• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I ENQUADRAMENTO GERAL

CULTURA, ARTE E EDUCAÇÃO EM EMBU DAS ARTES

3.4. Diversos tipos de Artes

O século XVIII ficou conhecido como o Século das Luzes, pois as ideias iluministas promovidas na Europa por filósofos se espalharam pelo mundo e inspiraram

revoluções como a Revolução Francesa em 1789. Um conceito que reunia criações do homem que tinham um propósito não mais que artístico e estético começou a surgir nesta época, iniciando assim uma maior valorização das artes e marcando o começo das discussões sobre quais seriam as belas criações humanas que rondavam o mundo.

O conceito de "belas-artes" surgiu neste século associado à ideia de que certo conjunto de suportes e manifestações artísticas é superior aos demais. Até meados do século XIX, as academias classificavam as artes em basicamente dois tipos: as belas-artes e as artes aplicadas ou artes secundárias. As belas-artes eram aquelas que, segundo o ponto de vista do período, possuíam a dignidade da nobreza. Já as artes aplicadas, devido ao fato de serem praticadas por trabalhadores, eram desvalorizadas. Assim, compunham, as belas-artes: a pintura, a escultura, o desenho e a arquitetura.

A arte tem sido ao longo da história, um aspecto unido à vida do homem de forma intrínseca, servindo como meio de expressão e também como uma linguagem universal em que a beleza e a estética prevalecem. Foi na antiga Grécia onde surgiu a divisão entre as artes superiores, criadas para serem apreciadas com os olhos e os ouvidos, e as menores relacionadas muito mais com o tato.

Os antigos gregos criaram a base, mas o termo belas artes foi usado pela primeira vez no século XV por Charles Batteaux, para definir com apenas um par de palavras todas estas manifestações artísticas.

A classificação utilizada na Grécia Antiga incluía seis ramos dentro da própria arte: a arquitetura, a dança, a escultura, a música, a pintura e a poesia (literatura). Posteriormente, isto é, mais recentemente, passou-se a incluir o cinema como sendo a sétima arte.

Figura 66: Sala de exposição do MNBA –Museu Nacional de Belas Artes –Rio de Janeiro

Fonte: http://karidesbrava.com.br/wp-content/uploads/2016/03/MNBA_Museu_Nacional_de_Belas_Artes_03.jpg

O termo belas artes se refere a um conjunto de disciplinas estéticas refinadas desenvolvidas ao longo da história. Isto significa que cada uma delas apresenta uma rica trajetória com vigorosa tradição. Na verdade, cada uma destas artes apresenta um amplo repertório técnico que exige certo grau de destreza para ser dominada. Estas artes são a música, a arquitetura, a literatura, a pintura e a dança. Elas foram muito importantes e tiveram diferentes graus de desenvolvimento em todas as sociedades, mas foi na cultura grega que conseguiu alto grau de requinte. A partir deste momento, as técnicas utilizadas no passado foram recompiladas e ficaram de herança como novos elementos de importância no tempo. Assim, a tradição tem grande peso sobre as artes e cada contribuição se adiciona às anteriores.

Embora a definição das artes plásticas inclua a utilização de materiais maleáveis por parte de artistas que criam suas obras, esta definição hoje em dia já está superada e apresenta um leque mais amplo de atividades. Para que uma obra seja considerada uma arte plástica, ela deve ser tangível, ou seja, ser real, visível e palpável. Isto permite que além das disciplinas consideradas pelas artes plásticas, outras desconhecidas também fazem parte deste ramo no momento.

Tradicionalmente, considera-se a existência de apenas três tipos de artes plásticas: a pintura, a escultura e a arquitetura. Porém, esta percepção vem mudando ao longo do tempo, já que com o desenvolvimento das novas técnicas e de certos avanços tecnológicos

têm surgido novas formas de expressão artística.

O início do século XIX possuía vários tipos de artes plásticas, entre elas: a pintura, a escultura, o desenho, a gravura, a pintura mural, a cerâmica, a ourivesaria e o artesanato, posteriormente outras manifestações artísticas também tiveram espaço até o ponto de incluir outras nem tanto convencionais como cinema, fotografia ou arte digital. A arte moderna e sua versatilidade de materiais e conceitos também revolucionaram este campo.

Isto acontece basicamente porque as artes plásticas partem de princípios comuns a imensidão de disciplinas artísticas. Princípios como as teorias da cor, da psicologia e da percepção, elementos de desenho, conceitos de proporção e composição se encontram na raiz de cada uma das disciplinas.

A arte diz respeito às criações do ser humano que procuram expressar uma visão sensível do mundo real ou imaginário. Essas expressões podem ser manifestadas em diversos materiais, a arte plástica, por sua vez, consiste em dar forma a estes materiais.

As artes plásticas são manifestações do ser humano que refletem, o produto da sua imaginação ou da sua visão da realidade.

