• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2- Percursos Metodológicos

2.2 A GauchaZH

O jornal Zero Hora, ou simplesmente ZH, destaca-se como um dos maiores jornais da região sul do Brasil. Pertence ao grupo Rede Brasil Sul (RBS) na qual possui veículos de comunicação como a filiação com a Rede Globo de Televisão, a Rádio Gaúcha e o próprio jornal Zero Hora. A sua sede encontra-se em Porto Alegre (RS) e mantem sucursal em Brasília. Atualmente o veículo conta com mais de 200 jornalistas que são responsáveis por produzir 17 cadernos. O jornal foi fundado no dia 4 de maio de 1964 e desde aquele tempo passou por mudanças significativas na sua formatação.

Mas a presença do veículo na web acontece desde o ano de 1996, no início da ascensão da internet no Brasil. Mas apenas em 2007 o jornal aderiu a plataformas de website pelo zerohora.com, na qual há atualizações constantes durante 24 horas ao dia. A versão digital do

conteúdo impresso começou a ser implantada pelo jornal em 2012. Em entrevista, o editor-

chefe Nilson Vargas conta que essa transformação ocorreu pelo entendimento do jornal de que esta é uma tendência mundial de integrar a produção de conteúdo, independentemente da mídia em que é veiculado.

Tanto que no aniversário de 50 anos do veículo, o ZH realizou diversas transformações gráficas e editoriais. O jornal então se faz presente no papel, no on-line com formatação para

tablets e também para celulares. Essas mudanças marcaram o reposicionamento da marca no

digital. Houve a inserção de novos cadernos, mudança nas paletas de cores, da tipografia, na arte, na ilustração e também na infografia. Pensando na multimidialidade, o ZH também começou a produzir material jornalístico em vídeo. Com versão moderna, o site ganhou novas formas de organização da informação e da navegação. Além do novo site para web, o endereço passou a ser adaptável para navegação em celulares.

Recentemente, em agosto de 2017, o grupo Zero Hora uniu as marcas do jornal impresso Zero Hora e a Rádio Gaúcha dando então a origem ao novo formato apresentado:

GaúchaZH. A proposta do jornal foi a de criar uma plataforma digital única como site,

aplicativos, personalidade em redes sociais e em todos os demais ambientes. Antes havia um site zh.com.br e um site gaucha.com.br. Agora existe gauchazh.com. A produção de conteúdo editorial para o ambiente digital foi unificada. Zero Hora como marca de jornalismo e de jornal impresso continua existindo normalmente. Da mesma forma acontece com rádio Gaúcha no meio rádio.

A escolha de trabalha-lo como objeto de pesquisa para conhecer a dinâmica produtiva das mídias sociais no jornalismo deve-se a sua ampla estrutura organizada para as redes, como também a sua posição em alcance de engajamento nas mídias sociais. Segundo pesquisa da Torabit 2016, o Zero Hora destaca-se em primeiro lugar como veículo noticioso que possui mais engajamento nas mídias sociais no Brasil. Os resultados mostram que o Facebook apresenta 3,21% do engajamento público, enquanto o Twitter traz dados de 0,24% e o Instagram possui no total 4,67% de interações. A média geral do jornal chega a 2,71%, estando a frente de portais genuinamente on-line.

O prédio da GauchaZH está localizado em uma das principais vias que cortam a cidade de Porto Alegre, Avenida Ipiranga. O espaço divide-se com o Diário Gaúcho, a Radio Gaucha e outras mídias pertencentes ao mesmo grupo. A redação do jornal está localizada no terceiro

piso. É uma grande sala com diversas ilhas espalhadas. Logo na entrada, a esquerda, é possível observar algumas mesas e cadeiras a qual pertencem aos chefes de redação do impresso e da rádio. Ao lado dessas mesas há alguns pequenos estúdios e mais ao centro concentram-se alguns produtores e repórteres da equipe da rádio. O restante da redação estrutura-se nas grandes ilhas onde dividem-se equipes de editorias e de processos produtivos do jornal. Destaque que a editora-chefe do núcleo digital trabalha mais a fundo, do mesmo lado esquerdo, com uma equipe que é responsável pela coordenação e manutenção desse espaço.

