• Nenhum resultado encontrado

Esforço de Relacionamento Conjunto

3.6 Triangulação, Validação dos Constructos, Validação Externa e Interna

4.5.2 Esforço de Relacionamento Conjunto

Além do compartilhamento de informações, a segunda categoria analisada sobre a colaboração envolve os esforços de relacionamento conjunto durante a crise hídrica. Na cadeia da Laranja houve forte evidência de desenvolvimento de relacionamento conjunto, contudo apenas até o primeiro fornecedor. Houve necessidade de mitigar o risco, por meio de mudanças nos processos de manejo da irrigação e pulverização dos pomares, além de desenvolvimento de insumos em fase de testes para atuarem em resposta ao stress hídrico. O respondente Diretor Agroindustrial da Processadora de Laranja de Grande Porte comenta que a colaboração ocorre especialmente com fornecedores que possuem projetos em parceria com a empresa, por exemplo, aqueles que estão testando produtos.

O respondente Gerente de Operações da Processadora de Pequeno Porte responde que houve aproximação com os fornecedores, no intuito de buscar fortalecer o suprimento de laranja, haja vista que a indústria estava concorrendo mais fortemente devido escassez do produto. Desta forma, buscaram enfatizar as vantagens de manter os negócios durante o ano

inteiro ao invés de seguir o calendário da indústria que interrompe na entresafra (janeiro a março).

Especificamente para a cadeia da laranja, o Processador de Pequeno Porte comenta que duas áreas dentro das empresas precisam andar alinhadas, seriam a área de compras e comercial, pois o aumento de preços com fornecedores deve ser repassado para vendas.

O esforço para relacionamento conjunto entre empresas da cadeia de cana-de-açúcar foi fortemente evidenciado entre as Usinas (exceção Usina 7 não associada) e a Cooperativa 1. A Gerente de Sustentabilidade da Cooperativa 1 indica que há participação das Usinas em reuniões feitas pela própria Cooperativa 1 para tratarem assuntos ligados à gestão da qualidade e sustentabilidade. A participante coloca que a área de sustentabilidade colabora internamente com a área de qualidade, no intuito de realizarem estas ações de capacitação e mobilização das Usinas. A utilização das informações compartilhadas com as Usinas é relativa, algumas têm mais interesse outras menos. Foram utilizados estudos de casos em Usinas com melhores práticas para compartilharem informações antes e durante a crise hídrica.

A respondente Gerente de Sustentabilidade explica que durante a realização das reuniões regulares, o assunto é tratado de forma aberta, buscando ouvir o que esta acontecendo e propondo melhorias que as áreas da qualidade e sustentabilidade apoiam. Somado a isso existe uma área na empresa responsável pelos indicadores de mercado, que colabora com informações sobre outros aspectos ligados ao setor (como produtividade, preços, etc.).

Os esforços de relacionamento conjuntos são muito comuns entre as Usinas e Centros de Pesquisa ou Instituições de Ensino Superior. A Usina 2 comenta que desenvolveu em parceria com a ESALQ uma nova sistematização de solo, com tecnologia nova para preparo e maior aprofundamento da raiz: “a gente teve um trabalho junto com o ESALQ onde a gente desenhou uma nova sistematização de solo e paralelo a isso, a gente fez esse preparo de solo profundo que é uma nova tecnologia que a gente colocou no setor” (DIRETOR DE OPERAÇÕES USINA 2). Estes esforços para relacionamento conjunto têm permitido a Usina 2 o desenvolvimento de ferramentas para acompanhamento, que permitem a realização de análises para aumentar a previsibilidade das informações antes de tomarem decisões.

O Gerente Agrícola da Usina 5 confirma a importância destas parcerias entre os Centros de Pesquisa e Instituições de Ensino Superior focadas no desenvolvimento de novas tecnologias para manejo de variedades de cana-de-açúcar na lavoura, mais resistentes a pragas e intempéries provocadas pelo clima.

O Diretor de Operações destacou que os esforços de relacionamento conjunto entre as Usinas, Cooperativa 1 e Associação da Indústria proporcionaram a empresa oportunidade de desenvolver parceria com organizações não governamentais internacionais, como o “Projeto Água” realizado em conjunto com a World Wildlife Fund (WWF).

O Superintendente de Operações da Usina 3 destaca outro exemplo de esforço de relacionamento conjunto, mas com empresas fora da cadeia de suprimentos da Cana, voltadas para emergências em caso de incêndios ou queimadas, as quais são mais comuns durante estiagens prolongadas. O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) é uma instituição sem fins lucrativos, que presta apoio as empresas e municípios, Corpos de Bombeiros e Defesa Civil, por meio de suprimentos e manutenções, bem como apoiar ações de emergência durante ocorrências. Em troca ao auxilio mútuo, o Corpo de Bombeiros disponibiliza pessoas treinadas para realização de cursos de brigadistas, vistorias técnicas para orientação e outros serviços (PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2017).

Do lado dos Compradores, a Rede de Alimentos 1 confirmou que são realizadas parcerias com seus fornecedores a cada nova linha de produtos lançados, e avaliam utilização de água, combustível, energia elétrica, etc. O participante comenta que houve a necessidade de realizar os procedimentos padrões, elaborados a partir da resposta utilizada nas fábricas mais críticas.

Há necessidade de tempo para que definir os meios de trabalho e preparação para situações provocadas por mudanças climáticas, especialmente no relacionamento com os fornecedores e compradores. Especialmente os compradores da Rede de Alimentos 1 (grandes supermercados) têm cobrado uma postura de compromisso com questões ligadas ao controle da água e fatores ambientais.

O respondente revela que a crise hídrica gerou a criação de um grupo permanente na holding que controla a Rede de Alimentos 1 para criação de diversos indicadores de acompanhamento sobre a gestão dos recursos hídricos entre as empresas que compõem a rede. Acrescenta que o relacionamento ainda não chega a terceira parte e por enquanto apenas tentaram aproximar os fornecedores desta divulgação. Mesmo assim alertam sobre como a crise pode impactar, iniciando propostas que ainda não chegaram a ser concluídas até o final de 2016.