• Nenhum resultado encontrado

Domínio 9 Instalações Sanitárias e Vestiários

Parte III – Resultados e Discussão

2. Avaliação por Domínios

2.8 Domínio 9 Instalações Sanitárias e Vestiários

O domínio 9 é constituindo por uma série de requisitos que as instalações sanitárias e vestiários devem cumprir. As inconformidades observadas nos setes talhos durante as 4 visitas encontram-se na tabela 3.20, 3.21 e 3.22.

Tabela 3.20 Soma do número de inconformidades no Domínio 9 – Instalações Sanitárias e Vestiários.

Domínio 9 - Instalações Sanitárias e Vestiários

Inconformidade 1 2 3 Talho 4 5 6 7 9.1 Existem vestiários e instalações sanitárias com

ventilação própria e em boas condições de limpeza? (alínea g) do ponto 1 do artigo 9º do anexo ao DL. nº 207/2008 )

0

4

b) Separada por sexos? (ponto 2 do artigo 24º do anexo ao DL. nº

207/2008) 0

4

0

4

0 0

c) Dotados de chuveiro? (ponto 2 do artigo 24º do anexo ao DL. nº

207/2008) 0

4

0

4

0 0

4

Garantindo um elevado nível de higiene dos manipuladores, estes devem dispor de instalações sanitárias e vestiários, devidamente separados da zona de laboração, evitando os riscos de contaminação cruzada (Noronha & Baptista, 2003). Para além disto, a sua construção deve ser adequada ao contexto real do estabelecimento, sendo munidos dos equipamentos essenciais para a correta higienização dos manipuladores.

De acordo com a alínea g) do ponto 1 do artigo 9º do anexo ao Decreto-Lei nº 207/2008 de 23 de Outubro, devem existir duas zonas separadas destinadas às instalações sanitárias e outra para vestiários, onde os manipuladores disponham do espaço suficiente para mudar de roupa e para a sua arrumação nos respetivos cacifos.

Verificou-se que apenas o talho 1 dispõe destas duas áreas, enquanto os restantes apenas possuem uma área sanitária única. A presente inconformidade decorre por motivos financeiros ou de falta de espaço de construção, sendo por isso de difícil resolução.

O ponto 2 do artigo 24º do anexo ao Decreto-Lei nº 207/2008 de 23 de Outubro, aponta para a necessidade de instalações sanitárias separadas por sexos, por forma a promover a privacidade e o conforto dos funcionários, bem como serem dotados de chuveiro, constituindo os itens 9.1 a) e c).

De acordo com a análise realizada nos talhos, o item 9.1 a) representa uma inconformidade recorrente nos talhos 2, 3 e 5, onde a instalação sanitária é comum aos dois sexos. Os talhos 4, 6 e 7 possuem igualmente apenas uma instalação sanitária, porém como apenas trabalha um único funcionário no estabelecimento este item foi considerado conforme.

Para todos os efeitos, apenas o talho 1 possui duas áreas distintas, uma para as instalações sanitárias e outra para vestiários, cumprindo totalmente o requisito no ponto 2 do artigo 24º do anexo ao Decreto-Lei nº 207/2008 de 23 de Outubro.

Tal como o item anterior, a resolução desta inconformidade envolveria grandes custos financeiros bem como espaço para a construção de zonas separadas para vestiários e instalações sanitárias.

Relativamente ao requisito 9.1 c), os talhos 2, 4 e 7 apesentam uma inconformidade recorrente, uma vez que os manipuladores não dispõem de chuveiros. A solução poderá passar pela criação de uma zona para implementar um chuveiro, dotado de pavimento antiderrapante com um ralo e um declive adequado para o escoamento das águas, bem como de uma cortina. Solução que envolve igualmente custos financeiros e necessita de espaço para a sua instalação. Tabela 3.21 Soma do número de inconformidades no Domínio 9 – Instalações Sanitárias e Vestiários (Continuação).

Domínio 9 - Instalações Sanitárias e Vestiários

Inconformidade 1 2 3 Talhos 4 5 6 7 9.3 Dispõe de lavatórios em bom estado de limpeza e

conservação para a lavagem das mãos? (alínea f) do ponto 1 do artigo 9º do anexo ao DL. nº 207/2008)

0 0 0 0 0

2 3

a) Com torneiras de acionamento não manual?

4

0

4

0

4

b) Com água corrente fria e quente sob pressão?

4

0

4

0 0

4

c) Com toalhetes descartáveis

1

0 0 0 0 0

2

d) Com sabão líquido e soluto desinfetante?

2 1

0 0 0 0 0

e) Com escovas de unhas individuais?

