• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADO E ANÁLISE DOS DADOS

4.1 Descrição do Planejamento Estratégico do Senac Ijuí

4.1.2 A Formulação da estratégia no Senac

O planejamento estratégico do Senac Ijuí está alinhado com o planejamento do Senac RS. A atualização dos princípios e valores organizacionais ocorre através da legislação que criou e regulamentou a organização. No uso das atribuições que compete a cada Departamento Regional, o Senac RS estabeleceu, em 2003, os elementos que balizam as relações da organização com as partes interessadas e direcionam a busca pela excelência de seu Sistema de Gestão, sendo então de responsabilidade do DR (Departamento Regional) e da ASPLAN (Assessoria de Planejamento) a elaboração e revisão. Na Reunião Geral de planejamento estratégico, que ocorre sob responsabilidade da direção, anualmente, desde 2007, a equipe faz a revisão dos princípios por meio de dinâmica. Todas as sugestões são encaminhadas para a ASPLAN (Assessoria de Planejamento) a fim de contribuir com a etapa de formulação da estratégia.

Todos os princípios e valores são revisados anualmente e atualizados quando necessário, pela Direção Regional no ciclo de Planejamento Estratégico, buscando seu alinhamento com as modificações percebidas nos ambientes interno e externo. O controle da prática ocorre pelo monitoramento da execução de todas as etapas do Planejamento Estratégico e pela Auditoria Externa. Os princípios e valores vigentes em 2014 estão apresentados na tabela abaixo:

MISSÃO

Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.

VISÃO

Até 2020, a qualidade da produção e da disseminação de conhecimentos do Senac-RS permitirá um resultado operacional que possibilitará aplicar 100% da contribuição compulsória em ações gratuitas.

PRINCÍPIOSORGANIZACIONAIS

Busca de Harmonia; Consciência em Ação; Transparência; Responsabilidade Pelo Todo; Pró-Soluções; Equilíbrio de Interesses; Respeito à Diversidade; Sustentabilidade.

POLÍTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE

As ações educacionais do Senac RS têm os seguinte compromissos: -Desenvolver as competências dos colaboradores;

- Prover os recursos necessários;

- Praticar um sistema de gestão de excelência; - Satisfazer os clientes;

- Atuar de forma sustentável.

POLÍTICA SOCIOAMBIENTAL

O Senac-RS busca a sustentabilidade e o compromisso socioambiental das partes interessadas, por meio da melhoria contínua de serviços, processos e instalações, a partir da análise dos aspectos e impactos significativos, atendendo à legislação vigente e promovendo iniciativas voltadas para a conservação do meio ambiente e inclusão social.

Quadro n° 4: Diretrizes Senac RS

79

A estratégia é definida conforme o framework de formulação e acompanhamento da estratégia. O resultado da etapa de formulação das estratégias é o mapa estratégico do Senac- RS (BSC), que é a síntese das intenções estratégicas da organização, traduzida em objetivos e projetos estratégicos.

O conjunto de reuniões e eventos relacionados ao processo de planejamento ocorre de forma estruturada desde 2003, com base em um cronograma de planejamento coordenado pela ASPLAN, sendo envolvidos, conforme o objetivo de cada encontro, a Direção Regional, os Gerentes do Departamento Regional e os Diretores das UEs. As principais saídas da etapa de formulação das estratégias são a revisão ou revalidação dos Elementos Estratégicos (Missão, Visão e Princípios) e a adequação do Mapa Estratégico do Senac-RS para o próximo ciclo, frente às variações de ambiente, cenário e riscos do negócio identificados, diretrizes recebidas do Departamento Nacional e do Conselho de Administração Regional.

A utilização do BSC como ferramenta de desdobramento e monitoramento da estratégia em todo o Sistema (Senac, Sesc, Fecomércio-RS e CNC) garante a integração das estratégias da organização com seus mantenedores e parceiros.

Figura n° 23: Mapa de Processos Senac RS Fonte: Planejamento estratégico Senac RS

80

A ASPLAN orienta e suporta todo o pessoal envolvido em relação à metodologia para o mapeamento de ambiente e análise de cenários, por meio de documento norteador e apoio de seus consultores internos. A etapa de formulação das estratégias busca a adequação do mapa estratégico do Senac-RS para o ano subsequente, frente às variações de ambiente, cenário e riscos do negócio.

A revisão das estratégias corporativas inicia com a análise dos ambientes (interno e externo) e dos cenários da organização, revisa os elementos estratégicos (missão, visão, princípios, política da qualidade e política ambiental), define a estratégia do negócio e a proposta de valor para o cliente, identifica os objetivos dentro das perspectivas do BSC e define os projetos estratégicos da empresa. O mapa estratégico, projetos, indicadores e metas definidos para o ano seguinte são validados pelo grupo gerencial do Senac-RS (Diretor Regional, Gerentes, Coordenadores, Consultores e Diretores de UEs) em momento próprio de análise, que ocorre no mês de dezembro, durante a Reunião Trimestral de Análise de Resultados.

Corporativamente, a Asplan coordena o processo de formulação das estratégias e a publicação dos resultados das análises no software de gestão (SA) e no Plano de Ação Anual.

Figura n° 24: Fluxograma do Planejamento Senac RS Fonte: Planejamento estratégico Senac RS

81

Cabe destacar que, em função dos resultados de projeções de cenário e das escolhas estratégicas, pode haver modificação na exposição a riscos para o negócio. Durante o ciclo de planejamento, a Matriz de Riscos Senac-RS é revisada com a colaboração dos responsáveis designados para gestão dos riscos, que pode envolver o grupo de análise relacionado ao tema para apoio na revisão da matriz. Em caso de alterações nos riscos, o Comitê Gestor de Riscos é reunido para definir as disposições e ações apropriadas

Desde 2009 é utilizada a Matriz de Riscos e Oportunidades focada em riscos e oportunidades relacionados ao mercado, ao setor, ao cliente, à reputação e legitimidade, ao conhecimento, à tecnologia, à sociedade e ambiente, e à economia, elaborada durante reunião geral de planejamento, com a participação de todos os colaboradores. De responsabilidade da Direção os riscos identificados, bem como os demais tópicos da análise de ambiente, são encaminhados para a Assessoria de Planejamento (ASPLAN) contribuindo com o processo macro de Planejamento Estratégico na etapa de reformulação das estratégias.

Em 2010, os fatores de risco foram revisados e cada risco identificado está vinculado aos fatores: ambiental, social ou de estratégia e governança corporativa. Após a identificação, direção e os coordenadores de eixos, utilizando a matriz GUT, os núcleos regionais classificam os eventos de risco, em uma escala de 1 a 5, considerando a gravidade, urgência e tendência no caso do evento realmente vir a ocorrer.

O tratamento aos riscos identificados é realizado proativamente por meio de ações previstas no Plano de Ação do ano seguinte, com o objetivo de minimizar o impacto dos riscos identificados.

As auditorias, assim como a supervisão direta da ASPLAN são mecanismos de controle da prática.

4.1.3 Etapas do Planejamento executadas pela Unidade de Ijuí alinhadas com o