há a sublinhar, positivamente, o facto de as unidades de texto codificadas nesta categoria se encontrarem em todos os documentos em análise, à excepção do caso específico da aluna

010, o que nos indica que os alunos partilhavam as suas ideias no fórum, fazendo-as acompanhar quase sempre de um carácter metacognitivo. Por outras palavras, um número significativo de mensagens caracteriza-se pela sua dimensão metacognitiva ao evidenciar por parte do grupo uma reflexão sobre a actividade a desenvolver ou sobre a informação de que dispunha para a resolução dessa mesma actividade. As três mensagens transcritas em baixo sugerem-nos esta ideia.

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 13 Data: 07-03-2005 15:01

Autor: (8014), 011 < nº mecanográfico@alunos.dlc.ua.pt>. Assunto Re:sara.

Deixa-me ver se percebi a tua ideia. Estás a dizer criar um sequência do género: teatro vs espaço físico de interacção entre o publico, ou seja explorar o facto da ida ao teatro pelos romanos como tempo lúdico e de diversão? Se for isto acho interessante...

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 14 Data: 07-03-2005 15:02

Autor: (8014), 013 < nº mecanográfico@alunos.dlc.ua.pt>. Assunto Re: nova sequência.

ângela,

visto desse prisma, a escolha da analise dos textos era uma boa opção como nova sequência, uma vez que os textos acabam por ser uma das bases, señão a mais importante, de ligação com todos os outros temas.

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 15 Data: 07-03-2005 15:52

Autor: (8014), 013 < nº mecanográfico @alunos.dlc.ua.pt>. Assunto Sonia.

pois, se calhar dá um pouco de trabalho, mas sinceramente acho que o mais complicado é fazer o que estamos a fazer agora: escolher uma sequência. depois disso acho que se torna mais simples e rápido.

Para além dos aspectos relacionados especificamente com a resolução do problema apresentado ao grupo – construir duas sequências especiais para o Didaktos – esta dimensão ajuda-nos também a perceber as reflexões dos alunos acerca de todo o processo de aprendizagem ocorrido na Scaena. Ao serem convidados a fazerem uma apreciação sobre o trabalho desenvolvido durante as três sessões, os alunos manifestaram conhecimento metacognitivo quer ao nível da “Tarefa”, quer ao nível da “Pessoa”, ou seja, sobre aquilo que eles conhecem ou acreditam enquanto agentes cognitivos.

Conhecimento Metacognitivo – Pessoa

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 5 Data: 14-03-2005 16:44

Autor: (8014), 010 < nº mecanográfico@alunos.dlc.ua.pt> Assunto Avaliação

1- Em que medida este ambiente de aprendizagem virtual contribui para a partilha de conhecimento?

Na sociedade do nosso tempo, cada vez mais se torna indispensavel a utilização destes meios de comunicação e estes foruns foram um meio de partilha muito interessante, cada um pode dar a sua opinião sobre muitos aspectos, isto fez com que aumentassemos os nossos conhecimentos com a ajuda uns dos outros. Não podemos negar a utilidade deste modo de partilha.

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 4 Data: 14-03-2005 16:44

Autor: (8014), 017 < nº mecanográfico@alunos.dlc.ua.pt>. Assunto Re: avaliação.

1- em que medida este ambiente de aprendizagem virtual contribui para a partilha de conhecimento?

e otimo para podermos tirar duvida s e enriquecermos os nossos conhecimentos sem termos de nos deslocar a um sitio especifico... basta-nos ligar à net e "falar" com alguem que nos possa tirar essa duvida... mm qd queremos apenas partilhar ideias, este e um meio perfeito para isso...

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 4 Data: 14-03-2005 16:42

Autor: (8014), 019 <nº mecanográfico@alunos.dlc.ua.pt>. Assunto avaliação

o scaena permitiu uma extensa troca de conhecimentos entre nós, e fomentou algumas discussões com contributos significativos. estabelecemos conversas que nos ajudam a compreender a importância da comunicaçaõ com respeito pelas opiniões de cada um, eliminando quaisquer incovenientes, que frequentemente derivam destas discussões.