A arquitetura, a escultura e a pintura são as três primeiras artes plásticas a serem contempladas. A arquitetura é a arte que devido ao talento e grande uso da estética necessária para criar construções harmônicas com o espaço e perduráveis no tempo.

Figura 67:Partenon –Atenas - Grecia

Fonte:http://1.bp.blogspot.com/-yP18n-nUwN8/Uuk81OL1LEI/AAAAAAAAARk/- Rg9qiAhEsM/s1600/Partenon-Atenas-Grecia-1.jpg

Podemos entender a arquitetura como a Arte de projetar e construir prédios de acordo com os contextos históricos, sociais e políticos vigentes no período. Sendo influenciada, também, pelas mudanças estéticas e tecnológicas.

Figura 68: Brasília capital federal do Brasil

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000509/0000006511.jpg

Escultura é a arte de transformar a matéria através do entalhamento, da modelagem de diversos materiais como, por exemplo, barro, cimento, bronze, madeira, mármore e plástico. Toda escultura supõe um volume no espaço, que tem valor tanto em si mesmo como em relação ao seu entorno. A escultura define certa silhueta e gera determinada massa, que pode sugerir tanto peso e solidez como fluidez e leveza. Consiste em esculpir, talhar ou modelar diferentes tipos de materiais representando figuras reais ou imaginárias. São escultores conhecidos: Aleijadinho, Rodin e Victor Brecheret.

Figura 69: “David”é uma obra-prima da escultura renascentista criada entre 1501 e 1504, pelo artista italiano Michelangelo

Chamamos de artes menores aquelas que são portáteis e não porque possuem menor valor artístico. Na maioria das vezes são objetos artísticos com funções utilitárias. Exemplos: vasos, cestarias, louças, iluminuras, têxteis, jóias.

Sem dúvida a mais memorial das artes, as esculturas fazem-nos lembrar do passado, de figuras que fizeram história, dos poderosos deuses que reinaram no céu e na terra e muitas outras coisas que mostra em cada centímetro a perfeição dos artistas escultores que já pisaram no planeta Terra.

Entre as três belas artes, reconhecidas em primeiro momento, a pintura é, talvez, uma das mais reconhecidas. Desde a antiguidade o homem a usa como uma forma de expressão e um mecanismo para capturar a realidade. Ao longo da história houve centenas de pintores reconhecidos, por isso não é de se estranhar que hoje em dia continue sendo uma das belas artes mais populares e apreciadas. O artista passa suas impressões sobre a realidade e expressa seus sentimentos em uma tela, através de linhas e cores. Pintura é arte de aplicar cores, pigmentos sobre diferentes superfícies para criar imagens, formas figurativas ou abstratas.Vinda desde o homem das cavernas, a pintura ainda é considerada a mais expressiva das artes, até nos traços mais minimalistas ou confusos o pintor demonstrava um sentimento diferente, a cada fase de sua vida uma nova característica era percebida nos quadros que até hoje ilustram museus mundo a fora. Continuando com a classificação utilizada na Grécia Antiga com a inclusão de seis ramificações dentro da própria arte, cujos três primeiros foram: arquitetura, escultura e pintura consideradas pelos gregos como os principais, mas também a dança, a música e a poesia (literatura) eram importantes a serem apreciadas.

Figura 70: Retrato de Vincent van Gogh e Monalisa de Leonardo da Vinci

Fonte:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b2/Vincent_van_Gogh_-_Self-Portrait_- _Google_Art_Project.jpg

A arte de combinar sons e ritmos já tem milhares de anos, sem dúvida a música é a arte que tem mais efeito sobre nós seres humanos, nela podemos facilmente encontrar a calma, a estabilidade e a confiança necessária para fazer de nós mesmos pessoas melhores.

Aristóteles, na Grécia, definiu música como "a arte de expressar sentimentos mediante o som". A lógica da construção musical é a combinação de sons em sucessão temporal formando melodias. Há diversos representantes dentro das numerosas categorias desta arte. Os mais conhecidos são: Mozart, Bethoveen, Beatles, Rolling Stones, Madonna e Frank Sinatra.

A capacidade de usar instrumentos para gerar belos sons faz com que a música seja considerada, de forma inequívoca, como uma das sete belas artes. Esta forma de criação acompanhou o homem ao longo de sua própria existência, sendo uma forma de comunicação, mas também uma arte que, antes de mais nada, gera prazer. Trata-se de uma das formas mais quotidianas de se aproximar das belas artes.

Figura 71: Música

Fonte: http://www.tecnocurioso.com.br/2014/curiosidades/quais-sao-as-7-belas-artes

A dança faz parte das sete belas artes devido aos vigorosos movimentos usados ao ritmo da música, que servem como um dos meios de expressão mais estéticos que podemos desfrutar. Movimentos delicados e sincronizados com ou sem uma melodia não deixam de ser uma arte, cada movimento pode representar alguma situação, cada expressão facial pode representar um sentimento, deixando assim de ser somente uma representação teatral e se tornando uma arte independente.

