• Nenhum resultado encontrado

MilHões De passaGeiros aeroNaves a 320 DesTiNos DoMÉsTicos QUoTa De MercaDo aeroliNeas arGeNTiNas 75%

arGeNTiNa

25%

1413

2,4

a proposta de valor da companhia, cuja prioridade é

continuar aprimorando seu produto e atendimento. estas aeronaves são consideradas as mais eficientes da indústria para este tipo de operação, e contam com as maiores e mais confortáveis cabines de passageiros da categoria.

No âmbito de sua estratégia corporativa focada em oferecer a melhor experiência de viagem aos passageiros, neste período a laN incorporou o novo serviço de iFe (in-Flight entertainment) em todas as suas aeronaves, permitindo que o passageiro acesse o conteúdo de filmes, música, jogos e informações através de seu próprio tablet ou laptop.

Nesta mesma linha, em 2015 a laN inaugurou dois novos quiosques de vendas em shoppings localizados na cidade de avellaneda (província de Buenos aires) e em rosario (província de santa Fe), totalizando três lojas quiosque e 17 escritórios comerciais em todo o país até dezembro de 2015.

a laN argentina opera a partir de Buenos aires no aeroporto Ministro pistarini (ezeiza) e no aeroparque Jorge Newbery, o terminal de cabotagem mais importante do país. Dentro destas instalações, a companhia possui seu próprio hangar, inaugurado em novembro de 2009.

arGeNTiNa - cHile

colÔMBia

| chile

com 7,2 milhões de passageiros transportados dentro do chile (sem considerar a ilha de Páscoa), volume similar ao que foi transportado no ano anterior, em 2015 a lAN manteve sua liderança no setor com 75% de participação em um mercado que permaneceu estável em termos de demanda e capacidade, devido à desaceleração econômica do país. Nas rotas domésticas, a companhia compete principalmente com a SKY Airlines, que em dezembro de 2015 havia alcançado participação de 24,3%. O total de passageiros transportados dentro do chile no período de janeiro a dezembro chegou a aproximadamente 9,7 milhões, um aumento de 0,6% em comparação ao mesmo período de 2014, de acordo com as estatísticas do Departamento de Aeronáutica civil do chile (JAc chile).

A companhia atende 15 destinos nacionais (sem considerar a ilha de Páscoa), cobrindo as principais cidades de norte a sul. Devido à copa América de Futebol realizada em junho e julho no chile, a lAN operou 30 voos adicionais, com 13 reforços para la Serena e 7 para Temuco, além de 10 voos fretados realizados para os aeroportos regionais de Antofagasta, la Serena, concepción e Temuco.

Neste período, o tráfego consolidado de passageiros (RPK) aumentou 1,3%, enquanto a oferta (ASK) cresceu 0,6% em comparação ao ano anterior, levando a uma taxa de ocupação média de 82,8%, um aumento de

0,8 pontos percentuais em relação a 2014, o mais alto dos últimos 5 anos.

Para atender as rotas internas, a companhia utilizou uma frota composta por 27 aeronaves da família Airbus A320, um a menos que no ano anterior. isto deveu-se à incorporação de seis novos Airbus A321, com capacidade para 220 passageiros (46 a mais por voo), completando um total de sete unidades deste modelo ao final do ano. O Airbus A321 é o maior e mais moderno modelo da família, cuja tecnologia, material e aerodinâmica permitem uma operação mais eficiente nos voos domésticos, além de redução significativa das emissões de cO2 devido ao menor consumo de combustível, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Já para os voos até a ilha de Páscoa, a lAN iniciou este ano a operação desta rota com o Boeing B787 Dreamliner. Dentre os avanços no período, destaca- se a inauguração de uma nova Sala ViP da companhia no aeroporto de Santiago, a maior da América do Sul, com acesso próximo ao nosso check-in Preferencial no aeroporto Arturo Merino Benítez, logo após passar pela polícia internacional. A nova proposta visa um atendimento de altíssimo nível, consistente e memorável, bem como um design de excelência mundial.