Ao nível da categoria referente ao conhecimento metacognitivo sobre “Estratégias”, encontramos interacções relacionadas, principalmente, com as estratégias que procuram uma regulação do progresso da resolução da tarefa. De acordo com os números apresentados nas tabelas 4.21 e 4.37, apenas 8 dos 12 documentos em análise contêm unidades codificadas neste parâmetro, sendo que grande parte destas unidades enquadram-se uma vez mais no momento em que é pedido ao grupo que reflicta sobre as sessões de trabalho realizadas na Scaena. Nesta medida, alunos como o 011, 014 e 016 não contam com nenhuma codificação nesta categoria, uma vez que estiveram ausentes na última sessão de trabalho. Gostaríamos, no entanto, de apresentar excertos que ilustram esta análise, sendo que o primeiro se refere à tarefa de construção de sequências e os restantes à avaliação do processo de aprendizagem no fórum.

Conhecimento Metacognitivo – Estratégias

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 13 Data: 07-03-2005 16:25

Autor: (8014), 017 <nº mecanográfico @alunos.dlc.ua.pt>. Assunto Re: decisão.

[…] para mim começavamos por abordar os tais antecedentes do teatro... a partir poderiamos tentar trabalhar de forma a que esta sekencia albergasse tb outros temas, como por exemplo o da linguagem, tanto explanado ao longo desta discussao, entre outros..

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 4 Data: 14-03-2005 17:03

Autor: (8014), 015 < nº mecanográfico@alunos.dlc.ua.pt>. Assunto Re: avaliação.

As três semanas...

[…] A Scaena, foi sem dúvida o auge da troca de informação e consequentemente da flexibilidade cognitiva. O facto de estar empenhado numa discussão ou mesmo o facto de intervir noutras discussões paralelas torna uma discussão muito mais produtiva e também participativa. […]

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 4 Data: 14-03-2005 16:52

Autor: (8014), 012 < nº mecanográfico @alunos.dlc.ua.pt>. Assunto avaliação.

[…] Sem esta componente virtual, seria mais difícil conhecermos a opinião de todos e o trabalho em grupo seria desorganizado e complexo. […]

Por isso mesmo, devemos destacar, ao nível das competências metacognitivas, o padrão “Avaliação” em que, salvo os alunos 014 e 017, se registaram codificações em todos os documentos.

Sem dúvida que este resultado é decorrente das análises efectuadas anteriormente, pois se a interacção se pautou, tendencialmente, por julgamentos e avaliações, é óbvio que a capacidade metacognitiva que predominou no fórum corresponde à “Avaliação”. Assim, praticamente todos os alunos contribuíram para o enriquecimento da discussão, considerando o seu conhecimento e capacidades ou mesmo verificando a eficácia de estratégias adoptadas. À semelhança do que se verificou para o Conhecimento Metacognitivo, as unidades de texto codificadas nas competências metacognitivas situam- se, predominantemente, no final da discussão electrónica no momento da avaliação final do trabalho na Scaena.

Capacidade Metacognitiva – Avaliação

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 5 Data: 14-03-2005 16:44

Autor: (8014), 010< nº mecanográfico @alunos.dlc.ua.pt> Assunto Avaliação

Foi bom termos trabalhado ao longo destas semanas através deste método mas como podemos verificar, para algumas decisões, teria sido mais facil se estas tivessem sido tomadas pessoalmente, teriamos poupado muito tempo mas por outro lado cada um pode dar a sua opinião.

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 4 Data: 14-03-2005 16:52

Autor: (8014), 012 < nº mecanográfico @alunos.dlc.ua.pt>. Assunto avaliação.

3- as novas tecnologias são um desafio para vós, futuros professores de Português, Latim e Grego? Na minha opinião são um desafio, um auxiliar e algo indispensável. Relativamente ao desafio, penso que enquanto futuros professores, as novas tecnologias constituem de facto um desafio, na medida em que, como não dominamos totalmente parte do material informático que utilizaremos nas nossas aulas, cabe-nos aprofundar conhecimentos, já que as novas tecnologias permitem dinamizar as aulas, e são um grande auxiliar para o professor. Cientes da importãncia das novas tecnologias, devemos empenhar-nos em aproveitá-las para serem usadas da forma mais conviniente, tendo sempre em vista uma eficaz transmissão de conhecimentos aos alunos.

