• Nenhum resultado encontrado

A maior parte dos docentes iniciais não soube ou não respondeu, quando foram solicitados apresentar um conceito para formação continuada. Dentre as respostas fornecidas, grande parte foi enquadrada em duas subcategorias, cada uma de uma categoria distinta: "aperfeiçoamento das práticas pedagógicas" da categoria "aperfeiçoamento" e "aprofundamento contínuo de capacitação em uma área de trabalho" da categoria "capacitação", mostrando que a maioria dos docentes entendia do todo da formação continuada de forma compartimentalizada, percebendo e definindo a mesma por apenas certas

características dela e não sua totalidade. No pós-estudo, observou-se que nenhum dos professores deixou de responder ou deu respostas desconexas para o mesmo questionamento, e que quase metade da frequência das respostas pôde ser enquadrada na subcategoria "processo de capacitação permanente e contínuo para adquirir novas práticas e conhecimentos" da categoria "capacitação" (Quadro 04).

Esta subcategoria contém as respostas fortemente relacionadas à maneira como a formação continuada é entendida e aceita academicamente por grande parte dos autores, como Pimenta (2008), Alves (2011), Freire (2011a, 2011b, 2012), Imbernón (2009, 2010), Libâneo (2011), Nóvoa (1995, 1999) e Tardif (2011). De modo sumário, esta seria um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos.

Isso demonstra uma ampliação da visão da maioria dos professores sobre o tema, e que eles, possivelmente, compreenderam que é necessária uma atualização ininterrupta de suas práticas docentes, e que eles não possuem apenas a função de ensinar conteúdos curriculares, mas são importantes agentes de educação para a vida e exercício da cidadania, como citam Lisboa e Koller (2004). Os professores devem entender que têm a função de desenvolver uma prática intelectual crítica relacionada com os problemas e experiências da vida diária, ou seja, devem desenvolver não só uma compreensão das circunstâncias em que ocorre o ensino, mas que, juntamente com os alunos, necessitam desenvolver também as bases para a crítica e a transformação das práticas sociais que se constituem ao redor da escola (CONTRERAS, 2002).

Ela que deve ser vista como uma importante condição de mudança das práticas pedagógicas, entendidas a partir de dois aspectos: como processo crescente de autonomia do professor e da unidade escolar, e como processo de fazer pensar-fazer dos agentes educativos e, em particular, dos professores, com o propósito de concretizar o objetivo educativo da escola (SANTOS, 2004). A formação pode dar condições de o professor assumir a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, de reflexão e de análise (NÓVOA, 1999). Da mesma forma, pode ser um estímulo à implementação de novas modalidades de formação e de uma área teórico-metodológica imensa da pesquisa em educação, especialmente, sobre a formação do professor e a prática pedagógica (RUFFO, 2016).

Quadro 04 - Categorias e subcategorias referentes aos conceitos de formação continuada oferecidos pelos professores do município de São João do Cariri, participantes da pesquisa.

Categorias Subcategorias Frequência Pré-Teste Frequência Pós-Teste AB RE % AB RE %

Não sabe / não

respondeu - 13 30,23% - - Resposta desconexa - 1 2,33% - -

Melhoria Melhoria no conhecimento dos alunos 1 2,33% - -

Capacitação

Atividades para integração e capacitação 4 9,30% - - Aprofundamento contínuo de capacitação em uma

área de trabalho 5 11,63% 1 9,09% Processo de capacitação permanente e contínuo

para adquirir novas práticas e conhecimentos 3 6,98% 5 45,45% Atividades contínuas de atualização e capacitação 4 9,30% 1 9,09%

Aperfeiçoamento

Processo de capacitação para renovar práticas e

conhecimentos 2 4,65% - -

Processo de aperfeiçoamento profissional para

renovar práticas e conhecimentos - - 2 18,18% Aperfeiçoamento das práticas pedagógicas 5 11,63% - - Aperfeiçoamento contínuo para melhorar a

capacitação profissional 2 4,65% 1 9,09%

Pesquisa

Atividades de pesquisa planejadas para o

desenvolvimento profissional 3 6,98% - - Atividades de pesquisa planejadas para o

desenvolvimento profissional - - 1 9,09%

TOTAL 43 100% 11 100%

Fonte: Dados da pesquisa, 2014/2016.

Deve-se ressaltar que 22 professores, mais da metade do grupo inicial, responderam que já haviam participado de algum projeto de formação continuada, enquanto sete não participaram e 14 não responderam à pergunta. Já no grupo final, todos participaram de projetos de formação continuada. Dentre os iniciais que responderam, 18,52% não disseram quais foram as temáticas dos projetos de formação continuada dos quais participaram, e para aqueles que o fizeram, as mesmas foram bastante variadas, partindo desde formações em "Matemática" até "ética e cidadania", sendo que uma quantidade significativa participou do projeto de "EA para o Semiárido paraibano" (Quadro 05), o I Curso de Especialização Lato Sensu "Educação

Ambiental para o Semiárido" já citado com parte das ações de EA realizadas pelo

GEPEA/GEPEC/UFPB. Já para o grupo final, todos citaram quais foram as temáticas dos projetos de formação continuada dos quais participaram. Mais uma vez as menções foram bastante variadas (não tanto quanto as iniciais) e incluíram o curso de EA para o Semiárido e essa pesquisa, citada como "Paleo-Arqueologia para a EA".

Esses resultado apontam para o que já é considerado por muitos autores: que formação continuada de professores em EA é fundamental para o pleno envolvimento dos professores na facilitação de atividades voltadas à EA. Contudo, um dos fatores que pode afetar a implantação de programas de formação de professores em EA é justamente a falta de multiplicadores nesta área (RUFFO, 2016). São raras tanto as oportunidades para que professores e outros educadores ambientais sejam inseridos em uma atividade de formação continuada, que favoreçam o desenvolvimento de autonomia, de espírito crítico e de comprometimento, fatores-chave para o exercício de uma educação verdadeiramente voltada à sustentabilidade (SENA et al., 2009). Por isso, todas as que são realizadas de forma coerente, são de suma importância.

Quadro 05 - Temáticas dos projetos de formações continuadas dos quais os professores do município de São João do Cariri, participantes da pesquisa tomaram parte.

Temáticas

Frequência Pré-Teste Frequência Pós-Teste

AB RE % AB RE %

Matemática 3 12% 2 7,41%

Leitura, escrita e matemática 2 8% - -

Estudo de ciências 1 4% 1 3,70%

Alfabetização de crianças 1 4% - -

Informática 3 12% - -

Pluraridade cultural 1 4% - -

Bioma Caatinga e Rio Taperoá 3 12% 3 11,11%

Recursos humanos 1 4% - -

EA para o Semiárido paraibano 8 32% 8 29,63%

Renovação para educação de qualidade 1 4% 1 3,70%

Ética e cidadania 1 4% 1 3,70%

Paleo-Arqueologia para a EA - - 11 40,74%

TOTAL 25 100% 27 100%