• Nenhum resultado encontrado

Dualismo Corpo e Alma e Cura divina na Comunidade Cristã Paz e Vida

No documento Download/Open (páginas 36-40)

CAPÍTULO I: O PENSAMENTO DUALISTA NA VIDA CRISTÃ

1.2 Aspectos da antropologia teológica da Comunidade Cristã Paz e Vida

1.2.2 Dualismo Corpo e Alma e Cura divina na Comunidade Cristã Paz e Vida

Nesta parte, a nossa pesquisa abordará sobre a teologia antropológica da Comunidade Cristã Paz e Vida. Além disso, o estudo mostrará que o corpo não possui valor

37 em si mesmo, é apenas parte externa, é um tabernáculo perecível valorizado como algo que perde o seu valor. Este corpo é animado pela a alma que é parte superior que deve ser valorizada.

Pagliarin afirma: “Qualquer que seja a causa do seu sofrimento, você já está sarado, já está sarada! Você não precisa carregar esta doença no seu corpo, na alma e no espírito. Ele, Jesus, já levou sobre si as nossas dores e enfermidades, bem como os pecados e sofrimentos de toda a humanidade, passada, presente e futura” (PAGLIARIN, 2014, p. 58).

A teologia da Comunidade Cristã Paz e Vida e a sua concepção de antropologia parecem valorizar mais a “alma” e “espírito” do que o corpo. A corporeidade é um traço contundente no discurso pentecostal, o corpo como entidade maligna que promove a doença, a pobreza e toda a sorte de privação – e inconscientemente nos cultos da Comunidade Cristã Paz e Vida – manifesta-se por meio das danças dos ritos corporais, manifestações milagrosas e prosperidades. Diante de Deus o corpo é mal e a busca para a purificação está na crucificação dos desejos carnais de se alimentar do espírito para alcançar a salvação eterna. O corpo apresenta-se primeiramente como entidade que precisa ser exorcizada. Com isso, cria- se uma visão dualista que valoriza a alma e espírito e ignora a corporeidade e a percepção bíblica sobre ser humano (SOUZA, 2004, p. 81-82). Pagliarin diz que, além de explicar como estes fenômenos ocorrem, ensina como qualquer pessoa pode convocá-los sempre que precisar, seja para superar doenças ou problemas. Aproveite esta rara oportunidade de descobrir como você pode superar todos os desafios que surgirem e dar início a uma nova dimensão à sua vida, repleta de realizações, saúde e sucessos! (PAGLIARIN, 2014, p. 11). Para Pagliarin, antes de afetarem o corpo, as doenças são reflexos de um mundo “espiritual”. As doenças físicas podem ser curadas por uma ação direta do Espírito. Até o dicionário Aurélio, que esta a disposição de qualquer pessoa, fala sobre as doenças psicossomáticas, que são os reflexos daquilo que está na mente, na consciência da pessoa, o que nós chamamos também de espírito, e acabam refletindo no corpo. Quer dizer, a parte espiritual refletindo no corpo para causar uma doença. O contrário também é verdadeiro, o espírito, a mente, o intelecto da pessoa influindo no corpo para gerar saúde, para aquilo que ela pode crer que ela pode colocar na mente. É o espírito que opera a cura.7Com isso mostra o dualismo platônico e cartesiano presentes na teologia da Comunidade Cristã Paz e Vida. Dessa forma as curas da Comunidade Cristã Paz e Vida estão também ligadas ao dualismo espírito e alma: estes, como

7 Coluna de Adriana Amorim, repórter do Guia-me. Disponível em: < http://guiame.com.br/gospel/mundo- cristao/novo-livro-de-juanribe-pagliarin-relata-casos-de-doencas-terminais-que-foram-alterados-pela-interacao- com-o-sobrenatural-de-deus-veja-entrevista.html#.VeqAhxFViko >. Acesso em: 05 ago.2016.

38 superiores ao corpo, realizam as manifestações de curas.

Em seu livro Quando não dá Mais, publicado em 2014, Pagliarin comenta que ao fazer um serviço de publicidade, antes da fundação da Igreja, hospedou-se num hotel luxuoso. Acordava todos os dias de manhã para trabalhar como publicitário. Olhava as pessoas que tomavam o café da manhã e pensava: “tenho vontade de participar da mesa farta com os outros que estão hospedados neste hotel, mas, não poderei, porque estou sem dinheiro”. Certa ocasião pegou um táxi para fazer seus serviços de publicitário e o motorista perguntou: Por que você não toma café da manhã com os outros? Ele respondeu: Estou sem dinheiro! O motorista explicou que o café da manhã já está incluído na diária do hotel. Basta você ir à mesa e se alimentar quantas vezes quiser. Em seu livro, Pagliarin explana este texto para explicar que Jesus – sendo rico – já pagou todas as nossas despesas. Com isso só temos que aproveitar. Nesse sentido, ele tenta mostrar que as doenças e sofrimentos já estão curados. Temos apenas que tomar posse da cura divina, que já está providenciada. Mais uma vez encontram-se contradições no discurso religioso da Comunidade Cristã Paz e Vida, em que o corpo é um mero instrumento da alma, mas pode ser curado e valorizado pela cura. Ele comenta: “Mas é justamente isso que ocorre com as pessoas que sofrem: deixa de aproveitar uma vida plena e transbordante, com perfeita saúde, amor, paz, prosperidade, felicidade, bem- estar, realização pessoal e profissional” (PAGLIARIN, 2014, p. 52). Desta forma ele diz que tal pessoas desconhecem a abrangência da “conta” que Jesus já pagou para todos nós, na cruz do Calvário. Pagliarin destaca:

Tudo o que você precisa já foi pago por Ele e está incluído no preço: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (I Pedro 1:18). Tudo o que você precisa fazer é tomar posse deste direito! Faça um pacote de todas as suas dores, enfermidades, desilusões, sonhos desfeitos, amarguras, transgressões e iniquidades e tudo mais que infelicita a sua vida e entregue para Jesus (PAGLIARIN, 2014, p. 59).

