• Nenhum resultado encontrado

5 ASPECTOS METODOLÓGICOS

5.5 Estudo de caso

O estudo de caso é uma pesquisa empírica, que investiga um fenômeno contemporâneo dentro do contexto real, onde as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são claramente evidentes e nas quais múltiplas fontes de evidências são utilizadas. A opção pelo estudo de caso surge do desejo de compreender um fenômeno social complexo e permite preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real (YIN, 2010).

Apesar de não proporcionar bases para generalizações, o estudo de caso permite reunir grande número de informações, com bom grau de detalhamento, o que facilitará a melhor compreensão do fenômeno investigado.

Mais especificamente, trata-se de um estudo de casos múltiplos para investigação empírica contemporânea de fatos qualitativos, que se apresentam claramente evidentes e devem seguir um conjunto de procedimentos pré-especificados, que será usado para entender um fenômeno real com profundidade. A opção pelo método do estudo de caso deve-se ao fato de permitir esse entendimento de um fenômeno da vida real em profundidade. Inclui-se tanto o estudo de caso único quanto o de casos múltiplos. Aquele é um projeto apropriado sob várias circunstâncias e análogo ao experimento único, e muitas das mesmas condições que justificam um único experimento, igualmente podem justificar uma estrutura de caso único; estes se justificam para projetos de casos múltiplos e derivam, diretamente, do entendimento das replicações literais e teóricas. A existência de ganhos econômico-sociais indiretos dos cooperados requer que a investigação seja de estudo de casos múltiplos, porque se concentra no como e no porquê os resultados exemplares podem ter ocorrido e no objetivo de replicações literais dessas condições de caso para caso.

A técnica de coleta dos dados necessários para o estudo de caso será a modalidade de entrevistas, por ser importante e essencial ao estudo de caso (YIN, 2010). Para o autor, as entrevistas são conversas guiadas e não investigações estruturadas, ou seja, embora observada uma linha de investigações consistentes, a verdadeira corrente de questões, na entrevista de estudo de caso, será provavelmente fluída, não rígida.

De acordo com Marpsat (2001 apud BRAGA, 2007, p. 16), “a diferença essencial entre métodos quantitativos e qualitativos está nas distintas maneiras de se ir da parte para o todo.” Exatamente por isso, o entendimento moderno do problema é que quantitativo e qualitativo designam técnicas de análise de dados que, embora diferentes, podem ser combinadas para produzir respostas mais completas às questões. Logo, o que dá o caráter quantitativo ou qualitativo não é necessariamente o recurso de que se fará uso para a coleta de informações, mas o referencial teórico-metodológico utilizado para a análise do material coletado (DUARTE, 2004).

A mensuração do resultado, qualificado pelas sobras líquidas apuradas anualmente, é obtida das demonstrações financeiras obrigatórias, que consideram a geração de resultado o momento da comercialização dos produtos agropecuários. Essa sistemática não captura a geração de resultado econômico dos eventos antecedentes ao evento da venda. Estes eventos são tão importantes quanto aquele da venda, dentro do processo de criação de valor pela atividade econômica.

Conforme preconiza a boa teoria contábil, a geração de sobras líquidas acontece durante todo o processo – apontá-lo apenas no ato da venda decorre de uma convenção que facilita a confrontação entre receitas e despesas (e custos, que são acumulados a té o evento da venda). Conclui-se que a técnica de pesquisa social procura, a partir da interação formal entre o pesquisador e o técnico especializado da organização, produzir informações sobre a investigação que sejam capazes de precisar como a sociedade cooperativa de produção agropecuária gera resultado econômico e financeiro e como destina o valor da parcela para a constituição do Fates.

5.5.1 Seleção do Caso

Segundo Eisenhardt (1989), em estudos de casos não se utiliza amostra estatística, mas, sim, amostras teóricas. O caso deve ser escolhido para replicar ou estender uma teoria emergente, como também para completar categorias teóricas. Para a autora, faz sentido que se escolha um caso em que o processo de interesse seja facilmente observável. Assim, o objetivo da amostra teórica é escolher um caso em que a teoria emergente possa ser replicada ou estendida.

