• Nenhum resultado encontrado

O Conselho de Administração fo

No documento Relatório Anual LATAM Maceio, Brasil (páginas 35-39)

| GoverNaNça corporaTiva · coNselHo De aDMiNisTração

O Conselho de

Administração foi

eleito na Assembleia

Geral Ordinária de

Acionistas datado

de 28 de abril de

2015, por um período

de dois anos

| ricarDo J caBallero Conselheiro

rUT: 7.758.557-5

ricardo J. caballero juntou-se ao conselho de administração em abril de 2014 e foi ree- leito em abril de 2015. ele é professor titular de economia da Ford internacional e dire- tor do laboratório econômico Mundial no instituto de Tecnologia de Massachusetts, associado de pesquisa do NBer e assessor do QFr capital Management lp. caballero foi chefe do departamento de economia do presidente do MiT (2008-2011) e é consul- tor e pesquisador, visitando os principais bancos centrais e instituições financeiras internacionais. sua especialidade e pesqui- sa de campos são macroeconomia, econo- mia internacional e finanças. sua pesquisa atual inclui os mercados de capitais globais, episódios especulativos e bolhas financei- ras, mecanismos de prevenção de crises sistêmicas e dinâmica de reestruturação. | GeorGes De BoUrGUiGNoN 

Conselheiro rUT: 7.269.147-4

Georges de Bourguignon foi eleito diretor do Grupo laTaM airlines em setembro de 2012 e reeleito em abril de 2015. ele é co-fundador da asset chile s.a., um banco de investimen- to chileno, onde trabalha desde 1993 como diretor executivo. atualmente, ele também é diretor de K +s chile s.a. e spa salmones australes. No passado, participou de vários conselhos de empresas públicas e privadas, além de organizações sem fins lucrativos. entre 1990 e 1993, ele trabalhou como ge- rente do citibank N.a. de instituições finan- ceiras no chile e foi também professor de economia da pontifícia Universidade católi- ca do chile. Bourguignon é economista nessa universidade e é pós-graduado em adminis- tração de empresas pela Universidade da Harvard Business school.

o ponto central da sua obra política é o re- gime de gestão e seguros de risco agrega- do de mercados emergentes e economias desenvolvidas. ele também escreveu sobre externalidades agregadas de consumo e in- vestimento, taxas de câmbio, crescimento, rigidez de preço, agregação dinâmica, redes e complexidade. caballero atuou no consel- ho editorial de várias revistas acadêmicas e tem uma extensa lista de publicações em to- dos os principais periódicos acadêmicos. em abril de 1998, caballero foi eleito Fellow da sociedade econométrica e, posteriormente, da academia americana de artes e ciências em abril de 2010.

| carlos Heller solari Conselheiro

rUT: 8.717.000-4

carlos Heller solari, empreendedor, entrou no conselho de administração do Grupo laTaM airlines em maio de 2010 e foi re- eleito em abril de 2015. Heller tem vasta experiência nos setores de varejo, comu- nicações, transportes e agricultura. ele é presidente do Grupo Bethia que, por sua vez, possui axxion s.a. e Betlán dois s.a., empresas com significativa participação na laTaM. por sua vez, preside os conselhos da rede de televisão Megavision s.a., club Hipico de santiago, Falabella varejo s.a., sotraser s.a., viña indomita s.a., viña santa alicia s.a., s.a. express azul e aero andina s.a. além disso, é acionista majoritário e presidente da azul azul s.a., concessionária da corporação de Futebol profissional da Universidade do chile.

| raMÓN eBleN KaDis Conselheiro

rUT: 4.346.062-5

ramón eblen Kadis atua no conselho de ad- ministração do Grupo laTaM airlines desde junho de 1994, sendo reeleito em abril de 2015. eblen é presidente de comercial los lagos ltda., inversiones santa Blanca s.a, inversiones andes spa, Granja Marina Tor- nagaleones s.a. e TJc chile s.a., além de membro do Grupo eblen (um dos principais acionistas do Grupo laTaM airlines).

