• Nenhum resultado encontrado

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TCLE

ENTREVISTA COM A PROFESSORA

ENTREVISTADOR - Então vamos dar início à entrevista com a professora 3 da regional de ensino de Samambaia. Antes de qualquer coisa, professora, quero agradecer o seu aceite em relação a estar participando dessa pesquisa, desse estudo. Então nós vamos iniciar a entrevista de forma bem tranquila e que você responda de acordo com as suas convicções em relação ao que você realmente pensa, especificamente sobre o objeto de estudo que é o conteúdo esporte na Educação Física Escolar, tá certo?

178 ENTREVISTADOR - Então, vamos lá! Primeiro, qual foi o motivo que te levou a cursar Educação Física e ser professor da Educação Básica? Pode responder tranquila, de forma separada, com o tempo que você achar necessário.

ENTREVISTADO - Tá bom! Eu escolhi Educação Física mais associado a um gosto pessoal que é a dança, então era um campo que eu pensei que cursando Educação Física que talvez eu fosse pra esse lado, mas a realidade não condiz, nem sempre condiz com os sonhos da gente e aí eu comecei a trabalhar com o esporte no SESI, dentro de uma escola pública, e aí, a partir daquela vivência ali dentro da escola pública, aí foi onde eu tracei meus novos objetivos que eu queria entrar na Secretaria de Educação.

ENTREVISTADOR - Perfeito! E qual foi o ano que você se formou?

ENTREVISTADO - Formei em 2008.

ENTREVISTADOR - E há quanto tempo você já está trabalhando no Ensino Fundamental? Sempre foi no Ensino Fundamental? Desde da época do SESC, né?

ENTREVISTADO - Do SESI! ENTREVISTADOR - Do SESI!

ENTREVISTADO - No SESI era Ensino Fundamental I. Era, foram os anos de 2011, 2010, 11 e 12.

ENTREVISTADOR - Ah, tá! Então Fundamental I! Até o quinto ano, no caso?

ENTREVISTADO - Isso! Isso! E agora Ensino Fundamental II, 2015, 16, 17, 18, 19. Cinco anos!

ENTREVISTADOR - Cinco anos! Sempre com, ali dentro do Ensino Fundamental, dentro desse recorte, sempre com as mesmas turmas? Ou você perpassou por outras turmas? De sexto, sétimo, como é que foi?

ENTREVISTADO - Sempre sexto e sétimo.

ENTREVISTADOR - Sempre sexto e sétimo, nesses anos!

ENTREVISTADO - Sexto e sétimo!

ENTREVISTADOR - Você já tem esses cincos anos sempre dentro dessas duas, desses dois anos.

ENTREVISTADO - Sempre!

ENTREVISTADOR - Perfeito! Tá, você já falou, além da Secretaria de Educação, você teve esse convênio com o SESI. Então, vamos lá, vamos tentar chegar

179 dentro do que a gente se propõe a entender essa questão do esporte. Como o conteúdo esporte foi abordado dentro da sua graduação? Antes de qualquer coisa, onde você foi graduada?

ENTREVISTADO - Fui graduada na Católica, Universidade Católica de Brasília. O esporte dentro da graduação, ele é muito presente, de forma bem técnica mesmo, não é esporte como meio, é esporte como fim e acho que talvez daí a dificuldade quando a gente chega na escola pra trabalhar, porque aqui não pode ser o esporte como fim, né? O esporte como meio, então, talvez, surja daí tantas dificuldades que a gente enfrenta. Outra coisa que não condiz com a realidade é que na faculdade a gente tinha 20 bolas, 30 bolas, uma bola pra cada aluno, então todas as metodologias que os professores passaram ali, eu não posso usar aqui, na minha realidade com 40 alunos e duas bolas. Então, tudo tem que ser adaptado e essa adaptação a faculdade não ajudou, né?

ENTREVISTADOR - Perfeito! Qual dos conteúdos da Educação Física é priorizado por você em seu trabalho pedagógico com os alunos? E por quê? ENTREVISTADO - Bom, o PPP, não, como é que é o nome do...