Porém, no meio da redação, bem na parte central, após uma mesa de editores e cercada por ilhas de redação com as suas respectivas editorias, encontram-se os responsáveis pela aplicação do jornalismo nas redes. Eles são conhecidos formalmente na empresa como Analistas de Conteúdo. Prefiro chamá-los de AC. O Corresponde a um grande conjunto de mesas, seis à frente e seis atrás, totalizando 12 lugares, conforme pode ser observado abaixo no organograma deste trabalho. Todos fica, em frente um ao outro. Mas nem todos aqueles lugares são destinados exclusivamente aos analistas. Eles concentravam-se mais ao lado direito da redação. Compartilhavam os lugares com editores de capa, editores digitais e os livers11.

Há três televisores em frente, pendurados no teto, a essa mesma mesa. Dois ficam ligadas a aplicativos e outro transmite o canal aberto de televisão Globo na qual pertence ao Grupo RBS. O primeiro (contando da direita para a esquerda) tratava-se de um aplicativo chamado Chartbeat. Esse aplicativo caracteriza-se por um serviço privado que é responsável por contabilizar análises métricas e ranking de acessos em sites da web. O segundo corresponde ao Social Monitor que colabora quais pautas estão sendo discutidas nas redes sociais. É uma tela que aparece diversos concorrentes brasileiros na ordem das matérias compartilhadas no Facebook que estão com um maior engajamento. O terceiro televisor mostra a programação da rede globo, mas há mais televisores como esse espalhados pela redação. Porém os analistas utilizam para a cobertura de fatos urgentes ou jogos de futebol.

Importante ressaltar também que a ilha da frente corresponde a editores da redação. Lá estão localizados o chefe de reportagem, editor de capa, editor-chefe e chamo a atenção para um cargo pertencente ao jornal: os Editores da Hora. Esses editores sentam-se ao lado direito da mesa, ao mesmo lado em que a maioria dos analistas ficam. Eles possuem a função de serem editores do portal GauchaZH. Por isso, estão localizados próximos aos editores de capa e

11Atribuem esse nome aos profissionais jornalistas que ficam responsáveis em realizar as lives de programas da rádio gaúcha nas redes sociais.

também dos analistas de conteúdo. Dou o devido destaque a eles pois incorporam o caderno de pesquisa, na qual chamaremos de EH1 e EH2 no trabalho:

Gráfico 1- Disposição dos lugares da ilha responsável pelo gerenciamento das mídias sociais da GauchaZH

No total são cinco jornalistas analistas (incluindo a AC1), uma assistente e mais dois estagiários. Por uma questão de ética de pesquisa e sigilo da prática profissional do observador, a partir desse momento chamaremos os analistas de AC1, AC2, AC3, AC4, AC5. Essa contagem não representa hierarquia do AC2 ao AC5, todos estão no mesmo patamar, conforme está explicitado no próximo organograma:

Gráfico 2- Sistema de hierarquia na redação da GauchaZH em relação aos analistas

A partir dessa apresentação do organograma da empresa há um esclarecimento de como foi adotado os percursos metodológicos de observação dentro da redação. A todo o tempo de observação permaneci na ilha das mídias sociais. A disposição dos lugares onde sentava para acompanhar as rotinas produtivas dos jornalistas variava conforme presença dos jornalistas no ambiente de trabalho, porém foram lugares que facilitavam a compreensão da dinâmica do grupo, conforme exposto no organograma, os analistas estão concentrados próximos, ao mesmo tempo em que há uma facilidade de comunicação dos outros agentes que estavam presentes nos dados de pesquisa coletados.

A princípio a análise votou-se para a coordenadora dos analistas de conteúdo, porém, o período de análise do trabalho coincidiu em um momento em que o formato da equipe de analistas estava em modificação. A coordenadora encerrou o seu posto de trabalho no terceiro dia de observação, ou seja na quarta-feira dia 29 de agosto e até o encerramento da coleta não houve substituição ou contratação de outro analista. Porém, é preciso ressaltar que esse não foi um movimento que tenha prejudicado a análise.

Editor de

Digital

AC2

AC3

Assistente

Estagiário

Estagiário

AC4

AC5

AC1