| GerarDo JoFrÉ MiraNDa Conselheiro

rUT: 5.672.444-3

Gerardo Jofré Miranda, administrador de em- presas e economista, entrou no conselho de administração do Grupo laTaM airlines em maio de 2010 e foi reeleito em abril de 2015. É diretor da codelco, chile enersis e membro do conselho dos fundos de investimento em bens imobiliários do Banco santander. entre 2010 e 2014, foi presidente da codelco e, entre 2005 e 2010, foi membro dos conselhos da en- desa chile s.a., viña san pedro Tarapacá s.a., D&s  s.a.,  construmart  s.a., inmobiliaria  Tita- nium s.a., inmobiliaria playa amarilla s.a. e in- mobiliaria parque del sendero s.a. ele também foi presidente da Fundação saber Mais. entre 2004 e 2005, foi diretor de seguros para as américas do Grupo santander, na espanha. en- tre 1989 e 2004, foi vice-presidente do Grupo santander no chile e trabalhou como diretor e presidente de várias empresas do grupo..

| GoverNaNça corporaTiva · coNselHo De aDMiNisTração

| JUaN JosÉ cUeTo plaZa Conselheiro

rUT: 6.694.240-6

Juan José cueto plaza atuou no conselho de administração do Grupo laTaM airlines a partir de 1994, sendo reeleito em abril de 2015. cueto atualmente é vice-presidente executivo da inversiones costa verde s.a., cargo que ocupa desde 1990, e atua nos con- selhos de administração do consorcio Ma- derero s.a., inversiones del Buen retiro s.a., costa verde aeronáutica s.a., sinergia in- mobiliaria s.a. e valle escondido s.a., Funda- ción colunga e Universidad san sebastián.

| FraNcisco lUZÓN lÓpeZ Conselheiro

rUT: 48.171.119-3

Don Francisco luzón foi eleito diretor do Grupo laTaM airlines em setembro de 2012 e foi ree- leito em abril de 2015. luzón é assessor do Banco interamericano de desenvolvimento (BiD) e pro- fessor-líder visitante da escola de Negócios chi- na-europa (ceiBs) em Xangai. ele é atualmente diretor de imóveis la Haya e foi diretor indepen- dente do grupo Willis até janeiro de 2016. entre 1999 e 2012, luzón foi vice-presidente executivo para a américa latina do Banco santander. Neste período, foi também vice-presidente mundial da Universia s.a. entre 1991 e 1996, foi presidente e conselheiro do grupo bancário argentaria. ante- riormente, no final de 1987, foi nomeado diretor e diretor-geral do Banco vizcaya e, em 1988, dretor e diretor-geral do grupo bancário BBv. Durante sua carreira, luzón ocupou cargos nos conselhos de administração de várias empresas. Mais re- centemente, participou do conselho da empresa global têxtil inditex-Zara de 1997 a 2012.

| eNriQUe cUeTo plaZa CEO do Grupo LATAM Airlines rUT: 6.694.239-2

enrique cueto plaza é ceo do Grupo laTaM airlines, posição que ocupa desde a associação da laN airlines com a brasileira TaM linhas aéreas em junho de 2012. entre 1983 e 1993, ocupou o cargo de gerente geral da Fast air, companhia aérea chilena de carga. cueto pos- sui vasto conhecimento de gestão de compan- hias aéreas de passageiros e carga, tanto em aspectos comerciais como operacionais, ad- quirido ao longo dos seus 30 anos de atuação no setor de transporte aéreo. É membro titular do conselho diretor da aliança oneworld® e do conselho diretor da associação internacional de Transporte aéreo (iaTa). É ainda membro do conselho de administração da fundação en- deavor, organização dedicada à promoção do empreendedorismo no chile, e presidente da associação latino-americana e do caribe de Transporte aéreo (alTa).

| iGNacio cUeTo plaZa CEO da LAN

rUT: 7.040.324-2

ignacio cueto é ceo da laN. possui uma carreira de mais de 25 anos no setor aéreo. em 1985, assumiu como vice-presidente de vendas da Fast air carrier, maior companhia de carga nacional da época. liderou a área comercial e de serviços da empresa no mercado norte-americano. Foi ainda membro do conselho de administração da ladeco (entre 1994 e 1997) e da laN (entre 1995 e 1997), além de ter ocupado o cargo de gerente geral da laN carGo entre 1995 e 1998. em 1999, assumiu a Gerência Geral de passageiros da laN e, em 2005, foi nomeado gerente geral da companhia, cargo que ocupou até a associação com a TaM. além disso, liderou a criação das afiliadas da laN airlines em diversos países da américa do sul, bem como a implementação de alianças essenciais com outras companhias aéreas. ignacio cueto faz parte do Grupo cueto, grupo controlador do Grupo laTaM airlines.

Nossa experiência

No documento Relatório Anual LATAM Maceio, Brasil (páginas 35-39)