• Nenhum resultado encontrado

TABELA DE EVENTOS

3.6.1 Estratégia Inicial para Experimentação do Sistema de Tratamento de Efluentes Sanitários em uma Residência

No dia 29/05/08 a moradora do Assentamento Rural Sepé-Tiaraju, Joana, do núcleo Chico Mendes, procurou a pesquisadora para requisitar assessoria para construção do sistema fossa de tratamento de efluentes sanitários (fossa séptica com círculo de bananeiras) em seu lote. Isso iniciou a discussão de estratégia para implantação do sistema.

O motivo desse pedido foi o atraso no cronograma de construção das habitações, que impossibilitou a liberação de recurso financeiro para esta atividade neste momento. A moradora está com sua casa coberta e fez as instalações hidráulicas e elétricas utilizando recurso próprio. Ela deseja executar o sistema de tratamento de efluentes sanitários residenciais para utilizar banheiro e cozinha de sua casa. Porém ela não quer fazer um sistema provisório, desconstruindo futuramente para a construção do sistema definitivo.

Ela irá construir o sistema de tratamento de efluentes sanitários residenciais utilizando recursos financeiros próprios. Porém para que possa ocorrer a assessoria técnica foi necessário respeitar o processo decisório existente no assentamento. Para isso, as outras famílias do assentamento precisavam concordar em permitir que esta moradora tivesse assessoria técnica antes da etapa de obra correspondente para construir o sistema de tratamento de efluentes sanitários, utilizando recursos próprios.

Como a assessoria técnica neste momento de obra não seria permitida, para que ela seja viabilizada é proposta uma troca com a moradora. Isso beneficia a ambos: ao pesquisador, por acompanhar o processo de construção do sistema de tratamento de efluentes sanitários residenciais e ao morador, que poderia construir seu sistema de maneira adequada.

Para definição da troca foi discutido alguns critérios, os quais foram:

• Apresentar para as outras famílias do assentamento a intenção da moradora Joana e verificar se outras famílias também desejam construir o sistema de tratamento de efluentes com recursos próprios e determinar critério para escolha da família;

• Caso aceitem que Joana seja essa família, a moradora deve permitir que se realize em seu lote uma oficina de capacitação para a construção do sistema de tratamento de efluentes sanitários para todas as famílias do assentamento;

• Por essa moradora receber uma assessoria durante todo o processo de construção do sistema, em contrapartida ela deve contribuir para pesquisas futuras no sistema, prestando informações como usuária, analisando o funcionamento do sistema e coletando dados para análises futuras. Ela será capacitada para esse procedimento; • Com a aprendizagem na construção do sistema de tratamento de efluentes sanitários,

ela se disporá a prestar auxílios e tirar dúvidas dos próximos moradores que irão construir o sistema. Deverá permitir o acesso das famílias ao seu lote para que possam ver o sistema.

Foi agendada uma reunião no dia 12/06/08 para discussão com a moradora Joana desses critérios. Foi desenvolvida uma planilha de eventos para planejar como apresentar esses critérios e estabelecer os procedimentos para a reunião com Joana. O quadro 3.14 traz essa planilha.

QUADRO 3. 14- Planilha de eventos para planejamento da reunião com Joana.

Operação: Viagem Sepé data: 12 de Junho de 2008 Local: Sepé Tiarajú

Resultados Esperados: 1- Informações sobre viabilidade da execução do sistema de tratamento de esgoto na casa de Joana pelas famílias do Assentamento Rural Sepé-Tiaraju. 2- Estabelecimento de critérios para atendimento às famílias sobre a implantação do sistema de tratamento de esgoto a ser encaminhada às famílias. 3- Proposta de cronograma de atendimento (antes: identificação dos interessados x viabilidade).

