• Nenhum resultado encontrado

Além disso, mais de 93% dos iniciais não soube dizer, ou não respondeu, que cultura(s) deixou(aram) os vestígios citados, a cultura indígena Cariri foi citada em três respostas e a Tarairiú em uma. Dentre os professores finais, oito citaram que ainda não se sabe qual(is) cultura(s) deixaram esses vestígios, dois que seriam culturas ancestrais dos indígenas Cariri e/ou Tarairiú, e um que foram deixados pelos próprios Cariri e Tarairiú.

Como também consta no quarto tópico do referencial teórico desse estudo, São João do Cariri possui algumas das mais importantes descobertas arqueológicas do Cariri paraibano, e dentre elas se encontram praticamente todos os vestígios citados pelos professores tanto no pré quanto no pós-teste, o que é corroborado pelos estudos realizados por Carvalho, Queiroz e Azevedo Netto (2006), Kraisch (2008), Santos (2008a; 2009a; 2009b; 2009c), Santos e Farias (2010), e Azevedo Netto, Duarte e Oliveira (2012). Além disso, como é citado por Carvalho, Queiroz e Azevedo Netto (2006), Kraisch (2008) e Azevedo Netto, Duarte e Oliveira (2012), é sabido que os Cariri e Tarairiú habitaram onde hoje é São João do Cariri, e que deixaram vestígios por lá, mas nem todos eles podem ser atribuídos a essas culturas ou a seus ancestrais.

Todas as respostas a esses dois questionamentos sobre antigos vestígios demonstraram que mesmo antes da realização desse estudo, parte dos docentes tinha, de certa forma, conhecimento sobre descobertas paleo-arquelógicas brasileiras, e com o pós-teste pôde-se inferir que estes conhecimentos se tornaram mais proeminentes com a realização do estudo.

A seguir houve uma sequência de questões interligadas. Para a primeira destas, no pré- teste, 30,23% dos docentes responderam que acham que ocorreram grandes alterações na biosfera da Terra durante sua história, já 2,33% acham que a mesma se manteve relativamente estável, enquanto que a grande maioria, 67,44%, não soube responder ou não a respondeu.

Para os que acharam que ocorreram grandes mudanças, suas respostas foram divididas em duas categorias: "como alterações passadas afetaram os seres vivos em geral" e "como alterações passadas afetaram a humanidade", além daqueles que não souberam ou não responderam, que mais uma vez foram parte proeminente do todo. Sendo assim, as subcategorias que abrangeram mais respostas foram "'danosamente'", quando os docentes se referiam a como as alterações afetaram os seres vivos, e "'beneficamente' e 'danosamente'", quando os docentes se referiam a como as alterações afetaram a humanidade (Quadro 25).

Como aconteceu em questões anteriores, para 100% dos docentes, responderam essa questão no pós-teste, e para todos eles ocorreram grandes alterações na biosfera da Terra durante sua história, e todos eles também citaram que acham que alterações passadas afetaram "'beneficamente'" e "'danosamente'" os seres vivos em geral, assim como a humanidade.

Quadro 25 - Categorias e subcategorias referentes as opiniões dos professores do município de São João do Cariri, participantes da pesquisa que acham que ocorreram grandes alterações na biosfera da Terra durante sua história, sobre como algumas alterações passadas afetaram os seres vivos em geral e a humanidade.

Categorias Subcategorias Frequência Pré-Teste

AB RE %

Não sabe / não respondeu - 11 42,31%

Como alterações passadas afetaram os seres vivos em geral

'Beneficamente' e 'danosamente' 2 7,69%

'Beneficamente' 1 3,85%

'Danosamente' 3 11,54%

Não afetaram 1 3,85%

Como alterações passadas afetaram a humanidade 'Beneficamente' e 'danosamente' 3 11,54% 'Beneficamente' 1 3,85% 'Danosamente' 2 7,69% Não afetaram 2 7,69% TOTAL 26 100% Fonte: Dados da pesquisa, 2014.

Na mesma questão, cerca de 35% dos docentes iniciais que responderam que ocorreram grandes alterações na biosfera da Terra durante sua história, não citaram quais foram estas. Dentre os que citaram, as mais mencionadas foram "poluição", "impactos de asteroides / meteoros / cometas" e "desmatamento". Nenhum deles deixou claro se estava citando alteração(ões) que afetou(taram) os seres vivos em geral, a humanidade ou os dois, além disso, duas das alterações citadas ("desmatamento" e "poluição"), levam a crer que os professores citaram-nas baseados não em alterações passadas, mas sim em impactos ambientais negativos que eles possam ter observado atualmente causados pelo ser humano (Quadro 26).

Outra alteração citada foram "dilúvios", que apesar de ser um sinônimo para inundações, comumente é usado no contexto religioso (não significando que foi o caso desse estudo, já que não há como se afirmar isto baseando nos dados obtidos), se referindo aos mitos existentes sobre dilúvios mundiais/universais, que muitas pessoas seguidoras de certas religiões tomam como verdade, mesmo não existindo evidências científicas para os mesmos. Para o grupo final, todos professores citaram quais alterações eles acham que aconteceram e afetaram seres vivos e humanidade, tendo cada um oferecido vários exemplos delas. As mais mencionadas foram "quedas de asteroides / meteoros / cometas", "aquecimento global", e "glaciações". Como ocorreu no pré-teste, nenhum deles deixou claro se estava citando alterações que afetaram os seres vivos em geral, a humanidade ou os dois (Quadro 26).

Apenas dois professores do primeiro grupo responderam como essas alterações passadas afetaram os seres vivos ou a humanidade. Nesse conjunto específico, um citou que elas causaram a extinção de plantas e animais, e outro que por causa delas os humanos puderam se tornar dominantes no planeta. Do grupo final, três professores não souberam ou não responderam a essa parte da questão, enquanto que quatro que elas fizeram que certos animais e plantas se extinguissem mas que deram espaço para outros surgirem no lugar deles, dois também afirmaram que causaram a extinção de plantas e animais, um que elas sempre mudam o planeta e que isso é bom para certas espécies e ruim para outras, mas leva ao desenvolvimento de todo planeta em conjunto, e um que elas fazem a evolução acontecer.

Quadro 26 - Alterações passadas que afetaram "beneficamente" e/ou "danosamente" os seres vivos em geral e/ou a humanidade, na opinião dos professores do município de São João do Cariri, participantes da pesquisa que acham que ocorreram grandes alterações na biosfera da Terra durante sua história.

Alterações Frequência Pré-Teste Frequência Pós-Teste

AB RE % AB RE %

Impactos de asteroides / meteoros / cometas 2 22,22% 11 12,94%

Dilúvios 1 11,11% - - Poluição 3 33,33% - - Desmatamento 2 22,22% - - Vulcanismo 1 11,11% 6 7,06% Aquecimento global - - 10 11,76% Resfriamento global - - 4 4,71%

Aumento dos níveis de CO2 na atmosfera - - 8 9,41%

Diminuição dos níveis de CO2 na atmosfera - - 4 4,71%

Deriva continental - - 7 8,24%

Efeito estufa - - 8 9,41%

Glaciação - - 9 10,59%

Liberação de metano pelos oceanos - - 3 3,53%

Mudanças climáticas - - 7 8,24%

Mudanças no nível dos mares - - 8 9,41%

TOTAL 9 100% 85 100%