• Nenhum resultado encontrado

ESTRUTURA AMBIENTAL E RESPONSABILIDADES

No documento PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL (páginas 60-66)

2. ESTRUTURA DA GESTÃO AMBIENTAL

2.1. ESTRUTURA AMBIENTAL E RESPONSABILIDADES

A estrutura organizacional para a gestão ambiental das Operações de Temane está apresentada na Figura 2-1.

Figura 2-1: Estrutura Organizacional Ambiental Geral entre as principais Partes Intervenientes durante a Fase Operacional da CPF

No que diz respeito à gestão ambiental e social durante a fase operacional da CPF, as principais responsabilidades de cada parte interveniente principal enquadrada nesta estrutura são as seguintes:

Todas as partes Todas as partes devem agir em conformidade com todos os requisitos especificados na EIA e o PGA para as operações, devendo, em conformidade com os padrões aceites da indústria internacional petrolífera e de gás, e com os padrões do Banco Mundial, empregar técnicas, práticas e métodos actualizados que garantam o cumprimento dos referidos requisitos e, de maneira geral, minimizar os danos ambientais, efectuar o controlo de resíduos, evitar a

poluição, prevenir a perda ou danos a recursos naturais e minimizar os efeitos sobre os proprietários e ocupantes de terras e o público em geral.

Todas as partes devem prevenir ou minimizar a ocorrência de acidentes que possam causar danos ao ambiente, prevenir ou minimizar os efeitos de tais acidentes, e restituir o ambiente a um estado o mais próximo possível das condições existentes antes da ocorrência de qualquer acidente.

Todas as partes devem tomar medidas proactivas para garantir que os requisitos especificados no PGA sejam cumpridos durante a operação. Estas medidas devem incluir, de notar que não é uma lista exaustiva, o seguinte: o Contratação de pessoal competente e dedicado para

supervisionar a implementação do PGA.

o Formação e orientação ao pessoal sobre os aspectos ambientais relevantes e as medidas específicas que cada trabalhador deve implementar a fim de cumprir os padrões de protecção e gestão ambiental definidos pelo PGA.

Director Geral do sector de

Segurança, Saúde e Meio Ambiente (na sigla equivalente em Inglês – SHE): Sasol Petroleum

International (Rosebank)

Aconselhamento e apoio ao Director de Operações,

especificamente em termos de questões relacionadas com Segurança, Saúde e Meio Ambiente

Fazer visitas periódicas ao local do projecto e garantir que este/esta esteja totalmente familiarizado/a com o que se passa no terreno, a fim de iniciar, de forma activa, qualquer planeamento ou proporcionar aconselhamento sobre decisões que possam ser necessárias para garantir a protecção do ambiente e as relações com a comunidade e as partes intervenientes e interessadas.

Garantir o planeamento estratégico, no que se relaciona com a gestão ambiental e social a médio e a longo prazo das operações da SPT, através das acções seguintes: o Avaliação periódica da Estratégia de Segurança, Saúde

e Meio Ambiente da SPI.

o Estabelecer contacto com o com o Director de Operações e do sector SHE e o Director para os Assuntos de Responsabilidade Social e Empresarial da SPT.

o Aconselhamento e apoio ao Director de Operações da SPT, Director de SHE e ao Oficial Ambiental no local do projecto (na sigla correspondente em Inglês – ESO) e aos oficiais de relações públicas ou oficiais de assuntos de responsabilidade social, conforme seja necessário. o Acompanhar e manter-se informado sobre quaisquer

desenvolvimentos a nível local, regional e nacional no sector ambiental.

Garantir a afectação adequada de recursos SHE, visados a apoiar operações seguras e responsáveis do ponto de vista ambiental e social por parte da SPT

Director Geral para o Sector Ambiental: Sasol Petroleum International (Rosebank)

Desenvolvimento e implementação de meios e abordagens adequados para que a SPT possa adquirir um

discernimento sobre os efeitos deste empreendimento em toda a região onde tem operações em Moçambique, e estabelecer contacto com o Governo Moçambicano e os quadros de gestão da SPI, para encorajar e planear a gestão eficaz destas questões.

Providenciar orientação e apoio ao Director de SHE da SPT e ao ESO, no que se relaciona com questões de gestão ambiental associadas com as operações da SPT.

Garantir que existam condições de governação adequada para assegurar a conformidade com os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis.

Definir e fazer a avaliação periódica dos objectivos

estratégicos da SPT, para assegurar o alinhamento com os requisitos corporativos e as melhores práticas da indústria. Definir objectivos e metas e assegurar que existam planos implementados para ir ao encontro destes, bem como a afectação de recursos competentes visados a apoiar a realização destes objectivos.

Efectuar a monitorização periódica do desempenho ambiental, assegurando que existam planos de acção implementados para lidar com casos de não conformidade, bem como garantir que as questões sejam investigadas e comunicadas aos níveis apropriados no enquadramento da organização.

