• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO

ANÁLISE DAS MODIFICAÇÕES OPERADAS

1. RESULTADOS: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO

1.2. Domínio Linguístico

1. 2.1. Auto-correcção

Pré-teste e Pós-teste

Grupo Experimental vs. Grupo de Controlo

Os resultados da análise relativa aos domínios nos quais incidem as modificações operadas são representados nos quadros seguintes.

Auto-correcção Grupo

Experimental

Grupo de Controlo

Domínios Pré-teste Pós-teste Pré-teste Pós-teste

Pontuação 10 19% 7 10% 9 18% 6 21% Ortografia 23 43% 16 24% 32 64% 14 48% Grafismo - - - - - - - - Forma 4 8% 7 10% 1 2% 2 7% Semântica 6 11% 17 25% 1 2% - - Léxico 4 8% 7 10% - - - - Morfossintaxe 6 11% 14 21% 7 14% 7 24% Total 53 100% 68 100% 50 100% 29 100%

Em ambos os grupos de trabalho, no pré-teste, a pontuação e a ortografia têm um lugar de destaque, pelo elevado número de modificações nestes dois domínios. Contrariando esta tendência, encontra-se o grafismo que não esteve presente em nenhuma modificação.

Ainda no pré-teste, os dois grupos estão equivalentes quanto às modificações na morfossintaxe, mas ambos divergem no léxico e na forma, pois no grupo de controlo não foi efectuada nenhuma modificação no primeiro domínio referido e no segundo domínio foi, apenas, operada uma modificação (como se pode observar no quadro 24). No grupo experimental, as modificações no âmbito da semântica e da morfossintaxe estão em número apreciável, o que já não acontece no grupo de controlo quanto à semântica.

No pós-teste, quanto ao tipo de modificações efectuadas pelo grupo experimental, a ortografia, a semântica e a morfossintaxe têm um lugar de relevo, contrariamente ao que se verificou no pré-teste, no qual o destaque foi para a ortografia e para a pontuação. Verificou-se uma certa equivalência, no pré e no pós-teste, quanto à pontuação, ao léxico, ao grafismo e à forma.

Considerando a análise estatística, segundo o teste t, as diferenças no grupo experimental entre pré-teste e pós-teste são significativas a 0,05 para o domínio da semântica (t=2,049) e tendencialmente significativo (considerando o limiar 0,1), para o domínio da morfossintaxe (t=-1,560, cf. Anexo 6).

No grupo de controlo, o realce vai para a ortografia, seguida da pontuação e da morfossintaxe. Não foram feitas modificações no domínio da semântica, do léxico e de grafismo, tal como sucedeu no pré-teste nos dois últimos domínios.

Os dois grupos estão equivalentes no âmbito das modificações no grafismo e na pontuação, existindo uma total divergência no léxico e na semântica, como pudemos constatar.

Exemplos de análise:

a) Pré-teste

Modificações Efectuadas Distribuição das Modificações por Domínios Texto Inicial Auto- correcção Auto- correcção

Enseguida... Em seguida... Ortográfico

...la... ...lá... Ortográfico

Saimos... Saimus... Ortográfico

as às Ortográfico

Depois... Em seguida... Lexical

Chegámos às 12h de autocarro... Chegámos às 12h de autocarro para ir para a escola. Semântico

...eu a Ana Isabel, a Carina...

...eu, a Ana Isabel, a Carina...

Pontuação

...ma... ...mas... Ortográfico

...e o que eu gostei ...e o que, eu gostei

Pontuação

...gostei mais foi o... ...gostei mais do... Morfossintáctico

Quadro 25 – Distribuição das modificações por domínios. Pré-teste.

b) Pós-teste

Modificações Efectuadas Distribuição das Modificações por Domínios Texto Inicial Auto- correcção Auto- correcção

Eu fui com a minha professora…

Eu fui a minha professora com…

Morfossintáctico

…cores corolidas… …cores coloridas… Ortográfico

E vi tartarugas… E também vi tartarugas

Morfossintáctico

Conhesi… Cunhesi… Ortográfico

…praia da aguda. …praia da Aguda Formal ...fazer sedes... ...fazer redes... Ortográfico

...fomos do museu da Aguda... ...fomos ao museu da Aguda... Semântico ...nos... ...nós... Ortográfico

...fui para a areia escavamos túneis...

...fui para a areia. Escavamos túneis...

Pontuação

Quadro 26 – Distribuição das modificações por domínios. Pré-teste.

1.2.2. Hetero-correcção

Pré-teste e Pós-teste

Grupo Experimental vs. Grupo de Controlo

Hetero-correcção Grupo

Experimental

Grupo de Controlo

Domínios Pré-teste Pós-teste Pré-teste Pós-teste

Pontuação 17 15% 7 9% 13 19% 10 17% Ortografia 53 48% 30 40% 41 61% 29 48% Grafismo 12 11% 6 8% 1 2% 7 11% Forma 5 4% 9 12% 1 2% 1 2% Semântica 8 7% 5 7% 1 2% 3 5% Léxico 3 3% 4 5% 2 3% 1 2% Morfossintaxe 13 12% 14 19% 8 11% 9 15% Total 111 100% 75 100% 67 100% 60 100%

No pré-teste, constata-se que as modificações mais utilizadas nos dois grupos de trabalho se situaram no domínio ortográfico, seguido da pontuação. O grupo experimental fez um número superior de modificações a nível semântico, morfossintáctico e de grafismo comparativamente com o grupo de controlo. Existe uma certa equivalência nas duas turmas no domínio lexical.

