• Nenhum resultado encontrado

Efeitos dos sistemas de custos nos resultados

No documento Contabilidade de gestão simplificada (páginas 87-90)

Capítulo II Sistemas de apuramento do custo dos produtos

2.6 Efeitos dos sistemas de custos nos resultados

Devido ao facto de as empresas poderem optar por um dos sistemas de custeio que tem ao dispor, os resultados obtidos podem diferir consoante essa escolha, dependendo da relação exis- tente entre a produção e as vendas no período (Franco et al., 2015).

Para os autores, esta diferença de resultados é efeito do diferente grau de imputação dos custos fixos industriais na demonstração de resultados, quer através do custo das vendas (CIPV), quer através dos custos industriais não incorporados (CINI).

Portanto, consideram relevante relacionar os resultados a obter por cada sistema de custeio com as alternativas de uma produção igual às vendas (P = V), uma produção superior às vendas (P > V) e uma produção inferior às vendas (P < V). Admite-se, no entanto, que para este estudo se pressupõe que a empresa em estudo adota o LIFO como critério valorimétrico ou que a existência inicial é nula.

Produção igual às vendas

Quando a produção do mês é toda vendida, ou seja, as quantidades produzidas (P) são iguais às quantidades vendidas (V), o montante dos custos fixos industriais imputados à demons- tração de resultados (DR), independentemente do sistema de custeio utilizado, é similar, tal como podemos evidenciar pela Tabela 14-II.

Custos Fixos Indus- triais na DR

Sistema Custeio To- tal

Sistema Custeio Ra- cional

Sistema Custeio Va- riável

CIPV CF Ind CF’ Ind -

CINI - CF Ind – CF’ Ind CF Ind

Total CF Ind CF Ind CF Ind

Tabela 14 - II - Relação entre custos fixos industriais e os sistemas de custeio (P = V) Fonte: Baseado em Franco et al. (2015: 140)

Note-se que CF Ind corresponde à totalidade dos custos fixos industriais do período, e CF’ Ind aos CF Ind xPr

Pn (Franco et al., 2015).

Portanto, para os autores, qualquer que seja o sistema de custeio utilizado, quando a pro- dução é igual às vendas, os resultados são sempre iguais.

Resultado Custeio Total = Resultado Custeio Racional = Resultado Custeio Variável

Produção superior às vendas

O mais normal de ocorrer nas empresas é apenas parte de a produção do mês ser vendida, pelo que nestes casos, parte dos custos fixos industriais correspondentes às quantidades vendidas nesse período afetam o custo dos produtos vendidos, sendo que na Demontração de Resultados irá apresentar diferentes custos fixos industriais consoante o sistema de custeio utilizado (Franco et al, 2015).

Assim, os autores consideram que a restante parte dos custos fixos industriais são incluídos nos inventários finais desse período, só afetando a Demontração dos Resultados em meses poste- riores, quando forem vendidas.

70 Contabilidade de Gestão Simplificada

Nesta situação, podemos observar na Tabela 15-II que os diferentes custos fixos industriais incluídos são incluídos na Demonstração dos Resultados de acordo com cada um dos sistemas de custeio.

Custos Fixos Indus- triais na DR

Sistema de Cus- teio Total

Sistema de Custeio Raci- onal Sistema de Custeio Variável CIPV CF Ind xV P CF’ Ind x V P -

CINI - CF Ind – CF’ Ind CF Ind

Total CF Ind xV

P CF Ind – CF’ Ind x P − V

P CF Ind

Tabela 15 - II - Relação entre custos fixos industriais e os sistemas de custeio (P > V) Fonte: Baseado em Franco et al. (2015: 141)

Nesta situação, os autores consideram que o grau de incorporação dos custos fixos indus- triais na Demontração dos Resultados ocorre de forma crescente, pelo que os resultados obtidos terão uma relação inversa.