Director Ambiental: Sasol Petroleum International (Maputo)

Providenciar apoio ao Director de SHE da SPT.

Providenciar orientação e apoio ao ESO da SPT, no que se relaciona com questões de gestão ambiental associadas com as operações da SPT.

Garantir que as relevantes licenças, aprovações e

autorizações ambientais e outras associadas tenham sido obtidas.

Efectuar a monitorização da conformidade com os requisitos legais e outros aplicáveis, e assegurar que existem planos para lidar com divergências.

Assegurar que existam planos e acções implementados, visados a cumprir com os objectivos ambientais estratégicos da SPT.

Fazer a monitorização do progresso registado no

cumprimento dos objectivos e metas definidos, e intervir para corrigir deficiências.

Compilar e analisar regularmente os relatórios de

desempenho preparados para a SPI e partes interessadas externas como o MICOA e o INP.

Fazer visitas regulares ao local do projecto, bem como auditorias e inspecções ambientais.

Avaliar o desempenho ambiental, assegurando-se que existem planos de acção implementados para abordar a não conformidade e garantir que as questões sejam

investigadas e comunicadas às autoridades apropriadas no enquadramento da organização.

Iniciar, coordenar e gerir toda a comunicação relacionada com o ambiente efectuada com o Governo (a nível local, provincial e nacional).

Director de

Operações: Sasol Petroleum Temane

O Director Operações deve assegurar que todas as partes envolvidas cumpram todos os requisitos da AIA e do PGA, e em conformidade com a Legislação Moçambicana, com os padrões aceites na indústria internacional do petróleo, óleo e gás e padrões do Banco Mundial; utilizem as necessárias técnicas, práticas e métodos actualizados de Operações, a fim de garantir o cumprimento destes requisitos e, de maneira geral, minimizem danos ambientais, efectuem o controlo de resíduos, evitem a poluição, previnam danos aos recursos naturais e minimizem os efeitos sobre os proprietários e ocupantes de terras circunvizinhas, e sobre o público em geral.

Garantir a provisão de recursos suficientes e adequados, tanto dentro como fora do local do projecto, para permitir a prevenção da poluição, a minimização de resíduos e a protecção dos direitos do ambiente.

Garantir o cumprimento contínuo de toda a legislação ambiental aplicável e de todos os compromissos. Garantir a implementação de um sistema de gestão

ambiental que proporcione a realização dos assuntos acima referidos.

Assumir responsabilidade por todas as decisões sobre questões ambientais.

O Director de Operações deve estabelecer sistemas e abordagens visados a prevenir ou minimizar a ocorrência de acidentes que podem causar danos ao ambiente, prevenir ou minimizar os efeitos de tais acidentes, e assegurar a restituição do ambiente a um estado o mais próximo possível das condições existentes antes de qualquer acidente.

O Director de Operações deverá tomar medidas proactivas para garantir que os padrões definidos no PGA sejam cumpridos durante o funcionamento do projecto. Estas medidas devem incluir, de forma não limitativa, o seguinte:

o Contratação de pessoal competente e dedicado para supervisionar a implementação do PGA; e

o Formação e orientação ao pessoal sobre os aspectos ambientais relevantes e as medidas específicas que cada trabalhador deve implementar, a fim de cumprir os padrões de protecção e gestão ambiental definidos pelo PGA.

O Director de Operações deve garantir a disponibilidade de recursos suficientes e adequados para permitir o

cumprimento do acima referido.

Produção: Sasol Petroleum Temane

monitorização; definição de medidas de contingência; desenvolvimento de melhorias contínuas; e

acompanhamento de todas as questões relacionadas com a gestão e desempenho ambientais respeitantes às

Operações da SPT.

O Director de Produção deve apoiar o Director de

Operações e o Director de SHE na gestão ambiental. Este/a será responsável pelo cumprimento dos padrões de

operações a fim de garantir o desempenho e conformidade ambientais.

O Director de Produção assumirá as responsabilidades do Director de Operações, na ausência deste último.

Director de SHE, Sasol Petroleum Temane

O Director de SHE é responsável por providenciar a governação geral de questões SHE, relacionadas com as operações da SPT, incluindo a gestão de recursos como o ESO, através da provisão de orientação e apoio, bem como a monitorização do progresso alcançado de acordo com os planos de trabalho estabelecidos visados a realizar os objectivos e metas ambientais definidos.

