• Nenhum resultado encontrado

Anexo IV: Parecer do Comitê e Ética em Pesquisa Anexo V: Declaração revisão ortográfica

APÊNDICES 439 Apêndice A: Esquema metodológico da pesquisa científica

1. INTRODUÇÃO O encontro com o tema

2.6. Estudo documental e piloto

Para a confiabilidade deste estudo, inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica e documental nas organizações do município de Oriximiná (PA), sendo estas a Secretaria de Cultura, Turismo e Biblioteca Municipal entre os anos de 2015 a 2017. A ação assim como proposta de Campos (2008) teve como objetivo dar suporte ao bricolage e deste modo intermediar o referencial teórico e a caracterização do local da pesquisa. Esta medida também teve como base um protocolo primitivo com base nas questões do estudo, e concentrou-se em buscar informações que registrassem fatos relacionados a unidades de análise.

Por estas razões, a princípio foi necessário compreender que documentos revelam informações importantes que possibilitam o entendimento de fatos, sejam estes em contextos históricos e sociais, e interpretam de maneira mais clara fenômenos estudados, permitindo reconstruir histórias (SÁ-SILVA, ALMEIDA, GUINDANI, 2009). Portanto, o referencial teórico foi fundamental para a base da pesquisa, pois, como proposto por Pizanni et al., (2012) possibilitou um trabalho investigativo minucioso, sendo primordial para o desenvolvimento de desta tese. Logo, ao se investigar estas fontes foi necessário à identificação prévia da linha teórica da pesquisa que subsidiassem as hipóteses.

Para melhores resultados que se propusessem responder de modo adequado e consistente a questão problema, foi conduzido inicialmente um estudo com instrumentos de pesquisa pré-estruturados. Estes foram realizados com populares que realizam ou realizaram atividades ligadas ao ofício da medicina popular, assim como agentes dos movimentos culturais da cidade. Este processo baseou-se na proposta de estudo de caso piloto proposta por Yin (2015) a fim de refinar os planos de coleta de dados e proporcionar alguns esclarecimentos acerca do projeto de pesquisa.

Assim como Yin (2015), a escolha para investigação dos casos pilotos considerou a facilidade prévia que se teve com os entrevistados e com os locais, sendo assim conduzida como estágio inicial da pesquisa. A possibilidade de estudar os instrumentos previamente permitiu realizar adaptações para resultados mais precisos, válidos e coerentes com a proposta em estudo.

O primeiro estudo piloto ocorreu no período de 15 a 20 de julho de 2015. A ideia principal deste momento foi identificar a funcionalidade do roteiro que previa: entrevistas pré-

estruturadas, fotografias, resgate de fotos históricas e fundamentação teórica para caracterização do município por meio dos registros da biblioteca municipal. Neste survey se utilizou de um roteiro com 10 perguntas com 7 benzedeiras. Para construção e efetivação das entrevistas, inicialmente realizou-se um mapeamento dos populares da região. No escopo da ação, dois negaram-se a participar e 1 estava ausente do município. Além destes, participara um professor de artes que atuou como secretário de cultura por 10 anos, onde foi concedida uma entrevista semiestruturada pré-agendada.

É pertinente dizer que, neste primeiro momento, houve um grande levantamento bibliográfico nos arquivos da biblioteca municipal. Neste processo foram registrados digitalizações e anotações de jornais, revistas e livros. No tocante da visita se obteve cópia da digitalização de fotografias históricas do município, assim como cópias de livros de autores locais. Neste apanhado, registra-se que os jornais compreenderam o período de publicação de 1993 a 2004, e as revistas do período de 1954 à atualidade.

Na parte final deste levantamento foi realizada uma exploração do espaço urbano do município até os seus limites, onde se obteve as primeiras observações e registros fotográficos. Nesta perspectiva, para um diagnóstico mais geral, os pontos de interesse para a pesquisa foram visitados, enumerados e quando possível realizado seu registro fotográfico. Neste patamar, se incluiu o matadouro, cemitério, parques, orlas, praças, serviços de saúde e o espaço destinado ao descarte de resíduos sólidos, “lixão”.