Resumindo, consideram que os resultados apurados pelo sistema de custeio total são su- periores aos do sistema de custeio racional, e estes por sua vez, são superiores aos obtidos pela aplicação do sistema de custeio variável.

Resultado Custeio Total > Resultado Custeio Racional > Resultado Custeio Variável

Alerta-se para o facto de estas conclusões serem válidas no caso da produção real ser inferior à produção normal, porque se assim não fosse, ou seja, se a produção real fosse igual à produção normal, todos os custos fixos industriais são incluídos no CIPA, não havendo distinção entre o sistema de custeio total do racional (Franco et al., 2015).

Produção inferior às vendas

Quando num determinado mês as quantidades vendidas são superiores às quantidades produzidas, os custos fixos industriais incluídos nos custos dos produtos vendidos contêm, além dos ocorridos nesse período, custos desta natureza que se encontram incorporados no inventário inicial, sendo como tal um custo respeitante a períodos anteriores (Franco et al., 2015).

Portanto, os autores consideram que a Demonstração dos Resultados deste período em análise compreende diferentes custos fixos industriais de acordo com o sistema de custeio utilizado, tanto no que respeita aos custos incorporados nas quantidades produzidas e vendidas nesse perí- odo, como os custos incorporados nas quantidades que faziam parte da existência inicial.

Ou seja, os primeiros correspondem aos custos fixos industriais totais do período (CF Ind) e os segundos aos custos fixos industriais ocorridos em períodos anteriores (CF Ind (Ii)).

Para cada um dos sistemas de custeio podemos ver, na Tabela 16-II, o grau de incorpora- ção dos custos fixos na Demonstração dos Resultados, no pressuposto de que toda a produção do mês é vendida.

Custos Fixos Indus- triais na DR Sistema de Custeio Total Sistema de Custeio Racional Sistema de Custeio Variável CIPV CF Ind + CF Ind (Ii) CF’Ind + CF’Ind (Ii) -

CINI - CF Ind – CF’ Ind CF Ind

Total CF Ind + CF Ind (Ii) CF Ind + CF’Ind (Ii) CF Ind Tabela 16 - II - Relação entre custos fixos industriais e os sistemas de custeio (P < V) Fonte: Baseado em Franco et al. (2015: 142)

71

Capítulo II – Sistemas de apuramento do custo dos produtos

Daqui, conseguimos perceber que os custos fixos industriais incorporados na Demonstra- ção dos Resultados, tanto pelo sistema de custeio total como pelo sistema de custeio racional, são superiores aos que apresenta na Demonstração dos Resultados pelo sistema de custeio variável (Franco et al., 2015).

Os autores consideram que a relação entre o sistema de custeio total e o sistema de custeio racional obedece à relação existente entre os inventários iniciais e os custos fixos industriais incor- porados nestes, de acordo com estes dois sistemas.

Intentam que uma relação similar, mas de ordem inversa, é a que se obtém com o cálculo dos resultados, quando a produção é inferior às vendas.

Conclui-se que os resultados obtidos pelo sistema de custeio total são inferiores aos obtidos pelo racional, que por sua vez, são menores que os obtidos pelo sistema de custeio variável.

Resultado Custeio Total < Resultado Custeio Racional < Resultado Custeio Variável

Como forma de concluir, na Tabela 17-II observamos um resumo das relações existentes entre os sistemas de custeio e os resultados, contemplando as várias situações de produção e ven- das:

Descrição P = V P > V P < V

Pr < Pn RCT = RCR = RCV RCT > RCR > RCV RCT < RCR < RCV

Pr = Pn RCT = RCR = RCV RCT = RCR > RCV RCT < RCR < RCV

Tabela 17 - II - Relação entre sistemas de custeio e resultados

72 Contabilidade de Gestão Simplificada

2.7 Relação dos sistemas de custos nos resultados e valorização das existên-

No documento Contabilidade de gestão simplificada (páginas 87-90)