• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.2 Eventos de aprendizagem mais significativos

4.2.2 Evento de aprendizagem: Adoção progressiva das metodologias ágeis

Um evento de maior duração, delineado na Figura 7, é a adoção progressiva das práticas ágeis, que têm se produzido quase desde a fundação da organização até o ano 2015. A concomitância de tal evento com o evento “Obtenção da certificação de aderência à metodologia CMMI” é um interessante objeto de análise, porque, como foi exposto anteriormente na seção, enquanto os parâmetros do modelo CMMI possuem foco quase exclusivo nos processos e no atingimento de qualidade dos mesmos, apelando para isso a um grande e rigoroso número de requisitos, os parâmetros das metodologias ágeis advogam por uma simplificação dos processos para faze-los mais leves e rápidos, e mais orientados às

pessoas, e tal contraste teve um papel condicionante na configuração do evento de aprendizagem sobre o qual se debruçará aqui.

Antes disso, vale a pena assinalar a diferença notável deste evento com o evento “Obtenção da certificação de aderência à metodologia CMMI”, no modo pelo qual o modelo de metodologias ágeis de processo é adotado, já que não requer a certificação por parte de nenhuma entidade de ordem nacional ou internacional, mas se perfila como a aplicação na organização de diferentes ferramentas adaptadas ao contexto. Isso pode ser considerado como uma explicação à longa duração do evento, na qual, em diferentes pontos do tempo, a organização tem acolhido e incorporado diferentes metodologias ágeis que vão surgindo no mercado e na academia; justamente, a palavra “progressiva” tem se inserido no nome desta categoria de evento para denominar aquele traço de adoção sucessiva de metodologias, vinculada ao avanço do contexto.

A “adoção progressiva das metodologias ágeis” considera-se um evento de aprendizagem devido ao fato de que comportou a identificação de um problema para a organização e sua resolução. Nesse caso, o problema era a necessidade de mudança de processos rígidos, longos e com grande número de passos a cumprir, para satisfazer as necessidades dos clientes e acompanhar os avanços do mercado; a solução do mesmo, entretanto, foi a adoção progressiva de metodologias ágeis que contribuíram à simplificação dos processos, com a consequente satisfação dos clientes e a adesão às tendências do mercado. Sem embargo, é importante esclarecer que tal adoção não se deu no nível da modificação do processo de desenvolvimento de software institucional, e sim nas práticas de desenvolvimento de software ao interior dos projetos; com isso, o seguimento desde a área de qualidade e o controle da sua aplicação desde a diretoria ficaram limitados, enquanto os colaboradores da operação de desenvolvimento de software ganharam maior liberdade para incorporar progressivamente elementos das metodologias ágeis, sem passar por mecanismos de autorização burocráticos.

Algumas asserções refletem a ocorrência deste evento, como a de Carolina, gerente de projeto:

“Existe um fator determinante. Essa prática ágil começou em 2009. Ou um pouco antes. Então, na prática e no meu projeto em 2009, a gente começou a usar isso. Mas esse momento, que foi antes de cinco anos, esse foi bem determinante, é o que dá essa guinada. A gente tem evoluído nesse conceito, das práticas ágeis.”

No trecho, Carolina assinala o começo do evento como um ponto de “guinada” e de significância para a organização, talvez fazendo referência às características contrastantes

entre o modelo CMMI e o modelo de metodologias ágeis. Também fala de uma “evolução” da SOFTPE nas metodologias ágeis, que faz alusão ao caráter progressivo mencionado, no qual a organização acompanha o surgimento de novas metodologias ágeis e as acolhe, ajustando-as ao seu contexto. No caso de Adriana, gerente de projeto, tornam-se evidentes as consequências da adoção desse modelo para a organização:

“Basicamente, com relação à mudança estratégica da empresa mesmo. Então, quando se começou a usar mais esse termo da ágil, se começou a perceber que ele estava trazendo uma mudança assim, uma ruptura, então a gente experimentou, mudou alguns projetos como piloto, e inclusive tem casos de alguns que a gente fez vários experimentos antes dentro do projeto, para saber se aquilo ali realmente é funcional, se os ganhos são diferenciados.”

Adriana concorda com Carolina na atribuição de significância para este evento para a organização, particularmente na determinação de novos cursos de ação na direção da mesma, a tal ponto que pode ser considerado “com relação à mudança estratégica da empresa”. Ela se refere à percepção na organização de um forte contraste com outras metodologias de processo aplicadas na organização, pelo qual o denomina “ruptura”, e adicionalmente assinala que foi acolhido como resultado de testes em projetos da própria organização, que demonstraram a funcionalidade da adesão às metodologias ágeis nos processos de desenvolvimento de software, e ganhos para a empresa numa produção de qualidade e que satisfez aos clientes.

Elizabeth, analista de qualidade, vai concordar com os dois depoimentos anteriores na significância do evento “adoção progressiva das metodologias ágeis” ao falar da “atualização do formato de trabalho”:

“Eu acho que o mercado está sempre evoluindo, até na questão de agilidade, para quem trabalha com pessoas e agilidade, então a gente tem alguns projetos com metodologias ágeis. Hoje em dia a gente vê várias metodologias ágeis, várias práticas que estão surgindo. E a gente está atualizando nosso formato de trabalhar, trazendo para a gente o que é que está adequado a nosso contexto, o que é que agrega voltado para essas abordagens ágeis.”

Além disso, ela destaca no evento de aprendizagem uma viragem para maior orientação às pessoas, tal como pregam as metodologias ágeis, dizendo “quem trabalha com pessoas e agilidade”, e uma seletividade na adoção das metodologias ágeis, levando em conta o contexto particular da organização e os ganhos em qualidade e produtividade que os elementos acolhidos podiam produzir.

Desde uma análise destes depoimentos e dos documentos que definem as metodologias ágeis, apresentados na seção 4.2., é possível inferir um grande contraste entre o

modelo de metodologia de desenvolvimento de software que configura o evento “Obtenção da certificação de aderência à metodologia CMMI” e o do presente evento, com consequências visíveis para a organização, em relação aos seus processos, sua relação com os clientes e com o mercado. Com efeito, a adopção progressiva das metodologias ágeis se considera um evento de aprendizagem, porque se apresenta como a resolução de um problema, a necessidade de mudança de processos rígidos, longos, com grande número de passos a cumprir, e aquilo a partir de ações de ensaio e erro nos projetos que a SOFTPE tem em curso.

4.2.3 Evento de aprendizagem: Construção da metodologia particular

Outline

Documentos relacionados