Para a Comunidade Cristã Paz e Vida, a realização completa da vida é a participação nas bênçãos e prosperidade: basta fazer e se submeter ao sobrenatural que tudo vai correr bem para quem busca essa vida plena. Percebe-se uma desvalorização das dores e sofrimentos que são causados pelo nosso corpo frágil e suscetível às ambiguidades da vida. Cria-se uma ilusão de que tudo vai correr bem, basta tomar posse. Há uma desvalorização do corpo negando as doenças causadas pelas limitações e, ao mesmo tempo, uma valorização na

39 busca da prosperidade e realização pessoal. Pagliarin narra a história de uma senhora chamada Maria da Glória que não se sentia bem e parecia que tudo estava errado. Os filhos olham para ela que andava desequilibrada, com o corpo tombando para a esquerda. As mãos tremiam. Sentia vertigem. Tentou falar e a língua pulou soltamente, levaram-na ao hospital e os médicos disseram que ela estava com um tumor no cérebro e precisava operar. Em janeiro ela voltou para repetir os exames. Habituado a remover tumores por cirurgia, o neurocirurgião vigilantemente olhou os exames, emocionou-se a ponto de dizer: “Eu nunca vi uma coisa dessas, você teve muita sorte. O seu tumor foi totalmente curado! Maria da Glória retrucou com o médico, não foi sorte” (PAGLIARIN, 2014, p. 22-23). Para Pagliarin, toda manifestação do mal físico está ligada a falta de fé. Ele comenta:

Sua fé extraordinária lhe permitia obter qualquer coisa que quisesse. Ele nem precisava orar. Bastava mandar e pronto: mares enfurecidos eram acalmados; paralíticos saltavam de alegria; mudos cantavam; carnes leprosas tornavam-se iguais às de recém-nascidos; cegos passavam a enxergar como águias; espíritos maus fugiam apavorados e mortos eram ressuscitados instantaneamente, ainda que seus corpos já estivessem putrefeitos (PAGLIARIN, 2014, p. 159-160).

Segundo Pagliarin, a união entre Deus e o ser humano só se faz na obediência, caso contrário esse receberá sua recompensa, ou seja, sua exclusão.

Cremos que Deus, por ser amoroso, não quer a morte do ímpio, pois Ele mesmo declara: “vivo Eu, Yhvh, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis?” (Ez 33:11). Deus é claro na Sua palavra: quem não se converter receberá o dano da Segunda Morte, que é estar separado de Deus definitivamente. Neste castigo, que Deus preparou para os maus, o “bicho não morre e o fogo nunca se apaga” (Mc 9:43-44). Neste local de choro, amargura, trevas, ranger dos dentes, e tardio arrependimento, ficarão os tímidos, fornicários, descrentes, abomináveis, criminosos, feiticeiros, os que em vida consultavam os mortos, os idólatras, mentirosos e os que rejeitaram e desprezaram o amor e o sacrifício de um Salvador banhado em sangue, apesar de todas as oportunidades que Deus lhes concedeu para que pudessem se arrepender (Mt 13:41-42). Neste local, primeiramente preparado para o diabo e seus anjos caídos, também serão lançados todos aqueles que não foram achados escritos no Livro da Vida (Ap 20:10,15).8

8 Disponível em: < http://pazevida.org.br/em-que-cremos/32-24-o-tormento-eterno.html >. Acesso em: 14 out. 2016.

40 Para Pagliarin, nós somos separados e não temos um vínculo com o mundo:

Dá-se o nome de igreja visível ao grupo de pessoas chamadas membros (I Co12:12-27), unidas na mesma fé em Cristo Jesus, devidamente batizadas nas Águas e compromissadas e fiéis à Obra do Senhor, separadas do mundo (santos: At 9:32, Rm 15:25) pelo recebimento de Jesus Cristo como Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Senhor e Salvador (Jo 1:12) (PAGLIARIN, 2011, p. 55).

De acordo com Pagliarin, a partir do momento em que você pede algo com fé, pela liberação da palavra, passa a esperar com certeza de que vai dar certo. Aquilo que você pediu, a força gerada por sua convicção faz o mundo “espiritual” se mexer e a consequência é a materialização de seu pedido. É preciso esperar.9Com isso, percebe-se um dualismo exagerado, uma contradição e, ao mesmo tempo, uma negação com o corpo e por outro lado uma valorização, devido às curas divinas e manifestações com cantos e palmas nos cultos da Comunidade Cristã Paz e Vida. Em seu livro, Pagliarin comenta que toda manifestação das más doenças, sofrimentos e frustrações estão relacionadas com a falta de comprometimento com o divino. Desta forma temos que ser obedientes para a realização de toda boa sorte que venha ocorrer em nossas vidas:

Este livro além de explicar como estes fenômenos ocorrem, ensina como qualquer pessoa pode provocá-los sempre que precisar, seja para superar doenças ou problemas. Aproveite esta rara oportunidade de descobrir como você pode superar todos os desafios que surgirem e dar início a uma nova dimensão à sua vida, repleta de realizações, saúde e sucessos! (PAGLIARIN, 2014, p. 11).

Nesse sentido, existe um dualismo carregado no discurso religioso da Comunidade Cristã Paz e Vida, em que o místico e o sobrenatural respondem as necessidades da existência, contrariando a visão de ser humano integrado em que o ser é um todo em seu conjunto.

No documento Download/Open (páginas 36-40)