• Nenhum resultado encontrado

Equilíbrio do crescimento, governança corporativa e participação na carteira do

A terceira etapa da análise separou as empresas em oito grupos, combinando os níveis das variáveis GOV, ISE e tempo, conforme o Quadro 1, na página 84. Os resultados estão na tabela 10 a seguir.

Tabela 10 – Desvio Padrão do Equilíbrio do Crescimento para os oito grupos

NGOVNISE1 NGOVISE1 GOVNISE1 GOVISE1

Período 1 Grupo1 Grupo2 Grupo3 Grupo4

DP 4,7170 3,2245 5,4377 4,1959

Missing 3 1 12 6

Nº de

empresas 106 7 31 29

NGOVNISE2 NGOVISE2 GOVNISE2 GOVISE2

Período 2 Grupo5 Grupo6 Grupo7 Grupo8

DP 3,7249 1,7597 2,9905 1,1500

Missing 9 0 0 0

Nº de

empresas 106 7 31 29

Fonte: elaboração própria

Observa-se na tabela que:

• Todos os grupos de empresas apresentam redução no desvio padrão do equilíbrio do crescimento de um período para o outro. O resultado pode ser observado nas colunas, comparando os grupos 1 e 5, 2 e 6, 3 e 7 e 4 e 8.

• As empresas do grupo NGOV também apresentam redução no desvio padrão do equilíbrio do crescimento quando se tornam ISE. O resultado pode ser observado nas linhas, comparando os grupos 1 e 2 e 5 e 6.

• As empresas do grupo GOV também apresentam redução no desvio padrão do equilíbrio do crescimento quando se tornam ISE. O resultado pode ser observado nas linhas, comparando os grupos 3 e 4 e 7 e 8.

• As empresas do grupo NISE apresentam redução no desvio padrão do equilíbrio do crescimento quando se tornam GOV no período 2, mas não no período 1. O resultado pode ser observado nas linhas, comparando os grupos 5 e 7 e 1 e 3. • As empresas do grupo ISE apresentam redução no desvio padrão do equilíbrio

do crescimento quando se tornam GOV no período 2, mas não no período 1. O resultado pode ser observado nas linhas, comparando os grupos 6 e 8 e 2 e 4.

Os resultados encontrados permitiram verificar se as hipóteses formuladas foram confirmadas.

O grupo formado com as empresas consideradas sustentáveis pelo critério participação na carteira do ISE-Bovespa apresentou menor desvio padrão na variável equilíbrio do crescimento nos dois períodos, o que indica a associação do crescimento equilibrado com o desempenho sustentável.

Ao analisar o efeito conjunto das três variáveis, observa-se que o desvio padrão do equilíbrio do crescimento reduz-se do período 1 para o período 2 em todos os grupos, conforme o esperado.

Ao analisar o efeito conjunto das três variáveis, observa-se que o desvio padrão do equilíbrio do crescimento dos grupos de empresas NGOVISE e GOVISE é menor do que o dos grupos de empresa NGOVNISE e GOVNISE, conforme o esperado.

Muito importante é o resultado de que o grupo 8, cujas empresas estão, no período 2, sob o efeito conjunto da adesão aos segmentos de governança corporativa e da participação na carteira do ISE-Bovespa, apresenta maior redução no desvio padrão do indicador equilíbrio do crescimento, como esperado, confirmando a associação entre crescimento equilibrado e desempenho sustentável.

O grupo formado com as empresas consideradas sustentáveis pelo critério adesão aos segmentos de governança corporativa apresentou menor desvio padrão na variável equilíbrio do crescimento somente no período 2. No período 1, ao contrário do esperado, o desvio padrão foi maior no grupo formado com as empresas consideradas sustentáveis pelo critério adesão aos segmentos de governança corporativa. Este resultado repete-se no estudo com oito grupos. Como dito anteriormente, a inclusão das empresas no grupo GOV foi definida a partir de informações de dezembro de 2009, enquanto a participação das empresas no grupo ISE foi definida por eventos que aconteceram entre 2005 e 2009, o que ajuda a justificar o comportamento diferente do esperado no período 1.

Hipóteses Descrição Resultados 1.1 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento, no período

1, das empresas que aderiram aos níveis de governança e não fazem parte do ISE (grupo 3) é menor do que a das empresas que não aderiram e não fazem parte do ISE (grupo 1).

Não confirmada

1.2 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento, no período 1, das empresas que aderiram aos níveis de governança e fazem parte do ISE (grupo 4) é menor do que a das empresas que não aderiram e fazem parte do ISE (grupo 2).

Não confirmada

1.3 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento, no período 2, das empresas que aderiram aos níveis de governança e não fazem parte do ISE (grupo 7) é menor do que a das empresas que não aderiram e não fazem parte do ISE (grupo 5).

Confirmada

1.4 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento, no período 2, das empresas que aderiram aos níveis de governança e fazem parte do ISE (grupo 8) é menor do que a das empresas que não aderiram e fazem parte do ISE (grupo 6).

Confirmada

1.5 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento, no período 1, das empresas que não aderiram aos níveis de governança e fazem parte do ISE (grupo 2) é menor do que a das empresas que não aderiram e não fazem parte do ISE (grupo 1).

Confirmada

1.6 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento, no período 1, das empresas que aderiram aos níveis de governança e fazem parte do ISE (grupo 4) é menor do que a das empresas que aderiram aos níveis de governança e não fazem parte do ISE (grupo 3).

Confirmada

1.7 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento, no período 2, das empresas que não aderiram aos níveis de governança e fazem parte do ISE (grupo 6) é menor do que a das empresas que não aderiram e não fazem parte do ISE (grupo 5).

Confirmada

1.8 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento, no período 2, das empresas que aderiram aos níveis de governança e fazem parte do ISE (grupo 8) é menor do que a das empresas que aderiram aos níveis de governança e não fazem parte do ISE (grupo 7).

Confirmada

2.1 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento das empresas que não aderiram aos níveis de governança e não fazem parte do ISE é menor no período 2 (grupo 5) do que no período 1 (grupo 1).

Confirmada

2.2 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento das empresas que não aderiram aos níveis de governança e fazem parte do ISE é menor no período 2 (grupo 6) do que no período 1 (grupo 2).

Confirmada

2.3 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento das empresas que aderiram aos níveis de governança e não fazem parte do ISE é menor no período 2 (grupo 7) do que no período 1 (grupo 3).

Confirmada

2.4 A variabilidade (DP) do equilíbrio do crescimento das empresas que aderiram aos níveis de governança e fazem parte do ISE é menor no período 2 (grupo 8) do que no período 1 (grupo 4).

Confirmada

Quadro 3: Resultados obtidos Fonte: elaboração própria