Os desafios enfrentados pela companhia durante este ano no chile incluíram a

| operações · cHile

arGeNTiNa - cHile

colÔMBia

eQUaDor - perÚ

Operamos em 6

mercados domésticos

da região

paralização dos trabalhadores da Diretoria Geral de Aeronáutica civil, ocorrida em 16 de setembro (antes do feriado de Fiestas Patrias). Na ocasião, a lAN e a TAM ofereceram voos adicionais, com mais alternativas de viagem dentro do chile e em voos internacionais com origem ou destino a Santiago. Desta forma, a companhia conseguiu superar a situação e evitar que suas operações fossem afetadas.

com relação à infraestrutura aeroportuária, em 2015 o aeroporto de Santiago dispôs de 15 espaços adicionais para o estacionamento de aeronaves em plataforma remota. A isso somou-se a conclusão da primeira fase das obras de conservação da pista principal do aeroporto e o reestabelecimento do sistema ilS cAT iii, que permite a aterrissagem de aeronaves sob condições de baixa visibilidade (névoa). Nas outras regiões, foram concluídas as obras de melhoria nos aeroportos de calama, iquique e la Serena.

Além disso, em 2015 o Aeroporto Arturo Merino Benítez foi concedido à Sociedad concesionaria Nuevo Pudahuel por um período de 20 anos. Trata-se de um consórcio com ampla experiência internacional, responsável pela operação de aeroportos como o charles de Gaulle e o Orly, em Paris. O novo projeto considera um aumento de oferta de 29 milhões de passageiros até 2020, além de investimentos em aspectos diferenciados do atendimento e da tecnologia.

75%

15

27

7,2

MilHões De passaGeiros aeroNaves DesTiNos DoMÉsTicos QUoTa De MercaDo sKY oTros 24%1%

cHile

| colÔMBia

em seu quarto ano de operação como laN colombia, a companhia transportou 4,6 milhões de passageiros em voos domésticos, 4,0% a mais que em 2014, consolidando-se como a segunda maior operadora do país, com participação de 22% em um mercado considerado um dos mais competitivos da américa latina. Nas rotas domésticas, a laN colombia compete principalmente com avianca (58%), viva colombia (12%), satena (3,0%), copa e easyFly (2% cada).

em dezembro de 2015, a laN colombia atendia 14 cidades na colômbia com 17 rotas, oferecendo vasta conectividade de voos a partir de Bogotá e Medellín. seu tráfego consolidado de passageiros (rpK) aumentou 15%, sendo que a oferta apresentou o mesmo aumento, o que resultou em uma taxa de ocupação estável em 79%, similar ao índice apresentado no exercício anterior. Tudo isso em um mercado também afetado pela desaceleração econômica da região.

Dentre os avanços no período, destaca-se a inauguração dos voos cali-Medellín e Medellín- cartagena, com treze e sete frequências semanais, respectivamente, permitindo que a companhia continue aprofundando seu plano de descentralização da operação doméstica, com uma oferta competitiva para o mercado interno sem ter que passar por Bogotá. ademais, durante 2015 a laN colombia fortaleceu seu atendimento local com a inclusão de sete frequências semanais na rota

Bogotá-cúcuta, duplicando o número de voos realizados por semana nesse trajeto. além disso, aumentou a oferta na rota Medellín-san andrés para quatro frequências semanais, aproveitando um dos destinos turísticos de maior demanda do país.

para desenvolver suas operações de curta distância dentro do país, a companhia encerrou o ano com 15 airbus da família a320, com capacidade para 174 passageiros, aeronaves que também utiliza para realizar seus voos para aruba, cancun e punta cana, no caribe. visando à satisfação do cliente, no mês de agosto a laN colombia inaugurou seu sistema de entretenimento de bordo sem fio, o laN entertainment, em todas as aeronaves de sua frota a320, uma inovação tecnológica que lhe permite tornar sua oferta de serviço de bordo muito mais competitiva, além de diferenciar-se das companhias aéreas que atuam localmente, já que os passageiros podem acessar filmes, séries e notícias, entre outros, a partir de seus próprios dispositivos móveis.

vale destacar que no segundo semestre do ano, a companhia concluiu a devolução total das últimas aeronaves Dash 8-200 que integravam sua frota (aviões turboélice herdados da extinta aires, com capacidade para 37 passageiros e uma idade média de 17 anos), que operavam nas cidades de Neiva e villavicencio, cumprindo com seu plano de renovação da frota jet, iniciado em 2012.