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 4 Data: 14-03-2005 17:03

Autor: (8014), 015 < nº mecanográfico @alunos.dlc.ua.pt>. Assunto Re: avaliação.

As três semanas...

3- As novas tecnologias são um desafio para vós, futuros professores de Português, Latim e Grego? Certamente que como futura professora de PLG, as tecnologias serão sempre um desafio, quer pela tentativa de adequação destas à minha futura forma de leccionar, quer pelas constantes inovações que as TIC vão sofrendo e aí o desafio será certamente acompanhar esse processo evolutivo. Aqui refira-se que normalmente os professores têm uma tendência natural e intrínseca, por vezes, de resistência à inovação que é imperativo contornar esse obstáculo. Porque não começar por nós e porque não tornar o ensino-aprendizagem mais activo e dinâmico?

No que diz respeito às restantes competências metacognitivas, como salientámos anteriormente, os valores são inferiores aos verificados na categoria “Avaliação”: 2,8% na “Planificação”, 4,2% na “Regulação” e apenas 0,92% na “Auto-consciência”. Isto mostra que a preocupação do grupo residiu, essencialmente, na resolução da tarefa proposta e não em ponderar sobre a planificação de uma acção ou estratégia necessária ao cumprimento da tarefa ou em interpretar eventuais sentimentos e pensamentos relacionados com aspectos particulares dessa mesma tarefa. Por conseguinte, são escassas as unidades de texto codificadas quer na categoria “Planificação” (45) quer na categoria “Auto- consciência” (15). Superior ao somatório destas duas categorias, encontramos as 68 unidades de texto em “Regulação”, distribuídas pelos alunos com maior índice de interactividade no fórum: 012, 013, 018, 019 e 020. Tal como afirmámos anteriormente, aliada à capacidade de intervir, propor e partilhar, estes alunos manifestam, de forma análoga, competências metacognitivas no que concerne à planificação, manutenção e supervisão da globalidade da tarefa cognitiva proposta ao grupo. De seguida, apresentamos exemplos para cada uma das competências analisadas de imediato:

Competência Metacognitiva – Planificação

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 17 Data: 07-03-2005 15:29

Autor: (8014), 018 <nº mecanográfico @alunos.dlc.ua.pt>. Assunto Re: nova sequencia.

há pouco material no didaktos em relação a isso; não digo que não seja um bom tema, mas é mesmo por o ser que exigiria uma recolha de informação que não existe no programa.

Competência Metacognitiva – Regulação

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 13 Data: 07-03-2005 16:25

Autor: (8014), 020 <nº mecanográfico @alunos.dlc.ua.pt>. Assunto Re: decisão.

[…] acho que estamos a dispersar, e não estamos a chegar ao verdadeiro objectivo, que será conseguirmos, em conjunto, chegar a uma conclusão unânime...

Competência Metacognitiva – Auto-consciência

Fórum: Scaena Número de vezes lida: 12 Data: 07-03-2005 16:20

Autor: (8014), 017 < nº mecanográfico @alunos.dlc.ua.pt>. Assunto Re: Alguém está perdido??

oi

nao ando perdido... o problema e k nao estou mt inspirado hoje :)

Todavia, importa salientar que o facto de termos identificado um nível reduzido de actividades metacognitivas, não significa que o grupo não as possua. Na verdade, consideramos que o tipo de tarefa que foi solicitada aos alunos não é propiciador de dinâmicas metacognitivas, já que impunha, sobretudo, capacidades de resolução de problemas. A este respeito, Henri (1992:133) é, de novo, esclarecedora:

“The results of any such analysis must be interpreted in light of learners’ task. Even if no metacognitive activity was noticed, one could not conclude that the students are weak in this area: previous research (…) suggests that metacognitive activity is more perceptible when the task at hand is to understand ideas or remember past learning, than it is in cases of problem resolution.”