ENTREVISTADOR - Plano de curso?

ENTREVISTADO - O plano de curso, não, o plano de curso é feito por mim, mas é baseado no?

ENTREVISTADOR - Você fala no PPP da escola e nas Diretrizes, na ABNCC, NO Currículo em Movimento da Secretaria, seria isso?

ENTREVISTADO - É! Então, ele me dá um amplo, vários conteúdos pra serem abordados, trabalhados, mas ao mesmo tempo, a Secretaria exige outras coisas, por exemplo, precisamos participar dos jogos escolares, os jogos escolares, quais são as modalidades? Futsal, handball, basquete, vôlei. São essas as modalidades coletivas. Como fugir daí? Como não dar essas quatro modalidades, sendo que os jogos exigem essas quatro?

ENTREVISTADOR - É o que chama de quarteto fantástico, né?

ENTREVISTADO - É, então a gente fica...

ENTREVISTADOR - Com maior predominância!

ENTREVISTADO - É, então, eu gosto muito de trabalhar o atletismo no primeiro bimestre pra ensinar os meninos a correrem, que a gente sabe que eles tem muita dificuldade, não tiveram acesso na Educação Infantil I, mas com esse calendário de jogos, essas coisas, ou a gente faz um ou faz outro. Então, eu optei pelo futsal e handball nesse primeiro momento, pra poder...

180 ENTREVISTADOR - Perfeito! Quando a gente fala em priorização, quando te pergunto qual dos conteúdos é priorizado, você citou a questão dos esportes, mas vamos falar de forma mais ampla, como você falou da dança, que você gostava muito da dança, pegando os conteúdos da cultura corporal, tem algum que você é priorizado, esporte, a dança, que é priorizado por você? Como é que você trabalha e como é que você planeja pra trabalhar os conteúdos da Educação Física dentro da escola? Trazendo assim de forma mais ampla, esporte, dança, os jogos, tem algum que é mais priorizado?

ENTREVISTADO - O esporte, o esporte em si, ele é o mais priorizado aqui, por mim, gosto de trabalhar jogos também, jogos cooperativos, jogos competitivos, porque como todos, por conta dos esportes, os meninos se tornam, já é do ser humano, extremamente competitivos, então, quando a gente traz o jogo cooperativo, a gente consegue mostrar o outro lado pra eles. Gosto de trabalhar conteúdos do corpo humano, como um todo, funcionamento do corpo humano, questão de saúde, questão de higiene pessoal em todos os conteúdos também trabalhando sempre enfatizando que o objetivo da escola não é formar atletas e sim cidadãos responsáveis, então todos os conteúdos tem essa abordagem social.

ENTREVISTADOR - Mas, no final das contas, você acha que o esporte ainda tem uma relevância em relação aos outros?

ENTREVISTADO - Sim!

ENTREVISTADOR - Durante o planejamento? ENTREVISTADO - Sim! Com certeza o esporte...

ENTREVISTADOR - Por quê? Por que você acha assim? Vamos tentar entender um pouquinho isso! Por que você acha que o esporte ainda aparece com mais relevância, com mais prioridade que os demais?

ENTREVISTADO - Não numa questão de importância, mas algum dos fatores, por exemplo, material, seu eu não trabalhar num jogo de futsal, por exemplo, tenho 10 alunos envolvidos ali e uma bola, ou seja, eu já tenho 1/3, ¼ da turma ali, jogando e com uma bola, quando eu faço um jogo, uma atividade sempre vai envolver mais materiais, nem sempre a escola tem esses recursos, o tempo, também, a gente acaba acontecendo outras coisas do contexto escolar que acaba tirando a gente ali do planejamento, então assim, você planejou uma aula diferenciada hoje, um jogo cooperativo que exige balões, barbante, e aí, daqui a pouco, a diretora vem e te pede pra subir uma aula, como que você vai fazer um jogo com 60, 70 alunos, ao mesmo tempo, você sozinha, você acaba fazendo o quê? Pega as bolas, entrega pros meninos, e eles vão o que? Futsal, vôlei, queimada, então, acaba sendo priorizado o esporte.