O caso escolhido para o estudo sobre as sociedades cooperativas de produção agropecuária, inclusive, as industriais, se deve ao fato de o tema despertar interesse, nos seguintes aspectos:

a) são organizações regionais que procuram enfrentar os desafios com soluções econômicas e sociais direcionadas ao bem-estar dos cooperados, cujo objeto está relacionado com o ramo agropecuário, base para o desenvolvimento da região; b) são associações populares e de empresa comum, que fornecem, a título oneroso,

quota-parte equitativa de capital social ao cooperado e procuram retribuir, em contrapartida, diretamente, à justa participação nos riscos e nos frutos decorrentes de cada objeto e finalidade e, indiretamente, à economia da aprendizagem sob as mais variadas formas;

c) os contratos que regulam as transações negociais realizadas por essas organizações e seus cooperados procuram reduzir os riscos e as incertezas, nas operações notadamente caracterizadas pelo ato cooperativo;

d) identifica-se, na relação cooperado e sociedade cooperativa, o instituto da cooperação como estratégia empresarial, no estabelecimento de formas flexíveis de colaboração mútua mais vantajosa que os custos de renúncia a uma condição livre de mercado; e,

e) o fato de o tema pesquisado ser contemporâneo, apresentando empatia e interesse dos integrantes das organizações cooperativas, sobre matéria complexa que desperta curiosidade dos pesquisadores, comunidade científica em geral e demais entidades públicas e privadas.

5.5.2 Coleta de Dados

Para a coleta de dados serão seguidos três princípios, conforme indicado por Yin (2010): 1) utilizar múltiplas fontes, evidências de duas ou mais fontes convergindo sobre os mesmos fatos ou descobertas (triangulação de dados); 2) criar uma base de dados, uma estrutura formal de evidência, distinta do relatório final do estudo de caso (que pode ser composta por notas, documentos, tabelas e narrativas); e 3) manter o encadeamento de evidências, vínculos explícitos entre as questões formuladas, os dados coletados e as conclusões a que se chegou.

As investigações para obtenção das informações relevantes são obtidas por meio das entrevistas semiestruturadas. O roteiro é caracterizado por uma série de perguntas abertas, feitas verbalmente numa ordem prevista, mas na qual o entrevistador pode acrescentar perguntas de esclarecimento (LAVILLE; DIONNE, 1999, p. 188). Há a entrevista aberta, que muito se assemelha ao descontraído bate-papo de que falava Mann (1983), sendo uma técnica bastante utilizada “quando o pesquisador deseja obter o maior número possível de informações sobre determinado tema, segundo a visão do entrevistado, e também para obter um maior detalhamento do assunto questão” (BONI; QUARESMA, 2005, p. 74).

O primeiro objetivo numa entrevista é estabelecer uma relação amigável com o respondente, existindo três fatores que ajudam a aumentar a receptividade do entrevistado:

a) o respondente deve acreditar que a experiência será agradável e satisfatória; b) o respondente deve acreditar que responder a essas perguntas é uma coisa importante e que não estará dispersando o tempo dele; e

c) o respondente deve abandonar qualquer desconfiança que possa ter sobre sua participação. (COOPER 2003, p. 253)

Conduzem-se as entrevistas com algumas explicações sobre os objetivos do estudo, principalmente em como as informações colhidas serão utilizadas no processo de fortalecimento das organizações cooperativas.

Os entrevistados foram escolhidos por possuir conhecimentos técnicos especializados e por eles serem capazes de demonstrar que a sociedade cooperativa de produção agropecuária, inclusive, a agroindustrial, apura corretamente as reservas, sobras líquidas e lucro acumulado, durante o exercício financeiro, de acordo com a boa técnica contábil ao abrigo das normas

societárias e técnica contábil especial. São profissionais bem informados e podem proporcionar insights importantes sobre essa matéria.

As entrevistas são feitas em profundidade (YIN, 2010), pois os respondentes-chave permitem que se conheçam os fatos de um assunto técnico específico, assim como as opiniões conclusivas sobre as formações das sobras líquidas e das reservas e, ainda, porque facilitam uma sondagem muito mais esclarecedora e eficiente. Por se tratar, também, de questões mais estruturadas, será utilizada a metodologia de levantamento formal, segundo YIN (2010, p. 63), por corresponder a uma parte relevante do estudo de caso, que deve produzir dados qualitativos necessários como fonte imprescindível de informações.

Embora os métodos de registro possam variar, neste estudo de caso, o pesquisador deve escrever as respostas recebidas, que são registradas à medida que são fornecidas, sob pena de ocorrer perda de informações relevantes. Ademais, podem ser produzidas por instrumentos especiais de entrevistas, para registrar as respostas.

Dessa maneira, o presente estudo é direcionado ao problema de pesquisa, no qual surgem questões de pesquisas emergentes e contextuais, perfeitamente adaptáveis aos dados e às mudanças que podem ocorrer na pesquisa. Assim, inicialmente analisa-se: como a sociedade cooperativa de produção agropecuária gera resultado econômico-financeiro, obtido pelas entrevistas realizadas com especialistas das sociedades cooperativas, encarregados de determinar os resultados – lucros ou sobras líquidas.