• Nenhum resultado encontrado

3 APRESENTAÇÃO E ANALISE DE DADOS

3.4 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O MERCADO JAPONÊS

Como mencionado anteriormente, a empresa Maurício de Sousa Produções (MSP), geralmente, utiliza como estratégia de atuação no mercado interno e no exterior o licenciamento como principal forma de ampliar o seu grupo de produtos. Hoje em dia, a MSP possui mais de 2.000 produtos licenciados, internacionalizando seu produto principal, o gibi da turma da Mônica, para quarente e cinco países, além de ter produtos licenciados para mais de duzentos países. Atualmente, com o lançamento da linha turma da Mônica jovem, a empresa MSP possui mais um produto no mercado de entretenimento literário.

Por possuir uma grande variedade de personagens, a turma da Mônica possui um elemento importante para a área de entretenimento, o qual seria a possibilidade de diversificação de histórias, podendo-se aproveitar dos mesmos personagens para a criação de novos enredos.

As estratégias apresentadas na sequência seguem a lógica evidenciada e analisada na área de publicações, porém trazem pontos relevantes para ampliação do número de

também é proprietária da Taito Corporation e da Square EnixEurope (que detém a produtora e editora de videojogos Eidos Interactive). Eidos, a Agosto de 2009, está a ser incorporada na Square EnixEurope.

produtos e áreas comerciais em que se encontra a Maurício de Sousa Produções (MSP), atualmente.

Para colocação do gibi da turma da Mônica no mercado japonês, algumas alterações devem ser consideradas quando se trata do nicho de mangás. Portanto, as mudanças sugeridas devem ser feitas inicialmente no traço dos personagens, pois no mercado brasileiro quando foram feitas as mudanças de design dos personagens para o mangá (Turma da Mônica Jovem) não foram feitas mudanças significativas para não afastar o público brasileiro que sempre acompanhou o gibi. Isso seria um susto muito grande para os fãs, o que resultaria no afastamento dos leitores, assim como quando ocorreu o lançamento do mangá e a resposta do público não foi o esperado, o mangá demorou um pouco para cativar seus fãs e também atrair a nova geração de leitores para a turma da Mônica (um dos motivos principais por trás do desenvolvimento do mangá).

Tanto o gibi, quanto o mangá da turma da Mônica, não possuem um enredo cronológico, tal fato ocorre pelas próprias características da empresa MSP, uma vez que a turma da Mônica começou com pequenas histórias em tiras de jornal. No Brasil, a turma da Mônica, assim como os gibis dos personagens da Walt Disney (principal concorrente da MSP nesta linha de gibis), têm como característica não desenvolver histórias com ordem cronológica para os seus personagens, diferentemente do mercado japonês que desenvolve estórias com cronologia.

A segunda mudança sugerida seria adaptar o mangá, criando uma história que possua uma ordem cronológica dos personagens da turma da Mônica, mostrando seu desenvolvimento desde criança até a adolescência (turma da Mônica jovem). Essa história cairia no gênero de comédia romântica, que possui alta aceitação no mercado japonês.

A terceira sugestão seria a criação de novos mangás, que podem se encaixar no conceito da empresa MSP, que seria a criação de produtos que servem como "material educativo". Para os materiais educativos a lógica do enredo e da ordem cronológica não precisa ser aplicada, por ser outro enfoque de produto. Um exemplo dessa linha de raciocínio seria a criação da gangue do Bidu (podendo ser historias aleatórias, uma vez que envolve o contexto de material educativo), a história seria relacionar uma turma de cachorros arruaceiros, por sua má reputação que acabam assustando todo mundo, porém quando a gangue ganha um novo líder (Bidu), eles começam a querer a mudar essa imagem, então começam a fazer boa ações, ajudando crianças e idosos, a lidar com seus problemas, ensinando assim lições de morais as crianças que lêem.

No Japão já foram lançadas histórias que seguem esse raciocínio, tais como Doraemon167.