| operações · colÔMBia

arGeNTiNa - cHile

colÔMBia

eQUaDor - perÚ

Operamos em 6

mercados domésticos

da região

em termos de atendimento, um dos marcos do período foi a consolidação da laN colombia, pelo terceiro ano consecutivo, como a companhia aérea com o maior índice de conformidade em rotas domésticas no país, com 95,2%, de acordo com o último relatório de conformidade de companhias aéreas publicado pela autoridade aeronáutica colombiana em setembro de 2015. este reconhecimento vai ao encontro do grande esforço empreendido pela companhia para continuar promovendo a cultura da pontualidade, investindo em treinamento, tecnologia e frota moderna. para a laN colombia, a pontualidade é um atributo que a diferencia perante o cliente.

Dentre outras iniciativas que buscam aumentar a proposta de valor para os passageiros, destaca-se o lançamento do programa “laN eventos y convenciones”, cuja finalidade é oferecer a todas as empresas do país uma alternativa para a realização de atividades corporativas em diferentes cidades do país. Desde seu lançamento até o mês de dezembro, 50 empresas já se cadastraram no programa, com mais de 1.700 passageiros transportados.

21%

1415

4,6

MilHões De passaGeiros aeroNaves a320 DesTiNos DoMÉsTicos QUoTa De MercaDo aviaNca viva coloMBia saTeNa easYFlY copa

colÔMBia

60% 11% 3% 2% 2%

| eQUaDor

a laN ecuador iniciou suas operações domésticas em 2009, e desde então tem se posicionado cada vez mais como uma operadora relevante em rotas nacionais, graças a um trabalho constante que visa melhorar a proposta de valor em termos de produto e atendimento, a fim de diferenciar-se dos concorrentes e conquistar a preferência dos clientes.

a companhia atende cinco destinos dentro do país, através das rotas Quito-Guayaquil e Quito-cuenca, bem como Quito/Guayaquil com destino a san cristóbal e Baltra, no arquipélago de Galápagos, oferecendo opções de conectividade que buscam promover o turismo e o desenvolvimento econômico nacional. Neste sentido, a companhia anunciou que em janeiro de 2016 irá inaugurar um voo direto na rota Quito-Baltra.

Durante o ano de 2015, a operação aérea se desenvolveu em um cenário econômico desafiador, assim como em grande parte dos países da região. o equador é um mercado pequeno, com aproximadamente 16 milhões de habitantes, cuja economia foi fortemente afetada pela queda brusca dos preços do petróleo, seu principal produto de exportação, e pela valorização do dólar, moeda adotada pelo país em 2000.

a isso somou-se a reativação do vulcão cotopaxi, cujas cinzas afetaram as operações nas rotas Guayaquil-Quito e Quito-cuenca

desde a segunda semana de agosto até o final de novembro. Neste contexto, a companhia providenciou junto ao Departamento Geral de aviação civil do equador (DGac) e a Força aérea equatoriana a abertura de uma rota alternativa de aeronavegação, em um espaço militar, a fim de evitar a nuvem vulcânica que havia tomado conta da rota de voo comercial. a laN ecuador transportou 1,1 milhão de passageiros em rotas internas, um aumento de 1,0% em comparação a 2014, e manteve- se como a segunda maior operadora de voos domésticos com 33% de participação, um crescimento de 2,2% em relação ao ano anterior. seus principais concorrentes são a companhia aérea estatal Tame, com 43% de participação, e a avianca, com 25%.

o cancelamento do serviço da avianca na rota Quito-cuenca a partir de janeiro teve um impacto favorável sobre a laN, permitindo- lhe aumentar em 11 pontos percentuais sua participação de mercado neste trajeto, além de aumentar a tarifa média em 27%. a Tame, por sua vez, reduziu a oferta na rota Guayaquil- Quito a partir de maio, o que resultou em queda de 12% na oferta total de assentos em comparação ao ano anterior. apesar de isto não ter afetado significativamente a participação de mercado, possibilitou que a laN aumentasse sua taxa de ocupação industrial em 1,7 pontos percentuais em relação a 2014, chegando a 74,9%.