181 ENTREVISTADOR - Perfeito! Perfeito! E só pra gente encerra esse trecho, essa parte, pensando no esporte, dentro do planejamento, você acha que essa ênfase maior, até aparecer mais dentro do planejamento, se deve ao fato de uma questão cultural? Talvez?

ENTREVISTADO - Sim! Com certeza! Com certeza é uma questão cultural! Não só o futebol, que já está enraizado todos nós brasileiros, mas, a competição em si, então o que vai trazer é o esporte, o que vai alimentar essa vontade, então, não tem como desvincular a Educação Física Escolar do esporte.

ENTREVISTADOR - Perfeito! Então, a gente pode dizer, no caso, no seu entendimento, você acredita que a Educação Física Escolar está, é um sinônimo do esporte e vice e versa? O sinônimo é esporte na Educação Física Escolar? Que eles estão bem atrelados? O que você pensaria a respeito disso?

ENTREVISTADO - Acredito sim, que eles estão bem entrelaçados, mas, nós professores, temos a obrigação de mostrar o esporte como meio e não somente como fim, né? Então, é aquela questão, que eles veem e querem jogar e querem fazer como eles veem na mídia, então, cabe ao professor mostrar que não, que não é assim, que na hora do empurrão ali, você tem que pedir desculpas, pegar na mão do colega, ajudar a levantar, então, a gente tem sim, trabalha sim, muito esporte na Educação Física Escolar, mas é nossa obrigação trazer esse lado social.

ENTREVISTADOR - Perfeito! Perfeito! Então vamos andando! Você já falou um pouquinho de estrutura física e de material, mas eu vou trazer esse tópico novamente, qual é a condição de estrutura física e material oferecida pela escola? Hoje, no caso aqui, o CEF 312, para trabalhar os conteúdos da Educação Física?

ENTREVISTADO - Hoje, o material aqui, não falta, mas também não tem uma diversidade de materiais, que a gente sabe que a Educação Física abrange, nós temos materiais básicos, as bolas dos 4 esportes, corda, colete, então, são sempre materiais básicos, não tem muita diversidade.

ENTREVISTADOR - Mas que não te limita também pra poder trabalhar? Poderia ser melhor, mas...

ENTREVISTADO - Poderia ser melhor, mas já dá pra trabalhar.

ENTREVISTADOR - E associando ao esporte novamente, que a gente tá sempre trazendo o esporte pra dentro do diálogo. Hoje, pra trabalhar os esportes, os materiais atendem? A estrutura física da escola atende?

ENTREVISTADO - A estrutura física da escola atende, os materiais atende, daquela maneira, poupando, economizando.

182 ENTREVISTADOR - Perfeito! Maravilha! Entendido! Vamos avançando! Como é o seu planejamento, organização pedagógica, como você planeja e se organiza pedagogicamente para o desenvolvimento do conteúdo esporte dentro das aulas de Educação Física? Como é que você faz esse plano? Como é que você pensa pra planejar? Você elabora um plano de curso? Você faz uma relação com o PPP? Como é que, acho até que você já falou um pouquinho sobre isso, a gente poderia entrar...

ENTREVISTADO - Sim, no início do ano letivo a gente faz o planejamento de curso e eu procuro colocar um conteúdo por bimestre, um esporte por bimestre e é um, esqueci o nome agora, e um tema transversal também pra ser trabalhado junto com aquele esporte por bimestre.

ENTREVISTADOR - Com a modalidade no caso?

ENTREVISTADO - Modalidade...

ENTREVISTADOR - Aí seria no caso, aquelas quatro modalidades que você falou?

ENTREVISTADO - As quatros modalidades...

ENTREVISTADOR - Que associa aos jogos escolares?