Este/a é especificamente responsável pelo seguinte: o Assegurar a conformidade com o PGA aprovado para

as operações da SPT.

o Assegurar a implementação dos requisitos das normas ISO 14001.

o Assegurar que os parâmetros ambientais sejam monitorizados segundo os requisitos do PGA-o. o Assegurar a apresentação correcta e oportuna de

relatórios sobre o desempenho ambiental, análise de tendências e garantir que existam medidas para abordar quaisquer divergências.

o Assegurar que todos os incidentes ambientais sejam comunicados e investigados, e que existam medidas apropriadas para prevenir a sua recorrência.

o Orientar as reuniões do grupo de trabalho ambiental e assegurar que sejam atribuídas acções relevantes às pessoas responsáveis e que seja feita a monitorização do encerramento do projecto no sistema CPAR da SPT.

o Assegurar que seja criada uma plataforma para a realização de encontros regulares, onde se possa discutir o desempenho ambiental a nível dos trabalhadores e directores.

o Assegurar a realização do programa de auditorias e inspecções ambientais.

o Assegurar que sejam realizadas regularmente as actividades de monitorização ambiental independentes, a análise de relatórios e a elaboração de medidas para lidar com as tendências.

Oficial Ambiental no local (ESO): Sasol Petroleum Temane

O ESO exercerá as funções de orientação e

aconselhamento aos trabalhadores e empreiteiros em questões ambientais associadas com as operações da SPT. Estas funções serão realizadas através de inspecções /

auditorias contínuas às Operações, identificação de áreas problemáticas e provisão de planos de acção para garantir a protecção ambiental. O ESO deve assegurar a

conformidade com os requisitos do PGA por todas as partes, bem como de quaisquer outros requisitos

relacionados com questões ambientais, à medida que estas sejam identificadas. As responsabilidades específicas do ESO são as seguintes:

o Possuir conhecimento prévio e detalhado de toda a informação existente relativa à área de operações e ao PGA.

o Assegurar a protecção do ambiente.

o Assegurar a implementação do Sistema de Gestão Ambiental em conformidade com a norma ISO 14001 da SPT e assegurar que a SPT mantenha a sua certificação.

o Realizar todas as tarefas diárias necessárias para fazer a monitorização do desempenho em relação aos

requisitos do PGA e a quaisquer outros requisitos e / ou compromissos relevantes

o Actualizar o PGA com base nos requisitos das

operações, do Governo ou requisitos internos da Sasol. o Fazer a monitorização do impacto das operações sobre

o ambiente, com especial ênfase em áreas de sensibilidade ambiental.

o Fazer a auditoria do cumprimento deste padrão

ambiental por parte dos trabalhadores, empreiteiro(s) e fornecedores.

o Estabelecer comunicação com o Director de Operações e o Director de SHE em caso de incidentes, casos de não conformidade ou qualquer outra questão onde o rumo da acção não esteja claro.

o Preparar relatórios de auditoria ambiental e registar a eficácia da gestão ambiental, áreas problemáticas, acções correctivas propostas e o cumprimento/não cumprimento dos padrões de Operações por parte do(s) empreiteiro(s).

o Verificar a exactidão da informação contida no PGA e chamar a atenção de todas as partes envolvidas para quaisquer erros, omissões ou lapsos, conforme seja necessário.

o Compilar relatórios regulares sobre o desempenho ambiental que incluam análises das tendências e que identifiquem as áreas e as acções para melhoramentos. o Desenvolver e supervisionar a execução de actividades

de monitorização ambiental independentes.

O ESO deve ter uma formação adequada e relevante em gestão ambiental, devendo também estar apto para avaliar a eficácia de medidas de gestão especificadas e estar familiarizado com as técnicas de gestão ambiental. Ele/ela deve estar apto(a) para propor soluções para problemas identificados, relativamente à implementação dos planos. O ESO deve colaborar directamente com o Director de

Operações, o Director de Produção e o Director de SHE, bem como com os supervisores ambientais de todos os empreiteiros nomeados. O ESO deve estar baseado no próprio local do projecto.

Oficial de

Segurança: Sasol Petroleum Temane

O Oficial de Segurança deve trabalhar em cooperação com o ESO na gestão ambiental das Instalações e dos locais dos poços, com especial ênfase nas questões de saúde e

segurança, incluindo reacção em situações de emergência e elaboração de planos de contingência.

O Oficial de Segurança efectuará também a orientação geral inicial no local do projecto, a qual inclui aspectos ambientais, bem como auxiliar o ESO nas actividades de formação e consciencialização ambiental associadas com a norma ISO 14001.

O Oficial de Segurança deve colaborar directamente com o Director de Operações, o Director de Produção e o Director de SHE. O Oficial de Segurança deve estar baseado no próprio local do projecto.

Oficial de Relações Públicas, Sasol Petroleum Temane

Desenvolver e gerir a disseminação eficaz de informação e o relacionamento construtivo com o Governo Distrital e líderes comunitários na zona de influência da Sasol Temane.

Oficias de Relações Comunitárias, Sasol Petroleum Temane

Manter as comunidades informadas e obter as suas contribuições através da divulgação de informação, do contacto pessoal e de reuniões, manter os Registos de Elogios e Reclamações, registar queixas e comunicar sobre o seu progresso e resolução.

No documento PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL (páginas 60-66)