• Nenhum resultado encontrado

3.2 O lócus da pesquisa: as Regiões Político-Administrativas 02 e 03

3.2.2 Escola Lírio do Campo

A Escola Lírio do Campo está situada em um bairro populoso do subúrbio da RPA 02, também na zona norte da cidade do Recife. Esta instituição foi fundada em 1998 devido às solicitações da comunidade, pois no mesmo bairro existem duas outras escolas, sendo uma da rede municipal que fica localizada ao lado do ambiente pesquisado, e outra instituição da rede particular, mas que mesmo assim não conseguia atender a numerosa demanda de alunos do lugar.

A origem do nome da escola surgiu em homenagem ao engenheiro que projetou o prédio, falecido antes da conclusão das obras. A escola atende uma comunidade composta em sua maioria de trabalhadores de nível fundamental e médio, pequenos comerciantes, biscateiros com um perfil de pais e responsáveis carentes. 2

O bairro já avançou com a instituição da associação de moradores, clube de mães e associação das mulheres que realizam trabalhos comunitários.

O prédio do estabelecimento é amplo e possui a maioria das salas de ensino no andar superior, contendo nesse espaço pedagógico: sete salas de aula, um banheiro feminino com nove vestiários, um banheiro masculino com oito vestiários, uma sala para os professores, uma sala para a direção, uma biblioteca, um laboratório de informática com dez computadores, uma secretaria, uma área coberta com um jardim em seu interior, uma sala que funciona como um arquivo, e outra, que ocupa o espaço de almoxarifado, uma cozinha, uma dispensa e uma quadra coberta.

A escola não dispõe de auditório, mas os eventos ocorridos na instituição são realizados na ampla área coberta, que também serve para o recreio dos alunos. Neste espaço há um grande jardim que embeleza e suaviza o ambiente, contando neste cenário com largos bancos e mesas de madeira que servem como refeitório para o momento do lanche dos alunos.

As salas de aula são espaçosas, entretanto, quentes, fato contornado pelo uso constante de ventiladores para amenizar a sensação térmica quente e abafada sentida no interior das classes. A disposição das salas é composta de várias fileiras de carteiras escolares que acomodam os alunos, essas são acolchoadas e com braços reclináveis, havendo normalmente a presença de uma ou duas bancas com braços específicos para estudantes canhotos.

É no interior das salas de aula que também os alunos lancham os alimentos trazidos de suas residências, para, posteriormente, irem à cozinha receber a refeição oferecida pela escola, através de funcionárias de uma empresa terceirizada pela prefeitura para a função. A dieta proporcionada no núcleo escolar possui bastante aceitação dos educandos e tem igualmente em seu cardápio a presença de frutas, sopas, macaxeira com salsichas e iogurte com pão, entre outros, tal qual observado na Escola Campo das Acácias.

O clima vivenciado na escola entre professores e estudantes é agradável e respeitoso. Ocasionalmente, alguma indisposição ocorrida no cotidiano escolar entre docentes e discentes como: tombos ou desentendimentos entre alunos e ocasionais desaparecimentos de materiais escolares, são logo tratados com polidez e discrição pela coordenadora e professora responsável pelos alunos que estejam envolvidos no incidente.

Quanto ao funcionamento da Escola Lírio do Campo, a sua administração conta com uma dirigente e sua vice que foram eleitas por votação e se revezam em dias alternados da semana para cumprir a supervisão da escola nos três turnos de ensino oferecidos. As administradoras desta escola também desfrutam de bom relacionamento com as professoras e demais funcionários.

A escola também busca organizar sistematicamente momentos para reuniões com os pais e conselhos de classe com as professoras. A comunidade nesta instituição se apresenta participativa, manifestando com frequência o desejo que a prefeitura compre um terreno localizado ao lado da escola, a fim de ampliar o número de salas e turmas oferecidas, pois, essa escola, segundo relato de mães e pais,3 é a mais “ajeitada” do bairro.

Essa instituição possui o total de cinquenta e seis funcionários, onde trinta e oito são efetivos, e os dezoito restantes estão na condição de estagiários e terceirizados, distribuídos segundo suas funções e turnos conforme quadro abaixo.

Quadro nº 05 - Quantitativo de funcionários e funções.

FUNÇÃO MANHÃ TARDE NOITE VÍNCULO EMPREGATÍCIO

19 Professoras 7 7 5 CONCURSADAS

01 Direção / 8hs X X CONCURSADAS

01 Vice-Diretora / 8hs X X CONCURSADAS

01 Assist. de Direção 01 CONCURSADAS

01 Secretaria 01 CONCURSADAS

02 Coordenadora

Pedagógica 01 01 CONCURSADAS

02 Professora Itinerante 01 01 CONCURSADAS

01 Bibliotecária 01 CONCURSADAS

02 Atendente

Administrativo 01 01

CONCURSADA E ESTAGIÁRIA

05 Aux. de Serv.Gerais 02 02 01 CONCURSADA E TERCEIRIZADOS 03 Merendeira 01 01 01 CONCURSADAS 05 Estagiários (sala de aula) 02 03 ESTÁGIO 03 Estagiários (Lab. de Informática) 01 01 01 ESTÁGIO 04 Porteiros 02 01 01 TERCEIRIZADOS 02 Estagiário (Animador cultural) 01 01 ESTÁGIO 02 Estagiário (Secretaria) 01 01 ESTÁGIO 02 Estagiário (Biblioteca) 01 01 ESTÁGIO

Total de funcionários por

turno 20 21 15

Total geral de

funcionários na escola 56

Além de coordenar essa equipe de servidores, a direção ainda cede o espaço escolar para a realização de outros projetos que ocorrem aos finais de semana, como: o PROJOVEM (Estação Juventude) com reuniões aos sábados; Cursinho Pré-Vestibular, aos sábados e domingos; Projeto Formação de Leitores, a Escola Dominical com crianças da comunidade, sob a responsabilidade da Igreja Assembléia de Deus; e o Recreio Legal.

Através da parceria com o grupo ASA (Agentes de Saúde Ambiental), e com a Associação Trapeiros de Emaús, a escola permite a utilização do espaço para suas reuniões, e em troca recebe palestras educativas para os alunos e trabalhos de escovação bucal.

A escola goza de boa procura em suas matrículas para todas as séries oferecidas. Segundo relato informal de alguns pais, “o colégio é organizado, as professoras não faltam e passam tarefa”. Esses adjetivos conferem à instituição uma boa reputação no bairro, fazendo com que as dezenove turmas existentes conforme apresentadas no quadro abaixo sejam disputadas entre os moradores.

Quadro nº 06 - Quantitativo de turmas e alunos por turno escolar

Turnos Manhã Tarde Noite

Séries iniciais do Ensino fundamental Nº de Turmas Nº de Turmas Nº de Turmas GRUPO V 01 1º ano/ 1º ciclo 03 - - 2º ano/ 1º ciclo 03 - -

Séries iniciais do Ensino fundamental

2º ano/ 1º ciclo - 01

3º ano/ 1º ciclo - 04

1º ano/ 2º ciclo - 02

Séries finais do Ensino fundamental

1º ano/ 3º ciclo 2º ano/ 3º ciclo

Educação de Jovens e Adultos

MÓDULO I 01

MÓDULO II - 02

MÓDULO III - 02

Total 07 07 05

Total Geral de Turmas 19

Com isso, após a conclusão da caracterização das duas escolas campo, passo para a etapa seguinte, onde apresento o perfil das professoras que foram os sujeitos colaboradores.