ENTREVISTADO - Sim, só que no caso do caso do sexto ano eu não vou trabalhar o voleibol pela limitação deles, mas vou trabalhar o atletismo, só vou inverter, ao invés de trabalhar no início do ano, vou ter que trabalhar mais pro final.

ENTREVISTADOR - Fazer essa substituição! Entendi! Entendi, aí você faz essa substituição do vôlei pelo atletismo no caso?

ENTREVISTADO - Sim!

ENTREVISTADOR - Tá! E em relação ao PPP da escola? Você tem conhecimento do PPP?

ENTREVISTADO - Tenho! Tenho sim!

ENTREVISTADOR - E aí você fez questão de planejar em relação ao PPP também? O que a escola pensa sobre a Educação Física, sobre o esporte? Ou procurou se basear mais nas diretrizes da Secretaria de Educação no caso?

ENTREVISTADO - No PPP da escola, nós temos o interclasse, então é ali praticamente onde é aceitado a Educação Física ali! Mas pra montar meu plano de curso, foi baseado nas diretrizes.

ENTREVISTADOR - Perfeito! Maravilha! E trazendo mais pras teorias pedagógicas da Educação Física, você segue alguma teoria educacional? Abordagem pedagógica pro ensino do esporte? E se segue, qual seria ou...

183 ENTREVISTADO - Não, não sigo!

ENTREVISTADOR - Tá! Perfeito! E modalidade esportiva, já que a gente falou no tópico anterior, há alguma modalidade esportiva que é priorizada? Agora falando das modalidades, dentro do esporte, tem alguma que é priorizada por você e por quê? Você falou aí que trabalha em 4 bimestres com cada modalidade, né?

ENTREVISTADO - Isso! Eu gosto de priorizar o atletismo! ENTREVISTADOR - Por quê? Tem algum?

ENTREVISTADO - Porque ele dá, ele é mais amplo, ele ensina a correr, ele ensina a saltar, então é muitas modalidades dentro de uma, muitas categorias dentro de uma modalidade.

ENTREVISTADOR - Entendi! É uma modalidade mais ampla, né?

ENTREVISTADO - Isso!

ENTREVISTADOR - Você diz... Perfeito! Vamos entrar agora na questão, você já até citou, os jogos escolares, você participa dos jogos escolares?

ENTREVISTADO - Sim!

ENTREVISTADOR - Sim! Então, se sim, onde e como ocorre o processo de preparação para os jogos?

ENTREVISTADO - Então, os jogos escolares iniciam no mês de abril, iniciaram as inscrições, e aí, é sempre, o prazo é curto, pra ser feira a inscrição, a exigência, eles fazem muita exigência de documentação, que nem sempre a escola tem essa documentação do aluno, também tem a questão de não cumprimento de prazo, eles colocam, por exemplo, era pra eu ter começado semana passada, foi adiando pra essa e pode ser adiado mais uma vez, então tá sendo adiado, então, falta um pouco de compromisso com a Educação Física por da regional, por parte da Secretaria. ENTREVISTADOR - Entendi! Então, vamos tentar trazer mais internamente, você como professora, como é que você faz essa preparação com os alunos que vão participar dos jogos? Como é feito esse processo?

ENTREVISTADO - Então, os alunos são escolhidos nas aulas, como é uma competição, a gente prioriza aquele de maior habilidade, mas, eu, particularmente, precisa ser um bom aluno na quadra e um bom aluno em sala, é feito, todos os professores sabem do processo, e a gente tá sempre em conversas com os outros professores, caso o aluno atleta não esteja sendo um bom aluno, ele é convidado a se retirar ou a gente faz aquela pressão pra ver se ele melhora, e que tem dado resultado dentro de sala, porque eles não querem ficar sem participar. Sobre o treino, é feito no horário de coordenação e nos outros dias que eu não deveria estar

184 na escola, nos dias de CPI, né? Coordenação Pedagógica Individual, estou usando para dar os treinos.

