• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3- Um Dia na GauchaZH

3.2 Gatewatcher: Do Porteiro ao Vigilante

3.2.1 Os efeitos da tecnologia na sala de redação

Em frente da ilha onde ficam os analistas, há três televisores disponíveis. Eles são dispositivos que fornecem dados para que os profissionais consigam ter parâmetros sobre os índices de audiência no próprio site e também sobre o que está sendo postado pelos concorrentes. O primeiro trata-se de um aplicativo chamado Chartbeat. Esse aplicativo é responsável por contabilizar análises métricas e ranking de acessos em sites da web. O jornal o utiliza para se guiar sobre quais são as notícias que estão tendo acesso no site de Gauchazh.com. Ele mostra o tempo de permanência do usuário em cada uma das páginas, os picos de audiência, os números de acessos, entre outros dados.

Há cinco tipos diferentes de origens de dados de audiência: o Search que corresponde aos sites de busca como o Google. Direct que se refere ao ato de uma pessoa procurar por uma notícia dentro do browser do site. O link que provém quando um outro site faz referência ao seu conteúdo, que nesse caso grande parte está no ClickRBS. O link que são os acessos via

hiperlink. E obviamente o Social que corresponde aos cliques que vieram das redes sociais.

Todos eles são representados através de percentuais. Os analistas precisam atingir, em conjunto com a redação, uma meta de acessos no site. Não há um percentual específico na qual devam alcançar, mas procuram estar acima dos 15% de todos os acessos no site.

Figura 2- Demonstração do Chartbeat

Fonte: Print de tela de figura em folheto publicitário fornecido no site oficial chartbeat.com

O segundo corresponde ao Social Monitor que faz a verificação de quais temas estão sendo discutidas nas redes sociais. É uma tela que relaciona diversos concorrentes brasileiros na ordem das matérias compartilhadas no Facebook que estão com maior engajamento. Com esse aplicativo, é possível acompanhar a visualização de quais são as pautas mais acessadas nas redes sociais e quais conteúdos estão se propagando rapidamente. A partir desta dado, é possível encontrar notícias que tiveram maior alcance e também realizar relatórios comparando os resultados em relação a audiência. Um dos analistas (AC3) fica responsável em fazer essa análise diariamente. O relatório chamado CrowdTangle serve como uma ferramenta de

monitoramento onde filtra os dados por interesse de interação, compartilhamento e alcance de páginas. Ele gera um conteúdo automático e faz comparações com qualquer outra página ou jornal. O ranking automático sempre deixa a GauchaZH como um dos cinco jornais mais engajados do país. O AC3 considera o Social Monitor como uma ótima ferramenta de termômetro para o trabalho, pois assim consegue priorizar o que pode e deve publicar para estar compatíveis com a concorrência.

Figura 3- Demonstração Social Monitor

Fonte: Print em tela de campanha publicitária em vídeo fornecido no site oficial socialmonitor.com

A terceira tela mostra a programação da Rede Globo já que o jornal está vinculado ao Grupo RBS que pertence a emissora. Os analistas utilizam esse monitor para realizar a cobertura de fatos urgentes como plantões de tv e principalmente como um auxílio para a cobertura em dias de jogos de futebol.

Além dos aplicativos que cercam o cotidiano da atividade jornalística dos analistas, a GauchaZH interage com recursos tecnológicos de maneiras distintas mas que também estão relacionados ao grupo de mídias sociais. Juntamente com o núcleo digital, a redação conta com uma gestão de produto digital. É um profissional responsável (não necessariamente jornalista) em acompanhar as audiências do site, o desempenho de visualizações nas páginas, o tempo médio de consumo e o que as pessoas procuram ler.

O gestor acompanha todos os dados com visões de números para fazer as estatísticas e desenhar as metas na qual a reação deve alcançar. Com isso, ela consegue orientar encaminhamentos tantos de pautas, quanto aos produtos que elaboram. Todas as quartas-feiras no período da tarde há uma reunião14 com mais de 20 pessoas, desde o gestor de produto digital, a equipe do núcleo digital, passando pela coordenação dos analistas de conteúdo até os editores de GauchaZH, impresso e rádio.

Durante essa audiência, através de um documento, a gestão de produto digital mostra dados de audiência como matérias mais lidas, o que os assinantes mais consomem, quais são os produtos mais vendidos, as interações com push, entre outros. Esse material detalhado realizado ao longo da semana pelo gestor serve para debater como foi o acompanhamento geral do site. Assim conseguem ter a visualização se estão atingindo as metas, quais fatores colaboraram e o que podem estar devendo para concretizá-las.

Os chefes das editorias participam dessa reunião, pois também são cobrados em conjunto com as metas de audiência. Esse mesmo documento semanal mostra a produtividade de cada editoria. Todas as metas são diárias para que justamente consigam ter um parâmetro melhor sobre o que está sendo desenvolvido e também pensar em novas estratégias.

A coordenação de mídias também participa. Obviamente porque os analistas possuem as suas metas, pois alguma parte dos acessos no site provém das redes sociais. Pergunto a gestão de produto digital quais são os tipos de notícias que possuem mais acesso via mídias sociais. Ela me responde que em grande parte estão as soft news que são as matérias vinculadas a comportamento, cultura, entretenimento. Mas que também há uma grande quantidade de acessos através das colunas de opinião.

A gestão também me explica que hoje em dia a relação das mídias sociais com os cliques em gauchazh.com caiu. Entre 2014 a 2017 houve um período de grande crescimento e alcance das redes. Os acessos ao site chegavam em torno dos 30% na época, o que correspondia a pouco mais de ¼ de todos os acessos. Porém, depois de 2017, devido as mudanças dos algoritmos do Facebook, a audiência passou a ser menor, ou seja, declinou quase pela metade. Hoje em dia não conseguem chegar aos 20%. Atualmente a grande maioria dos acessos provém do Google, já que o site de GauchaZH é voltado pensando em ranking e demais técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

14 Durante o meu período de observação houve essa reunião, porém não fui convidado a participar com argumentos de se tratar de uma reunião mais abrangente e empresarial.