A Dança, que consiste na representação de movimentos corporais sucessivos dentro de um ritmo musical, foi muito usada em rituais religiosos. São exemplos: o samba e o tango.

Figura 72: Dança

Fonte: http://www.tecnocurioso.com.br/2014/curiosidades/quais-sao-as-7-belas-artes

A literatura é a arte que vem da palavra para criar. Apesar de costumarmos dizer que a literatura é uma das belas artes, a poesia também está incluída nesta forma. As duas têm oferecido contribuições valiosíssimas à humanidade, com peças e autores que, sem dúvida, constituem uma obra de arte em si. "É a arte da palavra”, consiste em usar exclusivamente a linguagem para se expressar contando histórias reais ou fictícias. O livro mais antigo do mundo é a Bíblia.

Figura 73: Literatura

Fonte: http://www.tecnocurioso.com.br/2014/curiosidades/quais-sao-as-7-belas-artes

Por último, mas não menos importante está a sétima arte: o cinema. Acrescentado a esta lista no século XX, foi Ricciotto Canudo, teórico e crítico cinematográfico, quem através de seu "Manifesto das sete artes" (1911) usou o termo "sétima arte" para incluir o cinema entre as belas artes. Hoje é um dos meios de expressão artísticos mais populares do mundo, com peças de grande valor audiovisual considerada como clássicos entre os estudiosos e cinéfilos.

encontram para formar uma única obra, reunindo a arquitetura do cenário, os atores que dão movimento a esculturas históricas, os quais mostram a sua leveza nas danças dos mais belos musicais, criando verdadeiras 'pinturas' elaboradas a partir dos roteiros mais bem escritos.

Figura 74: Cinema e teatro

Fonte: http://www.tecnocurioso.com.br/2014/curiosidades/quais-sao-as-7-belas-artes

O Manifesto de Canudo foi publicado posteriormente em 1923, incluído o cinema como sétima arte aumentando a lista precedente de Hedel, apresentando uma listagem das artes através de numeração. Sendo assim apresentada:

1ªArte – Música (som);

2ªArte –Dança (Teatro/Dança/Coreografia) (movimento); 3ªArte – Pintura (cor);

4ªArte - Arquitetura (espaço); 5ªArte – Escultura (volume); 6ªArte - Literatura; (palavra); 7ªArte - Cinema;

Além das sete belas artes descritas por Canudo, outras novas artes já foram citadas. Mesmo que ainda existam muitas pessoas que não concordem com o fato dos itens a seguir se tornarem artes, vamos apresentá-las como se de fato fossem.

8ªArte - Fotografia (imagem);

A arte de registrar momentos por imagens acabou surgindo com a tecnologia, possibilitando assim que as visões mais belas ou fatos históricos pudessem ser registrados de uma maneira mais realista do que os outros tipos de arte.

9ªArte – Desenho (quadrinhos, imagem e gráficos);

Contar histórias somente por textos acabou deixando de ser a única arte do tipo, os quadrinhos resolveram uni-los aos desenhos para criar uma nova forma de literatura visual que hoje é tão lida quanto os próprios livros.

10ª Arte – Arte Digital (multimídia, vídeos games, programação, artes gráficas computadorizadas);

Podemos com toda certeza afirmar que a arte digital recebeu inspiração de boa parte das sete belas artes originais, tendo como propósito recriar imagens e histórias por meio de computação gráfica com a ajuda de programas especiais. Os efeitos especiais são a principal característica da arte, gerando incríveis resultados.

11ª Arte – Culinária.

Quem disse que cozinhar também não pode ser uma arte? Assim como o pintor precisa saber reunir as cores corretas para ter as melhores combinações, o chefe de cozinha também precisa conhecer quais temperos cairão melhor com certo alimento, precisa saber quanto tempo à panela precisa ficar ao fogo e qual é o ponto certo da sua “criação”.

Ao entender a história da arte e seus estilos podemos elencar com os artistas de Embu das Artes, nos próximos capítulos apresentaremos aqueles que mais se destacaram com suas habilidades e marcaram a cultura da cidade. Encontramos nos trabalhos desenvolvidos por eles as pinturas expressas nos quadros representando vários movimentos artísticos como entre eles o rococó. A pintura nas telas é uma das artes mais reconhecida mundialmente, a representação dos movimentos literários, políticos e sociais são expressos através dos quadros, desta forma fizeram ser reconhecidos mundialmente

A arte esculpida é outro movimento artístico que se destacou no cenário nacional e internacional. A marca da cidade continua sendo os artistas esculpindo ao ar livre na feira de artesanato.

A música, a dança e o teatro são mantidos através das festas regionais, sendo a mais importante a da Santa Cruz. Os grupos de varias faixas etárias realizam suas apresentações mantendo viva a tradição cultural do inicio com os jesuítas.

Figura 75: Quais são as 7 belas artes?

Fonte: http://www.tecnocurioso.com.br/2014/curiosidades/quais-sao-as-7-belas-artes.