• Nenhum resultado encontrado

3.2 O lócus da pesquisa: as Regiões Político-Administrativas 02 e 03

3.2.1 Escola Campo das Acácias

A Escola Campo das Acácias está localizada na RPA 03, em um bairro da zona norte, subúrbio da cidade do Recife. Fundada desde 1982, a escola ficou até o ano de 1994 funcionando em um primeiro andar de uma igreja presbiteriana do bairro.

Em 1982, conveniada com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco o prédio funcionava com turmas de educação infantil aos primeiros anos do ensino fundamental. Em 1983 a junho de 1984, a ONG Visão Mundial manteve a escola e a partir de junho de 1984 passou a ser ligada à antiga Fundação Guararapes, mantida pela Secretaria de Educação do Recife.

No início, funcionando com quatro turmas, divididas em 02 turnos, a unidade de ensino sofreu uma ampliação em seu espaço com a construção de três salas, cozinha e banheiros financiados pela Prefeitura do Recife, passando a atender um número maior de alunos.

Em setembro de 1994 foi concluído o novo prédio e atual localização da escola, onde conta com um espaço pedagógico de um único andar, contendo quatorze salas, uma biblioteca, um laboratório de informática, uma sala dividida em dois ambientes funcionando como direção e secretaria, uma cozinha, dois banheiros, sendo um destes para uso dos professores e funcionários da escola, uma sala de vídeo, um pátio e uma quadra coberta pequena.

Esta escola teve como grande idealizadora e colaboradora uma personalidade religiosa da comunidade, pois julgava que essa seria uma boa maneira de colaborar com a sociedade local. Foi dela a escolha do nome da instituição, pois a personagem homenageada era uma pessoa bastante atuante no movimento religioso do bairro, dando aulas na Escola Dominical do templo e atraindo as crianças das redondezas para estudarem na escola.

A escola goza de uma boa conservação física e todas as salas de aula foram projetadas para possuírem uma visão para o jardim. O pátio possui uma agradável aparência e serve para o recreio dos alunos. O jardim possui muitas peças decorativas como sapinhos, os sete anões e uma branca de neve, que reina imperiosa entre todos os bonecos que ornam o ambiente.

Os muros que divisam a escola da rua são todos grafitados. O colorido das imagens acompanha o interior da quadra, causando um visual alegre para alunos, pais e funcionários.

As salas possuem iluminação natural e por isso o uso das lâmpadas torna-se desnecessário, mas a temperatura no interior destas é incômoda devido ao calor produzido.

Para suprir essa problemática, o uso constante de ventiladores para amenizar a temperatura no interior da classe se tornou a medida adotada. Em cada sala de aula, foi escolhido pela coordenadora pedagógica e professoras os nomes de autores da literatura brasileira devido à temática adotada pela escola para a Feira de Conhecimentos que elegeu personalidades da cultura literária brasileira para pesquisa e exposição.

As carteiras acompanham mesas para os alunos e ficam dispostas em duplas, facilitando a acomodação dos livros didáticos, cadernos e demais materiais escolares. Na sala também é realizado o lanche. Os alunos de cada sala vão a horários diferentes em filas para a cozinha para receberem e voltarem a fim de concluírem a refeição. O lanche é servido diariamente por funcionárias de uma empresa contratada pela prefeitura sendo auxiliada juntamente com a professora que coordena a fila, evitando brincadeiras que possam atrapalhar a organização do momento. O fornecimento e distribuição da merenda ficam sob a responsabilidade de uma empresa terceirizada e sua dieta é variada, agradando ao paladar dos alunos com refeições como cuscuz com leite, iogurte com bolachas, sopas e frutas.

Atualmente, a administração da escola é composta por uma dirigente e sua vice que se dividem nos horários da manhã, tarde e algumas noites o gerenciamento do prédio de ensino.

As dirigentes foram eleitas por votação realizada na escola e gozam de bom relacionamento com as professoras e demais funcionários. O funcionamento da instituição conta com vários profissionais entre efetivos, contratados e estagiários. A relação de respeito entre alunos e funcionários não é alterada em função do vínculo empregatício; estagiários e contratados por empresas prestadoras de serviço têm o seu espaço e funções valorizados, assim como os demais funcionários concursados que trabalham na escola, conforme o quadro na página seguinte.

Quadro nº 03 - Quantitativo de funcionários e funções.

