• Nenhum resultado encontrado

A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM GRUPOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Verifica-se que os conceitos, técnicas e práticas de gestão do conhecimento podem auxiliar no desafio de geração de resultados dentro dos grupos de pesquisa, envolvendo múltiplos agentes e ações e que deve m ser tratados de forma estratégica nas IES. Assim, a gestão do conhecimento em grupos de pesquisa exige a valorização de iniciativas que agreguem valor e tragam resultados, visando avaliar a contribuição efetiva das ações que estão sendo desenvolvidas dentro desses grupos (SILVA, 2003).

Outrossim, reconhece-se que as atividades desenvolvidas nos grupos de pesquisa requerem conhecimentos especializados e facilidades de acesso a novas informações e que os grupos de pesquisa possuem certas características que, se bem definidas e gerenciadas, poderão direcionar esforços na busca do alto desempenho de seus integrantes. Entre as características (conforme seção 2.4.2) retomam-se as que evidenciam a necessidade da gestão do conhecimento em grupos de pesquisa:

§ o tratamento inadequado do conhecimento gerado. O conhecimento existente dentro de um grupo de pesquisa pode não receber o tratamento adequado, ou seja, esse conhecimento, muitas vezes, ou não está registrado, ou está registrado de forma inadequada, ou não se encontra facilmente acessível. Isso inclui o conhecimento explícito que não foi armazenado adequadamente pela inexistência de uma memória organizacional, bem como o conhecimento tácito que não foi explicitado;

§ a existência de diferentes níveis de conhecimento. Existem membros que estão vinculados ao grupo de pesquisa há mais tempo, e esses, normalmente, possuem um conhecimento maior em relação aos recém-chegados (pelo menos no que se refere à área que é objeto de estudo dentro do grupo). Além disso, um novo integrante tem, normalmente, dificuldades para obter material relevante relacionado ao trabalho desenvolvido pelo grupo em sua área de pesquisa, incluindo-se aqui a identificação dos especialistas existentes (LICHTNOW, 2001);

§ a limitação de recursos financeiros e humanos. Em geral, os grupos de pesquisa brasileiros convivem com poucos recursos para a sua manutenção, sendo necessária então uma alocação eficiente daqueles existentes (SILVA et al., 2003);

§ a informalidade das comunicações. O relacionamento entre os integrantes de um grupo de pesquisa tende a ser bastante informal. Isso pode acarretar a inexistência de documentação de algumas das soluções adotadas. Além disso, o conhecimento coletivo, especialmente aquele que propicia a integração de novos membros, é transferido por meio de conversas e observação do uso que os mais experientes realizam;

§ a contínua evolução do conhecimento. Um grupo de pesquisa necessita lidar com a evolução contínua do conhecimento e dos rápidos avanços tecnológicos. Essa necessidade requer que o conhecimento armazenado na memória organizacional seja constantemente avaliado e atualizado, e que novas experiências e conhecimentos sejam organizados a cada vez que uma nova atividade é realizada;

§ elevada rotatividade dos membros. Normalmente, os membros temporários de um grupo de pesquisa permanecem durante um determinado período de tempo no grupo, tempo esse correspondente, geralmente, à duração dos seus cursos de graduação e pós- graduação. Dessa forma, percebe-se a necessidade de se reter e se compartilhar o conhecimento desses membros que compõem o grupo, de modo a torná- lo parte da memória organizacional. Trata-se, portanto, de estruturar e armazenar o conhecimento individual, disponibilizando-o por todo o grupo de pesquisa (LICHTNOW, 2001; SILVA et al., 2003).

Assim, a gestão do conhecimento em um grupo de pesquisa pode gerenciar sistematicamente o conhecimento existente. Esse conhecimento ocorre na forma explícita, estando ligado aos procedimentos, aos bancos de dados e, especialmente, aos documentos produzidos pelo grupo; existe, no entanto, também na forma tácita, representado pelas experiências e habilidades dos seus membros.

As condições para que ocorra o processo de gestão do conhecimento em um grupo de pesquisa são: (1) estruturar o gr upo para que aconteça a troca de conhecimento entre os seus membros; (2) definir processos que envolvam a criação, disseminação e compartilhamento do conhecimento; (3) identificar, representar e modelar o conhecimento relevante para o grupo e (4) identificar que ferramentas podem auxiliar no processo de gerência do conhecimento.

Para atender a essas necessidades identificadas nos grupos de pesquisa institucionais, é necessária a adoção de uma infra-estrutura de suporte à gestão do conhecimento que proporcio ne os seguintes benefícios:

§ a contínua criação do conhecimento por meio de atividades de pesquisa realizadas pelos membros do grupo;

§ o constante compartilhamento desse conhecimento entre os seus integrantes;

§ o constante acompanhamento do níve l de conhecimento de cada indivíduo do grupo; § a facilidade no acesso, geração, estruturação, disseminação e utilização das informações,

provendo o contexto de conhecimento necessário para a tarefa a ser executada.

Observa-se, além disso, que a gestão do conhecimento em grupos de pesquisa deve estar baseada em um modelo de sistema de gestão do conhecimento compatível com as características desses grupos. Para isso, é preciso identificar as etapas necessárias à implantação de um projeto de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa.

Dessa forma, a implantação de um projeto de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa, basicamente, passa pela compreensão de quatro etapas, a saber: (1) compreensão do ambiente organizacional; (2) identificação dos processos de gestão do conhecimento; (3) criação e preservação da memória organizacional e (4) gestão por competências dos membros do grupo (Figura 5.1).

Compreensão do Ambiente Organizacional

Gestão por Competências dos membros do grupo

Criação e Preservação da Memória Organizacional

Identificação dos Processos de GC

Figura 5.1 – Etapas do projeto de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa

Fonte: DO AUTOR

Para o entendimento adequado do projeto de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa serão explicitadas, a seguir, as suas etapas.