O mesmo pode ser feito com o Chico Bento, uma vez que já possui um mercado para suas histórias, assim como Cryon Shin-chan168.

O outro exemplo seria usar a turma do Horácio. Horácio, o dinossaurinho da turma da Mônica, choca seu ovo nos dias atuais, confuso com o mundo atual, ele busca uma maneira de retornar a sua era, com a ajuda de um menino que adora ciências, e que o ajuda voltar pra casa. Como a turma do Horácio possui outros personagens, eles podem ser adicionados ao longo da história, assim como novas crianças que cuidam dos dinossauros, podendo também criar uma trama com vilões que desejam roubar as criaturinhas para ganhar muito dinheiro com isso.

Uma das estratégias envolve o lançamento inicial dos mangás com personagens japoneses já conhecidos naquele país. A exemplo dos mangás lançados no mês de março de 2012, que envolveu a criação de histórias com os personagens da turma da Mônica com personagens como Kimba o leão e a Princesa e o Cavaleiro, criando um mix de histórias que chamariam a atenção dos fãs desses personagens para a turma da Mônica.

Junto a isso, pode-se realizar projetos de licenciamentos com empresas de games, tais como a Nintendo169 e explorar os outros personagens da MSP, tais como o personagem indígena em um jogo interativo explorando a Amazônia, conhecendo a fauna e flora brasileira, com fotos e vídeos com dados dos animais existentes no Brasil.

167 Doraemon (ドラえもん) é um mangá criado por Fujiko F. Fujio, que mais tarde, foi transformado em anime

e em uma concessão asiática. A série é sobre um gato robótico chamado Doraemon que voltou 2 séculos atrás para ajudar um estudante: NobitaNobi (野比のび太).A primeira aparição da série foi em Dezembro de 1969. No total, foram criadas 1344 histórias diferentes nas séries originais, estendendo a quarenta e cinco volumes. A maioria dos episódios de Doraemon é comédias com lições morais a respeito dos valores tais como a honestidade, a perseverança, a coragem, a família e o respeito para pessoas idosas. Diversas questões meio- ambientais são notáveis, como espécies em via de extinção, o desflorestamento, e a poluição.

168Crayon Shin-chan (クレヨンしんちゃん), ou apenas Shin-chan é uma série de animê e mangá escrita por

YoshitoUsui. A série conta o cotidiano do garoto de 5 anos, ShinnosukeNohara e sua família, vizinhos e amigos. A história se passa em Kasukabe, província de Saitama, Japão. Completando mais de 15 anos de Shin-chan na televisão, sendo considerada uma das séries de animação mais longas do mundo, com mais de 800 programas (aproximadamente 2000 episódios). E constantemente é uma das séries de animê com maior audiência no Japão. Na maioria das vezes, as histórias do animê são adaptadas das histórias do mangá, porém são suavizadas para a televisão. Apesar disso, o personagem Shin-chan é considerado pelos pais japoneses um "mau exemplo" a crianças.

169

A Nintendo Company, Limited. (任天堂株式会社NintendouKabushikiGaisha) é uma empresa japonesa fabricante de videojogos. É tida como o grande símbolo mundial dos videogames devido à sua competência e sucesso na venda destes aparelhos/jogos pós-Atari e no seu extenso trabalho em criar personagens carismáticos que cativam o público.

Outra possibilidade é a criação de games de mistério da Turma do Penadinho, criando um cenário em uma mansão mal assombrada onde os personagens se veem em uma situação misteriosa, que só será resolvida se o jogador resolver o quebra-cabeça.

E, para finalizar, um game de culinária com o Jotalhão, sendo a cara da Cica por tantos anos, nada mais funcional que associar este personagem a um jogo de culinária, que ensine certos truques para as crianças de uma maneira divertida, interativa, e com informações sobre os pratos, como valor nutritivo, benefícios, e outras informações.