Etapa / Ação Moderador Estimativa de Tempo Assunto / Dinâmica Resultado Esperado Recursos necessários

Chegada a casa de Joana Thaís 0 Entrega e explicação do projeto do sistema de tratamento de esgoto Thaís 20 min

- Entrega das plantas relativas ao sistema de tratamento de efluentes sanitário escolhido (fossa séptica + círculo de bananeiras)

- Entrega da lista de materiais necessários para construção do sistema - Explicação da concepção do sistema de tratamento

- Esclarecimentos de dúvidas - Compreensão do projeto do sistema de tratamento de efluentes sanitários - Projeto executivo - Pedido de materiais - Manual de orientação da construção - Gravador de voz - Fotos - Caneta e papel Auxílio da assessoria

técnica para execução do sistema de tratamento de esgoto

Thaís 10 min

- Esclarecimento da importância da assessoria técnica para acompanhamento da implantação do sistema de tratamento de esgoto

- Oferecer assessoria técnica para acompanhamento da execução do sistema de tratamento de esgoto, mesmo não sendo necessária pela obra não se encontrar nesta fase, com estabelecimento de critérios para esta ação - Aceite de assessoria técnica para acompanhamento da execução do sistema de tratamento de esgoto - Gravador de voz - Fotos - Caneta e papel Proposta de critérios para assessoria técnica à implantação do sistema de tratamento de efluentes Thaís 20 min - Troca solidária:

- Joana recebe assessoria técnica mediante troca solidária com o assentamento:

- Joana permite a participação das famílias do assentamento para construção do sistema de tratamento de esgoto como forma de capacitação das pessoas. O convite é extensivo a todas as famílias do assentamento.

- Joana auxiliará na pesquisa do sistema de tratamento de efluentes, como coletora de informações necessárias para avaliação futura do sistema e usuária do sistema (agente da pesquisa)

Aceite das trocas solidárias - Gravador de voz - Fotos - Caneta e papel - Manual de acompanhamento do sistema Concordância com os

critérios estabelecidos Thaís 10 min

- Esclarecimento de dúvidas

- Questionamento do aceite em assessoria técnica na implantação do sistema mediante as condições

estabelecidas Aceite da proposta

- Gravador de voz - Fotos

- Caneta e papel Proposta de

encaminhamento para discussão com outras famílias / grupos / núcleos

Thaís 5 min

- Apresentar essa questão nas reuniões de coordenação. - Aprovação das famílias na reunião de coordenação.

- Lista de pessoas que desejam construir o sistema de tratamento de esgoto antes do período estabelecido no cronograma de obra.

Encaminhamentos

- Gravador de voz - Fotos

No dia 12/06/08 fui ao assentamento discutir com Joana a possibilidade de implantação do sistema, respeitando alguns acordos e apresentando contrapartidas para o processo. Foi elaborado um relato da atividade com a transcrição das falas das pessoas para análise desse processo e servir como fonte de evidência para a pesquisa. A figura 3.6 mostra a pesquisadora discutindo com a moradora Joana.

FIGURA 3. 6- Discussão com Joana sobre a implantação do sistema de tratamento de efluentes sanitários residenciais em seu lote (fonte: Habis, 2008).

Joana concordou com os critérios estabelecidos e pediu urgência para início da atividade. Os encaminhamentos dessa atividade foram: 1- envio do projeto e da lista de materiais necessário para construção do sistema; 2- discussão da possibilidade de assessoria à construção do sistema para Joana na reunião de coordenação com demais famílias.

O encaminhamento 1 foi realizado no dia 18/07/08. Joana optou pelo sistema de utiliza fossa séptica com círculo de bananeiras. O encaminhamento 2 não ocorreu pois no dia 30/07/08 foi liberada a etapa de obra que trata da construção do sistema de tratamento de efluentes sanitários residenciais e Joana resolveu esperar pela etapa.

Em virtude desse fato, iniciou-se a proposição de estratégias para serem discutidas com as famílias do assentamento para implantação do sistema de tratamento de efluentes sanitários residenciais em todas as habitações.

Porém a etapa não foi iniciada, pois os atrasos nos pagamentos dos fornecedores impediram a entrega dos materiais e novamente a etapa de obra de construção do sistema de tratamento de efluentes sanitários residenciais, o que resultou em sua paralisação. Joana requisitou o projeto e custos do sistema para construir com recursos próprios, mas desistiu de fazê-lo, pois não dispunha de valor suficiente para este fim e decidiu aguardar pela etapa de obra e construir uma fossa negra provisória em sua habitação.

3.6.2 Proposta de Estratégias para Implantação do Sistema de

Outline

Documentos relacionados