FUNÇÃO MANHÃ TARDE NOITE VÍNCULO

Direção / 8 hs X X CONCURSADA

Vice- Direção/ 8 hs X X CONCURSADA

Coordenadora Pedagógica 01 01 CONCURSADA

Apoio Pedagógico 02 02 CONCURSADA

Agente Administrativo 02 03 02 CONCURSADOS

Estagiário/ Administrativo

02 01 ESTÁGIO

Professores 12 10 08 CONCURSADOS

Estagiário /Docência 02 09 05 ESTÁGIO

Estagiário/ Aluno Especial

02 ESTÁGIO

Professora Itinerante 01 01 CONCURSADA

Bibliotecária 01 01 CONCURSADA Estagiário / Laboratório de Informática 01 01 01 ESTÁGIO Porteiro 01 02 01 TERCEIRIZADO Auxiliar de Serviços Gerais 05 05 02 CONCURSADOS E TERCEIRIZADOS

PROJETO ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

COORDENADORA 01 CONCURSADA ESTAGIÁRIOS 04 ESTÁGIO PROJETO/ LETRAMENTO COORDENADORA 01 CONCURSADA ESTAGIÁRIO 01 ESTÁGIO Total de funcionários por turno 36 37 25 Total geral de funcionários na escola 98

Durante a semana ainda é desenvolvido um projeto escolar com os alunos para o ensino em tempo integral, e durante a noite, outra ação é desenvolvida para estimular as turmas de Educação de Jovens e Adultos, com um projeto que valoriza a aquisição do letramento.

Nos finais de semana a escola também abriga o Projeto Escola Aberta para alunos da instituição e comunidade, onde são desenvolvidas atividades de animação cultural, canto coral, entre outras.

A escola conta com um amplo número de matrículas distribuídas cuidadosamente em turmas pouco numerosas, a fim de facilitar o trabalho dos professores, dentro dos turnos manhã, tarde e noite, conforme apresento no quadro a seguir.

Quadro nº 04 - Quantitativo de turmas e alunos por turno escolar

Turnos Manhã Tarde Noite

Séries iniciais do Ensino

fundamental Nº de Turmas Nº de Turmas Nº de Turmas

1º ano/ 1º ciclo 01 - -

2º ano/ 1º ciclo 01 - -

3º ano/ 1º ciclo 04 - -

1º ano/ 2º ciclo 03 - -

2º ano/ 2º ciclo 03 -

Séries finais do Ensino fundamental 1º ano/ 3º ciclo - 04 02 2º ano/ 3º ciclo - 04 02 1º ano/ 4º ciclo - 03 02 2º ano/ 4º ciclo - 03 01 Educação de Jovens e Adultos MÓDULO I - 01 MÓDULO II - 02 MÓDULO III - 03 Total 12 14 13

Total Geral de Turmas 39

Dando continuidade às observações na Escola Campo das Acácias, vi que o recreio se mostrou um rico espaço para o nosso olhar investigativo. Neste horário aguardado pela maioria dos alunos, o pátio e a quadra se tornam o espaço para a recreação que ocorre no mesmo horário para todas as turmas, possuindo uma duração de trinta minutos após o lanche.

Neste intervalo, as professoras se reúnem na sala dos professores para lanchar, conversar, trocar experiências ou resolver assuntos de interesse pessoal. Durante esse tempo, os alunos ficam ausentes do olhar das professoras, exceto os discentes com deficiência que permanecem na companhia das estagiárias.

Durante o intervalo dos estudantes, as brincadeiras, gritos e correrias tomam a paisagem da escola. Conversar nos corredores torna-se uma prática pouco viável tamanha euforia que envolve as crianças. O horário da diversão é também o momento de trabalho para alguns. Diariamente, são escolhidos de cada sala, em sistema de rodízio, alunos dispostos a fiscalizar a boa conservação do jardim da escola durante a diversão dos outros, para esta função é atribuído um crachá de identificação, contendo o nome: Amigo do Jardim. Este posto é bastante valorizado e disputado entre os discentes, pois, as crianças regam as plantas,

fiscalizam se há alguém pisando na grama e têm o poder de retirar e comunicar à professora quem insista em permanecer brincando em local impróprio.

Embora este tempo ansiado pela maioria esteja reservado para a diversão e rápido descanso das professoras, existem muitas situações do cotidiano escolar que impedem essas de conseguir ‘aproveitar’ esse breve horário. Fatos corriqueiros como tombos e discussões entre alunos fazem parte da rotina de interrupções ao restabelecimento das forças das professoras para as próximas horas que antecedem o término das aulas.