4

0

4

das mãos), munidos de torneiras de acionamento não manual, de água corrente quente e fria sob pressão, toalhetes descartáveis de papel, sabão líquido desinfetante e escovas de unhas individuais. A sua importância foi discutida no domínio 2 - Requisitos Higiénicos, Técnicos e Funcionais, nomeadamente no conjunto de itens 2.16, pelo que não vai ser debatida neste subcapítulo. Sublinha-se que visto se tratar de uma instalação sanitária, a lavagem das mãos ganha ainda mais importância devido à potencial contaminação das mãos por microrganismos coliformes, como E. coli, e Salmonella.

Relativamente ao item 9.3, verificou-se que no talho 6, nas duas últimas visitas, o lavatório se encontrava obstruído por pertences pessoais do manipulador, tendo-se verificado o mesmo nas três últimas visitas no talho 7. Ora se os lavatórios se encontram obstruídos, impedem a higienização das mãos do manipulador, levando à consequente contaminação de superfícies equipamentos, utensílios e dos géneros alimentícios.

A solução para esta inconformidade é simples e prática e passa pela correta arrumação dos pertences pessoais nos respetivos cacifos, conforme o item 9.4 e 9.4 a).

Relativamente ao item 9.3 a), os talhos 1,3, 4, 5 e 7 não possuem torneiras de acionamento não manual, implicado um higienização potencialmente ineficaz, caso o manipulador não siga corretamente o procedimento de higienização das mãos.

Os talhos 1, 2, 4 e 7 não possuem água quente nas instalações sanitárias, constituindo uma inconformidade recorrente no item 9.3 b). As mãos devem ser lavadas com água quente corrente, a cerca de 44ºC, que ajuda, nomeadamente, na eliminação de gorduras (Baptista & Saraiva, 2003). A resolução desta inconformidade envolve a instalação de uma caldeira para o aquecimento da água, situação que implica elevados custos financeiros.

Verificou-se que a falta de toalhetes descartáveis, de acordo com o item 9.3 c), é uma inconformidade pontual no talho 1 e no talho 7, sendo rapidamente resolvida nas visitas posteriores. O mesmo se verifica relativamente ao item 9.3 d), ocorrendo inconformidades pontuais nos talhos 1 e 2 por falta de sabão líquido desinfetante dos dispensadores das instalações sanitárias, porém rapidamente resolvidas nas visitas posteriores.

Tal como analisado no domínio 2 - requisitos higiénicos, técnicos e funcionais, o maior número de inconformidades reside no item 9.3 e) referente à presença e utilização de escovas de unhas individuais no procedimento de higienização das mãos. Neste contexto, apenas o talho 5 possui escovas individuais nas instalações, enquanto nos outros talhos, ou simplesmente não possuem escovas de unhas, ou caso existam, não são individuais. Tal situação, leva a uma higienização deficiente das mãos, bem como à propagação da contaminação entre os manipuladores pelo uso da mesma escova de unhas.

Tabela 3.22 Soma do número de inconformidades no Domínio 9 – Instalações Sanitárias e Vestiários (Continuação).

Domínio 9 - Instalações Sanitárias e Vestiários

Inconformidade Talhos

1 2 3 4 5 6 7 9.4 Dispõe de cacifos individuais? (ponto 2 do artigo 24º do anexo

ao DL. nº 207/2008)

4

0 0 0 0

4

a) Pertences pessoais devidamente arrumados dentro do

cacifo?

1 4

0

4

3

4

De acordo com o ponto 2 do artigo 24º do anexo ao Decreto-lei nº 207/2008, 23 de Outubro, os funcionários devem dispor de cacifos individuais munidos de fechadura, para a arrumação dos seus pertences pessoais, bem como do vestuário de trabalho.

Constitui então uma inconformidade recorrente nos talhos 1, 2 não dispondo de cacifos individuais para a colocação dos pertences pessoais, enquanto o talho 7 simplesmente não dispõe de nenhum.

Dos talhos que possuem cacifos, os manipuladores dos talhos 1, 2, 4, 5 e 6 não guardam os seus pertences pessoais dentro dos respetivos cacifos, deixando-os espalhados pela instalação sanitária.

A Norma Portuguesa 1116 de 1975 define quais os tipos de cacifos adequados dependendo do tipo atividade, bem como as dimensões e características que devem respeitar.

Antes de mais, define-se que para a presente atividade torna-se necessário recorrer à utilização de um cacifo tipo B, uma armário individual de dois compartimentos contíguos, separados por uma parede vertical, por forma a separar o vestuário de trabalho e o vestuário pessoal do manipulador, evitando sua contaminação. Dos talhos observados que possuem cacifos, nenhum deles possui duas zonas separadas para este efeito.

Recomenda-se neste sentido que sejam adquiridos cacifos individuais em número igual ao número de trabalhadores, cumprindo com os requisitos estabelecidos na norma portuguesa referida.