| operações · eQUaDor

arGeNTiNa - cHile

colÔMBia

eQUaDor - perÚ

Operamos em 6

mercados domésticos

da região

33%

5

3

1,1

Durante 2015, o tráfego consolidado de passageiros da laN ecuador aumentou 7,0% medido em rpK, enquanto que a oferta medida em asK aumentou 8,0%. com isso, a taxa de ocupação média foi de 81,2%, representando uma queda de 0,5 pontos percentuais sobre 2014. para atender as rotas domésticas, a laN ecuador dispõe de uma frota de três aeronaves airbus a319, permanecendo estável em relação ao ano anterior. são aeronaves de menor capacidade em relação aos a320, o que lhes permite adequar-se às condições de demanda neste mercado. MilHões De passaGeiros aeroNaves DesTiNos DoMÉsTicos QUoTa De MercaDo TaMe aviaNca

eQUaDor

43% 25%

| perÚ

em meio à desaceleração que caracterizou a região latino-americana durante o ano de 2015, o peru destacou-se como uma das economias de melhor desempenho, alcançando um crescimento de 3,3% no piB.

Durante 2015, o setor aéreo registrou um crescimento de 11,3% na quantidade de passageiros transportados dentro do país em relação ao ano anterior, com mais de 9,9 milhões de pessoas mobilizadas. a laN perú se manteve como a principal operadora destas rotas, transportando 6,2 milhões de passageiros, um aumento de 9,9% em relação ao ano anterior. o tráfego consolidado de passageiros (rpK) da companhia aumentou 8,3%, enquanto a oferta (asK) aumentou 8,0%. além disso, a taxa de ocupação foi de 81,6%, acima da média do setor, com aumento de 0,2 pontos percentuais sobre o exercício anterior. a laN perú atende 16 destinos no interior do país (com até 110 voos diários), oferecendo a maior conectividade do setor, com a maior variedade de destinos e frequências e com evidente foco em oferecer o melhor serviço aos seus clientes. isto contribuiu para consolidá-la como a empresa líder do mercado nacional, alcançando 62,1% de participação no mercado de passageiros. seus principais concorrentes são peruvian airlines, avianca, star perú e lc, que este ano registraram participações de 13,1%, 12,7%, 6,0% e 4,8%, respectivamente.

para desenvolver suas operações domésticas, a companhia utilizou uma frota de 17 aeronaves, uma a menos que em 2014, composta por nove aviões airbus a319 e oito airbus a320.

entre os acontecimentos mais importantes do ano, destaca-se o reconhecimento obtido pela laN perú como uma das “empresas Mais admiradas do peru”, de acordo com o ranking elaborado pela consultoria internacional pwc perú para a revista G de Gestión. este reconhecimento é oferecido a empresas nacionais que se destacam por sua visão estratégica, habilidade financeira, capacidade de inovação, estratégia comercial, qualidade do planejamento gerencial, práticas de boa governança corporativa e iniciativas de responsabilidade social empresarial. a escolha das 10 companhias ganhadoras foi feita de acordo com uma pesquisa realizada com 4.500 executivos das 1.500 empresas de maior faturamento do peru.

além disso, pelo segundo ano consecutivo a laN perú ficou em primeiro lugar no ranking Merco 2015, na categoria de transporte aéreo, e em 11º lugar no ranking geral de empresas, em comparação à posição de número 27 obtida em 2014.

a laN perú também recebeu o prêmio de criatividade empresarial da Universidade peruana de ciências aplicadas (Upc), nas categorias Turismo & entretenimento e Tecnologia &

| operações · perÚ

arGeNTiNa - cHile

colÔMBia

eQUaDor - perÚ

Operamos em 6

mercados domésticos

da região

informática, pelo projeto de “voos Noturnos para cusco” com tecnologia rNp (required Navigation performance) de navegação por satélite. o sistema rNp utilizado na rota lima-cusco (desde setembro de 2013) é um exemplo de sucesso das práticas de geração de receita implementadas pela companhia. esta tecnologia utiliza a aviônica avançada (disciplina que estuda as técnicas eletrônicas que se aplicam à navegação aérea) e é apoiada por um guia de satélites, permitindo trajetos mais precisos e operação com maior segurança em condições de baixa visibilidade, evitando atrasos e cancelamentos de voos. a isso soma-se uma redução do tempo de viagem em 6,3 minutos, devido ao encurtamento da rota em 35 milhas náuticas. Todas estas vantagens se traduzem em menor consumo de combustível, economizando 67,5 galões, e em redução de 644 kg na emissão de co2 por voo. além disso, a aplicação da tecnologia de navegação aérea por satélites nesta rota permitiu o aumento das horas de operação do aeroporto de cusco no período da noite, o que representa um adicional de receita para a companhia.