No pós-teste, a modificação a nível ortográfico foi a mais utilizada nos dois grupos. No grupo experimental seguiram-se as modificações no domínio da morfossintaxe, seguida das modificações no domínio formal e de pontuação, as quais se encontram em número quase equivalente. No grupo de controlo, a pontuação é a segunda modificação mais efectuada, seguida das modificações no domínio da morfossintaxe e de grafismo. No que diz respeito à semântica e ao léxico, as diferenças não são relevantes, enquanto que ao nível da forma é operada apenas uma modificação no grupo de controlo, contrariamente às nove modificações efectuadas no grupo experimental.

No grupo experimental, houve uma diminuição bastante acentuada, do pré para o pós-teste, nas modificações no domínio da ortografia, pois, desta feita, os testes não tinham tantas incorrecções. Verificou-se também, contrariamente ao que se passou na auto-correcção, uma diminuição das modificações do nível linguístico- textual, no domínio da semântica, e um aumento de apenas uma modificação no léxico. As modificações no âmbito da morfologia tiveram uma ligeira subida.

No grupo de controlo, houve também uma diminuição, do pré para o pós-teste, das modificações de superfície, excepto no domínio do grafismo, tendo-se mantido, com poucas oscilações, o número de modificações do nível linguístico- textual (este número é superior ao das modificações efectuadas ao nível da auto- correcção).

Exemplos de análise:

a) Pré-teste

Modificações Efectuadas

Distribuição das Modificações por Domínios

Texto Inicial Hetero- correcção Hetero- correcção

...foi à praia... ...fui à praia... Ortográfico

...bários homens... ...vários homens... Ortográfico

...nos... ...nós... Ortográfico

...com... ...com... Grafismo

Em primeiro saímos da escola...

Em primeiro lugar, saímos da escola...

Pontuação e semântico

...às 9h ... ...às 9h da manhã... Semântica

... à beira... á beira... Ortografia

...estivemos a subir um monte de areia...

...estivemos a subir para um monte de areia...

Semântico

...obras... ...obras... Grafismo

...aquários... ...aquàrios... Ortografia

...ferinhos. ...ferrinhos. Ortografia

Chegámos às 12h... Chegámos às 12h à escola... Semântica

...Estação Litoral de aguda...

...Estação Litoral da Aguda... Formal

...as... ...às... Ortográfica

...voltamos o meio dia...

...voltamos ao meio dia... Morfossintáctica

...Estação Litoral da água...

...Estação Litoral da Aguda... Lexical

b) Pós-teste

Modificações Efectuadas

Distribuição das Modificações por Domínios

Texto Inicial Hetero- correcção Hetero- correcção ...cais da Ribeira do Porto...

...Cais da Ribeira do Porto... Formal

...fomos até barragem...

...fomos até à barragem... Morfossintáctico

...o que eu mais foi...

...o que eu mais gostei foi... Semântico

...fomos á... ...fomos à... Ortografia

Saímos às 9h... Saímos às nove horas... Formal

...turmas... ...turmas... Grafismo

3anosº e 4 anosº 3º e 4º anos Ortografia

...fizemos... ...fizemos.. Grafismo

...nas 6 pontes... ...nas seis pontes... Formal

E tivemos uma... Tivemos uma... Morfossintáctica

E gostei muito... Eu gostei muito... Morfossintáctica Quadro 29 – – Distribuição das modificações por domínios. Pós-teste.

Comparação global quanto aos domínios, na auto e hetero-correcção

Comparando a tarefa de auto-correcção com a tarefa de hetero-correcção, no pré e no pós-teste, no grupo experimental e no grupo de controlo, quanto ao tipo de modificação no domínio linguístico, constata-se que:

-A tarefa de auto-correcção, do pré para o pós-teste, no grupo experimental, teve um aumento significativo no número de modificações efectuadas nos domínios da semântica e da morfossintaxe e um aumento menos expressivo no domínio do léxico.

Na tarefa de hetero-correcção, do pré para o pós-teste, houve uma ligeira diminuição no domínio semântico e uma diminuição acentuada no domínio da ortografia, seguida da pontuação e do grafismo.

-A tarefa de auto-correcção, do pré para o pós-teste, no grupo de controlo, verifica-se uma descida acentuada das modificações de superfície, nomeadamente no domínio da ortografia e, logo após, da pontuação.

Esta situação mantém-se na tarefa de hetero-correcção, na qual a descida mais substancial também foi a do domínio ortográfico, seguida da pontuação.

Tanto no grupo experimental como no grupo de controlo, verifica-se que o maior número de modificações efectuadas se situa ao nível da pontuação e da ortografia, na auto-correcção como na hetero-correcção.

No grupo experimental, pode-se observar que, no pré-teste, o número de modificações efectuadas na tarefa de hetero-correcção é mais elevado do que na auto-correcção em todos os domínios considerados.

No pós-teste o resultado é similar, verificando-se também um aumento de modificações da auto para a hetero-correcção em todos os domínios, exceptuando-se a semântica e o léxico.

No grupo de controlo, todas as modificações efectuadas, tanto no pré como no pós-teste, sofrem um aumento da

auto para a hetero-correcção, excepto no domínio formal que sofre uma ligeira descida.