• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.2 Eventos de aprendizagem mais significativos

4.2.1 Evento de Aprendizagem: Obtenção da certificação de aderência à metodologia CMMI

Conforme exposto na Figura 7, a obtenção da certificação CMMI se constituiu como um evento próximo temporalmente à fundação da organização, e sua duração foi muito mais curta que a do evento "adoção progressiva das metodologias ágeis", embora os dois estejam superpostos. A SOFTPE foi certificada em 2007 para CMMI nível 2 e avançou em 2008 para CMMI nível 3, enquanto a organização foi criada em 2005.

De uma parte, como foi mencionado anteriormente, a metodologia CMMI foi criada por uma instituição reconhecida internacionalmente, sendo esta mesma instituição (ou centros parceiros da instituição, localizados em diferentes países) a encarregada de avaliar a aderência da organização ao modelo e emitir uma certificação que o comprove. Com tal finalidade, a organização deve realizar vários passos: uma avaliação prévia, um treinamento para os funcionários nos aspectos do modelo, um ajuste dos seus processos ao modelo, uma coleta de evidências da aderência, uma avaliação daquelas evidências e dos processos no seu funcionamento na empresa mediante observação e pagar uma taxa; como resultado, a organização recebe a certificação, de acordo com o nível de maturidade diagnosticado, que deverá ser renovada cada três anos apresentando novas evidencias de manutenção da aderência à metodologia (CMMI INSTITUTE, 2016). Em vista disso, a duração do evento encontrou-se, em grande medida, condicionada aos prazos estabelecidos pela instituição certificadora. Alguns depoimentos evidenciam a existência do evento, como no caso de Abel, presidente da organização:

“Outros pontos importantes são as certificações, principalmente CMMI 3, que foi em 2007, ou talvez um ponto anterior... No sentido em que levou para o mercado uma mensagem de uma empresa estruturada e certificada por um organismo internacional, o que ajuda a abrir portas... principalmente quando a gente está consolidando nossa marca.”

Da sua fala, pode se interpretar que denota a obtenção da certificação CMMI de diversas maneiras. De uma parte, entende a obtenção da certificação como um evento com significância para o reconhecimento da empresa no mercado, com a imagem de organização com processos ordenados e capacidade produtiva, como consequência de sua concordância

com padrões estabelecidos pelo Instituto CMMI. De outra parte, Abel interpreta o evento como possuidor de consequências positivas no estabelecimento de novos relacionamentos com clientes, devido a que gerou confiança no relacionamento com os clientes, quem viam tal aderência à metodologia CMMI como uma garantia de contratar uma organização capaz de produzir produtos e serviços congruentes com altos standards.

Localizando tais conotações no ciclo de vida da organização, Abel identifica um vínculo na proximidade temporal da certificação em CMMI (2008) com a fundação da organização (2005), de modo que é possível significar como problema deste evento de aprendizagem a ausência de uma certificação de aderência a uma metodologia, a qual afetava a credibilidade e reputação de uma organização jovem, e como solução a implementação dos requisitos para certificar a aderência à metodologia CMMI, sendo identificada tal certificação como de maior credibilidade no mercado, por sua rigorosidade e por ser emitida por uma instituição internacional. No depoimento de Fernanda, analista de qualidade, é possível enxergar uma atribuição de vínculo da certificação com a prática da estratégia, retratando a obtenção da certificação como uma decisão produzida desde a diretoria, e destinada a fortalecer o processo de desenvolvimento de software da organização e sua imagem para o mercado e os clientes:

“Em relação ao processo, a gente teve as certificações que a gente tem, não é? Que a gente foi evoluindo e a partir de reuniões a gente teve que evoluir, em CMMI de nível 2 a nível 3, em MPS.BR, a MPS [nível] C, que são as certificações que a gente tem. E aí a gente decide realizar, certificar aderência nesses modelos a partir de reuniões.”

Quando ela assinala “a partir de reuniões a gente teve que evoluir”, está fazendo alusão às reuniões da diretoria como espaço de reflexão que possibilitou a tomada de decisões conduzidas para um maior desenvolvimento da organização, e, em tal caso, Elizabeth interpreta a aquisição da certificação CMMI e de outras certificações como movimentos da organização na direção do desenvolvimento. Desse modo, Fernanda ilumina detalhes sobre o processo de pensamento reflexivo que levou à consecução de uma solução no evento de aprendizagem. A declaração de Elizabeth, analista de qualidade, também refere a obtenção da certificação de CMMI como significativa ao longo do tempo: “Como a gente tem certificações na empresa, né? CMMI, MPS.Br, ISO, precisa ter algumas evidências ainda algumas vezes, para atender às práticas desse modelo. ”

A significância que Elizabeth atribui à certificação de aderência à metodologia CMMI parece estar relacionada, de uma parte, com a imagem organizacional, pois se refere ao fato de “ter certificações” como possuir um recurso que outras organizações não possuem e que,

em consequência pode fazer a diferença na imagem que é projetada no mercado. De outra parte, esta declaração também indica a permanência no presente dos conceitos substancializados no momento passado do evento da obtenção da certificação CMMI, porquanto a expressão “precisa ter algumas evidências ainda” indica a manutenção na atualidade da prática de obter evidências periódicas de aderência à metodologia CMMI, para apresentá-las a cada três anos à instituição re-certificadora, embora outro evento de aprendizagem (“construção da metodologia particular da organização”) esteja em curso no momento presente.

Logo, a obtenção da certificação de aderência à metodologia CMMI é considerada um evento de aprendizagem para os praticantes da estratégia da organização por várias razões. Em primeiro lugar, no decorrer do próprio processo de obtenção da certificação, descrito pela entidade certificadora e pelos depoimentos dos participantes, evidencia-se a resolução de um problema organizacional, o da afirmação no mercado, a construção de uma carteira de clientes e a consolidação de um processo, numa empresa jovem. Em segundo lugar, percebe-se que a procura de uma solução para o problema se produz através do pensamento reflexivo de caráter social, até agora denominado como “reuniões”, de maneira que se produziu novo conhecimento e experiências para a adaptação da organização ao mercado e aos clientes, do momento passado no que aconteceu o evento. E em terceiro lugar, tais conhecimentos e experiências permanecem ainda no tempo presente, com a sobreposição de outro evento, possuindo algum valor ao longo do tempo na preservação de uma imagem organizacional positiva para os clientes.

4.2.2 Evento de aprendizagem: Adoção progressiva das metodologias

Outline

Documentos relacionados