por fim, durante o ano a laN perú continuou avançando em seu objetivo de manter-se como uma empresa socialmente responsável. Neste âmbito, é importante enfatizar que a laN perú conseguiu compensar, pelo quarto ano consecutivo, a pegada de carbono gerada tanto na operação terrestre quanto no comissionamento de serviço gerado pelos trabalhadores, equivalentes a 6.500 toneladas de dióxido de carbono (co2), totalizando 25.390 toneladas compensadas até 2015.

62%

1617

6,2

MilHões De passaGeiros aeroNaves DesTiNos DoMÉsTicos QUoTa De MercaDo perUviaN airliNes aviaNca sTar perÚ

perÚ

13% 13% 6%

o Grupo laTaM é o maior grupo operador de carga aérea na américa latina, proporcionando aos seus clientes a mais ampla rede de conexões entre cidades da região e do mundo, atendendo 140 destinos em 29 países. a companhia transporta carga nos compartimentos de carga de 315 aeronaves de passageiros e em 11 aeronaves de carga exclusivas (três B777-200F e oito B767-300F, excluindo aeronaves que foram subarrendadas para outras operadoras).

Durante o ano de 2015, transportou 1 milhão de toneladas, uma redução de 9,0% em comparação a 2014. a oferta medida em aTKs teve redução de 1,9%, levando a uma taxa de ocupação de 53,6%, queda de 6,2 pontos percentuais em comparação ao ano anterior. estes resultados ocorrem em um cenário complexo para a demanda de carga aérea internacional, que há vários anos apresenta baixos índices de crescimento. em 2015, este índice aumentou apenas 3% em relação ao ano anterior. para os mercados de carga aérea da região, a situação tem sido ainda mais difícil devido ao fraco desempenho econômico, à forte desvalorização das moedas frente ao dólar e a uma grande instabilidade política. este contexto afetou principalmente o tráfego de carga de importação, que sofreu redução de 17% nas rotas a partir dos estados Unidos para a américa latina, sendo o Brasil o destino mais afetado, com queda de 25% frente ao ano anterior. os mercados de exportação a partir da américa latina permaneceram estáveis, apesar dos efeitos conjunturais, como os problemas climáticos que afetaram as demandas sazonais, a exemplo das frutas da argentina, e a menor produção de sementes

no chile, com redução de 60% em comparação a 2014. salvo estes efeitos não recorrentes, as principais commodities apresentaram forte crescimento, como o salmão no chile e as flores na colômbia e no equador, com aumentos de 10% e 3%, respectivamente, em relação a 2014.

os mercados domésticos de carga também foram afetados pelo difícil cenário da região, sendo novamente o Brasil o país mais prejudicado, com queda de 9,0% nas toneladas transportadas. É importante destacar que, neste contexto desafiador, a TaM cargo continuou sendo líder de mercado, com participação de aproximadamente 47%.

além do cenário difícil de demanda neste período, houve também uma situação de excesso de oferta, impulsionada pelo crescimento da oferta de carga em aeronaves de passageiros e pelo aumento das operações de aviões de carga na região. a concorrência acirrada e a significativa queda no preço do combustível levaram à redução das tarifas do setor. Desta forma, houve queda de 18% nas tarifas internacionais em comparação a 2014. para enfrentar este cenário, a companhia continuou aprofundando o trabalho iniciado em 2014 de ajustar sua frota de aeronaves de carga exclusivas. Neste sentido, em 2015 foram retirados de operação os aviões com baixa utilização, um B767-300F e um B777-200F, que foram subarrendados para outra operadora. com isto, ao final do exercício a frota

No documento Relatório Anual LATAM Maceio, Brasil (páginas 85-95)