ENTREVISTADOR - Perfeito! Continuando, que é uma coisa que a gente precisa debater, que me instiga muito, essa questão dos jogos escolares. Aí, você me fala que a seleção ocorreu dentro das aulas, qual é o seu entendimento, é uma forma que você entende que atende esse processo ser realizado dentro das aulas? Ou, qual seria uma outra solução pra fazer essa seleção e de certa forma, preparação para os alunos participarem dos jogos escolares? O que você pensa a respeito?

ENTREVISTADO - Então, fica complicado fazer a seleção dentro das aulas por conta dos outros alunos também, enquanto a gente seleciona um grupo, o outro grupo tá disperso, é complicado! Mas, a gente não tem muito apoio, pra tá vindo em horário contrário, pra trazer esse tanto de menino, não tem como receber dentro da escola, a escola não tem estrutura. Tem estrutura pra receber aquela quantidade de alunos por turno, então, quando você faz, se você levar uma proposta dessa, pra fazer uma seletiva em horário contrário, primeiro que a quadra vai estar sendo utilizada pelo outros professores, então, não tem estrutura, não tem espaço, não tem horário pra ser feito em horário oposto.

ENTREVISTADOR - É, realmente é uma situação bem delicada, né? Porque como você falou, tem o horário da aula e pelo o que você falou, no horário de coordenação pedagógica, que você deveria, de certa forma, estar coordenando, você abre mão da coordenação pra estar fazendo essa preparação pros jogos. Perfeito! Entendido! Vamos caminhando! Então, assim, após todo esse apanhado de perguntas, pra tentando, pros finalmentes da nossa entrevista, na sua visão, qual é o papel do esporte dentro da escola? E mais especificamente, dentro da Educação Física Escolar? Então, assim, trazendo um recorte do esporte, vamos pegar o esporte e trazer pra discussão e qual o seu entendimento do papel do esporte na escola?

ENTREVISTADO - Então, como eu já havia falado, da importância do esporte dentro da escola, e da nossa atuação como professor, pra trazer o lado social do esporte, ele não pode ser, é como eu costumo muito usar essa frase, falar muito pros meus alunos, eu não estou formando atletas pra ser atleta de futsal, vôlei, vai pra uma escolinha de futsal, aqui é uma escola, aqui é Educação Física Escolar, então, assim, a gente não pode esquecer o lado social do esporte, a gente precisa trazer, não é só a competição, aproveitar o embate de uma competição, já levantar ali a questão do respeito, do flarplay, trazer...

ENTREVISTADOR - Trazer o que a chama de as dimensões conceituais, né? Atitudinais, né? Melhor dizendo, do conteúdo!

ENTREVISTADO - Isso! Trazer todas as dimensões atitudinais pra aquele momento ali, porque eu acredito que, não tem coisa melhor pra fixar, pra um aluno entender,

185 compreender que ali, na hora do jogo, aconteceu algum problema, alguma coisa, o professor já intervém, reúne, aproveita, explica, enfatiza, então acho que aquilo ali fica muito mais do que somente uma teoria, ou abrir a roda e falar, eu acho que juntando a prática e a teoria é o caminho!

ENTREVISTADOR - Perfeito! Bem esclarecedor, uma entrevista muito boa! Agradeço a sua participação aqui no nosso estudo, na nossa pesquisa, se você desejar fazer alguma consideração final, acho que é o momento.

ENTREVISTADO - Não, acho que foi ótimo! Gostei! Tranquilo!

ENTREVISTADOR - E a gente, num momento futuro, tentar reunir, né? Como eu falei, nós vamos passar pelas dez escolas, que acho que é um tema que precisa ser debatido!

ENTREVISTADO - Precisa!

ENTREVISTADOR - Principalmente fazer essas reflexões, e a gente tentar entender como o esporte tá sendo abordado, realmente, dentro das escolas. Perfeito?

ENTREVISTADO - Ok!

ENTREVISTADOR - Muito obrigado! Agradeço!

