• Nenhum resultado encontrado

OBS 1: Todos os Professores sem formação ingressaram na Formação a Distância Dos quadros acima referidos poderemos tirar ilações importantes no diz respeito à

4. PERFIL DE ENTRADA

6.3. Estágio Pedagógico

Denomina-se Prática Pedagógica o conjunto de actividades educativas e formais, a serem obrigatoriamente desenvolvidas pelos(as) formandos(as) das escolas do IP, através de observação de actividades pedagógicas, visita a escolas, organização de reflexão, prática docente orientada e troca de experiências entre pares (professores mais experientes e os(as) professores(as)/estagiário(as) formandos(as)).

A troca de experiências e partilha de saberes produzidos no quotidiano de sala de aula consolidam os espaços e tempos de formação mútua, no qual cada estagiário desempenha o papel de formador e de formando (NÓVOA, 1995). O diálogo que esses estagiários/docentes realizam com seus pares é de suma importância para a efectivação dos saberes produzidos no dia-a-dia da sala de aula. O estágio pedagógico enreda por um profissional-professor como aquele capaz de gerar novos conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem deslocando sua prática da dimensão técnica para a dimensão prática reflexiva. É no exercício de reflexão que esses professores/estagiários passam a vivenciar um processo de aprender:

a ver com outros olhos, a escutar o que antes não ouvia, a observar com atenção o que antes não percebia, a relacionar o que não lhe parecia ter qualquer relação, a testar suas intuições através de experimentos, a registar o que observa e experimenta, a ler teoricamente a sua própria prática, a creditar em sua capacidade profissional na medida em que elabora estratégias metacognitivas e metalinguísticas. (GARCIA, 1996, Apud, LACERDA, 2002, p.51)

A prática pedagógica, neste modelo, começa desde primeiro semestre, como uma unidade curricular trabalhada na sala de aula. A parte prática do estágio pedagógico começa no terceiro semestre e termina no quarto semestre.

O estágio apresenta uma carga horária total de seiscentos e cinquenta horas, dividida em (3) três momentos e cada momento deverá ser feito em ciclo (fase) diferente no Ensino Básico e ocorrerá nas turmas que lhes são distribuídas.

O primeiro momento é composto por seis (6) semanas. A primeira semana deverá ser dedicada a observação das aulas da orientadora e nas restantes, cada estagiário, terá de leccionar uma aula por semana, um total de cinco actuações no final do momento.

O segundo momento é composto, também, por seis (6) semanas. A primeira semana deverá ser dedicada à observação das aulas dos orientadores e nas restantes, cada estagiário, terá de leccionar duas aulas por semana, num total de cinco actuações (dez tempos lectivos) no final do momento.

O terceiro momento é composto por 7 semanas. A primeira semana deverá ser dedicada à observação das aulas da orientadora e nas restantes, cada estagiário, terá de leccionar três aulas por dia e na última, leccionará, um dia lectivo (completo) de aula.

No final de cada momento o estagiário deverá apresentar o relatório de estágio que consiste na discrição e no relato de tudo que aconteceu durante a prática pedagógica. No final do período de estágio, o estagiário deverá elaborar um trabalho, que poderá ter a forma de um trabalho de pesquisa, trabalho de projecto, versando a problemática do Ensino Básico ou de uma área do currículo. (Portfólio, Dossier de construção de Material Didáctico e ou um trabalho monográfico).

a) Seminário;

b) Preparação e prática lectiva;

d) Acções de avaliações e de segmentos; e) Intervenção na escola e no meio; f) Encontro de reflexão;

Os professores estagiários estão sujeitos às condições de trabalho do pessoal docente, constantes do Capítulo V do Estatuto de Pessoal Docente. Terão, para todos os efeitos legais, o estatuto dos professores de posto escolar eventuais.

Organização da Prática Pedagógica

O Estágio Pedagógico organiza-se através da Subdirecção Pedagógica, Coordenador da PRE e Núcleo de Estágio.

O núcleo de Estágio é composto por professor metodólogo (da própria escola de formação), professor orientador (do pólo aonde o formando estagia) e grupo de formandos.

Compete ao Núcleo do Estágio:

- Planificar e organizar as actividades lectivas; - Organizar actividades extra-curriculares;

- Dinamizar actividades de relação com o meio de intervenção na escola; Compete ao Professor Metodólogo:

- Integrar o estagiário na função docente, de forma progressiva;

- Desenvolver a capacidade de relacionamento do estagiário com outros elementos da comunidade escolar;

- Orientar e acompanhar os trabalhos de preparação das actividades lectivas (conteúdo científicos e métodos pedagógico-didácticos dos estagiários);

- Orientar e acompanhar os trabalhos de preparação das actividades extra lectivas dos estagiários;

- Orientar e acompanhar os estagiários nas suas actividades de leccionação com visitas periódicas;

- Orientar os estagiários na elaboração do trabalho de fim do curso;

- Dedicar ao estagiário 3 horas por semana, equiparada ao serviço docente; - Elaborar um relatório de avaliação da sua actividade anual e orientação e enviar à direcção da escola;

- Avaliar o trabalho desenvolvido pelos estagiários;

- Participar nas reuniões referentes à prática pedagógica; Compete ao Professor Orientador:

- Participar nas reuniões referentes à prática pedagógica;

- Proporcionar aos estagiários orientação e apoio para a realização da Prática Pedagógica;

- Apoiar e orientar os estagiários na planificação das suas actuações;

- Programar com os estagiários os conteúdos a serem trabalhados durante a Prática Pedagógica;

- Recolher elementos que lhe permitam a sua participação na avaliação dos estagiários;

- Proceder a avaliação formativa dos estagiários após o desenvolvimento da prática; - Proceder a acção reflexiva após a execução das actividades realizadas pelos estagiários;

- Orientar sessões de trabalho com os estagiários; Compete ao Estagiário:

- No caso dos professores/estagiários, assumir, por inteiro, a docência numa turma do Ensino Básico;

- Participar em todas as tarefas que diz respeito à Prática Pedagógica; - Leccionar as turmas que lhes forem atribuídas;

- Preparar e realizar a totalidade das aulas respectivas;

- Elaborar, sob supervisão do metodólogo, materiais didácticos e instrumentos de avaliação;

- Coadjuvar o professor orientador nas tarefas de direcção de turmas e nas actividades não lectivas, por exemplo reunião com os pais, visitas de estudos, etc.

- Elaborar o relatório de actividades e organizar o dossier de estágio;

- Analisar e reflectir sobre o trabalho desenvolvido por si e pelos elementos do grupo;

- Assistir as aulas dos orientadores e dos seus colegas do estágio, bem como a participação nas reuniões de reflexão.