• Nenhum resultado encontrado

4 TRAJETÓRIA DA PESQUISA: ARCABOUÇO METODOLÓGICO

4.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

4.3.4 Entrevista semi-estruturada

Outro instrumento chave neste estudo foi a entrevista baseada em um roteiro semi-estruturado, que se constituiu como uma estratégia para levantamento de conteúdo através do método interrogativo, mais especificamente a entrevista individual, por ser um processo de interação social no qual o pesquisador tem a finalidade de obter informações do sujeito pesquisado. Além da entrevista individual,

32

É uma observação estruturada. Foi realizada em condições controladas para responder a propósitos, que foram anteriormente definidos. Foi necessário planejamento e necessitou de operações específicas para o seu desenvolvimento, tais como anotações, quadros.

33

É uma observação não estruturada. Espontânea, informal, ocasional. Consistiu em recolher e registrar os fatos da realidade sem utilizar meios técnicos especiais.

alguns elementos dos discursos das professoras também foram coletados durante a participação das mesmas nos grupos operativos, pois foram fundamentais para ajudar na compreensão dos aspectos obscuros captados na entrevista individual. Para Minayo (1999), a entrevista é a técnica mais utilizada no processo de pesquisas de campo, pois, através dela, o pesquisador busca obter informes contidos na fala dos atores sociais envolvidos na pesquisa.

Portanto, ao utilizar a técnica da entrevista, pretendeu-se extrair das professoras um discurso livre e espontâneo acerca das vivências experienciadas no NEFD. Ademais, essa técnica se mostra capaz de revelar as crenças, valores e atitudes para uma análise com foco na essência da realidade concreta do discurso das professoras.

A primeira entrevista foi realizada em dezembro de 2013, após um período de 09 meses de participação das professoras no NEFD. A segunda entrevista foi realizada em maio de 2014, após 13 meses de participação no Núcleo.

No que tange ao procedimento da pesquisa, a mesma seguiu algumas etapas que interessam saber e que serão descritas abaixo:

a) Foi enviado o projeto da tese de doutorado com a proposta da pesquisa participante para a equipe gestora da APAE e também o projeto contemplando a proposta de Implantação do Núcleo de Estudo e Formação docente. Após análise do projeto pela instituição, foi marcada uma reunião com a equipe da APAE para sanar possíveis dúvidas e ver as possibilidades de realização da pesquisa, tais como: local disponível para os encontros pedagógicos, horários e frequência de encontros;

b) Após autorização da equipe gestora, foi realizada uma reunião com a direção da escola e as três coordenadoras pedagógicas para apresentar os projetos de implantação do Núcleo de Estudo e Formação de Docente na instituição e da pesquisa vinculada a esse grupo;

c) Em março de 2013 foi realizada uma reunião com as professoras da APAE, na qual se apresentou a proposta do NEFD, deixando claro o foco que iria nortear o trabalho e que, a partir das vivências, discussões e participações no referido grupo, seria realizada a minha pesquisa de doutoramento. Neste momento, também foi informado às

professoras que elas seriam participantes dos encontros pedagógicos, e que o projeto apresentando deveria ser apreciado por elas e que suas sugestões seriam acolhidas;

d) Durante 01 ano e 08 meses (abril de 2013 a dezembro de 2014), as professoras participaram do Núcleo de Estudos e Formação Docente que se constituiu a partir de encontros pedagógicos. Nos períodos de férias escolares, o núcleo também ficava de recesso; portanto, nos meses de junho, e de meados de dezembro a início de fevereiro não houve intervenções.

e) Em dezembro de 2014 foi encerrado o trabalho de pesquisa. Entretanto, por conta da solicitação da direção da escola, coordenação pedagógica e as professoras, em 2015 o núcleo continua ativo, sem estar vinculado a esta pesquisa.

No que tange especificamente à coleta de dados através das entrevistas durante a pesquisa, iniciou-se o levantamento dos dados junto às professoras a partir de algumas etapas:

a) A coleta de dados só foi iniciada após a aprovação do projeto pela instituição pesquisada através de uma carta de autorização (ANEXO A – ver p. 197). As professoras e coordenadoras pedagógicas dessa pesquisa foram informadas sobre os procedimentos adotados na coleta de dados e as informações individuais não foram divulgadas, assegurando seu caráter confidencial, privacidade, proteção de imagem (que aparecem no texto com uma tarja no rosto) e não-estigmatização das participantes. Nenhuma das informações coletadas foi e nem será utilizada em prejuízo das pessoas. Isto foi garantido mediante assinatura, em duas cópias, do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que tem por funções: justificar os procedimentos utilizados na pesquisa, os desconfortos e riscos possíveis; garantir esclarecimentos antes e durante o curso da pesquisa sobre a metodologia utilizada, dentre outros aspectos. Vale ressaltar que esta pesquisa está baseada na Resolução 466/12 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) que dispõe sobre as diretrizes e normas de pesquisas envolvendo seres humanos;

a) As professoras assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, ficando com uma cópia em mãos;

b) A primeira coleta foi realizada em abril de 2013 com a entrevista para diagnóstico inicial;

c) No período de dezembro de 2013 foram realizadas as entrevistas com as professoras e coordenadoras pedagógicas, também realizadas no próprio espaço de trabalho das professoras e local da pesquisa. Inicialmente, foram apresentados todos os itens referentes às perguntas da entrevista, para após esse momento serem gravadas, na íntegra, as falas das participantes. É importante destacar que, antes da entrevista, não apenas foi solicitada a permissão para que fosse realizada, mas também foi informado às participantes acerca do direito ao anonimato das gravações e análises realizadas, bem como a possibilidade das mesmas em fazerem perguntas e sanar eventuais dúvidas surgidas. Ademais, as professoras autorizaram antecipadamente a utilização das imagens.

d) No mês de maio de 2014 as professoras participaram de outra entrevista com o foco no fortalecimento ou não do vínculo afetivo a partir das estratégias do NEFD;

e) Logo após a realização das entrevistas, foi realizada a transcrição na íntegra de todas as falas das participantes. De posse dessas transcrições, foram realizadas a análise e discussão dos dados, a partir de uma triangulação com o aporte teórico sistematizado.