Vale ressaltar que esses jogos possuem uma validade no mercado, ou seja, possuem um ciclo de vida, como por exemplo, os casos de sucesso de produtos similares que tiveram seu pico de vendas e depois o declínio até a sua morte, como por exemplo: cooking mama170, professor layton171 e endlessocean172.

Assim para finalizar, mostra-se no quadro 8 um resumo com as estratégias da DC Comics, Disney e mercado Japonês, para fundamentar as estratégias propostas anteriormente:

Empresas Estratégias

DC Comics

 Promoção em bancas, com anéis coloridos da saga Blackest Night, com a condição de pedir mais gibis para vender do que o habitual;

 Criação de jogos de vídeo games, primeiramente com a marca Mortal Kombat (projeto de licenciamento), e em seguida Marca DCU e Batman;

 Finalização de certas histórias através do enredo da morte de seus personagens;

 Projeto ‘No Fear’ – reestruturação de 52 personagens, dando

170

Cooking Mama (クッキングママKukkingu Mama) é um jogo de vídeo game lançado para o console portátil Nintendo DS, desenvolvido pela Office Create e publicado no Japão pela Taito. Em Cooking Mama, o jogador tem como tarefa cozinhar diversas receitas e refeições utilizando a tele sensível ao toque do Nintendo DS. Seguindo as instruções da chefa "Mama", o jogador utiliza a stylus para cortar vegetais, fatiar carnes, colocar comidas na panela, e montar os itens nos pratos.

171 Professor Layton (レイトン教授Reiton-kyoju) É um jogo de aventura de quebra-cabeça para o Nintendo DS

e Nintendo 3DS desenvolvido pela Level-5. Cada título é baseado em uma série de enigmas e mistérios dadas pelos cidadãos das cidades que os personagens principais visitam. Não é necessário resolver os quebra-cabeças para o progresso, mas alguns são obrigatórios em certos pontos do jogo um número mínimo de quebra-cabeças devem ser resolvidos antes que a história possa continuar.

172

EndlessOcean (Forever Blue no Japão) é um jogo exclusivo para o Wii, públicado pela Nintendo e desenvolvido pela Arika. EndlessOcean é uma simulação de mergulho. O jogador controla um mergulhador explorando um mar imaginário (Manaure Mar) em busca de tesouros escondidos e de vida subaquática. Ele pode reunir várias espécies aquáticas que vão desde pequenos peixes a animais maiores (baleia tubarões, raias manta) de cetáceos (baleia corcunda) e outros (Pingüim). A vida selvagem que podem ser encontradas são muito diversas e variadas espécimes dos mais populares até os mais raros.

novos rostos e enredos a eles.

Disney

 Criação de filmes baseados nos contos de fada;  Criação de novos personagens para filmes, e gibis;

 Criação do parque temático, para maior promoção e interação dos fãs com seus sucessos;

 Desenvolvimento de merchandise para venda ao público;  Criação de programa de tv para entreter e passar a missão da

empresa, mais tarde resultando no desenvolvimento do canal Disney Channel;

 Criação do website para compras on-line, e distribuição global;  Peças de teatro na Broadway, baseado em seus maiores sucessos;  Adequação dos produtos e propagandas para crianças para melhor

transmitir a mensagem da empresa.

Mercado Japonês

 Diferenciar o mercado por faíxa etária, para melhorar a ampliação de segmentos do mangá, podendo assim retratas assuntos e temas diferentes;

 Lançamento de edições semanais em revistas de 300 a 800 páginas, que recicladas depois de lidos;

 Lançamento mensal dos mangás mais populares em edições de bolso;

 Criação de produtos derivados dos mangás, que variam de

bonecos, bichos de pelúcia, artbooks, card games, DVDs, roupas, acessórios;

 Associação de artistas (cantores e compositores) famosos em ascensão, para criação de CDs de músicas (trilhas sonoras);  Criação de filmes e OVAs;

 Criação de Games;