Para compreensão descreve-se aqui, em linhas gerais, os primeiros achados. No caso do serviço de matadouro (e/ou abatedouro) se identificou pontos de interesse para problemáticas pertinentes na área de vigilância sanitária e saúde coletiva, assim como do espaço destinado a resíduos sólidos, vulgo “lixão”, e cemitério municipal, haja vista que são espaços de interesse político e social, pois interferem diretamente na rotina do indivíduo. Neste caso, vale ressaltar que ambos estão inseridos no espaço urbano, onde sua localização está em ambiente desfavorável considerando as perspectivas de qualidade de vida e de paisagem turística.

A segunda visita ocorrera no período de 18 a 25 de setembro de 2015, neste período foram realizadas visitas à secretaria de cultura municipal, sendo então realizada entrevista com o atual secretário de cultura, assim como na secretaria de turismo e sua atual gestora. Todas as entrevistas foram informais, apenas pautadas em um roteiro preliminar. Em ambos os casos foram realizadas entrevistas semiestruturadas a fim de identificar a atual conformação das políticas públicas em suas determinadas áreas e deste modo construir o roteiro das entrevistas de acordo com as necessidades observadas.

Ainda neste segundo momento realizaram-se duas visitas a ARQMO. Esta teve finalidade de iniciar contato com seus representantes e apresentar a proposta de projeto de pesquisa, assim como da entrega da cópia do mesmo. Esta entrevista teve o objetivo de sensibilizar estes gestores para o aceite da pesquisa em suas comunidades e garantir documentação pertinente à comissão de ética em pesquisa.

Outra visita realizada foi à igreja matriz tendo o contato com o pároco da igreja a fim de solicitar acesso ao acervo da igreja quanto ao conteúdo do círio e para entrevista sobre o evento católico. Também se realizou uma visita aos gestores da CASAI Oriximiná, onde houve a apresentação do projeto de pesquisa e paralelamente foi feita visita no espaço físico do serviço de saúde onde foram registradas imagens dos espaços ocupados pelas etnias. Ainda neste patamar, fora visitada a casa de passagem indígena, que é um alojamento de administração das etnias indígenas e FUNAI e serve de abrigo para as populações indígenas que estão acompanhando os enfermos na cidade. Neste espaço foram realizadas fotografias autorizadas pelos visitantes alojados no momento da visita in loco.

Como continuidade do estudo de caso piloto, no mês de junho de 2016 fora realizada reunião com o representante legal das etnias indígenas do município de Oriximiná (PA), o senhor Mário Luiz Printes, juiz aposentado da comarca de Oriximiná e representante legal destes. No tocante, durante o encontro, foi exposta a proposta do projeto e entregue documentação para andamento da solicitação de aceite de pesquisa na área de estudo. Durante o ato fora realizado explanação por parte do representante sobre a condição atual das etnias indígenas quanto a saúde, crença e mobilidade, o que permitiu realizar um estudo prévio das comunidades que poderiam ser inseridas no projeto de acordo com o objeto estudado.

Ainda como prosseguimento deste levantamento, no ano de 2016 foram realizadas 02 levantamentos- entrevistas: um com o técnico de endemias do DSEI GUATOC, sendo uma entrevista estruturada e entrega de material com dados do SESAI ano base 2016. E também foi realizada a segunda entrevista com o representante legal dos indígenas, sendo esta motivada pela atual conjuntura de ocupação do prédio pelos indígenas deste DSEI. Tal levantamento foi baseado em 10 perguntas pré-definidas a fim de entender a conjuntura atual do Polo Indígena de Oriximiná em função das mudanças de coordenação do DSEI-GUATOC, sendo pertinentes para subsidiar os instrumentos de coleta de dados.

Em relação as populações quilombolas, a pesquisadora participara como ouvinte do seminário sobre os impactos da mineração em Oriximiná realizado pelo Ministério Público do Estado, cujo os informes, atos e falas serão utilizados como base para as perguntas e problemas definidos pela mesa presente.

Em pertinência aos achados do projeto do estudo de caso piloto a condução do trabalho permitiu perceber que seria mais coerente ampliar os grupos de informantes a fim de explicitar melhor as evidências. Sobretudo a isso, o protótipo conduziu o preparo e treinamento das tarefas assim como da reestruturação das técnicas a serem utilizadas.