ENTREVISTA COM O PROFESSOR 4

ENTREVISTADOR - Ok! Estamos iniciando a entrevista com o professor 4 a respeito do esporte como conteúdo da Educação Física Escolar. Professor, de antemão, já quero agradecer a sua participação e a colaboração e a concordância em contribuir com a minha pesquisa e com o meu estudo, tá ok? Podemos iniciar?

ENTREVISTADO - Vamos lá!

ENTREVISTADOR - Então, professor, antes eu queria que você falasse um pouquinho do seu histórico em relação à Educação Física. Onde graduou? Quando graduou? Em que ano? E o porquê escolheu ser professor da Educação Básica?

ENTREVISTADO - Bom, magistério tá no sangue, é família da minha mãe, né? Materna, todinha é professora, então, o que eu gostava? Educação Física ou História, passei pros dois, preferi a Educação Física e entrei em 84 na Dom Bosco. ENTREVISTADOR - Lá na Dom Bosco. Perfeito!

186 ENTREVISTADO - Fiquei um semestre trancado por problema de lesão e finalizei em 87 pra 88, na Dom Bosco. Na Fundação Educacional eu entrei em 95, fui professor de academia por 12 anos, trabalhei com escolinhas, natação, voleibol... ENTREVISTADOR - Certo!

ENTREVISTADO - De tudo um pouquinho eu dei aula, ginástica, até yoga eu dei aula!

ENTREVISTADOR - Certo! Então você fez, foi concomitante, a escola e junto com a academia?

ENTREVISTADO - Isso! Sempre! Sempre! Eu sempre coloquei pra mim que eu teria ter atividade dos dois lados, dos dois aspectos, sempre coloquei na cabeça isso, entendeu?

ENTREVISTADOR - Perfeito!

ENTREVISTADO - Então, eu ia trabalhar, né? Tentando a Fundação, no início não consegui, trabalhava mais em escola particular e depois fiz o concurso, passei em 95, então tem 24 anos na Secretaria de Educação.

ENTREVISTADOR - Perfeito! Na Secretaria de Educação! ENTREVISTADO - Nessa escola aqui!

ENTREVISTADOR - Nessa escola? Sempre nessa escola?

ENTREVISTADO - E trabalhei no 507 e no 614, na época era 20, 20, aí depois... ENTREVISTADOR - Juntou a carga horária!

ENTREVISTADO - 40 horas aqui!

ENTREVISTADOR - Tá! Perfeito! E sempre no Ensino Fundamental ou perpassou pelo Médio?

ENTREVISTADO - Não, não! O CEF 412 ele não era CEF antigamente, ele era pra ser Escola Classe 412.

ENTREVISTADOR - Certo!

ENTREVISTADO - Só que foi aqui foi Centrão, então eu dei aula aqui de terceira série até terceiro ano do Segundo Grau.

ENTREVISTADOR - Ah, tá! Então você passou por todas as etapas da Educação Básica?

187 ENTREVISTADOR - Perfeito! Maravilha! E na escola particular?

ENTREVISTADO - Dei aula também pra primeira a quarta, também! ENTREVISTADOR - Fundamental 1.

ENTREVISTADO - Até Segundo Grau também! Segundo ano do Segundo Grau. ENTREVISTADOR - Perfeito! Então você teve uma vivência na Educação Básica tanto na rede privada e agora na rede pública.

ENTREVISTADO - Como na pública!

ENTREVISTADOR - Perfeito! Legal! Vamos tentar agora trazer o esporte pra dentro da nossa discursão. Como, você me falou que foi graduado lá na Faculdade Dom Bosco.

ENTREVISTADO - Dom Bosco, agora é Católica!

ENTREVISTADOR - Isso! Se transformou na Católica, como o esporte ele foi abordado lá naquela época, dentro da graduação? Como é que foi a sua formação relacionada ao esporte?

ENTREVISTADO - Na época que eu me formei, a gente tinha uma, eu acho que era